• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 10/03/2024 - 11:12h

Oração para o menino riquinho

Por Marcos Ferreira

Ilustração da Web

Ilustração da Web

Minhas leituras, assim como esta página que hoje escrevo para o Blog Carlos Santos, espaço este que representa uma espécie de para-raios para as minhas neuras, estão em atraso. Contudo, entre os poucos autores que li nas últimas quarenta e oito horas, quero citar uma crônica de Vanda Maria Jacinto, a qual deu o título “Visita especial”. É um toque de pluma, algo deveras leve e sensível. Saiu no Jornal de Fato, edição do dia 7 de março deste ano. Vale a pena conhecer essa ternurinha de Vanda, das mulheres que melhor escrevem neste nosso condado das letras.

Também fiquei devendo um palpite sobre o “Sagrado pão” do Bruno Ernesto. Literariamente saboroso, difícil de resistir. Depois, e não menos apetecível, vieram os causos do Odemirton Filho na sua trajetória enquanto oficial de justiça. Como disse correta e apropriadamente o leitor e comentarista Fransueldo Vieira de Araújo, Odemirton tem “um indiscutível talento para a escrita”.

A seguir topamos com “Os cães cariocas”, outra crônica relevante, oportuna e de boa fatura do François Silvestre, que parece ter adquirido novas tintas para deixar este blogue ainda mais colorido. François faz um contraponto, retrata a desigualdade social até entre os cachorros muito bem tratados da classe média carioca com moradores de rua. Quiçá pessoas assim, desvalidas, sem um teto, quisessem levar uma vida dessas, de um cão classe média.

Agora mudemos da água para o vinho. Melhor dizendo, do xarope para a tosse, do mel para a cicuta. Falemos um pouco (isso não é proibido nem é crime) da incrível máquina de fazer polpa de miolos desta província. Trocaremos o peso-mosca da crônica pela categoria peso-pesado da política. “Estava tão bem no caminho da neutralidade e da concórdia, todavia estragou o texto”, alguém pode dizer. Porém, nem que seja uma vez aqui, outra acolá, é bom a gente sair de cima do muro, não ficar só balançando a cabeça a tudo e a todos feito lagartixas bem-comportadas.

Ainda não tomei meus remédios matinais, sobretudo o que me segura nos trilhos do bom humor. Isto não significa que pretendo atirar coquetel molotov contra ninguém nem promover quebra-quebra de reputações. Nada disso. Apenas dei um cavalo de pau na página, mudei o rumo da prosa com uma guinada no tema, se assim posso exemplificar a metamorfose em curso. Perdi a noção do tempo esses dias e apenas agora, em plena manhã de domingo, arrumei ânimo e não vou faltar ao meu compromisso com os leitores. Então, embora digressivo, eis o meu relato.

Dormi mal e acordei azougado, mais amargo que o café puro que vou sorvendo. Os dias têm passando muito depressa; e quando me dou conta é sexta-feira à noite. O sábado também corre velocíssimo, igual a um político reeleito fugindo do Ministério Público, dos seus eleitores e dos compromissos de campanha. Essa fuga me lembra, a propósito, aquela promessa (o ludíbrio, a mentira eleitoreira!) de que o nosso agonizante rio Mossoró seria socorrido. Sequer lhe ofereceram uma extrema-unção, um golpe de misericórdia. Coisa nenhuma! O atual governo, a exemplo dos oligárquicos e ex-donos desta cidade, também aplicou um golpe na praça.

O bom-moço é trabalhador, não resta dúvida. Iniciou e concluiu várias obras importantes; o município está um brinco. Deu um banho de loja na burrinha, mas continua insensível às questões ambientais. Despreza o problema das zoonoses, da explosão populacional de cães e gatos (doentes, famintos) abandonados, perambulando nesta urbe pseudolibertária. Não. Libertária uma ova! O povo (que sempre mereceu os políticos que pôs no poder) continua no xilindró do embuste.

O prefeito da hora tem a alma blindada. Nasceu e foi criado no Sítio Chafariz. Não tem macumba, olho-grande, mau-olhado ou quebranto que derrube esse rapaz do palanque do qual nunca desceu. Aposto os dez dedos com que ora digito estas linhas como será reeleito com uma vitória esmagadora. Há quem veja nele uma espécie de meta-humano, de herói sem capa do universo Marvel local.

O menino riquinho (chamado de “menino pobrezinho” por uma rosa petulante na eleição passada) caiu no gosto e nas graças do povão. Não tem mais nada de pobre sob o ponto de vista financeiro. Vive montado na grana; usufrui do bem-bom, do luxo e da glória que, merecidamente, conquistou. Não se preocupa com os tostões, as despesas do Palácio da Resistência. Administra o País de Mossoró com um vigor hercúleo, a toque de caixa. A hipnose do Mossoró Cidade Junina vem por aí. Ele já bateu o prego e virou a ponta. Artistas com cachês milionários farão a cabeça do populacho. O garoto prodígio está por cima da carne-seca. O seu ibope atingiu a ionosfera. Tem mais seguidores nas redes sociais do que estrelas na galáxia. Pode-se dizer, sem qualquer tipo de exagero ou hipérbole, que é um guru, o líder de uma seita.

Alysson Leandro Bezerra da Silva é um predestinado. Emergiu das profundezas do serviço público para abiscoitar um mandato de deputado estadual e, logo após, a prefeitura de Mossoró. Lançou uma pá de cal sobre a poderosa e velha oligarquia e vai matando a concorrência e a esquerda de Mossoró (sempre incompetentes!) na unha. Não tem predador, nenhum opositor à sua altura. É o leão desta selva de pedra de cambalachos, maracutaias e podres poderes. Bezerra se utiliza de uma proveitosa e estratégica aliança com os vereadores de sua fidedigna base governista.

O chefe do Executivo municipal deita e rola, pinta o sete e borda o oito, sem essa coisa careta de gastar dinheiro com bobagens: um castramóvel, por exemplo. É craque nas quatro linhas do populismo e toca o terror nos seus adversários. Jovem com a experiência de um matusalém, ele mostra jogo de cintura; sabe servir a dois senhores: mantém um pé sobre os católicos e outro em riba dos protestantes. É carismático e falsamente humilde; usa um chapeuzinho de couro quando poderia ostentar uma coroa de ouro cravejada de pedras preciosas. Parece gostar do cheiro e do suor do povo, entretanto possui um rei na barriga e padece de elefantíase do ego.

Ao contrário de alguns politicoides broncos, ele sabe tanger muito bem o rebanho para o seu curral de votos. Tem lá os seus defeitos, é claro, mas também as suas virtudes. Considerando o aspecto meramente urbanístico, Mossoró nunca esteve tão bem na fita. O seu feeling administrativo (especialmente no tocante à cultura do pão e do circo) é uma coisa de cinema. As más-línguas falam, à boca miúda, em supostas obras superfaturadas.

Só que nenhum cidadão, enquanto vou encerrando estas linhas, apresentou sequer um zero à esquerda em desfavor do midiático prefeito.

Até que se prove o contrário, o que piora a choradeira dos rivais, Bezerra da Silva tem as mãos e os pés limpinhos. E vou logo cantando a bola. Em breve será governador deste estado. O céu é o limite para esse autêntico (no bom sentido!) alpinista social. Que Deus abençoe e proteja o menino riquinho. Amém!

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Bernadete Lino diz:

    Cheguei a prender a respiração, durante a leitura! Como não conheço a história política de Mossoró, não posso opinar. Mas vi o brilho da navalha no ar. Você sabe dizer o que pensa. Aqui em Caruaru, a prefeita concorreu ao governo do Estado, e ganhou, e o vice ficou pra agradar a quem gosta de festa. Alongou o São João; o próximo tem projeto mais arrojado! Os tributos subiram! IPTU caro! Reclamações de toda ordem. Já é nome certo para o pleito de outubro. Um pavão! Mas agora está mais popular e circulando a pé pela cidade pra cumprimentar o povo. No fim das contas, a história é a mesma. Só mudam os personagens e o contexto social. Uma pena. Como falava Chico Anysio, o povo é só um detalhe. Bom domingo e ótima semana!

  2. Francisco Nolasco diz:

    Palmas, palmas…
    Bom domingo, Ferreira!
    Com raríssimas exceções você falou tudo acerca do novo “alcaide” mossoroense…. ” O pobizinho” com novas ideias e disposição, peito e coragem para realizar, vem saindo do ostracismo de desmanchar praça e refaze-las, e tem iniciado obras ditas estruturantes que a adversária mais de vinte anos de mandato, entre prefeitura e governadoria nunca realizou… A bem da verdade tem deslizado no tocante aos direitos do funcionalismo da educação e outras áreas…tem fraquejado mediante à causa animal…
    Tem um jeito típico de governo: centralizador.
    E como diriam os entendidos, nem o passado como foi, nem o presente como está…

  3. Elizângela Ferreira diz:

    Parabéns muito bem colocadas suas palavras, enfim vc sabe colocar as palavras em cada contesto! parabéns Marcos Ferreira 🙏

  4. Odemirton Filho diz:

    Meu amigo, Marcos Ferreira: dessa vez você se superou. Conseguiu mudar, de inopino, de um assunto a outro sem perder o brilho. Coisa de gente grande.
    Obrigado pela menção ao meu nome, vou lendo e aprendendo com seus textos.
    Estou em falta com você, pois há tempos não tomamos um café, regado a um dedo de prosa. Irei pagar, prometo, com juros e correção monetária.
    Abração! Tenha uma semana abençoada.

  5. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Ele terá muito trabalho para ser governador do estado do Rio Grande do Norte; os eleitores da região da capital do Estado não suportam os políticos oriundos de Mossoró; eles não esqueceram do período de 2011 a 2014; vocês lembram ?

    • Francisco César diz:

      Muito bom o texto. Mas só algo a dizer, desde uns 10 dias atrás, as pessoas não estão fazendo seus exames prescritos pelos seus médicos lá no PAM. A resposta quando as pessoas pobres que não tem como pagar seus exames por lá é: “Vc tem que voltar outro dia, pois estamos sem o material de fazer seus exames” É ou não é de lascar, quando a população fica sabendo que a prefeitura vai torrar no MCJ alguns milhões e milhões? A doença dessas pessoas pode esperar, as festas juninas não.

      • Francisco César diz:

        Em tempo: Sou apaixonado pelas nossas festas juninas, mas o prefeito Alysson deveria ter só um pouquinho de peninha desse povo sofrido!

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Como sempre sempre brilhante em suas observações, mais brilhante ainda o foi acerca do menino riquinho, meu Caro Marcos Ferreira…!!!

    Quando ao administrador municipal, realmente, até o presente, ele tem tido um indiscutível talento politico, administrativo e farejo popular para andar e se equilibrar na exata e proporcional medida do alcance, capacidade e compreensão politica dos munícipes da terra dos Monxorós.

    Todavia , o que fazer ante a ignorância, alienação, obtusidade e incapacidade da maioria no que tange as equações de ordem sociológica e política, para de fato, compreender nosso processo histórico, nossas capacidades e potencialidades como cidadão e munícipe de Mossoró, potencialmente a cidade mais rica do chamado elefante Potiguar…?!?

  7. Vanda Maria Jacinto diz:

    Olá, querido amigo Marcos !

    Você, como ninguém, sabe “por os pingos nos is”. Não sei se ficou algo por mencionar, mas valeu a reflexão! Chega de “Panem et circences”!
    Abraços saudosos!

    Obs.: Obrigada pelas palavras elogiosas. Na verdade, aprendo todos os dias com vocês.

  8. Francisco Alves Filho diz:

    O Pefeito parece que teve estágio em algum Think Tank do Imperialista. Talvez seja um aluno bem treinado no Palácio da Resistência para seguir a cartilha do neoliberalismo, com recorte na próxima governadoria do Estado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.