domingo - 09/03/2025 - 04:10h

Os habitantes do BCS

Por Marcos Ferreira

Imagem ilustrativa da Web – Creative Sign

Imagem ilustrativa da Web – Creative Sign

Duvidar, não duvido. Pois decerto existe no Brasil e no mundo quem desconheça o significado da nossa familiar sigla BCS, tão notória, por exemplo, quanto SUS, FBI, CIA, ONU ou a temida e extinta KGB, agência de espionagem e polícia secreta da igualmente morta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Alguém ariscará dizer, entre outros equívocos, que se trata de Banco Central da Suíça. É possível, portanto, que existam indivíduos neste planeta que nunca tenham ouvido falar no Blog Carlos Santos (BCS). Além disso, alguns terráqueos não têm conhecimento (ignorância não menos grave) do rol de colaboradores do referido Blog.

Todo domingo, desde tempos imemoriais, cabeças singulares da intelectualidade mossoroense e de além fronteiras do RN exibem as suas tintas neste ilustrado espaço de opinião, arte e cultura. Temos aqueles que marcam presença de modo bissexto, esporádico, contudo há um punhado de articulistas que muito raramente deixam uma lacuna nestas manhãs domingueiras que contam ainda com o brilho e categoria de um sem-número de leitores e comentaristas de alto nível.

Os habitantes do BCS, tanto os cronistas, os poetas, os ficcionistas e, repito, o precioso rol de leitores e comentaristas, mantêm uma sintonia e fidelidade admiráveis. Encontramos neste gueto das palavras várias cucas talentosas, beletristas de responsa. Ninguém pode se queixar da produção intelectual que os homens de engenho deitam dominicalmente entre as quatro linhas desta vitrine da prosa, do verso e, como não poderia deixar de ser, com informes do atacado e do varejo da política norte-rio-grandense, nacional e mundial. Aqui, no tocante à informação e à cultura como um todo, os leitores dispõem de grande sortimento de ideias e debates.

Sendo um pouco indiscreto, permito-me citar os nomes de expressivos escribas que têm concorrido para o brilho e sucesso do BCS. Falo, entre outros, de malhadores de teclados como o próprio Carlos Santos, Marcelo Alves Dias de Souza, Honório de Medeiros, David Leite, William Robson, Marcos Pinto, Odemirton Filho, Bruno Ernesto, François Silvestre, Marcos Araújo e, mais recentemente, surge para enriquecer o escrete um tal de Ayala Gurgel. Este último, a meu ver, representa uma das mentes mais engenhosas e prolíferas da nova ficção norte-rio-grandense.

Quem quiser que diga que estou puxando o saco do BCS e dos seus habitantes dominicais. Não tem problema. O aplauso e a vaia são livres. Vivemos (ao menos até o momento) num país democrático. Sim. A democracia esteve seriamente ameaçada no governo anterior, todavia não sucumbimos ao golpismo.

Creio que em breve o “mito” (o espírito de porco, a degradante alma sebosa que infectou o Brasil, fez pouco-caso dos mortos pela pandemia e zombou de famílias enlutadas) está prestes a conhecer as acomodações de Bangu 8 ou da Papuda. Deixem estar.

Voltando à audiência e relevância do Blog, penso que não existem por aí muitos espaços assim, com tantos e tão bons poetas e prosadores. É um ambiente digital dos mais procurados pelo público leitor. Enfim, agora parodiando aquele frevo do Caetano Veloso, digo que só não vai atrás do BCS quem já morreu.

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Aurineide diz:

    Realmente o “elenco” do domingo, vale a pena a leitura! Nesse tempo de tanta “asneira”, ter algum conteúdo de nível, é bastante necessário e, interessante! E viva a Democracia! Cadeia para os “golpistas”!

    • Marcos Ferreira diz:

      Olá, Aurineide.
      Obrigado pela leitura, obrigado por acompanhar minha escrita e tudo que o BCS tem para oferecer, em especial, aos domingos. Uma ótima semana para você, saúde e paz.
      Abraço.

  2. Ayala Gurgel diz:

    Muito me honra ocupar o mesmo universo que vossa senhoria. Nao apenas o universo BCS, ou o dos amantes de café ou das letras, nenos ainda o do apego aos animais. Nem incluo (tampouco excluo) o universo da idiossincrática caatinga que nos forja. Que dirá o universo cósmico habitado pelas mais singulares criaturas? Refiro-me além desses ao universo dos afetos, dos apreços, da amizade, ao universo que constrói mundos e famílias como essa.

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezado Ayala Gurgel, saudações. É muito bom contar, também, com sua produção literária neste espaço plural e necessário do Blog Carlos Santos (BCS). Como mais novo habitante deste reduto de pensadores e escribas, sua escrita contribui significativamente para o brilho e enriquecimento dos domingos no canal. Abraço.

  3. Julio Rosado Filho diz:

    Caríssimo Marcos Ferreira, ninguém melhor do que voce, que ajudou a capinar o terreno quando até a estrada era coberta pelo mato. Carlos Santos, cumprindo a sina de todo pioneiro, com os habitantes de seu BCS, criou um condomínio onde as maiores inteligências e detentores de vasta cultura fazem morada e pouso semanal. Para nós, agraciados pela variedade de temas e qualidade dos textos, é um deleite ler, sem desmerecer os outros dias da semana, o BCS aos domingos.
    E quanto a esse ‘escrivão de puliça literaria’ que dizem ser professor da UFERSA, o cara é fenomenal.

    • Ayala Gurgel diz:

      Fui ler o comentário e quase preciso ser socorrido com o engasgo do riso. Passo bem, não é desta vez que a UFERSA perde um professor e a Delegacia de Tugúrio seu escrivão kkkkk

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezado Júlio Rosado Filho,
      Fico feliz e grato por sua leitura e opinião sobre minhas crônicas publicadas aqui aos domingos. Você, entre outros leitores, é um patrimônio imaterial de todos nós que produzimos literatura. Uma semana com saúde e paz para você e os seus.
      Abraço.

  4. Bernadete Lino diz:

    Endosso tudo o que foi relatado pelo nobre escritor. Respeito e admiro o Rio Grande do Norte. Nesse estado acontece e aconteceram momentos importantes. Para ilustrar, o primeiro voto feminino no Brasil, foi de uma cidade do interior do RN. O conteúdo apresentado no BCS é sério e de alto nível. Não costumo acompanhar blogues, pois, conheço alguns que versam sobre futilidades, com as quais não me identifico. Então, Marcis Ferreira, você está correto. Mais uma vez. Abraço e boa semana!

    • Marcos Ferreira diz:

      Querida Bernadete Lino,
      Sua presença enquanto leitora do BCS e, particularmente, dos meus escritos, é um verdadeiro luxo. Muito obrigado pela atenção e carinho de sempre.
      Forte abraço.

  5. Inacio rodrigues diz:

    Acompanho suas palavras, caro Poeta! A audiência do BCS é única e especial, e os cronista todos craques, começando por você! O senhor Ayala Gurgel escreve muito bem! Como Delegado de Polícia Civil há quase trinta anos, posso atestar a profundidade e acerto desses escritos realistas!

    • Ayala Gurgel diz:

      Muito grato pela gentileza, doutor delegado. Espero que continue apreciando os novos boletins. Esse escrivão agradece

    • Marcos Ferreira diz:

      Querido amigo Inácio Rodrigues, bom dia. É sempre gratificante contar com uma opinião sua acerca de minha escrita dominical Blog Carlos Santos. Muito obrigado pelo incentivo e atenção de sempre. Fico feliz, também, com a boa repercussão dos “boletins” do cativante escritor Ayala Gurgel. Alegro-me com a boa acolhida que ele vem recebendo dos leitores ao longo desses domingos. Seu feedback é uma valiosa chancela. Desejo uma ótima semana para você, saúde e paz. Abraços.

  6. Odemirton Filho diz:

    Meu querido amigo, Marcos Ferreira. Eu agradeço a oportunidade de dividir este espaço com você e os escritores mencionados. Muito me honra.
    Além de admirador do talento de todos, sou eterno aprendiz.
    Um forte abraço, meu dileto.

    • Marcos Ferreira diz:

      Caro Odemirton Filho,
      É também uma satisfação para mim dividir com você e demais colaboradores do BCS todos esses domingos de festa literária. Você, assim como outros, tem me inspirado com frequência. Estamos no mesmo barco das letras e isso muito me honra. Desejo uma ótima semana para você e os seus, muita saúde e paz.
      Forte abraço.

  7. Esdras Marchezan diz:

    O BCS já tornou-se espaço de referência, aos domingos, com leitura das mais diversas, todas elas de excelente qualidade. Carlos é um desbravador e, generoso, sempre está com sua casa virtual aberta ao bom jornalismo, à literatura e ao bom debate de ideias. Sempre uma alegria esta leitura dominical. Abraço, Marcos, Carlos, e toda turma do BCS.

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezado Esdras Marchezan, bom dia. Grato, mais uma vez, por sua leitura e opinião acerca destes meus escritos dominicais no Blog Carlos Santos. Seus pareceres são sempre motivo de alegria e sentimento de missão cumprida. Não é de hoje que sou admirador de sua trajetória e biografia no panorama da intelectualoide mossoroense. Sua inteligência e sensibilidade são predicados dignos de aplausos. Um forte abraço, portanto, deste seu antigo e declarado fã..

  8. Honório de Medeiros diz:

    Marcos, estou convicto que o lendário Carlos Santos nos deve um bom almoço. Lidere o movimento e prepare o requerimento que eu serei o primeiro a assinar.

    • Marcos Ferreira diz:

      Prezado Honório,
      Acho difícil a captura do nosso Editor. Recentemente preparei uma arapuca para pegá-lo com a isca de um cafezinho vespertino, todavia o ex-homem dos suspensórios escapou do convite. Nas redes sociais, porém, tenho visto o guapo halterofilita de garfo e faca à mesa com outros indivíduos de maior prestígio. Nos últimos dias, portanto, está tão inacessível quanto político reeleito. Ao menos no que se refere a mim. Quem sabe uma intimação com sua assinatura alcance melhor resultado. Estou me fiando em você para dar conta dessa tarefa. Pode acreditar.
      Abraço.

  9. Honório de Medeiros diz:

    Vou à luta!

  10. RAIMUNDO ANTONIO DE SOUZA LOPES diz:

    Um privilégio acessar BCS. Parabéns a todos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.