• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/08/2015 - 09:30h

Pacto pelo desenvolvimento de Mossoró – realidade ou utopia

Por Gutemberg Dias

A política precisa dar passagem ao desenvolvimento e ao crescimento de nossa cidade. Há algum tempo escrevi um artigo onde dizia que a administração municipal precisava capitanear uma frente ampla com foco em resgatar a economia de Mossoró.

Lembro que a época a crise econômica e política que atualmente assola o Brasil era apenas uma criança. Alguns meses depois retomo esse assunto, pois na atualidade esse chamamento para compor uma frente ampla de retomada do crescimento econômico do nosso munícipio é mais que urgente. Não temos mais tempo a perder, porque se não, todos nós perderemos.

É preciso que a luta política, pelo menos até o fim do ano, seja deixada de lado e todos os atores que podem contribuir para o processo de desenvolvimento econômico do munícipio se unam num único objetivo, qual seja, recolocar nossa cidade no prumo do desenvolvimento.

Instituições como a CDL, Sindivarejo, Redepetro/RN, Acim, Sindusccom, Sindipetro/RN entre outras precisam ser ouvidas pela administração pública e, também, precisam estar abertas a contribuir com ideias e ações em prol dessa retomada econômica.

Acredito piamente que a crise nacional somada as crises paroquiais (sejam políticas ou econômicas) contribuem deveras para esse quadro de estagnação econômica. Mas, como empresário não posso crer que ela não possa ser debelada. Se houver ações integradas de todos os atores, teremos sim, um horizonte menos nebuloso.

O próprio setor petrolífero que a vários anos vem em queda aparentemente caminha para uma retomada em nosso estado. O setor eólico continua em franco crescimento, bem como, outros segmentos que mesmo sofrendo com a tal crise vem se mantendo e que podem ser reaquecidos com a retomada dos investimentos , principalmente, no setor de óleo e gás.

Abrir o comércio de nossa cidade para os nossos vizinhos é de extrema importância nesse contexto da retomada econômica. Mossoró é uma cidade de importância regional e precisa aproveitar seu posicionamento geográfico e estratégico para atrair o capital circundante e, também, grandes grupos empresariais.

Problemas como a adequação do Sistema Público de Transporte e os ambulantes, como disse outras vezes nas redes sociais, precisam ser equacionados no âmbito do desenvolvimento econômico.

Vejo que temos luz no fim do túnel, mas é preciso que tanto a administração municipal tenha o interesse em fazer seu dever de casa, bem como, os setores organizados da economia local no tocante a construir uma agenda positiva que atenda a todos os atores que precisam que Mossoró tenha uma economia forte e pujante.

O futuro começa hoje!!!

Gutemberg Dias é empresário e Coordenador da Redepetro/RN

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Ótimo artigo. Apresenta a sugestão que, para mim, é a única forma de sairmos dessa severa dificuldade pela qual passa o país: o surgimento de um horizonte “menos nebuloso”, através de ” ações integradas”.
    Parabéns, sr. Gutemberg Dias. E, ainda, admirei o seu dinamismo, que poderia chamar de alto astral, ativando ânimos que estão muito abatidos. ” O futuro começa hoje !!! “

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Gutemberg, parabéns pelo artigo que em suas linhas e entrelinhas, claramente demarca a necessidade de que a sociedade brasileria como um todo, se una, de fato, em torno do enfrentamento coletivo da crise, que ao contrário do que tenta incutir, disseminar, manipular e fazer entender a nossa tendenciosa e facciosa imprensa, não é do PT, não foi criada a partir das políticas públicas sociais econômicas do PT, não só existe no Brasil.

    Muito ao contrario, é uma crise de dimensões históricas, econômicas e sociais tal e qual o crash da Bolsa de Nova York corrido em 1929, que se arrasta, se pronuncia e se aprofunda desde o ano de 2008, e que fundamentalmente teve sua origem a partir da política econômica dos USA com seu conhecido e manjado viés especulativo.

    A recente maxi-desvalorização da moeda chinesa com seus conhecidos custos sociais e econmicos que advirão a partir das manchetes das quedas das bolsas de valores em todo o mundo, é sinal claro e evidente do que aqui, infelizmente, tanto a nossa dita oposição, diria obstrução tendo a frente o porta estandarte da desinformação cognominado PIG e seu candidato AécioPorto em sua reiterada tentativa de terceiro turno. Através do qual tentam de maneira covarde, antinacional e desesperada manipular na direção de uma crise política de dimensões correlatas aos conhecidos, manjados e obscuros interesses da meia dúzia de sempre, possibilitando assim que os leve ao golpe nas instituições democrática em face de um governo popular e nacionalista.

    Sempre tenho dito e repito, vivemos e vivenciamos um período histórico em nosso país, ao mesmo tempo perigoso, delicado e fecundo. Daí a necessária e urgente oportunidade para que todos os brasileiros, que de fato, tem o país e a nação como prioridade, se unam em torna de uma agenda que propositiva e anti-crise, Agenda essa, que não é do PT, e, muito menos de um oposição, a qual infelizmente, desde que foi apeada democraticamente do Poder acerca de Doze anos, não construiu em nenhum momento qualquer agenda propositiva ao país e aos brasileiros, muito ao contrario, tanta sistematicamente solapar as instituições democrática e um governo, que apesar de erros e acertos comuns a qualquer governo de viés nacionalista, só trouxe melhorias econômicas, sociais, políticas e institucionais para a sociedade brasileira como um todo.

    No mais, qualquer cidadão brasileiro minimamente civilizado, entende que não é com a agenda do golpismo e do ódio disseminado pelos que dizem representar a oposição ao projeto de governo e de poder representado pelo Partido dos Trabalhadores, que a nossa dita oposição irá conter a crise, e, muito enfrentá-la em favor da dos brasileiros, maioria essa, sabidamente vulnerável e hipossuficiente em todos os sentidos e a fazer parte de um povo e de uma nação subdesenvolvida e que ainda engatinha em seu processo de democratização das relações sociais, políticas e institucionais.

    O mais, são bazófias, tergiversações, eufemismos, sofismas e leviandades daqueles imediatistas, reacionários, udenistas, elitistas e alienados de plantão que tentam desconstruir a nossa imberbe e adolescente democracia.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Abrir o comércio de nossa cidade para os nossos vizinhos é de extrema importância nesse contexto da retomada econômica.”
    E o que faz o prefeito que você apoia incondicionalmente?
    Fecha o comércio aos nossos vizinhos aumentando ainda mais a crise econômica e gerando mais desemprego em Mossoró.
    “Instituições como a CDL, “Sindivarejo, Redepetro/RN, Acim, Sindusccom, Sindipetro/RN entre outras precisam ser ouvidas pela administração pública e, também, precisam estar abertas a contribuir com ideias e ações em prol dessa retomada econômica.”
    Não tente transferir a responsabilidade do desastre administrativo que acontece aos empresários. Os empresários IMPLORAM diariamente serem ouvidos por este prefeito que administra(?) Mossoró como se fosse uma fazenda dele. Quantas vezes os empresários já apresentaram sugestões através da imprensa que nunca foram acatadas por este prefeito que você apoia incondicionalmente?
    Alguma vez este prefeito já ouviu alguma sugestão de você, você que é o coordenador da Redepetro/RN? Diga só uma das suas sugestões que ele acatou. Só uma. Ou nunca você fez uma sugestão? E olhe que você é um dos maiores apoiadores deste prefeito.
    ” na atualidade esse chamamento para compor uma frente ampla de retomada do crescimento econômico do nosso município é mais que urgente.”
    Todos desejam esta frente ampla de retomada do crescimento. Como é lindo escrever frente ampla de retomada do crescimento. Mas como fazer acontecer esta frente ampla de retomada do crescimento se o prefeito só escuta os próprios botões? Isto quando escuta. O prefeito não escuta você que o apoia incondicionalmente, imagine o prefeito escutar alguém.
    “A política precisa dar passagem ao desenvolvimento e ao crescimento de nossa cidade.”
    Encerro perguntando a você quem vai colocar o guizo no gato?
    Você? Você que apoia incondicionalmente esta administração?
    Ou você quer dizer que são os empresários que, fazendo politicagem, não estão dando passagem ao desenvolvimento e ao crescimento da nossa cidade? Menos, Gutemberg Dias, menos.
    E pensar que você era, na minha opinião, a maior promessa política de Mossoró. E pensar que eu votei em você. Felizmente nunca é tarde para recomeçar.
    /////
    BREVE, MUITO EM BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    QUANDO GUTEMBERG DIAS VAI ESCREVER UMA LINHA PROTESTANDO CONTA A FALTA DE MERENDENDA ESCOLAR NAS ESCOLAS DEVIDO A FALTA DE MERENDEIRAS?
    QUANDO GUTEMBERG DIAS VAI ESCREVER UMA LINHA PROTESTANDO CONTRA A NÃO ENTREGA DO MATERIAL E UNIFORME ESCOLAR?
    QUANDO GUTEMBERG DIAS VAI ESCREVER UMA LINHA PROTESTANTO CONTRA OS BAIXOS SALÁRIOS DOS AGENTES DE SAÚDE E OS ALTOS SALÁRIOS DO PREFEITO, SECRETÁRIOS E VEREADORES?

  4. lair solano vale diz:

    PARABÉNS. PRECISAMOS NOS UNIR PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA REGIÃO, INDEPENDENTE DE QUEM SEJAM OS MANDATÁRIOS DE PLANTÃO. ESPERO QUE OS QUE SÓ SABEM “METER O PAU” LEIAM COM ATENÇÃO O SEU ARTIGO.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Será que é “METER O PAU” clamar contra a não entrega do uniforme e do material escolar?
      Será que é “METERR O PAU” clamar contra a falta de merenda escolar porque faltam merendeiras, conforme declaração da própria secretária de Educação?
      Será que é “METER O PAU” mostrar que o gasto de R$ 500 mil na Praça da Saudade é um absurdo?
      Será que é “METER O PAU” gritar contra a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
      Será que é “METER O PAU” denunciar diariamente o uso das emissoras de rádio, em horários comprados, por vereadores, certamente usando recursos da LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES, para fazer propaganda das suas atividades, desequilibrando assim a disputa por uma cadeira na Câmara dos Vereadores? No Ceará este tipo de procedimento deu cassação de mandato de vereador.
      O que existe para se elogiar nesta administração?
      Saúde? Educação? Segurança?
      Poderia até elogiar o prefeito ter recebido, junto com seu colega de COITÉ DA NOCA, a medalha 100 MELHORES PREFEITOS DO BRASIL. Mas ele esconde este fato. Nem divulgar divulga uma foto desta solenidade.
      100 MELHORES PREFEITOS DO BRASIL…
      Pensar que uma cidade do porte de Mossoró ainda tenha um prefeito que participa deste tipo de evento… Pensar que uma cidade como Mossoró tenha pessoas esclarecidas que acusam os que combatem este desmantelo de só saberem “METER O PAU”. Abaixo desta resposta todos podem ler a Francy Granjeiro “METER O PAU” na administração municipal. Todos os que criticam só sabem “METER O PAU”?
      O que não se pode aceitar calado é alguém querer transferir a responsabilidade pelo esvaziamento ainda maior do comércio em Mossoró aos empresários pelo simples fato do partido a que se está filiado apoiar incondicionalmente o prefeito. Eu continuarei a “METER O PAU” tantaz vezes quantas seja necessário.
      /////
      BREVE, MUITO BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
      SINTO NO AR CHEIRO DE ADESÃO POR PARTE DE VEREADORES OPOSIÇÃO DE H.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Aloooooooo Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró – Secretária Leodise Maria Dantas Soares Cruz, vamos arrumar o aparelho odontológico do Posto de Saúde da Boa Vista que faz um tempão que estar quebrado e a comunidade estar precisando de serviços dentários URGENTE.
    Você sabia, Prefeito ou Secretária? Que todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça no SUS???
    Que aliás nós que pagamos impostos ou não sabem que Brasil Sorridente leva tratamento odontológico gratuito para todo BR?????

  6. Gutemberg Dias diz:

    Caro Inácio,

    “Quem tem muitas prioridades acaba por ter nenhuma.”
    Vicente Falconi
    e
    “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
    Peter Drucker

    Um forte e fraternal abraço!!!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Gutemberg
      Prever o futuro é se aliar INCONDICIONALMENTE a uma administração que pratica achatamento salarial contra os funcionários mais humildes e mantém mordomias de causar inveja aos marajás?
      Não será isto um imediatismo primário, coisa própria de um jovem que quer o amanhã para ontem?
      Talvez você tenha muitas prioridades. Não eu que sempre foco num mesmo objetivo.
      COMBATE À CORRUPÇÃO.
      Onde se escondeu o antes combativo Gutemberg Dias? Onde está o jovem que sonhava com um país melhor para todos? Sei como você se sente tendo que participar de tudo o que aí está e ainda se prestar a defender o indefensável.
      Será que o Gutemberg Dias de ontem se calaria ao ver crianças chorando com FOME porque a MERENDA ESCOLAR não foi servida devido a falta de merendeiras? É, meu caro Gutemberg Dias, esta administração que você apoia INCONDICIONALMENTE usa esta esfarrapada desculpa para não servir a MERENDA em escolas municipais de Mossoró. Fosse antes, você não estaria calado.
      Será que o Gutemberg Dias de ontem se calaria ao ver crianças frequentando as aulas com camisas puídas, calças remendadas e calçando sandálias com as tiras amarradas com arame porque o UNIFORME ESCOLAR não foi distribuído nas escolas municipais de Mossoró. Fosse antes, você não estaria calado.
      Eu imagino que o Gutemberg de ontem choraria ao ver velhinhos com as mão trêmulas e olhos cheios de lágrimas saírem de cabeça baixa das unidades de saúde sem o remédio a que tem direito.
      O Gutemberg de hoje talvez até ria enquanto lê este texto.
      Você descobriu rapidamente que em Mossoró o conformismo é a chave da sobrevivência.
      Tenho certeza de que amanhã você se arrependerá amargamente deste seu pragmatismo de hoje.
      /////
      É TERRÍVEL MENTIR QUANDO SE TEM CONHECIMENTO DA VERDADE.
      Inácio Augusto de Almeida.
      HOUVE UM TEMPO EM QUE OS HOMENS ERAM HOMENS E OS POLÍTICOS MAIS HOMENS AINDA.
      Inácio Augusto de Almeida
      QUASE SEMPRE OS BONS SÓ RECONHECEM OS MAUS TARDE DEMAIS.
      Inácio Augusto de Almeida
      /////
      Em aforismos, Gutemberg, 3 X 2.
      Um abraço.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    CINQUENTINHA
    De uma hora para outra todos os usuários de cinquentinhas foram pegos de surpresa com a exigência de emplacamento e de habilitação.
    Nenhum prazo foi dado e o que se vê é uma revolta generalizada dos donos destes veículos.
    Que as cinquentinhas devem e tem que ser emplacadas, tem. Até porque isto protegerá os proprietários contra roubos e furtos destes veículos. Mas exigir habilitação sem que um prazo seja dado para que os usuários destes veículos busquem conseguir a sua CNH é um verdadeiro absurdo.
    Vamos imaginar que todos os usuários de cinquentinhas tentem fazer autoescola. Existem em Mossoró instrutores suficientes para atender a demanda? Por que então não fazer como em outras cidades que fizeram uso do bom senso e resolveram o problema?
    EMPLACAMENTO OBRIGATÓRIO.
    CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO DISPENSÁVEL ATÉ 2017.
    Com o emplacamento obrigatório, cinquentinhas roubadas não mais circularão na cidade e várias serão recuperadas pelos seus legítimos donos. Isto sem contar que estes veículos sem placa não mais servirão para prática de assaltos.
    Com a extensão do prazo para a CNH, todos terão oportunidade de se regularizarem.
    Conheço cidades que não permite a circulação de motos sem placa, mas não exige habilitação para conduzi-las dentro do perímetro urbano e Zona Rural. A fiscalização é orientada apenas a fazer a verificação da documentação da moto, pagamento de SEGURO/IPVA. E ao fazer a verificação o condutor do veículo é avisado de que tem até o primeiro dia de janeiro de 2017 para conseguir sua CNH.
    Acredito que se esta medida for implantada em Mossoró resolverá o problema de milhares de proprietários e reaquecerá a venda destes veículos.
    Existe a lei. Mas não devemos nos esquecer de que existe o problema social.
    Dezenas de funcionários destas concessionárias de cinquentinhas perderão seus empregos se de uma hora para outra a CNH for exigida. E é bom não esquecer que com a exigência imediata de portar a CNH os proprietários de cinquentinhas não terão nenhum razão de emplacar seus veículos.
    Fica a sugestão.
    ////
    E AINDA TEM QUEM DIGA QUE EU SÓ SEI METER O PAU.
    BREVE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    SETEMBRO CHEGA COM GOSTO DE GÁS PARA CORRUPTOS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.