quinta-feira - 14/09/2017 - 07:22h
Ontem, hoje...amanhã

O Palocci de Michel Temer

O ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) pode ser o Antônio Palocci de Michel Temer (PMDB).

Palocci obriga Lula (PT) a um contorcionismo verbal patético e constrangedor.

Eram unha e carne. Hoje, não.

Saberemos adiante se os pareceiros Geddel e Temer vão continuar esse enlace.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Só Pra Contrariar
quarta-feira - 13/09/2017 - 23:56h

Pensando bem…

“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si”.

Voltaire

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 13/09/2017 - 23:50h
Arena das Dunas

PGR denuncia Agripino em desdobramento da Lava Jato

Do G1

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), em um inquérito aberto a partir da Operação Lava Jato.

O teor da denúncia não será divulgado porque o caso está sob sigilo e, por enquanto, não há detalhes sobre as acusações contra o parlamentar.

Procurada pelo G1, a assessoria de Agripino divulgou nota na qual disse que o senador “repudia os fatos” e destaca que, em todos os depoimentos tomados e registrados no inquérito, “não consta sequer uma referência de pedido ou recebimento de valores em troca de qualquer tipo de retribuição ou vantagem”.

Agripino: sigilo (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Mas o senador já disse, em outras ocasiões, não ter “o que esconder” porque ele colabora com as investigações. Agripino também já afirmou que as contas do partido estão “abertas” à Justiça.

Investigação

A investigação sobre Agripino Maia foi aberta em outubro de 2015 para apurar o suposto envolvimento do senador em fraudes nas obras da Arena das Dunas, estádio de futebol construído em Natal (RN) para a Copa de 2014.

No andamento do inquérito, o ministro do STF Luis Roberto Barroso, relator do caso, determinou a quebra dos sigilos bancário do DEM e telefônico do senador.

Agora, cabe a Barroso notificar o senador a apresentar defesa. A PGR quer que Agripino Maia vire réu e responda a uma ação penal. Essa decisão será tomada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Relatório

No inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, citou relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no qual forma apontados depósitos fragmentados e movimentação atípica do senador.

Além disso, Janot transcreveu trecho do relatório que afirma que depósitos em espécie em contas do senador sugerem “tentativa de burla dos mecanismos de controle e tentativa de ocultação da identidade do depositante”.

Leia matéria completa AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 13/09/2017 - 21:50h
Agora

Campus da Uern é alvo de outro arrastão

Mais um arrastão no Campus da Universidade d o Estado do RN (UERN), em Mossoró.

Bandidos, armados, fazem grande “feira” agora à noite, levando dezenas de celulares.

Está ruim.

Vai piorar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 13/09/2017 - 18:00h
Estado

Secretário promete atualização salarial dos servidores

Nogueira: números (Foto: AL)

Com os esclarecimentos do secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira em audiência pública nesta manhã, a Comissão de Justiça e Redação (CCJ), Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) e Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho discutiram os dois empréstimos, requeridos pelo Governo, em pauta na Assembleia. Na mesma ocasião, o secretário assegurou que há meios de atualização salarial do funcionalismo.

Explanou sobre novo pedido de empréstimo pelo Governo do Estado, que está tramitando em regime de urgência e que deve ser votado no plenário da Assembleia Legislativa num prazo máximo de 45 dias.

O novo é empréstimo é no valor de R$ 698 milhões e vai permitir um desafogo na fonte orçamentária 100, o que possibilitará a colocação em dia do pagamento da folha de pessoal, segundo o secretário.

Alteração

O outro empréstimo, aprovado em 2013, pretende mudar a aplicação dos recursos, no valor de R$146 milhões, saldo dos R$ 234 milhões garantidos pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Depois das explicações, os deputados da CCJ e CFF decidiram aprovar a alteração no objeto de financiamento para obras de mobilidade urbana do PAC, ampliando a finalidade, que antes beneficiava apenas a avenida Roberto Freire, para a aplicação dos recursos também em saneamento básico, acesso ao aeroporto internacional Aluizio Alves e Centro de Convenções de Natal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 13/09/2017 - 16:42h
Opinião

O belo voto de “um juiz de merda”

Por François Silvestre

O Ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu hoje um voto louvável. Profundo e recheado de informações jusfilosóficas, como do seu hábito, pomposo e belo.

O nome dele é Celso de Melo.

Nunca foi juiz, antes de chegar ao Supremo. Isto é, não é juiz de carreira. É do carreirismo do judiciário distante da Magistratura. Dos quadros do Ministério Público, seu voto é recheado de informações depreciativas sobre quem ousou criticar esse órgão ministerial.

Celso: Sarney sem voto (Foto: STF)

Como chegou ele ao Supremo? Vou contar. Não por conhecimento original meu, mas por quem o colocou no Supremo.

Celso de Melo era um jovem promotor, que Saulo Ramos, advogado do escritório de Vicente Rao e Frederico Marques, levou para a Advocacia da União no governo de José Sarney. Saulo Ramos, advogado de estrelas, inclusive de Roberto Carlos, convenceu Sarney a indicá-lo para o Supremo.

Sarney argumentou que ele era muito jovem. Saulo Ramos argumentou que se ele não fosse indicado naquele momento, na vaga do quinto constitucional do Ministério Público, nunca mais chegaria ao Supremo. Sarney indicou e o nomeou.

Tempos depois, o ex-presidente Sarney, desgastado no Maranhão, decidiu ser senador pelo Amapá. A impugnação de sua candidatura chegou ao Supremo.

Na véspera do julgamento, um jornal paulista deu uma nota informando que Sarney tinha um voto certo. O voto de Celso de Melo. No dia do julgamento, quando chegou a vez de Celso de Melo votar, Sarney já estava vitorioso.

Ele votou contra seus dois padrinhos, Saulo Ramos e Sarney, apoiando a impugnação.

Independência? Não. Safadeza. Naquela madruga, ele, Celso de Melo, ligou para Saulo Ramos e informou: “Professor, o presidente foi vitorioso. Votei contra porque a decisão já estava definida e eu precisei desmentir o jornal de São Paulo; caso contrário teria votado a favor”.

Saulo Ramos pergunta: “Quer dizer que seu voto seria outro, se o resultado chegasse a você de outra forma”? Celso de Melo confirma: “Sim senhor”.

E Saulo Ramos encerra: “Então você é um juiz de merda, que eu pus aí”.

Isso está no livro “Código da Vida”, memórias de Saulo Ramos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 13/09/2017 - 16:12h
Caicó

Servidores fazem movimento nas ruas em protesto

Do Blog Gláucia Lima

Greve do funcionalismo municipal do Caicó, iniciada segunda-feira (11), tem prosseguimento. Entidades sindicais emitiram nota sobre mobilização por atualização salarial.

Veja:

Os servidores municipais de Caicó, sob a organização de seus sindicatos (Sindserv e Sindsaúde), realizaram hoje, dia 13 de setembro de 2017, mais um dia de paralisação, reivindicações e atividades, em defesa de nossos salários e dos nossos direitos.

Concentrados em frente ao Centro Administrativo da prefeitura de Caicó, os servidores reafirmaram a sua consciência de classe, a solidariedade mútua, a firmeza e a coragem para continuar na luta.

Nessa quinta-feira os servidores e servidoras se concentrarão, a partir das 16 horas, na praça da alimentação, de onde sairão, as 16:30, em grande carreata pelas ruas de Caicó.

O objetivo da carreata é esclarecer a sociedade os motivos da nossa paralisação e pedir o apoio de todos os caicoenses a nossa luta.

Convidamos também a toda a sociedade a vir participar dessa carreata conosco, em defesa dos nossos salários e dos nossos direitos trabalhistas.

Continuaremos na luta, até que o último servidor receba o último centavo em sua conta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 13/09/2017 - 15:42h
Mossoró

Movimento filantrópico precisa de apoio para suas obras

Há mais de 25 anos desenvolvendo trabalhos sociais para a comunidade, em especial a dos conjuntos Abolição e adjacências (Mossoró), o Núcleo de Fraternidade Espírita Irmã Angélica precisa reformar sua cozinha para ampliar e otimizar as ações que promove.

De acordo com a coordenadora desse movimento filantrópico, um sopão é regularmente distribuído com famílias carentes. A atividade ocorre todos os sábados, a partir das 17h, em frente ao Núcleo de Fraternidade Espírita Irmã Angélica, que fica situado próximo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Abolição II.

Cerca de 160 pessoas são beneficiadas diretamente com este trabalho social.

Apoio

Quem quiser contribuir com o projeto, através da reforma da cozinha, pode ajudar com doações de material de construção ou dinheiro para viabilizar a execução da obra. Os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Fraternidade Espírita Irmã Angélica através dos telefones (84) 98734-6279 (Elizeuda) ou (84) 98808-8445 (Talita).

* Além do sopão, o Núcleo de Fraternidade Espírita Irmã Angélica – movimento apartidário e apolítico – desenvolve trabalhos sociais voltados para crianças e jovens. O núcleo está situado à rua Luiz Ludugero, S/N, Abolição II, por trás do TRE, e funciona às segundas-feiras e quartas-feiras, a partir  das 20h.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 13/09/2017 - 13:33h
Ufersa

Docentes vão aderir à paralisação nacional nessa quinta-feira

Docentes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) irão paralisar suas atividades amanhã (quinta-feira, 14), aderindo ao chamado do Fórum Nacional das Entidades de Servidores Federais (FONASEFE).

A decisão foi tomada após uma rodada de assembleias realizada na última terça-feira (05).

Ocorrerá uma aula pública no Centro de Convivências da UFERSA Mossoró, a partir das 8h30, organizada em parceria com o Sindicato dos Técnicos (SINTEST-RN).

Faz parte da programação do Dia Nacional de Lutas por todo o país, em defesa do serviço público e contra reforma da previdência.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 13/09/2017 - 12:36h
Televisão

TCM não planeja retomar o “Mossoró de Todos os Tempos”

O Programa Mossoró de Todos os Tempos (MTT), que era apresentado na TV Cabo Mossoró (TCM), Canal 10, por seu criador – o professor/empresário/médico Milton Marques de Medeiros – não tem perspectiva de continuidade, em face de seu falecimento.

Milton Marques e Ribamar Freitas no MTT (Foto: divulgação)

Provocada pelo Blog Carlos Santos, a direção da TCM se pronunciou assim, sobre o assunto, através de sua Assessoria de Imprensa:

– Não há perspectiva de retorno do programa, pelo menos não para este ano. Ficou um programa gravado. Mas também ainda não é assunto debatido sobre possível exibição.

Entrevistas

O MTT era um programa de entrevistas com perfis de pessoas de Mossoró ou que se converteram à história da cidade, nos mais diversos setores de atividade e estamentos sociais. Foi criado, produzido e dirigido pela jornalista Lúcia Rocha nos primeiros anos.

Começou a ser gravado em novembro de 2003 e os primeiros programas foram ao ar em 2006, como nomes como Canindé Queiroz, Dorian Jorge Freire, Enéas Negreiros, Antônio de Pádua Cantídio (Coconha), Ribamar Freitas (Oba Restaurante), Anchieta Alves etc.

Milton Marques faleceu dia 22 de abril deste ano (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 13/09/2017 - 10:56h
Política

“Marcar posição” é estratégia de sobrevivência para salto futuro

Aluizio Alves sabia de derrota certa em 1982, mas manteve candidatura para puxar representativade

Num quarto de hotel, em Recife-PE, o infatigável candidato a governador Aluízio Alves (PMDB) resolve relaxar na cama. Acomoda a cabeça no travesseiro, empalma as mãos com os dedos em feixes entrelaçados e faz deles um anteparo à própria nuca. Em tese, relaxa.

Olha para o teto, pros lados…

– O que é isso?Animem-se – provoca. Mexe com assessores e outros aliados que dividem o espaço. Cabisbaixos, monossilábicos ou com olhos e cenho que denunciam o próprio desânimo, ninguém “obedece” o maior líder político populista/popular do RN em todos os tempos.

Aluízio tinha estrutura partidária mínima, adversário forte e casuísmos legais limitando avanço; ocupou espaço (Foto: arquivo)

O ex-governador potiguar Aluízio Alves retorna de longo período de amputação de seus direitos políticos, em face de alcance do Ato Institucional número 5 (AI-5) em 1969, que o impediu de ser candidato a qualquer cargo eletivo por mais de dez anos. Era outra vez concorrente ao governo do Estado.

Sua episódica estada em Recife era para participar de debate eleitoral numa emissora de televisão. Vivia o ano de 1982. Ano de eleições gerais, de vereador a governador, menos à Presidência da República, o que só aconteceria em 1989.

Aluízio enfrentava especialmente o nome de José Agripino Maia (PDS), ex-prefeito biônico do Natal, engenheiro e filho do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia.

A poucos dias do pleito marcado para 15 de novembro, desabafa e justifica sua postura, sem esconder que teria uma derrota iminente. Justifica o sacrifício: “Eu preciso marcar posição”.

Pós-ditadura

Já sentado na cama, ele esclarece qual sua missão como provável derrotado: puxar o PMDB à formação de bancadas estadual e federal, manter espaço na oposição e trabalhar as condições políticas para um projeto nacional peeemedebista de conquista do poder, pós-ditadura.

Nas urnas, Aluízio foi derrotado por maioria de 106.352 votos, mas sua candidatura puxou a eleição de três dos oito deputados federais – Henrique Alves (seu filho), Antônio Câmara e Agenor Maia. Ensejou ainda a eleição de uma bancada com nove dos 24 deputados estaduais.

Quanto à única vaga ao Senado, acabou sendo eleito o radialista Carlos Alberto de Sousa (PDS), ligado a Agripino, enquanto que os concorrentes peemedebistas Roberto Furtado, Odilon Ribeiro Coutinho e Olavo Montenegro ficaram em segundo, terceiro e quinto lugares, respectivamente.

Eleições ao Governo do RN em 1982

José Agripino (PDS) – 389.924 (57,58%);
Aluízio Alves (PMDB) – 283.572 (41,88%);
Rubens Lemos (PT) – 3.207 (0,47%);
Vicente Cabral de Brito (PDT) – 441 (0,07%);
* Foram apurados 677.144 votos nominais (90,36%); 56.537 votos em branco (7,54%) e 15.717 votos nulos (2,10%), resultando no comparecimento de 749.398 eleitores.
* À ocasião, a legislação contabilizava os votos em branco no cômputo do quociente eleitoral para as eleições proporcionais, o que foi extinto em 1997.

Vencer Agripino e a máquina do estado era quase impossível. Um emaranhado de dispositivos casuísticos da legislação eleitoral foi feito também para impedir a ascensão oposicionista, em qualquer parte dos 23 estados da federação.

Os militares impuseram o instituto do voto vinculado (eleitor tinha que votar em candidatos do mesmo partido), a sublegenda (partido podia ter mais de um candidato para o Senado e prefeito). No pleito, não tinha ainda a prerrogativa de se formar coligação partidária.

O PMDB só possuía 13 prefeitos e menos de 40 vereadores no estado àquela ocasião.

Devido sua maior organização e estrutura no poder, o PDS “passou por cima” de Aluízio e seus candidatos. Porém a expressão “não ficou pedra sobre pedra” é inconsistente para o caso.

A história mostrou adiante que Aluízio estava certo ao “marcar posição”.

Em 1985 o PMDB venceu as eleições à Prefeitura do Natal (Garibaldi Filho), a primeira nas capitais brasileiras com disputa pelo voto direto desde o período de exceção iniciado em 1964; em 1986 ganhou o governo estadual com o ex-vice-governador Geraldo Melo e antes disso, pela via indireta, teve José Sarney (PMDB-MA) ascendendo à Presidência da República em 1995, com a morte do presidente eleito (no Congresso Nacional) Tancredo Neves (PP).

* No boxe constante dessa postagem, o Blog Carlos Santos reproduz a “Lambada do Tibúrcio”, ou “Melô do Tibúrcio”, como também é conhecida, composta e gravada pelo grupo paraense “Os Populares de Igarapé-Miri”, ainda na década de 1970, que se transformou na locomotiva musical da campanha de 1982 da campanha de Aluízio Alves.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial
quarta-feira - 13/09/2017 - 07:46h
Mossoró

Greve é esvaziada com astúcia e estratégias quase invisíveis

Com astúcia, medidas cirúrgicas e estratégias quase imperceptíveis, o governo Rosalba Ciarlini (PP) esvazia paulatinamente a greve geral convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), iniciada segunda-feira (11).

O movimento é quase imperceptível, esquálido mesmo.

Com negociações setoriais e conversas dirigidas pessoalmente por interlocutores governistas, a paralisação parece desabrochou natimorta.

Na Educação e Saúde, por exemplo, pilastras comuns à mobilizações dessa natureza, quase nada está parado.

A principal cobrança dos sindicalistas é quanto à proposta de reajuste salarial de 3,93%, apresentada pelo governo aos servidores do município,

Leia também: Prefeitura paga 14º salário da Educação antes de greve AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 13/09/2017 - 07:04h
Lançamento

Livro percorre caminho familiar de “Jesuíno Brilhante”

Novo livro de Misherlany Gouthier: genealogia e história (Foto: reprodução)

Estudando há mais de 20 anos as primitivas famílias da região da zona Oeste do estado, em que produziu alguns trabalhos sobre genealogia – “Os Vitorinos da Caieira”, “Lunário Perpétuo – um veio dos Nunes Reis”, “Delmiro Rocha – história, origem e descendência” -, o escritor e pesquisador Misherlany Gouthier lançará outro trabalho nesse mesma linha. Agora, ele apresentará o livro “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro”.

A apresentação do livro será dentro da Semana da Cultura em Almino Afonso, promovido pela municipalidade. Ocorrerá em meio à 115ª Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro dos católicos locais, sábado (16), às 19h40, na Praça Aurino Carlos (Centro).

Jesuíno Brilhante

Gouthier, que é de Almino Afonso, percorre nessa publicação o intrincado caminho da árvore genealógica da família Daniel, de Almino Afonso, com ramificações em Patu e em algumas cidades da Paraíba.

Remonta o novel título à origem do famoso bandoleiro Jesuíno Alves de Melo, “Jesuíno Brilhante”. Içado ao patamar de “fora da lei”, deixou seu nome registrado nos anais da história do cangaço, num enredo que mistura banditismo, política e relações sociais delicadas no final do século XIX no sertão potiguar e paraibano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
terça-feira - 12/09/2017 - 23:52h

Pensando bem…

“As verdades mais importantes só são ditas metade.”

Baltasar Gracián y Morales

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 12/09/2017 - 22:34h
Delação

Ciro diz que Palocci derruba tese de “inimigo externo” de Lula

Por Carlos Eduardo Cherem (UOL)

O vice-presidente nacional do PDT e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes afirmou nesta terça-feira (12) que o ex-ministro Antonio Palocci (PT) jogou por terra a “narrativa” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre sua inocência.

Ciro: defesa de Lula é inconsistente (Foto: João Godinho/ O Estadão)

Para Ciro, “a relação de Palocci com Lula derruba a narrativa de inimigo externo ao PT, promovendo via judicial uma injustiça contra o ex-presidente da República”.

“Na medida em que o braço direito do Lula, como eu sei que o Palocci era, faz isso [a acusação] que fez, fica muito difícil sustentar essa narrativa. Pelo menos, [fica difícil] atribuir isso a um inimigo”, afirmou o pedetista, rechaçando ainda os argumentos lançados pelo ex-presidente para desqualificar as acusações do ex-ministro.

Ladroagem vulgar

“A tentativa de dizer que Palocci estaria mentindo para ter o benefício da delação premiada é chocante.”

Ciro também defendeu que Lula “tem responsabilidade política muito grande. Foi quem nomeou Palocci toda a vida, para todos os cargos que ocupou. Vamos supor que o Lula seja inocente: dói muito no meu coração um homem que prestou tantos serviços ao país ser condenado por ladroagem vulgar”, disse.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Nota do Blog – Já imaginou se Henrique Alves (PMDB) e Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) fazem o mesmo em relação a Michel Temer?

Devemos acreditar numa delação ou considerar que tudo não passa de uma tentativa de se livrar do xilindró, difamando o parceiro, colega e antigo companheiro-confidente etc.?

Infâmia por mentir ou traição por debulhar a verdade?

Leia também: Palocci afirma que Lula acertou propina de R$ 300 milhões AQUI;

Leia também: ‘Palocci compromete ex-presidente Lula, mas há que ter cautela’ AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 12/09/2017 - 21:49h
Judicialização

O “furacão irma” da política brasileira já começou

Não será a reforma política que ainda engatinha que promoverá a maior mudança na política brasileira no próximo ano.

Nem mesmo o voto direto do eleitor ou sua omissão (branco/nulo/abstenção).

A judicialização da política fará estrago maior.

Quem não estiver preso até lá, levante as mãos para o céu e dê graças a Deus.

O “furacão Irma” da política brasileira já começou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 12/09/2017 - 21:11h
O outro lado

Superintendente afastado do Ibama garante que é inocente

Afastado hoje (terça-feira, 12) , do cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Clécio Antônio Ferreira dos Santos emitiu Nota de Esclarecimento, atestando está tranquilo.

Assegura que não tem “qualquer relação espúria com terceiros investigados, seja pessoa jurídica, seja pessoa física, que não me utilizei do cargo para atender interesses pessoais e que toda minha trajetória está assentada na legalidade e na ética.”

Operação Kodama, que provocou a saída de Clécio Santos, foi provocada por investigação do Ministério Público Federal (MPF).

Veja íntegra da Nota de Esclarecimento abaixo:

Clécio Antônio Ferreira dos Santos, Superintendente do IBAMA/RN, por hora afastado de suas funções, em face da decisão proferida pelo Emin. Juiz Federal da 14° Vara, vem a público esclarecer que:

Entendo por bem, dizer antecipadamente, que não tenho qualquer relação espúria com terceiros investigados, seja pessoa jurídica, seja pessoa física, que não me utilizei do cargo para atender interesses pessoais e que toda minha trajetória está assentada na legalidade e na ética.

Reitero, finalmente, que exerço atividade profissional há 49 anos, servi a quatro governos estaduais, sem qualquer mácula em minha biografia.

NUNCA ROUBEI NEM DEIXEI ROUBAR, NUNCA DEI NEM RECEBI PROPINA, NUNCA CORROMPI NEM FUI CORROMPIDO, de modo que fico a total disposição das autoridades para esclarecer e colaborar com o desenrolar dos fatos, que, por si só, irão me inocentar.

Natal/RN, 12 de setembro de 2017

Leia também: Irregularidades causam afastamento de superintendente AQUI;

Leia também: Apesar de ficha suja, indicado por deputado comandava Ibama AQUI;

Leia também: Rogério Marinho diz acreditar em honestidade de indicado AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 12/09/2017 - 20:59h
TRF5

Novo habeas corpus de Barros Dias será julgado quinta-feira

TRF5 terá decisão fora do plenário (Foto: arquivo)

O segundo pedido de habeas corpus em favor do desembargador aposentado Francisco Barros Dias, no âmbito da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife-PE, deverá entrar em pauta na quinta-feira (14).

O habeas corpus é apreciado independentemente da pauta do dia, na corte.

Estando instruído com informações da autoridade coatora e parecer do Ministério Público Federal (MPF), o relator leva a julgamento na turma.

O relator da matéria na 3ª Turma, é o desembargador federal Carlos Rebêlo Júnior.

O recurso deriva de decisão tomada em primeiro grau, pelo juiz titular da 2ª Vara Federal com sede em Natal, Mário Jambo.

Na “Operação Alcmeón”, desencadeada pelo MPF no último dia 30, Barros Dias foi preso preventivamente por duas decisões distintas da Justiça Federal do RN (JFRN). Uma, na 14ª Vara Federal; outra, na 2ª.

Leia também: Barros Dias segue preso à espera de outro habeas corpus AQUI;

Leia também: Desembargador aposentado obtém habeas corpus no TRF5 AQUI;

Leia também: Desembargador aposentado tem negado 2 pedidos de liberdade AQUI;

Leia também: Juiz disciplina prisão de desembargador aposentado AQUI;

Leia também: Justiça Federal do RN emite nota sobre a “Operação Alcmeón” AQUI;

Leia também: Desembargador aposentado Barros Dias é levado preso à PF AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 12/09/2017 - 19:56h
TRF5

Barros Dias segue preso à espera de outro habeas corpus

O desembargador aposentado Francisco Barros Filho, preso preventivamente no último dia 30, continuará no Comando da Polícia Militar do RN, em Natal, apesar de ter obtido hoje habeas corpus (veja AQUI), na 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), sediado em Recife-PE.

Está pendente outro pedido similar que também tramita no TRF5, mas na 3ª Turma.

Dias: outra decisão (Foto: Justiça Federal)

Trata-se do Habeas Corpus 0808593-13.2017.4.05.0000, contra a decisão da 2ª Vara Federal da Justiça Federal do RN (JFRN). Tem como relator o desembargador Federal Carlos Rebêlo Júnior.

No âmbito da Justiça Federal no RN, dois pedidos de habeas corpus dos advogados de Barros Dias foram negados pelos titulares da 2ª e 14ª Vara, respectivamente os juízes Mário Jambo e Francisco Eduardo Guimarães Farias (veja AQUI).

Operação Alcmeón

Quanto ao TRF5, a primeira investida de Barros Dias, que já integrou essa corte, foi vitoriosa. Mas sem esse segundo habeas corpus, continuará preso indeterminadamente.

Barros Dias está preso desde o último dia 30, sob a acusação de venda de sentenças judiciais e exercício irregular da advocacia. Foi alcançado pela Operação Alcemón, do Ministério Público Federal (MPF).

Hoje, na obtenção desse primeiro HC, ele teve a sustentação oral na 2ª Turma do TRF 5, do advogado André Augusto de Castro.

Veja AQUI o ofício com o TRF5 comunicando ao juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, a decisão do colegiado.

Aguarde mais informações sobre esse caso noutra postagem.

Leia também: Desembargador aposentado Francisco Barros Dias é levado preso à PF AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 12/09/2017 - 19:26h
Recife-PE

Desembargador aposentado obtém habeas corpus no TRF5

O desembargador aposentados Francisco Barros Dias, preso na “Operação Alcmeón”, conseguiu habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife-PE.

Seu mandado de segurança com pedido de habeas corpus foi acatado.

O  Habeas Corpus 0808603-57.2017.4.05.0000, contra a decisão da 14ª Vara Federal da Justiça Federal do RN (JFRN), foi distribuído à 2ª Turma do TRF 5, sendo Relator o Desembargador Federal Leonardo Carvalho.

Ele está preso, preventivamente, desde o último dia 30.

Depois traremos mais detalhes.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 12/09/2017 - 18:54h
Reflexão

Facínora frase

Por François Silvestre

Disse Temer:

“No brasil, são facínoras que roubam e é cada um querendo derrubar o outro”.

No caso de Temer há uma diferença: Foi cada um querendo derrubar a outra.

Facínora é comum de dois gêneros, basta o artigo definido, mesmo entre os indefinidos.

Só definem-se ao serem flagrados. Aí delatam, choram, esperneiam-se e se acomodam.

O dinheiro roubado some.

O que volta é apenas gorjeta ao povo garçom.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião
terça-feira - 12/09/2017 - 15:27h
Blog da Chris

Beto Rosado defende reforma trabalhista, mas admite temor

Do Blog da Chris

Filho do ex-deputado Betinho Rosado e Mary Simone, formado em Agronomia, Beto Rosado (PP) está em seu primeiro mandato de deputado federal. Ele aceitou o convite e hoje é o entrevistado do quadro “6eis Perguntas”, no Blog da Chris.

Beto: sabe que seu voto pesará no avaliação do eleitor, mas acha natural a situação (Foto: Arquivo)

Sobre o delicado assunto da reforma trabalhista, ele justificou sua posição a favor do projeto:

Blog da Chris – Sobre a Reforma Trabalhista, ela não recebe críticas apenas dos sindicatos, mas também de órgãos da Justiça do Trabalho e grande parte da população ficou contra essa reforma. O senhor em algum momento temeu pela desaprovação popular, por alguma rejeição ao seu nome, por um eventual insucesso eleitoral como consequência do voto a favor e defesa dessa Reforma?

Beto Rosado – A reforma trabalhista foi um grande avanço. Hoje temos 13 milhões de desempregados sonhando por uma oportunidade de trabalho que virá através da flexibilização que criamos. Sindicatos são importantes sim e eles defendem o coletivo. Porém eles têm que compreender esse delicado momento que vivemos e defender coletivamente não apenas o trabalhador empregado mas também aquele que está perdendo o emprego por excesso de regras e penalidades.

A justiça do trabalho já reclama das relações do trabalhador com o empregador, pela nova lei muitos acordos não precisarão passar pela justiça. Obviamente temo pela rejeição de qualquer ação do meu mandato. O tempo dirá sobre decisões acertadas ou não. Democracia é o eleitor poder escolher a continuidade ou não do trabalho do político.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.