terça-feira - 16/03/2021 - 19:14h
Mossoró

Irmão dos ex-vereadores Joalba e Genivan Vale morre em viaduto

Gilberto foi possivelmente atropelado (Foto: redes sociais)

Gilberto foi provavelmente atropelado (Foto: redes sociais)

Morreu supostamente atropelado ao final da tarde dessa terça-feira (16) no Complexo Viário da Abolição, em Mossoró, o senhor Gilberto Vale, 75. Teve traumatismo craniano, segundo apuração preliminar de equipes médicas.

Seu corpo ficou ao chão ao lado da mureta que divide as vias dessa pista de rolamento, precisamente no viaduto que corta os bairros Abolição II e III.

Gilberto trabalhava na empresa Cacim, dos seus irmãos farmaceuticos-bioquímicos Juarez e Getúlio Vale. Também era irmão dos ex-vereadores Joalba e Genivan Vale, além vários outros.

A vítima teria saído de casa para caminhar, como rotina, mas no momento do provável acidente ocorria chuva torrencial em Mossoró.

Nota do Blog – Minha solidariedade à toda família Vale, além de viúva Jane Azevedo (seus filhos Cléber e Luís Henrique) e filhos de Gilberto (Gilberto Vale Jr e Ana Paula Vale).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 16/03/2021 - 13:38h
Combate à Covid-19

Lojistas vão pro confronto e avisam que não aceitam mais restrições

Em nota divulgada nessa terça-feira (16), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) avisa que “não concordará com qualquer tipo de endurecimento de medidas restritivas, que impactem na sobrevivência de nossas empresas e na manutenção dos trabalhos dos nossos cidadãos”.

Ontem (veja AQUI), em reunião on-line com prefeitos do estado, a governadora Fátima Bezerra (PT) praticamente antecipou que vai recrudescer no combate à pandemia. Os lojistas resolveram partir pro enfrentamento.

“Estamos unidos, mais do que nunca”, disparam.

Veja nota abaixo:CDL de Natal emite nota avisando ao governo estadual do RN que não aceitará endurecimento de medidas restritivas - 16-03-21Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 16/03/2021 - 12:30h
Mais vacina

Governadora anuncia chegada amanhã de 74.600 doses

Fátima anuncia chegada de lote com 74.600 vacinas para o dia 17 de março de 2021Em postagem em suas redes sociais namorico mais de meia hora, a governadora Fátima Bezerra (PT) passa uma ótima notícia.

Nessa quarta-feira (17), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegará ao Rio Grande do Norte.

É outro lote da CoronaVac que vem salvar vidas.

Amém!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 16/03/2021 - 11:48h
Prevenção

Aprenda como usar corretamente uma máscara cirúrgica

Aprenda a usar uma máscara cirúrgica corretamente, para ter maior segurança preventiva contra Covid-19.

Em vídeo, a médica Nathalia Toledo explica didaticamente como utilizar da forma mais adequada esse equipamento indispensável nos dias de hoje.

Cuide-se.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 16/03/2021 - 10:50h
Bambino's

Restaurante anuncia fim de atividades devido efeitos da pandemia

BambinosO Bambino’s Burger e Pizzaria da Avenida Rio Branco, centro de Mossoró, uma marca com vários anos no mercado, vai fechar. Chegou ao seu limite para ficar de portas abertas.

Alega, em Nota Oficial, que não tem como manter encargos gerais e em especial empregos, com o agravamento da pandemia da Covid-19 e maiores restrições à atividade produtiva e humana socialmente.

Veja abaixo:

A rede Bambinos de restaurantes atua na cidade de Mossoró nos últimos 12 anos, oferecendo a população qualidade em serviço e alimentação por um preço justo, sendo referência em seu seguimento, notado inclusive por lojas de alcance nacional.

A loja do Bambinos na Av. Rio Branco foi instalada há mais de seis anos com esse propósito, mas desde o início da pandemia e da adoção de medidas restritivas pelo Poder Público, temos tido bastante dificuldade em equilibrar nossas finanças e principalmente manter os empregos diretos gerados pela operação.

Diante da perpetuação e agravamento da pandemia em nosso país e Estado e da adoção de medidas mais rígidas pelo Poder Público, após o repasse da loja da Presidente Dutra para terceiros e fechamento da loja do Partage Shopping, decidimos encerrar nossas atividades na Av. Rio Branco, por completa inviabilidade financeira, agradecendo aos nossos clientes a confiança depositada em todo esse período, reafirmando que as demais lojas da rede continuarão prestando o serviço que Mossoró conhece e confia.

*Estaremos em delivery e retirada até o estoque finalizar.

Até breve. Se Deus assim nos permitir.

Nota do Blog – Lamentável. Como cliente a amigos dos sócios, conhecendo vários funcionários, sinto bastante essa subtração empresarial, que também tem alcance social importante.

São quase 50 empregos a menos no fechamento das lojas do Partage Shopping (há alguns meses) e essa do centro, nos informa Michelson Frota, um dos sócios.

Torço pelo restabelecimento, pela sobrevivência de todos (principalmente física), para um novo recomeço.

Vai passar. Amém!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
terça-feira - 16/03/2021 - 10:20h
Dúvida

Seis por meia dúzia?

Jaleco médico - ilustraçãoPor François Silvestre

Ou coturno por jaleco? Pelas declarações primárias do novo ministro da saúde, de um ministério inexistente, parece que só muda a cor da farda. Sai o verde oliva, entra o branco gelo.

O Dr. Marcelo Queiroga, paraibano que fez residência no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, é bolsonarista. Até aí tudo bem. É íntimo da família Bolsonaro.

Tudo bem. É evangélico. Tudo bem. Não apoia o isolamento social, defende prescrição médica de medicamentos não comprovados, concorda com a opinião “médica” de Bolsonaro. Aí, paciência, nada bem.

Tomara que entenda de logística mais do que e general Garcia, ops, Pazuello.

Quando um brasileiro, em Lisboa, perguntou a um lisboeta “por que vcs, portugueses, não fazem piadas com brasileiros”? O português respondeu: “E precisa”?

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 16/03/2021 - 07:50h
Thalles Dias

Médico mossoroense morre em Santa Catarina

Thalles faleceu aos 37 anos (Foto: redes sociais)

Thalles faleceu aos 37 anos (Foto: redes sociais)

Faleceu por volta de 23 horas dessa segunda-feira (15) em Santa Catarina, o médico mossoroense Thalles Dias. Tinha 37 anos.

Ele foi internado no início do mês com crise de cirrose hepática, o que gerou outras complicações até sua morte agora.

Era filho do lojista José Dias Filho (Ótica Finesse)-Gorete (já falecida) e neto do também lojista José Dias (Ótica Vênus)-Serly.

Nota do Blog – Falei com seu pai no fim de semana.

Tive notícias animadoras sobre a saúde de Thalles. Porém, infelizmente, chegou ainda pela madrugada essa notícia triste.

Que descanse em paz.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 16/03/2021 - 00:20h
Protesto

Bolsonaristas lutam contra lockdown e toque de recolher

Grupo ocupou a frente do teatro (Foto: redes sociais)

Grupo ocupou a frente do teatro (Foto: redes sociais)

Movimentos bolsonaristas fizeram novo protesto, em Mossoró, contra lockdown e toque de recolher.

Foi nessa segunda-feira (15).

Optaram por mobilização no fim da tarde, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

No domingo (14) já tinham feito a primeira “Carreata Patriota” (veja AQUI), mesma denominação dada à reunião dessa segunda-feira.

Grupo Mossoroenses Patriotas e Grupo de Apoiadores de Jair Bolsonaro são as organizações responsáveis pela movimentação.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 15/03/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“O carater é que precisamos salvar antes de tudo, porque é o caráter que faz a potência moral do homem.”

Lacordaire

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 15/03/2021 - 23:32h
Drama

RN chega a 118 pacientes na fila por leitos de UTI Covid-19

País registrou 1.275 mortes nas últimas 24 horas e totalizou 279.602 óbitos nessa segunda-feira

Mortes por Covid-19 no Brasil com 23 estados e Distrito Federal em alta 15-03-23Números da Covid-19 no RN nessa segunda-feira (15):

  • 180.362 casos confirmados
  • 3.937 mortes
  • 57.469 casos suspeitos
  • 381.198 casos descartados
  • 133.092 confirmados recuperados.

A doença vitimou 3.937 pessoas no estado desde o início da pandemia. Outros 856 óbitos estão sob investigação.

Na comparação com o boletim de sexta-feira (12), o último publicado, são 80 mortes a mais registradas, informa o portal G1RN.

Leitos

De acordo com o Regula RN, atualmente o estado tem 96,4% de ocupação dos leitos críticos de Covid-19. A Região Oeste e Seridó chegaram a atingir os 100%. Nesta tarde, a fila de pacientes com necessidade de leitos críticos, estava em 118 com apenas 12 leitos disponíveis em todo o estado.

Brasil

O G1 relata que o país registrou 1.275 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda (15) 279.602 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.855, novamente um recorde.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +46%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Hoje, os dados mostram que 23 estados e o Distrito Federal seguem em alta de casos fatais: PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AP, PA, RO, RR, TO, AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE.

Em estabilidade (1 estado): BA.

Em queda (2 estados): RJ e AM.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 15/03/2021 - 22:48h
Covid-19

Fátima ouve prefeitos antes de tomar mais medidas restritivas

Fátima procurou ouvir prefeitos antes de tomar novas medidas (Foto: Fabiano Trindade)

Fátima procurou ouvir prefeitos antes de tomar novas medidas (Foto: Fabiano Trindade)

O Governo do Estado se reuniu nesta segunda-feira (15) com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e prefeitos de várias regiões para apresentar os dados epidemiológicos dos últimos dias e debater a continuidade das medidas restritivas à circulação de pessoas em todo o território potiguar. Brasil e Rio Grande do Norte vivem o pior momento da pandemia de Covid-19 e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), o estado está muito próximo de completar quatro mil óbitos pela doença.

Uma reunião técnica de planejamento está agendada para a manhã desta terça-feira (16) e uma segunda às 15h, já com a minuta do novo decreto para ser discutida com os prefeitos de todo o Estado. Deverão ser adotadas providências mais rígidas na prevenção e combate à Covid-19.

Os prefeitos Álvaro Dias (PSDB) e Allyson Bezerra (Solidariedade), de Natal e Mossoró, respectivamente, integraram essa reunião virtual.

Medidas mais duras

Álvaro colocou à disposição para dialogar com o Governo e somar esforços para minimizar os efeitos da pandemia na capital. Já Allyson Bezerra, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado de reunir os prefeitos e ouvir as sugestões dos municípios.

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara (PSD), defendeu a tomada de medidas mais duras nos próximos dias.

A subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho, deu uma dimensão do problema, em números: “Estamos com uma média móvel de 100 solicitações de leitos Covid por dia e na última semana atingimos o recorde de 148 solicitações diárias. Observamos também um aumento diário no número de óbitos nos últimos dias. Quanto menos medidas restritivas adotamos, mais esses indicadores pioram”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
segunda-feira - 15/03/2021 - 19:54h
Marcelo Queiroga

Jair Bolsonaro escolhe novo ministro da Saúde

Marcelo Queiroga já tinha sido cotado antes para ocupar a Saúde no atual governo (Foto: Valor)

Marcelo Queiroga já tinha sido cotado antes para ocupar a Saúde no atual governo (Foto: Valor)

Do R7

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou nesta segunda-feira (15) que convidou o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcelo Queiroga, para assumir o cargo de ministro da Saúde. O médico aceitou substituir Eduardo Pazuello e será o quarto ministro da Saúde da gestão Jair Bolsonaro.

Queiroga ficou cerca de 3 horas em reunião com Bolsonaro no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (15). Após o encontro, o presidente disse ao R7 que “já conhecia o médico” e que ele “é um profissional qualificado”.

O anúncio oficial será feito nesta terça-feira (16).  Além de Pazuello, já ocuparam o posto os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Cotado

No final de semana, houve aproximação do governo com a médica Ludhmila Hajjar, que recusou assumir a pasta.

O paraibano Queiroga é muito respeitado no setor e tem bom trânsito em Brasília e no governo, tendo sido convidado este ano para integrar a direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E já havia sido cotado para a pasta após a saída de Mandetta.

Nota do Blog – Pazuello vai sem deixar saudades. Quando foi noticiada sua possível saída ontem surgiram logo desmentidos. E, de novo, a imprensa estava certa.

Vaza!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 15/03/2021 - 17:26h
Toque de recolher

Decreto estadual deve ser obedecido por prefeituras no RN

Ibanez Monteiro tomou decisão claran(Foto Marcelo Barroso, Tribuna do Norte/arquivo)

Ibanez Monteiro tomou decisão clara (Foto: Marcelo Barroso, Tribuna do Norte/arquivo)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) suspendeu liminar que havia sido concedida a uma loja de conveniência de funcionamento 24 horas, localizada em Natal. Desta forma, o estabelecimento comercial, assim como todos os demais, deverá cumprir o toque de recolher nos horários estabelecidos pelo decreto estadual em vigor.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu da liminar obtida pela empresa e conseguiu sua suspensão ainda no plantão deste domingo (14), garantindo a aplicação do estabelecido no decreto estadual.

O desembargador relator plantonista, Ibanez Monteiro, decidiu em favor do Estado do Rio Grande do Norte, alegando que “o momento atual é de anormalidade, excepcionalidade e gravidade” e também que “a gravidade sanitária instalada em todo Estado não pode ser minimizada ou relativizada por um Município.”

Caso de saúde pública

Simplificando: entendimento mais do que claro de que a Prefeitura de Natal não pode estabelecer normatização própria que contrarie o ente estadual.

A PGE-RN esclarece que o Estado pode regular a atuação de funcionamento do comércio por ser um caso de saúde pública, como bem estabeleceu o Poder Judiciário.

O decreto estadual em vigor estabelece o toque de recolher durante todo o dia nos domingos e feriados e das 20h às 6h nos demais dias.

A fiscalização da norma está sendo reforçada com a atuação integrada das forças de Segurança estadual e municipais.

Nota do Blog – Incrível é que precisemos de tantos rodeios e perda de tempo para entendimento tão claro como esse. A chicana, o encolhe-estica, só prejudica a população em geral.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 15/03/2021 - 16:30h
RN

Terceiro fim de semana de toque de recolher tem mais autuações

Viaturas e pessoal tem atuado na Grande Natal e interior (Foto: divulgação)

Viaturas e pessoal tem atuado na Grande Natal e interior (Foto: divulgação)

Trinta e uma pessoas foram  autuadas neste fim de semana em razão de desobediência ao toque de recolher ou por descumprimento dos decretos de combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, dois estabelecimentos, ambos na Zona Sul de Natal, também foram autuados pelo Procon Estadual por estarem funcionando sem autorização.

Da sexta (12) para o sábado (13), por desobediência ao toque de recolher, foram lavrados 2 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) em Mossoró, 1 em Upanema e 1 em Currais Novos. Também foi registrado 1 TCO em São José do Sabugi, onde um homem que estava em um estabelecimento comercial se recursou a usar máscara. A PM foi chamada e o homem levado à delegacia.

Capital e interior

Já do domingo (14) para a madrugada desta segunda-feira (15), foram mais 5 TCOs, também todos no interior: 3 em Guamaré, 1 em Mossoró e um TCO para um grupo com 22 pessoas em São Paulo de Potengi.

Este foi o terceiro fim de semana de vigência do toque de recolher. No primeiro, foram registrados 2 TCOs por desobediência. No segundo, foram 28 TCOs e 9 estabelecimentos fechados.

No dia 13 não houve ocorrências, e no dia 14 houve duas autuações do Procon Estadual em estabelecimentos na Zona Sul de Natal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde / Segurança Pública/Polícia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 15/03/2021 - 11:30h
Covid-19

Município de Mossoró tem alta capacidade de oxigênio medicinal

Uma das usinas da PMM em funcionamento (Foto: arquivo)

Uma das usinas da PMM em funcionamento (Foto: arquivo)

A situação em Mossoró em relação à capacidade instalada à produção de oxigênio medicinal-hospitalar, mesmo com sobrecarga no atendimento a doentes com a Covid-19, é diferenciada e bem favorável.

Prefeitura de Mossoró tem três usinas próprias, com duas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Belo Horizonte e outra na UPA do Santo Antônio.

“Mossoró é uma cidade preparada para essa situação. Não acredito que a gente vá passar por esse quadro ocorrido no Amazonas e que já se observa noutros estados”, disse a secretária municipal da Saúde, Morgana Dantas, pronunciando-se a pedido do Blog Carlos Santos.

Hospitais

O Hospital São Luiz (hospital de campanha) tem usina própria e o Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) dispõe de um tanque.

O Hospital Wilson Rosado (HWR) é outro com usina para esse item fundamental à sobrevivência de pacientes nas UTIs Covid-19.

Leia também: Prefeitura de Mossoró socorre Guamaré com oxigênio medicinal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 15/03/2021 - 11:10h
Pandemia

Prefeitura de Mossoró socorre Guamaré com oxigênio medicinal

Oxigênio é imprescindível em UTI's (Foto ilustrativa)

Oxigênio é imprescindível em UTI’s (Foto ilustrativa)

A Prefeitura Municipal de Mossoró socorreu a municipalidade de Guamaré com 5 cilindros de 10m2 de oxigênio hospitalar.

É iminente a falta desse produto para atendimento a pacientes com Covid-19, que são atendidos no hospital local.

Até sábado (13), Guamaré tinha 1.020 casos confirmados da doença.

O total de óbitos chegava a 26.

Mossoró fica 157,7 km distantes de Guamaré, município localizado na chamada Costa Branca, com 15.963 pessoas, num território de 258,307 km² .

O Blog Carlos Santos coletou a informação de fonte oficial da PMM.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 15/03/2021 - 09:20h
Mossoró

Vacinação para pessoas de 75 a 79 começa nessa segunda-feira

Remessas de vacinas ainda são insuficientes (Foto: Wilson Moreno)

Remessas de vacinas ainda são insuficientes (Foto: Wilson Moreno)

Começou na manhã dessa segunda-feira (15) a vacinação de idosos de 75 a 79 anos de idade, em Mossoró.

Diante da pouca quantidade do imunizante destinado ao Rio Grande do Norte no mais recente lote enviado pelo Governo Federal, apenas 43.200 doses, Mossoró tem apenas 1.420 doses para a primeira aplicação e 610 para a segunda dose dos idosos de 80 a 84 anos.

Este público foi vacinado recentemente, porém, a imunização precisa ser renovada 28 dias após o recebimento da primeira dose da Coronavac.

O idoso que está situado em faixas etárias já contempladas, mas que por alguma razão, não foi vacinado, ele pode procurar ou contactar a qualquer tempo a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 15/03/2021 - 08:32h
É hoje!

Bolsonaristas farão nova ‘Carreata Patriota’ com trajeto de 500 metros

Mobilização de ontem teve baixa representatividade e hoje tem outra tentativa (Fotomontagem BCS)

Mobilização de ontem teve baixa representatividade e hoje organizadores vão para outra tentativa (Fotomontagem BCS)

Pelo segundo dia consecutivo, fãs e apoiadores do governo Jair Bolsonaro (sem partido) vão promover a “Carreata Patriota” em Mossoró. As organizações pregam o fim do lockdown e do toque de recolher determinados pelo governo estadual contra expansão da Covid-19.

Será nessa segunda-feira (15) a partir das 17h, com concentração em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado e conclusão no Tiro de Guerra 07-010 (Rua José Otávio), ambos os endereços no centro da cidade. A distância no percurso é de aproximadamente 500 metros.

Pouco público

A organização é feita pelos movimentos que se autodenominam Grupo Mossoroenses Patriotas e Grupo de Apoiadores de Jair Bolsonaro.

Dia passado, de regime de confinamento social rígido determinado pelo Governo do RN, a mobilização foi em frente ao Tiro de Guerra, mas com escassa presença de público. Nas redes sociais, também houve ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Hoje, os manifestantes em Mossoró tentam outra vez mostrar representatividade.

Em várias outras partes do país também aconteceram protestos (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 14/03/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Há uma guerra entre os interesses dos mais fortes e os da maioria.”

Yanis Varoufakis 

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 14/03/2021 - 23:16h
Renata Sá

Letra & Música – 215 (Peito vazio)

Lançado em 2009, o DVD “Pra Se Ter Alegria” da potiguar Roberta Sá contou com participações muito especiais.

Sua voz melodiosa, afinadíssima, neste vídeo conta com o dueto de Ney Matogrosso e o acompanhamento do Trio Madeira Brasil.

Eles interpretam “Peito Vazio”, belíssima canção de Cartola e Elton Medeiros.

É para fechar nosso domingo (14), com a esperança de uma semana menos carregada, com algum alento à saúde coletiva (físico-mental) nesse país e mundo.

Inspiração que nos vez reativar seção dominical do Blog Carlos Santos que andava meio adormecida ou guardada há meses, a “Letra & Música”.

Peito Vazio

Nada consigo fazer
Quando a saudade aperta
Foge-me a inspiração
Sinto a alma deserta

Um vazio se faz em meu peito
E de fato eu sinto
Em meu peito um vazio
Me faltando as tuas carícias
As noites são longas
E eu sinto mais frio

Procuro afogar no álcool
A tua lembrança
Mas noto que é ridícula
A minha vingança

Vou seguir os conselhos de amigos
E garanto que não beberei nunca mais
E com o tempo
Essa imensa saudade que sinto se esvai

Procuro afogar no álcool
A tua lembrança
Mas noto que é ridícula
A minha vingança

Vou seguir os conselhos de amigos
E garanto que não beberei nunca mais
E com o tempo
Esta imensa saudade que sinto se esvai.

Veja a série de 215 músicas selecionadas desde 25 de novembro de 2007, quando começamos essa série, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 14/03/2021 - 13:38h

Pediatria do século XVIII ao século XXI

Por Ingryd Medeiros

Mesmo fora da área médica, o termo Pediatra é bem difundido como “Médico de criança” e, por convivermos há tanto tempo com essa palavra, a definição nos parece óbvia. Mas, nem sempre houve essa segregação por área de atuação. Já se questionaram onde essa ciência arraigou suas origens? image2

Há registros de atividades médicas desde o Egito Antigo, quando apesar de poucas fundamentações teóricas, o homem passou a ansiar formas de tratar enfermidades físicas. Na época, não havia uma linha clara que demarcasse os limites entre a ciência e a religião, estando a medicina inevitavelmente misturada com a magia.

Foi na Grécia Antiga onde a medicina se constituiu como ciência, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, considerado o maior crítico da Medicina Moderna, título concebido por contestar as correntes filosóficas que tinham como base a hipótese de que apenas os deuses eram determinantes para todas as causas das doenças. Por mérito, foi também qualificado como o “Pai da Medicina” e ainda se imortalizou no seu juramento solene, proferido pelos concluintes do curso médico até hoje.

Com o passar dos anos, as ciências médicas foram se consolidando como fundamentais para o cotidiano dos seres humanos. Dentro dessa evolução, a medicina passou a se dividir em diversos departamentos de atuação e encontrou novas maneiras de proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Descrevendo de forma mais precisa, a palavra Pediatria foi criada em 1880, tem origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura) e surgiu como especialidade apenas no final do século XIX, quando os elevados índices de mortalidade infantil exigiram que os médicos se aprofundassem no processo de doenças e curas de tal população.

O início da sua história se dá no século XVIII, considerado um marco para a medicina, graças aos avanços no ensino pediátrico na Europa. Destaca-se nesse período a descoberta da vacina antivariólica, por Edward Jenner em 1796.

O primeiro hospital pediátrico no mundo ocidental foi o Hôpital des Enfants Malades (tradução literal: Hospital para Crianças Doentes), criado em 1802, em Paris, o qual ficou conhecido por cuidar de pacientes apenas até seus 15 anos de idade. Médicos de todo o mundo acorreram à França para desenvolver formação em Puericultura e Pediatria, dado o protagonismo da medicina francesa à época.

Posteriormente, diversos outros centros pediátricos foram inaugurados em vários países: Alemanha, Rússia, Áustria, Polônia, Inglaterra… Paulatinamente, vieram a se desenvolver ações voltadas para a proteção da infância na América Central e América do Sul.

Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo – médico do século XIX – culto, amante das letras e das artes, é considerado o Pai da Pediatria no Brasil. No dia 28 de julho de 1882, com a presença do imperador D. Pedro II, inaugurou a Policlínica Geral do Rio de Janeiro: o primeiro curso de pediatria do país. Uma parte da elite médica, bitolada à uma prática essencialmente generalista, resistia à criação de áreas diferentes no interior do conhecimento médico.

Depois de gerar grande controvérsia, o curso de Carlos Arthur foi finalmente reconhecido e regulamentado, passando a funcionar em sua própria residência, na rua da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro.

A visão pediátrica de Carlos Arthur era tanta que ele percebia a Policlínica Geral como uma forma de conseguir crianças (e diferentes casos clínicos) para as aulas práticas e já naquela época, demonstrava uma preocupação imensa com o Aleitamento Materno, tema de suma importância até os dias atuais.

Desde então, a pediatria passou a ser compreendida como uma especialidade diferenciada, visto que não segmenta o indivíduo, mas enxerga o corpo infantil com suas singularidades em relação ao adulto: inconcluso, em desenvolvimento e crescimento; “em processo de ser”.

O caminho até que se forje pediatra consiste em: 6 anos de faculdade para formação em medicina, seguidos por 3 anos de Residência Médica em pediatria. A evolução da pediatria foi tanta que, desde o século XX, já podemos ter acesso a sub especialistas, com cursos de formação bem estabelecidos.

Primeiro hospital pediátrico do mundo ocidental - Hôpital des Enfants Malades - (Reprodução Web)

Primeiro hospital pediátrico do mundo ocidental – Hôpital des Enfants Malades – (Reprodução Web)

Atualmente, são cerca de 40 mil especialistas em atividade, conferindo à pediatria o título de segunda maior especialidade médica no país, ficando apenas atrás da Clínica Médica. Houve aumento nesse número em mais de 10% nos últimos dois anos.

Contudo, a distribuição de pediatras nos estados brasileiros ainda é desigual: há uma grande concentração nos estados mais desenvolvidos e nas capitais. Mais da metade dos pediatras, aproximadamente 55%, estão localizados na região Sudeste do país. Longe desses números, está o Nordeste e o Sul com 16,2%, o Centro-Oeste com 8,6% e o Norte com 4%.

Ser Pediatra é atuar como agente em defesa da vida. É estar inteiro, atento e sensível. Por vezes, é preciso extrapolar nossos sentidos, como se fôssemos os super heróis favoritos dos nossos pequenos pacientes. Ser responsável pela saúde de uma criança significa garantir que tudo o que está em seu entorno trabalhe para um mesmo objetivo: o bem-estar infantil.

Não sei quanto aos outros 39.999 profissionais, mas essa pediatra que vos escreve é incrivelmente encantada com o mundo de sentimentos e afeto que a Pediatria proporciona.

Ingryd Medeiros é endocrinologista pediátrica

* Texto originalmente publicado na revista Presença

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 14/03/2021 - 12:46h

Lula ou Bolsonaro?

Lula x BolsonaroPor Odemirton Filho 

Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao jogo político. Está no páreo.

Com a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente está elegível, ou seja, poderá ser candidato à Presidência nas eleições de 2022.

Segundo o ministro, o Juízo da 13ª Vara de Curitiba/PR, onde tramitavam os processos contra o ex-presidente no âmbito da Operação Lava-Jato, não tinha competência para julgá-lo.

A decisão foi de natureza meramente processual. O ministro não apreciou o mérito da ação penal, isto é, se Lula cometeu ou não os crimes nos quais foi condenado, se é culpado ou inocente.

Dessa forma, a partir de agora, o processamento e julgamento dos casos caberá a um juiz do Distrito Federal (DF), que poderá ratificar ou não alguns atos praticados pelo ex-juiz Sergio Moro.

Inclusive, diga-se, poderá ser decretada a prescrição dos crimes, a depender dos atos que serão convalidados pelo novo juiz, já que o ex-presidente tem mais de 70 (setenta) anos e a prescrição corre pela metade, nesse caso.

Assim, pelo tempo decorrido, é possível que Lula fique totalmente livre, leve e solto.

E mais. A segunda Turma do STF continuou o julgamento que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos que condenou o ex-presidente Lula. Até o momento o placar se encontra em dois a dois, faltando somente o voto do ministro Nunes Marques.

Se o voto do ministro for pela suspeição, será mais uma fragorosa derrota para a Operação Lava-Jato, pois os atos processuais praticados por Moro serão considerados nulos, iniciando-se, de novo, todo o processo.

É possível uma reviravolta no STF ou uma condenação de Lula pela Justiça Federal do DF e em segunda instância, tornando-o novamente inelegível? Sem dúvida! Neste país, não esqueça, a segurança jurídica não é o forte. Tudo pode acontecer.

Contudo, deixando de lado os aspectos jurídicos, vejamos os desdobramentos políticos da decisão.

É certo que com Lula na disputa o cenário político ganha um novo colorido. A polarização, já existente, deverá aumentar. Os partidários de Lula e Bolsonaro vão inundar as redes sociais com acusações recíprocas, pois ambos precisam um do outro para manter viva a chama da militância.

Aliás, o Editorial do Estadão na última quinta-feira foi esclarecedor:

“Lula da Silva e Jair Bolsonaro nunca desceram do palanque. O petista, nem quando esteve preso; o presidente, nem diante de uma pilha de mortos. Logo, os dois saem em considerável vantagem na disputa eleitoral de 2022, cuja campanha, totalmente fora de hora, começou no exato instante em que saiu o resultado da eleição de 2018”.

Os demais pré-candidatos à Presidência, até agora, não mostraram força eleitoral suficiente para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. Moro mergulhou, Huck não decide se será candidato, Ciro estagnou e Doria não decola.

Mandetta tem alguma chance? Surgirá um outsider? Quem sabe.

O fato é que Bolsonaro estava navegando em mar calmo. Os pré-candidatos, até então no jogo, não causavam medo ao capitão. Agora, “a boca da caieira esquentou”, Lula, apesar da rejeição ao seu partido, é um competidor a altura. Bom de briga.

Pesquisas divulgadas após Lula ter ficado elegível indicam que, em um eventual segundo turno entre os dois, a luta será renhida.

Enfim, enquanto cada um defende o seu interesse político-eleitoral, sedentos de poder, continuamos a enfrentar uma grave crise econômica, social e sanitária, sem perspectiva de solução a curto prazo.

Claro que ainda estamos longe das eleições do próximo ano. Há um longo caminho que será percorrido pelos pré-candidatos, uns ficarão pela estrada, outros continuarão a caminhada. Acordos políticos serão celebrados ou rescindidos,

Contudo, desenha-se no horizonte das eleições gerais de 2022, um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Para os eleitores que não acreditam na inocência de Lula e, muito menos, na capacidade de governar de Bolsonaro, será uma verdadeira sinuca de bico.

O voto nulo, talvez, seja o grande vencedor.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Fotomontagem da revista IstoÉ

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.