A Prefeitura Municipal de Jucurutu, na região Seridó do RN, começou trabalhos para asfaltamento de via de de acesso à Serra de João do Vale. São R$ 7.719,933, 45 em investimentos federais. Ordem de serviço foi assinada dia 9 de janeiro deste ano (veja AQUI).
A pavimentação em TSD (aplicação de ligantes asfálticos) é resultado de recursos através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do ParnaÃba (CODEVASF), executora do empreendimento. Não existe contrapartida municipal. Os serviços de engenharia têm o prazo de agosto de 2023 para serem integralmente executados, se não houver problemas com chuvas, principalmente.
A obra esperada há décadas, entretanto, não contempla o acesso por inteiro. Essa etapa atende a cerca de 6 quilômetros, nascendo de iniciativa do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL). A expectativa é de que se consiga mais volume de recursos federais para complementação da via que chega a 11 quilômetros.
Aposta turÃstica
A serra está situada entre os municÃpios de Jucurutu, Campo Grande e Triunfo Potiguar no Rio Grande do Norte, além de Belém do Brejo do Cruz na ParaÃba, a 286km de Natal e 132km de Mossoró. Com topo em 747 metros de altitude, é vista como grande aposta turÃstica de circuito serrano no RN e com influência no sertão paraibano.
Leia série de reportagens especiais sobre a serra de João do Vale clicando AQUI, em reportagem do jornalista Tárcio Araújo.
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Teremos um grande Senador: Rogério Marinho. torço para Styvenson continuar independente e trabalhando pelo Rn.
Não existe SEGURANÇA na praia de Ponta Negra, olhando para o morro do Careca, pleno sábado, 16 horas, imagine numa serra perdida no meio dos matos.
Qual louco terá coragem de expor a sua vida e a vida dos seus entes queridos para admirar uma paisagem?
Não se pode falar em turismo onde não existe segurança, onde ARRASTÕES tem investigaçôes arquivadas e assaltos com disparo de arma de fogo acontecem nos locais mais badalados, ninguém é preso e os turistas contabilizam prejuÃzos.
A continuar esta insegurança que Natal, Mossoró e outras cidades passem a ser cidades de nudismo.
Só todo mundo nu para ver se desestimula a onda de crimes impunes que assola o RN.
A que ponto chegamos.
////
VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?
Tô dentro!
Vou de carro até os SEIS quilômetros e aguardo a reta tabajara acabar, só assim serão completados os outros CINCO quilômetros!
Só ET mesmo !
Uma boa tarde.
Sinceramente, duvido muito essa Serra de João do Vale dar em alguma coisa. Já fui lá e, sinceramente, além de não ter onque se ver, não tem estrutura nenhuma pra turismo.
Calma,.caros webleitores do BCS. Vocês estão avaliando com o olhar de hoje. De fato, ainda não há infraestrutura de acesso e receptivo, isso retardou muito o desenvolvimento local. Mas isso virá de forma gradativa, e o processo já teve inÃcio. É lento, nós sabemos, porém, irreversÃvel.
O Turismo da Serra de João do vale deve ser visto com o olhar dos próximos 10 anos. Basear-se na realidade do agora é inconcebivel. Digo isso porque dezenas de investidores já adquiriram áreas na localidade,.apostado no turismo serrano da região. Eles dependem dos investimentos na infraestrutura por parte dos governos, para que assim possam começar a construir restaurantes, pousadas, e toda a estrutura necessaria. Vale o registro de que já ocorrem visitações sazonais de alguns grupos da região e suas famÃlias.
Há 20 anos atrás a serra de João do Vale sequer era lembrada, hoje ela já figura na agenda pública do Estado com a reinvindicação da estrada, uma luta de 4 décadas. Imaginem vocês …!!!
Outro ganho têm sido as inúmeras postagens nas redes sociais, feitas por seus visitantes “aventureiros” que tem gerado visibilidade espontânea . Todo esse processo é uma construção que está em desenvolvimento. É processo de uma década para eu voltar aqui e dizer que enfim, a realidade é outra. Mas estamos no caminho. É como dizem,; o pouco que você tem na mão aà é o inÃcio de algo grande amanhã”.
Para o leitor Pedro Rodrigues eu digo que existem sim, pontos atrativos que certamente não foram apresentados ao mesmo. A exemplo, do Mirante do Sossego e Mirante do Vale, a caverna, o tanque dos holandeses do perÃodo colonial, ( as cachoeiras em épocas de inverno), o Vale da lua; ( extensão de torres de calcário), tirolesa ( sendo instalada), e os vestÃgios do Arraial do beato Joaquim Ramalho ( a canudos potiguar), além do clima ameno e frio em épocas do ano chega a 16° graus. Então dizer que na serra de João do vale não tem o que ver lá , é no mÃnimo, injustiça ou ignorância.
E quanto a insegurança.como.mencionado por Inácio Augusto, essa sim de fato é uma mazela de todas as regiões do paÃs, com mais incidência em regiões de praÃa do que nas serras. Os dados do mapa do turismo no Brasil, apontam que as regiões serranas ainda são consideradas mais tranquilas para o turismo e descanso em relação aos Ãndices de segurança pública. Mas esse é um tema que cabe polÃticas publicas e presença de Estado com mias verbas para o setor. No mais, não podemos incorrer no equÃvoco das generalizações.