• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 11/08/2022 - 19:04h
Disputa acirrada

Quociente eleitoral dá dor de cabeça em candidatos e partidos

Uma dor de cabeça para candidatos e partidos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do RN é o alcance do quociente eleitoral. Tomando por base o que ocorreu em 2018, último pleito, é compreensível a angústia.gente sentada, seres humanos, povo, plateia,

O quociente eleitoral à Câmara Federal àquele ano foi de 202.353 votos e o mais votado foi Benes Leocádio, do PTC, que passou pro Podemos e hoje está no União Brasil. Ele teve 125.841 votos.

Entre os oito eleitos, o que obteve a menor votação foi Fábio Faria (PSD, hoje no PL): 70.350 votos.

Em relação à Assembleia Legislativa, o quociente eleitoral foi de 69.476 votos. O de maior votação foi Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com 58.221 votos.

O deputado estadual eleito com menor número de votos foi Sandro Pimentel (PSOL), com 19.158 votos. Mas, mesmo assim, ele acabou cassado devido erro procedimental na prestação de contas. Assumiu o suplente Jacó Jácome (PSD).

“Sobras”

Com o fim das coligações, cada partido tem que se desdobrar mais ainda com sua nominata. Um fio de esperança, é a eleição pelas “sobras”. De acordo com o texto em vigor, poderão concorrer à distribuição das sobras de votos, apenas os candidatos que obtiverem votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que somarem um mínimo de 80% do quociente.

Exemplo: se o quociente a deputado federal for 200 mil votos, a sobra será de 160 mil votos (80% do quociente eleitoral). Assim, uma vaga remanescente só será disputada pelo partido que somar pelo menos esse total de votos. E para eleger um candidato, esse nome precisará ter obtido o mínimo de 40 mil votos (20% do quociente eleitoral) na nominata. Daí a importância de lista com candidaturas fortes, pois sozinho é extremamente difícil alguém se eleger.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.