• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/12/2021 - 15:04h
Covid-19

Saúde mostra perda de vacinas por desinteresse de população

Em entrevista à Intertv Cabugi nessa terça-feira (28), o coordenador do Programa Municipal de Imunização da Prefeitura de Mossoró, Etevaldo de Lima, disse que o município atesta perda de 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Segundo ele, existe um prazo para utilização delas e parte do público-alvo não demonstra interesse em receber a aplicação.

Vacinação tem ampla cobertura, inclusive em endereços de pessoas com dificuldades de locomoção (Foto: PMM)

Vacinação tem ampla cobertura, inclusive em endereços de pessoas com dificuldades de locomoção (Foto: PMM)

“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.

Com a campanha Mossoró Vacina, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró segue intensificando diariamente a busca ativa da população que ainda não tomou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O município realiza diariamente força-tarefa, inclusive com pontos extras, para vacinação da população.

PNI

Em Nota Oficial, em reforço às declarações de Lima, a municipalidade afirma que “age para garantir a qualidade dos imunizantes garantindo a proteção de acordo com sua validade. No município, não ocorreu perda de vacinas por falta de armazenamento ou translado inadequados”.

E acrescentou: “Os servidores da saúde atuam vacinando todos os públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), inclusive com atendimento especial aos que têm dificuldade de locomoção, idosos, enfermos. Reitera o fenômeno nacional da queda na procura pela segunda dose, é uma dificuldade enfrentada com variadas medidas e campanhas de esclarecimento”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró – a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte – o número de pessoas com a D3 em atraso é de 8.127. Em relação a D2 o número é ainda maior, são 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.

Todas as 47 unidades básicas de saúde do município estão à disposição para vacinação. Atualmente, a população conta ainda com pontos extras de vacinação em farmácias, shopping, centros comerciais etc., em uma parceria da iniciativa privada com o município.

Também é fruto dessa parceria a doação de cinco refrigeradores para armazenamento de vacinas. A doação foi feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Rede Drogasil na última terça-feira, 21.

De acordo com dados do RN Mais Vacina, o município de Mossoró tem 196.865 pessoas vacinadas com D1 e D2. Ao todo, 474.039 doses foram aplicadas desde o início da vacinação, somando primeira, segunda e terceira dose.

Nota do Canal BCS – População é estimulada a ser vacinada, é informada da importância, mas não quer. A PMM oferta, divulga, mostra importância, facilita vacinação (até indo às casas das pessoas que não podem se locomover ou têm outro problema), mas muita gente não tem interesse. Não falta vacina. Falta bom senso. Difícil.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Façam o que Natal fez.
    Façam a vacina itinerante.
    Culpar o povo é fácil.
    /////
    QUANDO AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES NÃO ESCLARECIDOS VÃO SER DESARQUIVADAS.
    MOSSORÓ PRECISA VER OS BANDIDOS NA CADEIA.

  2. heytor george diz:

    Cadê o Prefeito ? acabou a fiscalização nas UBS e LOCAIS DE VACINAÇÃO MÓVEL ? A culpa é de alguns Preguiçosos funcionários da saúde, que se a pessoa chegar meia hora antes do horário previsto, ESSE FATO ACONTECEU NO SUPERMERCADO CIDADE, ABOLIÇÃO IV, aqueles mandam voltar, NÃO APLICAM A VACINA, sem falara da incompetência da Prefeitura de Mossoró, abre o olho Prefeito, têm pessoas que querem te vê pelas “costas’, tem uma corja de vagabundos ROSALBISTA que querem prejudica-lo, da mesma forma que fizeram com Silveira.

    • heytor george diz:

      CORRIGINDO : MEIA HORA ANTES PARA O TÉRMINO DO EXPEDIENTE .

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Esqueceu de dizer que áreas antes cobertas pelo Programa Saúde da Famíla foram transformadas em áreas descobertas.
      O DINHEIRO DO SUS ENCOLHEU?
      O MPF bem que poderia investigar a aplicação da verba do PSF.
      A maneira como os usuários do SUS são tratados nas UBS dá para pensar que o objetivo é destruir a administração Alysson Bezerra.
      Acorda Alysson.
      ////
      LAWRENCE CADÊ O COENTRO?

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Mais fácil falar com o Papa Francisco do que com uma encarregada de UBS. Trancam a porta e certamente não querem ser interrompidas no jogo de paciência.
        POR QUE ÁREAS ANTES COBERTAS PELO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA passaram a áreas descobertas?
        Milhares de idosos e acamados não contam mais com o PSF.
        O DINHEIRO DO SUS DIMINUIU?
        Acho que estão SABOTANDO a administração do prefeito Alysson.
        ///
        LAWRENCE CADÊ O COENTRO?

  3. Carlos diz:

    Se não tem vacina, reclamam. Se tem, não se interessam ! O povo é fogo !!!

  4. Rui Nascimento diz:

    O povo tem culpa sim, mas deixar de ver erros claros na estratégia da Prefeitura é querer tapar o sol com a peneira. Quer um exemplo claro? os pontos extras de vacinação: Atacadão e Oitava Rosado Mall, ambos na mesma avenida, em bairros nobres, onde grande parcela da população não sabe nem como chegar.
    Por que não colocar esses pontos extras em locais mais acessíveis às populações mais carentes, como farmácias, mercadinhos padarias, etc. nos bairros mais afastados?
    Já que existe certo desinteresse/receio de parte da população, causado principalmente pelo negacionismo vindo de Brasília, é preciso executar uma logística que aproxime essa gente das vacinas. Simples assim!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.