A governadora Fátima Bezerra (PT) acatou o pedido de exoneração do secretário Jaime Calado (PROS), titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), pela obrigatoriedade de desincompatibilização de cargos, caso ele venha a disputar cargo eletivo nas próximas eleições.
A exoneração se deu exclusivamente em cumprimento à legislação eleitoral.
Ele tem domicílio eleitoral em São Gonçalo do Amarante, onde já foi prefeito.
A governadora disse que se sente honrada e agradecida pela contribuição do médico sanitarista Jaime Calado, nesses 17 meses, em prol do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.
Adjunto
O adjunto de Calado e que, pelo menos provisoriamente deve responder pela pasta, é Sílvio Fernandes Torquato. Foi indicado à equipe da governadora pela Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), da qual já fora vice-presidente.
Ele já fora adjunto da Sedec na gestão Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), ao ser empossado no dia 3 de agosto de 2012. Em janeiro de 2014, passou a ser secretário, com pedido de exoneração de Rogério Marinho (PSDB), que era o titular da pasta.
Antes, já tivera na pasta na administração Garibaldi Filho (MDB).
Torquato é irmão do ex-deputado estadual Elias Fernandes (MDB) e tio do também ex-deputado estadual Gustavo Fernandes (PSDB), que não se reelegeu à Assembleia Legislativa em 2018.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Silvio Torquato, velho conhecido, sempre teve competencia para assumir o cargo como secretário titular, mas sempre ficou na suplencia para poder assumir a titularidade oficialmente. Conhece bem os meandros do poder, é humilde e atencioso com todos. Acho que sempre faltou o capital eleitoral para ser titular. A Sedec agora estar em boas mãos.