segunda-feira - 10/03/2025 - 04:30h
Desvalorizados

Sete ministros não são recebidos por Lula há mais de 100 dias

Lula tem priorizado ministro Haddad e também o novo homem da Comunicação (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Lula tem priorizado ministro Haddad e também o novo homem da Comunicação (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Do Poder 360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sem receber 7 dos seus 38 ministros para uma conversa privada há mais de 100 dias. Com a reforma ministerial tomando forma, alguns chefes de órgãos do 1º escalão reclamam da falta de agenda com o chefe do Executivo. As críticas a um isolamento do petista não são novas, com uma ala de políticos culpando a primeira-dama Janja da Silva pelo fato.

O Poder360 contabilizou as reuniões registradas na agenda oficial em que até 5 pessoas estiveram presentes, contando com Lula. Também não foram contabilizadas reuniões ministeriais. Os dados incluem encontros de 1º de janeiro de 2023 a 7 de março de 2025.

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, por exemplo, nunca foi recebida por Lula para uma reunião privada. O ex-chefe do órgão, Silvio Almeida, demitido em 6 de setembro de 2024, foi recebido 6 vezes no tempo em que foi ministro. General Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) é o recordista, com um hiato de 322 dias sem ver o petista em audiência privada, segundo a agenda oficial.

Há quem faça a avaliação de que a ida de Gleisi Hoffmann (PT) para as Relações Institucionais pode isolar ainda mais o presidente a uma cúpula petista. Mesmo criticado por uma ala do Palácio do Planalto, Fernando Haddad segue em alta com o presidente. Ao menos no espaço de agenda. O ministro da Fazenda teve ao menos 100 encontros privados durante o mandato.

Neste ano de 2025, Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) foi o ministro que mais teve encontros privados com o petista, com 23 até o momento. O número é um retrato do esforço do governo federal em reter a queda de popularidade de Lula, que pela primeira vez no mandato registrou desaprovação maior do que 50%

Veja matéria completa AQUI.

Arte do Poder 360

Arte do Poder 360

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Não é preciso ser Cientista político para observar que este corrosivo processo de letargia no quesito interatividade governamental caminha para um iminente processo de degringolamento da popularidade do Cara Lula Brasil. Suscita interrogações acerca de que tal cenário pode tr origem no acidente doméstico fator queda no banheiro com série contusão e fissura no couro cabeludo que redundou em sutura de 14 pontos no couro cabeludo. Tanto é que o Lula está usando chapéu em suas aparições oficiais, como tática de ocultação das cicatrizes . Daí a origem, também, do surgimento de especulações de que o Cara não maus irá disputar a reeleição. À essa altura do jogo deste xadrez político, a engenharia política palaciana já deve estar fazendo uma tessitura para formatação de um perfil que configure concreta possibilidade de sucesso e vitória eleitoral em 2026. Com certeza a inserção/ investidura da Gleise Hoffman no austero e pomposo cargo de Ministra-Chefe de Relações IInstitucionais vai resgatar a popularidade do Cara. O que sobra de Empatoa na Gleise , sobra de antipatia paradigmática no seu ex-rsposo Alexandre Padilha, que até agora não tem demonstrado a que veio como ocupante de tão relevante função. Tenho dito.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Corrigindo : Onde se lê EMPATOA leia-se Empatia.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Enquanto vigora o cenário político acima descrito, a direitona escrota e sacana incide na adoção de desastrosa tática política de usar seus expoentes políticos investidos de cargos no Congresso Nacional para assacarem beligerantes ataques ao Lula por tr zerado os Imppstos que incidem sobre os alimentos que compõem vá Cesta básica – com certeza um tiro no pé. Essa é de lascar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.