• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 14/05/2011 - 22:48h

Sinônimo de amar é sofrer…


"Quanto tempo o coração leva pra saber, que sinônimo de amar é sofrer…" (
Chitãozinho e Xororó)

O destino de um homem depende do seu caráter, alertava Heráclito. Afinal, é através do caráter, que fazemos as nossas escolhas; podemos viver na retidão ou podemos vender a nossa alma ao diabo, como fez o Dr. Fausto…

Enfim, são as nossas escolhas que irão nos conduzir ao longo da nossa caminhada.

Dizem que Aquiles, quando jovem, recebeu das Parcas o privilégio de escolher a duração e o resultado da própria vida: poderia viver num palácio, ficar velho e morrer pacificamente, mas nunca seria lembrado; ou poderia ser lembrado para sempre, desde que morresse cedo.

Escolheu a segunda alternativa, e parece-me que foi a correta, afinal concordo com Nelson Rodrigues: “Pior do que a morte é o esquecimento!”.

A Ulisses foi dada a oportunidade de conquistar a vida eterna, bastaria que ele aceitasse as oferendas da deusa Calipso. Mas, ele rejeitou uma vida paradisíaca, onde tudo seria previsível e seguro, para se lançar de volta à sua casa e a um futuro “no qual ele pudesse se atirar de corpo e alma”…

Robert Frost, poeta americano, certa manhã teve que fazer a sua escolha: “É com um suspiro que conto isso, tanto, tanto tempo já passado: Duas estradas separavam-se num bosque e eu – Eu segui pela menos viajada. E isso fez toda a diferença”.

Eu, Edilson Pinto, em 1993, tive que fazer também a minha escolha. Poderia ter ficado no Rio de Janeiro, muito provavelmente trabalhando no INCA (Instituto Nacional de Câncer) ou teria que voltar para o meu Estado, e assumir a vaga de professor na UFRN.

Escolhi a segunda alternativa e não me arrependi! Não tenho dúvida que nesta escolha, teve a enorme influência da minha mãe, professora alguns anos do Atheneu e depois do curso de letras da UFRN.

Toda vez que ela falava da sua atividade docente, do seu entusiasmo, do seu carinho e amizade pelos alunos, etc. etc. seus olhos brilhavam e eu sentia uma enorme vontade de ser como ela: um professor.

Lembro-me, hoje, da minha primeira aula.

Que tema árido para um iniciante, falar sobre “Choque e as suas repercussões hemodinâmicas”. Foram noites e noites sem dormir. Mas, toda aquela ansiedade terminou quando entrei na sala de aula.

Naquele dia, percebi que tinha feito a escolha correta. Escolhi a estrada menos viajada e isso tem feito toda a diferença.

No dia 25 de março de 2011, fiz 18 anos de magistério. Pois bem, caro leitor, “Quem ama nunca sente medo de contar o seu segredo”: Eu amo ser professor! Adoro ensinar. Adoro o contato com os alunos.

É como se eles a cada aula realizassem uma transfusão sanguínea em mim, evitando que o meu sangue vire pó… O que eu sou – e o que eu serei-, devo ao fato de ser professor. Mas, nessa relação de amor, nem tudo são flores.

Drummond, na sua eterna simplicidade, descobriu isso de uma forma curiosa: “Atirei um limão n’água, como faço todo ano. Senti que os peixes diziam: todo amor vive de engano”.

O meu grande mestre, professor Ernani Rosado, no dia da minha formatura, proferindo a sua oração para a minha turma, parece que estava me alertando: “O professor universitário, perdido em um emaranhado contínuo de leis, decretos e regulamentos que lhe tolhem, lhe desestimulam e lhe decepcionam, alvo freqüente de incompreensões…”.

Alvo freqüente de incompreensões e, o que pior, de ingratidões.

Volto ao Drummond e os seus peixinhos (“Atirei um limão n’água, foi levado na corrente. Senti que os peixes diziam: Hás de amar eternamente”), para compreender que mesmo amando e sofrendo este é o destino de todo Professor.

Afinal, há algo muito maior do que tudo isso: incompreensões e ingratidões. Há a ilusão de que um Professor pode moldar o caráter de um homem e mudar o seu destino… Então, caro leitor, tem razão o cancioneiro na sua trova: “No aroma de amores, Pode ter espinhos… Quem tem amor na vida, Tem sorte. Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte”…

Francisco Edilson Leite Pinto Junior é professor (UFRN e UnP), médico e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. itamar de sousa diz:

    com td respeito prof,a musica sinonimos e de ZÉ RAMALHO.

  2. Edvan Queiroz diz:

    Educador: profissão árdua e cansativa;
    atividade laborativa que cintila ação e emoção;
    E sem uma incondicional devoção,
    Não se alcança o binômio: conhecimento e habilidade.
    Porque para ensinar é preciso técnica;
    Todavia, sem o dom da alma e a ternura dos olhos,
    Não se forma e não se prepara ninguém pra vida.
    O amor e a dor são variáveis vivenciadas na sala de aula;
    No mister do formador de homens e cidadãos: “O PROFESSOR”.
    Edvan Queiroz.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.