quarta-feira - 07/04/2021 - 09:48h
Gestão municipal

Investigação sem alarde e sem pressa

Auditoria, notebook, mercado financeiro, contas públicas, licitaçõesForça-tarefa especializada em direito administrativo, contabilidade pública, licitações e auditoria tem feito pente-fino em contratos de serviços e compras, além de outros documentos da Prefeitura de Mossoró.

Tudo sem alarde e sem pressa. Controle interno indispensável a quem não teve direito a uma transição de governo republicana e colaborativa, da gestão passada.

A nova administração municipal se resguarda. Ao mesmo tempo, quer impedir que vícios antigos, que se tornaram regra, continuem abalando o erário.

Saúde, Infraestrutura e Educação são setores nevrálgicos.

O que já foi catalogado de situações nebulosas causaria calafrios num urso pardo siberiano.

Por esses dias vai fervilhar por aí.

Ouvido ao chão como bom índio Sioux, Cherokee, Navajo, Apache, Comanche ou Cheyenne.

Nada mais posso adiantar, apesar da vontade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 01/04/2021 - 17:08h
Covid-19

Liga, Estado e Prefeitura de Mossoró abrem mais leitos de UTI

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Mossoró operacionalizam abertura de mais dez novos leitos de UTI Covid-19 em Mossoró. Em nota oficial, a LMECC anuncia e detalha a parceria. Leia abaixo:

Leitos reforçam atendimento em Mossoró e região (Foto ilustrativa)

Leitos reforçam atendimento em Mossoró e região (Foto ilustrativa)

Informamos à sociedade Potiguar que passamos a unir forças junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Mossoró no combate a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) e Secretaria Municipal de Mossoró, estamos cedendo parte de nossa estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para abertura de 12 novos leitos para pacientes com covid-19.

Inicialmente foram abertos 05 leitos. A previsão é que nos próximos 15 dias os outros 07 sejam abertos. Os pacientes serão encaminhados via Sistema de Regulação (REGULA-RN).

Ressaltamos que os pacientes oncológicos já estão em uma nova estrutura de UTI no segundo piso de nossa Unidade II, devidamente distanciados da estrutura que abrigará pacientes com o coronavírus. A entrada para o Hospital também acontecerá por acessos distintos, protegendo e garantindo o tratamento dos nossos pacientes oncológicos.

Mossoró-RN, 01 de Abril de 2021 – A Direção.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 30/03/2021 - 14:40h
Furto de vacinas

Secretária da Saúde aponta medidas para elucidar crime

Secretária Municipal da Saúde de Mossoró, Morgana Dantas relata providências administrativas e policiais para identificarem autor (ou autores) do furto de 20 doses da vacina CoronaVac, na UBS do Belo Horizonte.

Ao lado do coordenador do Plano Nacional de Imunização (PNI), Etevaldo Lima, ela mostra a posição do município em relação ao caso.

Leia também: Vinte doses de vacina CoronaVac são furtadas de UBS em Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde / Segurança Pública/Polícia
sábado - 27/03/2021 - 23:50h
Mossoró

Vacinação contra Covid-19 segue nesse domingo

Mossoró Vacina - vacinação de idosos a partir de 69 anos de idade e profissionais de sáude no Domingo (28 de Março de 2021)A Prefeitura Municipal de Mossoró prossegue com vacinação contra a Covid-19 nesse domingo (28).

O Atendimento é entre 8 e 16 horas, atendendo idosos acima de 69 anos de idade e profissionais da Saúde.

Veja os locais:

UBS Lahyre Rosado (Sumaré);
UBS Maria Soares (vizinho à UPA São Manoel);
UBS Epitácio Carvalho (Pintos);
UBS Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Francisco Nazareno (Aeroporto);
UBS Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS José Leão (Alto da Conceição);
UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas);
UBS Moisés Costa (Redenção);
UBS Marcos Raimundo (Belo Horizonte).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 27/03/2021 - 21:22h
Covid-19

Sábado de vacinação alcança sucesso em Mossoró

Servidora da Saúde mostra ao prefeito Allyson Bezerra desempenho da vacinação contra a COvid-19 nesse sábado (27) em Mossoró (Foto Allan Phablo)

Servidora da Saúde mostra ao prefeito Allyson Bezerra desempenho da vacinação contra a Covid-19 nesse sábado (27) em Mossoró (Foto Allan Phablo)

Com o slogan “Mossoró Vacina”, a Prefeitura Municipal abriu neste sábado (27) dez unidades básicas de saúde para dar sequência a vacinação dos idosos com 70 anos ou mais e os profissionais de saúde que ainda não tinham recebido a primeira dose da vacina,

A vacinação em pleno final de semana, segue no domingo (27) e de acordo com a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, poderá ter este modelo adotado nos próximos finais de semana, caso o município disponha de doses suficientes.

Esse fim de semana foi possível se fazer essa verdadeira blitz devido a chegada de expressiva quantidade de doses nos últimos dias, além da orientação federal para uso do estoque à segunda aplicação. Governo em seu Plano Nacional de Imunização (PNI) assegura que não haverá percalço à continuidade.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), visitou 05 das unidades na manhã do sábado, sendo a primeira delas a UBS Vereador Lahyre Rosado no Alto do Sumaré que estava preparada para vacinar 300 pessoas.

Profissionais da Saúde

– “Durante a semana, a maioria dos idosos já foi vacinada então vimos poucos deles hoje nas UBS’s. Isso mostra que o município vem acertando na forma com que já vinha trabalhando a imunização dos idosos, com agendamento, sem fila, sem aglomeração e com respeito”, comentou o prefeito.

Na UBS Chico Costa, no Santo Antônio, por exemplo, das 130 doses aplicadas pela manhã, apenas 10 foram para idosos acima de 70 anos. As demais 120 foram para os profissionais de saúde.

Cerca de 250 pessoas participaram dessa operação no âmbito da municipalidade, entre servidores da Saúde e de outras pastas.

Também houve presença de cerca de 80 voluntários e apoio de instituições como a Universidade do Estado do RN (UERN) e o Tiro de Guerra 07-010 de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
sexta-feira - 26/03/2021 - 21:06h
Imunização

Dez UBS’s funcionam sábado e domingo para vacinação

UBSs com vacinas sábado 27 e domingo 28 de março em MossoróDez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão abertas neste final de semana, para acelerar a campanha de vacinação contra Covid-19.

“Para atender os idosos de 70 anos ou mais, as dez UBS’s já estão prontas e com equipes preparadas”, informa a pasta da Saúde através de comunicado oficial.

Elas contarão com reforço de profissionais e acadêmicos de cursos da área de Saúde de várias universidades públicas e privadas de Mossoró. A ação também tem apoio de entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas.

“No final de semana estaremos vacinando os idosos das 8h às 16h em dez polos de vacinação. Teremos 4 vacinadores em cada polo, apoio das universidades com alunos de medicina, de enfermagem e internos dando suporte aos nossos profissionais das UBS’s”, disse a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

UBSs abertas:

UBS Lahyre Rosado (Sumaré);
UBS Maria Soares (vizinho à UPA São Manoel);
UBS Epitácio Carvalho (Pintos);
UBS Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Francisco Nazareno (Aeroporto);
UBS Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS José Leão (Alto da Conceição);
UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas);
UBS Moisés Costa (Redenção);
UBS Marcos Raimundo (Belo Horizonte).

Testagem

Segunda-feira (29), o Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini Neto passará a ser o novo endereço do Centro de Testagem da Covid-19 em Mossoró. A estrutura, que não vinha sendo utilizada para atividades esportivas por causa da Pandemia, receberá o público para testes rápido e de Swab.

O local estará aberto para atender à população todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Leia também: RN recebe mais 66,1 mil doses de vacinas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 26/03/2021 - 13:54h
Liberado

Sem Estadual, Nogueirão ganha tempo para maior aproveitamento

Nogueirão está municipalizado (Foto: Wilson Moreno)

Nogueirão está municipalizado (Foto: Wilson Moreno)

O Estádio Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão), em Mossoró, finalmente foi liberado para uso em diversas atividades, em especial o futebol.

O paradoxo, é que após parecer favorável do Ministério Público do RN (MPRN) e assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na quarta-feira (24), para contínua melhoria do estádio, na quinta-feira (25) a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou o fim do Campeonato Estadual de Futebol 2021 – veja AQUI.

Metas

Secretário de Esporte do município, o professor e ex-jogador de futebol Júnior Xavier não vê no caso um motivo para frustração. Segundo ele, com a municipalização e o fim da interdição judicial, a prefeitura tem tempo para deixá-lo em excelentes condições de uso, afastando novo fantasma de fechamento.

Tendência é que venha a ter um amplo aproveitamento e não apenas na área esportiva.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Esporte
quinta-feira - 25/03/2021 - 10:30h
Poder subterrâneo

Terceirizadas amigas e ex-comissionados, uma relação muito estreita

Diferente, diferentes, sorrir, sorrindo,Muitos ex-detentores de cargos comissionados na gestão Rosalba Ciarlini (PP) estão lotados em terceirizadas que servem ao novo governo.

Não, necessariamente, trabalhando.

As exonerações ocorreram ainda no fim do mandato da ex-prefeita, com acerto para que essas pessoas fossem logo acomodadas nas empresas amigas, digamos assim.

Nos últimos meses da gestão, também não faltou pressa para garantir novos e robustos contratos a essas terceirizadas com a municipalidade.

Tem muito mais mistérios nesse angu do que nosso vã filosofia possa deglutir.

Nada mais posso adiantar (agora), apesar da vontade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Só Pra Contrariar
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/03/2021 - 04:30h
Ao trabalho!

Papo reto na saúde municipal

Jornada de trabalho, relógio de ponto, expediente, relógioAssim, sem qualquer estardalhaço ou rodeio, diretores de unidades de saúde do município de Mossoró têm recebido conselho muito didático, lá das bandas do Palácio da Resistência:

– Não encubra falta de médico que deve dar seu expediente integral.

Quem for omisso, fazendo vista grossa aos sumiços, será literalmente exonerado.

E quem faz a fiscalização é o próprio usuário da saúde pública.

Ou seja, o principal interessado que o serviço funcione.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
sexta-feira - 19/03/2021 - 12:32h
Salários em atraso

Sindicato espera nova proposta ou provocará greve em maio

Reunião de trabalho ocorreu ontem (Foto cedida)

Reunião de trabalho ocorreu ontem (Foto cedida)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) realizou na manhã desta sexta-feira (19), uma assembleia geral on-line. Serviu para repassar informações sobre audiência com o município no dia passado e definir posição sobre o que foi repassado.

A Prefeitura de Mossoró manteve posição de dividir pagamentos salariais deixados pela gestão passada, em cronograma anteriormente proposto (veja AQUI). Já o Sindiserpum tomou posição na assembleia, de que servidores esperarão até o final de abril por mudança nesse quadro. A cobertura do débito em vários meses não agrada.

“No caso de não pagamento até o 30 do próximo mês, o serviço público mossoroense deverá ser paralisado a partir de maio”, informa o sindicato.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 15/03/2021 - 11:10h
Pandemia

Prefeitura de Mossoró socorre Guamaré com oxigênio medicinal

Oxigênio é imprescindível em UTI's (Foto ilustrativa)

Oxigênio é imprescindível em UTI’s (Foto ilustrativa)

A Prefeitura Municipal de Mossoró socorreu a municipalidade de Guamaré com 5 cilindros de 10m2 de oxigênio hospitalar.

É iminente a falta desse produto para atendimento a pacientes com Covid-19, que são atendidos no hospital local.

Até sábado (13), Guamaré tinha 1.020 casos confirmados da doença.

O total de óbitos chegava a 26.

Mossoró fica 157,7 km distantes de Guamaré, município localizado na chamada Costa Branca, com 15.963 pessoas, num território de 258,307 km² .

O Blog Carlos Santos coletou a informação de fonte oficial da PMM.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 12/03/2021 - 15:16h
Administração pública

Vereadora procura informações com secretária e outro requerimento

Hubeônia: cordialidade e acesso (Foto: arquivo)

Hubeônia: cordialidade e acesso (Foto: arquivo)

A vereadora Marleide Cunha (PT) pegou outro caminho para coletar informações administrativas da Prefeitura Municipal de Mossoró. Ela esteve nessa quinta-feira (11) com a secretária municipal da Educação, professora Hubeônia Alencar.

Pessoalmente, pediu dados acerca da quantidade de professores efetivos, contratos temporários e com aulas excedentes com vínculo na pasta, bem como o número total de professores necessários à manutenção e desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Na quarta-feira (10), vereadores governistas rejeitaram requerimento com esse conteúdo e outro sobre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) – veja AQUI.

Secretária garante informações

Segundo informa a assessoria de Marleide Cunha, a secretária “cordial e solicitamente recebeu o requerimento e informou que fará o levantamento e prestará as informações solicitadas”.

Na manhã de ontem, a vereadora também novo requerimento com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), “requerendo maiores e melhores esclarecimentos que não foram possíveis de serem obtidos junto ao gestor municipal”, por impedimento na Câmara Municipal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 10/03/2021 - 13:20h
Covid-19

Padre Sátiro Dantas recebe a segunda dose da CoronaVac

Dia 11 de fevereiro e hoje, dia 10 de março, Sátiro vacinado (Fotomontagem BCS)

Dia 11 de fevereiro e hoje, dia 10 de março, Sátiro vacinado (Fotomontagem BCS)

O padre Sátiro Cavalcanti Dantas, 91, recebeu nesta quarta-feira (10), a segunda dose da vacina CoronaVac, contra o coronavírus, que provoca a Covid-19.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró esteve em seu apartamento, que fica no primeiro andar do Colégio Diocesano Santa Luzia, para realizar o procedimento.

A primeira dose ele tomou no dia 11 de fevereiro último (veja AQUI).

Padre Sátiro tem 67 anos de Colégio Diocesano Santa Luzia e 68 anos de sacerdócio.

Nota do Blog – Bom demais de ver essas imagens.

Venceremos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
quarta-feira - 10/03/2021 - 11:22h
Pandemia

Setor de entretenimento cobrará prefeitura e estado por sobrevivência

Protesto ano passado foi dia 24 de julho (Fotomontagem BCS/arquivo)

Protesto ano passado foi dia 24 de julho (Fotomontagem BCS/arquivo)

Músicos, donos de bares e restaurantes, promotores de eventos e artistas estarão reunidos em ato público na manhã dessa sexta-feira (12), às 8 horas, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Vão pedir atenção das gestões públicas municipal e estadual e da sociedade civil, para a crise no segmento de entretenimento com o recrudescimento da pandemia.

A hastag “Queremos ser ouvidos” está sendo espalhada nas redes sociais.

Ano passado

Também é divulgada incessantemente uma paródia fazendo zombaria do prefeito. Cobram-no por decisões que confrontem decreto estadual.

Ano passado, na primeira onda da pandemia em Mossoró, houve primeira mobilização do setor de entretenimento também em frente à municipalidade, o Palácio da Resistência.

Porém, os desdobramentos não foram satisfatórios.

Na época, era ocupado pela prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP).

Nota do Blog – Situação muito complicada do segmento. À medida que o coronavírus avança, pior ainda.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 04/03/2021 - 09:42h
Covid-19

Mossoró iniciará vacinação de idosos entre 80 e 84 anos

Vacinas chegaram à noite dessa quarta e amanhã começa atendimento (Foto arquivo/WIlson Moreno)

Vacinas chegaram à noite dessa quarta e amanhã começa atendimento (Foto arquivo/WIlson Moreno)

Mossoró recebeu 2.751 doses de Coronavac, na noite desta quarta-feira, (4). O lote da vacina contra Covid-19 faz parte da remessa de 40.800 doses, enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Norte, esta semana.

Do total entregue ao município de Mossoró, 1.281 doses serão destinadas para idosos de 80 a 84 anos. As demais 1.470 doses são para a segunda dose dos idosos acamados e dos idosos de 90 anos ou mais.

Segundo o coordenador de Imunização do município, Etevaldo Lima, até esta sexta-feira (5), será concluída a imunização dos idosos de 85 a 89 anos. Entre 8 a 16 deste mês, Mossoró vacinará idosos de 80 a 84 anos.

Próximo passo

“Quando concluirmos esse público, vamos iniciar a vacinação do público de 75 a 79 anos, com as doses remanescentes. A estimativa é iniciar esse público no dia 17 de março”, informa Etevaldo.

Idosos com 90 anos ou mais, idosos de 85 a 89 anos ou trabalhadores de saúde da linha de frente de enfrentamento à Covid-19, que ainda não receberam a primeira dose, podem ser imunizados a qualquer momento. Isso mesmo após o encerramento dos seus respectivos prazos. Eles seguem sendo prioritários.

A vacinação ocorre mediante agendamento para todos, exceto os casos de idosos acamados, que receberão a segunda dosagem da mesma forma anterior, ou seja, nas próprias residências.

Com informações da PMM.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 02/03/2021 - 19:46h
Atualização

Categorias de agentes de saúde e endemias pedem reajuste

Entidade protocolou pedido (Foto ilustrativa)

Entidade protocolou pedido (Foto ilustrativa)

O Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SINTASE)  protocolou ofício na Prefeitura Municipal de Mossoró. Cobra o pagamento do piso salarial dessas categorias que representa de forma atualizada.

São pleitos referentes ao meses de Janeiro e Fevereiro/2021.

“O reajuste do piso salarial nacional da categoria foi aprovado pela Lei Federal nº 13.708/2018 com vigência a partir de janeiro de 2019 e escalonado para pagamento em 3 anos (2019/2020/2021). A Prefeitura Municipal de Mossoró aprovou a Lei Municipal nº 152/2019 reajustando o piso e escalonando nos anos citados. Porém esse ano a prefeitura não efetuou o pagamento do piso devidamente corrigido, que é de R$ 1550,00 e progredindo de acordo com o nível de cada servidor”, esclarece Nayonara Paula, coordenadora geral do Sintase-Oeste.

“Estamos cumprindo nosso papel com responsabilidade e compromisso e exigimos que a prefeitura também cumpra com o seu compromisso e pague o que é devido”, assinala.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/03/2021 - 14:33h
Mossoró

Pauta da Saúde aguarda audiência com prefeito

Protocolo feito (Foto: divulgação)

Protocolo feito (Foto: divulgação)

Servidores da Saúde do município de Mossoró protocolaram nessa sexta-feira (26), um novo pedido de audiência para apresentação de pauta do segmento ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Anteriormente, tinha sido oficializado uma semana antes – dia 19 do mesmo mês.

Eles vão apresentar os seguintes pontos:

– vencimento dos técnicos e auxiliares menor que o salário mínimo.
– substituição do PMAQ
– Gratificação de plantão e ESF
– congelamento de plantões eventuais
– progressão de carreira
– titulação.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 01/03/2021 - 14:18h
Mossoró

Município garante médicos, a partir de hoje, em todas as UBS’s

Morgana e prefeito Allyson: medida inédita (Foto: WIlson Moreno)

Morgana e prefeito Allyson: medida inédita (Foto: WIlson Moreno)

O município de Mossoró resolve a partir desta segunda-feira (1º), um dos principais problemas da área da saúde: a falta de médicos nas unidades básicas de saúde (UBS’s).

A Prefeitura de Mossoró, através de edital de credenciamento publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), no dia 29 de janeiro, contratou 12 médicos que atenderão às demandas.

A recepção aos novos profissionais aconteceu na manhã de hoje no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto. A solenidade contou com a presença do prefeito, Allyson Bezerra, e da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

“Estamos levando médicos para as UBS’s de Mossoró através de credenciamento de empresa médica. Tem unidade no município que não tem médico há mais de um ano. Nosso objetivo, com essa contratação, é não deixar faltar médico para a população. Os médicos vão atender todos os dias de segunda a sexta”, declarou Allyson.

Responsabilidade

O chefe do executivo explicou ainda que a empresa contratada tem por responsabilidade disponibilizar médico onde houver a necessidade do serviço, como é o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS’s) e Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado, o PAM do Bom Jardim e demais equipamentos de atendimento do município.

A médica Ana Flávia, que já atua na área de Saúde da Família, afirma que a expectativa é a melhor possível. “Praticamente quase todos os médicos têm especialidade em Saúde da Família e Comunidade, que é uma especialidade de unidade básica de saúde, onde nós vamos conseguir fazer um excelente trabalho”, destacou a profissional.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde, destacou que “fizemos uma contratualização e essa empresa se candidatou, cumpriu todos os critérios jurídicos que precisávamos para a aprovação. A empresa nos garante que se um médico faltar, ela vai repor, não teremos problema de abastecimento de profissional médico nem nas unidades básicas de saúde nem nas UPA’s, em nenhuma unidade que precise de médico”.

UBS’s que receberam médicos:

UBS DR. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz
UBS Vereador Lhayre Rosado – Alto do Sumaré
UBS Antônio Soares Júnior – Bom Jesus
UBS Marcos Raimundo Costa – Belo Horizonte
UBS Izabel Bezerra de Araújo – Jucuri
UBS Hipólito
UBS Marina Ferreira – Barrinha
UBS Dr. Helênio Gurgel – Pereiros
UBS Sueldo Câmara – Aeroporto 2.

Com informações da PMM.

Nota do Blog – Se efetivamente não tivermos solução de continuidade, a medida será um feito expressivo e em momento delicado da saúde, em que a atenção básica é tão imprescindível.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 27/02/2021 - 19:52h
Saúde

Mossoró mantém medidas biossanitárias e vigilância contra Covid-19

Comitê aconselha não adotar toque de recolher, como decidido pelo Governo do RN entre 22 e 5h
Comitê teve reunião virtual nesse sábado para tomada de posição (Foto: PMM)

Comitê teve reunião virtual nesse sábado para tomada de posição (Foto: PMM)

O município de Mossoró intensificará as medidas de biossegurança contra a Covid-19, estabelecidas no decreto municipal nº 5.959/2021, publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), quarta-feira (24), edição 602c – veja íntegra AQUI.

O assunto foi discutido na tarde deste sábado (27), em reunião remota do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, colegiado plural e composto por diversos segmentos do Município.

Por meio da Vigilância à Saúde, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito e outros departamentos, a Prefeitura reforçará fiscalização para cumprimento do decreto, especialmente para evitar aglomerações, garantir uso de máscara de proteção e outras medidas importantes.

Não adota toque de recolher, como estabelecido pelo Governo estadual entre 22 e 5 horas do dia seguinte.

Ações contempladas

Com relação ao decreto publicado pelo Governo do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (26) – veja AQUI, que determina, entre outras medidas, a adoção do ensino híbrido na rede pública de ensino, o decreto municipal já atende a essa determinação, segundo a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Referente às atividades religiosas (cultos, missas e afins), o decreto do município disciplina proteção aos participantes, ao estabelecer protocolos de biossegurança, como uso de máscara de proteção, distanciamento social e outras medidas. O decreto do Governo do Estado, por outro lado, o suspende reuniões em igrejas e templos.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, informa que o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 continua mobilizado e avaliando o cenário da pandemia. A qualquer momento, poderá se reunir para discutir eventuais novas ações. “Continuamos atentos”, assegura.

Pluralidade

A reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 contou com a participação dos titulares das secretarias municipais de Saúde (Morgana Dantas), Procuradoria-Geral do Município (Raul Santos), Infraestrutura (Brenno Queiroga), Consultoria-Geral do Município (Humberto Fernandes); Gabinete do Prefeito (Kadson Eduardo); Desenvolvimento Econômico (Franklin Filgueira), Educação (Hubeônia Alencar), Guarda Civil Municipal (Thiago Fernandes).

Também reuniu representantes da Secretaria de Segurança (Cledinilson Oliveira); Vigilância Sanitária (Ivaneuma Fernandes); universidades (professoras Andrea Taborda e Jennifer do Vale); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (Stênio Max); Câmara Municipal de Mossoró (vereador Paulo Igo); Igreja Católica (Padre Charles Lamartine, diretor da Universidade Católica) e Assembleia de Deus (pastor Wendell Miranda).

Com informações da PMM.

Nota do Blog – É preciso se rediscutir fechamento de bares e restaurantes a partir de 22 horas. Não tem qualquer amparo científico, mas de “achismo”.

Hoje (sábado,27), estive num restaurante ao meio-dia com funcionários todos com máscaras, álcool gel disponível, distanciamento razoável entre mesas, música ao vivo, muita gente tomando sua cervejinha. Isso ocorrendo às 22 horas e um minuto proporciona propagação maior do coronavírus? Meio-dia pode por quê?

Estado e municípios devem estabelecer protocolo rígido de vigilância e obediência a cuidados biossanitários. É importante que ocorram sanções graduais (até fechamento temporário do negócio) em casos sistemáticos de desobediência em bares, comércio de rua/shopping, supermercados e outras atividades produtivas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quinta-feira - 25/02/2021 - 18:44h
Sindiserpum

Servidores cobram prazo menor para recebimento de atrasados

Assembleia conduzida por Eliete Vieira ocorreu hoje Foto: reprodução BCS)

Assembleia conduzida por Eliete Vieira ocorreu hoje (Foto: reprodução BCS)

Em duas assembleias realizadas nesta quinta-feira (25), os servidores públicos municipais mossoroenses deliberaram por cobrar da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) uma audiência nos próximos dez dias. Na pauta, diminuição nos prazos do calendário apresentado pelo Executivo no último dia 22 (veja AQUI), de pagamento dos atrasos salariais deixados pela gestão Rosalba Ciarlini (PP).

Caso o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) não seja recebido neste prazo, que finaliza no dia 07 de março, no dia seguinte, dia 08, será realizada uma “parada de advertência”.

Nova audiência

Já a partir de hoje (quinta-feira, 25), começa campanha nas redes sociais com as hashtags #queremosvalorizacao18mesesnao e #audienciaja.

Nesta sexta-feira (26), o Sindiserpum deverá enviar ofício à Prefeitura cobrando a nova audiência. Dirigentes do Sindiserpum já foram recebidos duas vezes pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

A diretora financeira do sindicato, Eliete Vieira, diz que a proposta apresentada pelo prefeito Alysson Bezerra não condiz com o seu discurso de valorização dos servidores: “O servidor precisa ser valorizado de fato. Esse cronograma não atende aos anseios dos servidores. É frustrante e nós iremos agora em busca de todas as formas possíveis para garantir a nossa valorização e o respeito aos nossos direitos”.

As assembleias virtuais dessa quinta-feira foram com os servidores em geral pela manhã e à tarde com os professores.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais / Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 25/02/2021 - 10:24h
Mossoró

Entra em vigor decreto com novo protocolo sanitário

Bebidas após às 22 horas, não pode (Foto ilustrativa)

Bebidas após às 22 horas, não pode (Foto ilustrativa)

Já está em vigor o novo protocolo sanitário de Mossoró, instituído por decreto pela Prefeitura Municipal de Mossoró como prevenção à Covid-19.

Segue recomendações do Ministério Público do RN (MPRN) e do Governo do Estado, com base em estudos e orientações de comitê científico.

Uma das principais medidas está no Artigo 2 do decreto, assinalando proibição de venda de bebidas alcoólicas entre 22 horas e 6 da manhã, tanto em bares/restaurantes como em espaços e ambientes públicos e de uso comum.

Veja AQUI a íntegra do decreto 5.959, que trata desse assunto, no Jornal Oficial do Município (JOM), edição 602c.

Nota do Blog – Particularmente, não vejo razoabilidade nas recomendações do MPRN, comitê científico e Governo do RN, que passam a ser adotadas pelos municípios, da capital ao interior, nessa questão de horário para venda de bebidas alcoólicas.

A propagação do vírus, até onde se noticia, não está vinculada ao horário, mas as condições de falta de cuidados em aglomerações. Ontem mesmo, estive num restaurante lotado ao meio-dia, mas que costumeiramente à noite, tem baixa frequência de pessoas.

A proximidades de mesas e de pessoas, por exemplo, é que ajuda na circulação do vírus, seja dia ou noite. Creio que seria mais sensato cobrar maior rigor no funcionamento, com sanções ao descumprimento dos cuidados já bastante conhecidos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 22/02/2021 - 09:04h
Mossoró

Prefeitura confirma pagamento de folha completa dentro do mês

Prefeito e secretário João Eider: remuneração completa (Foto: Secom)

Prefeito e secretário João Eider: remuneração completa (Foto: Secom)

O servidor da Prefeitura de Mossoró inicia a última semana de fevereiro, com boa notícia: pelo segundo mês consecutivo em 2021, receberá salário base e adicionais no mês trabalhado. O Município pagará a folha de fevereiro, sexta-feira (26), em cumprimento ao calendário anual de pagamento, divulgado no último dia 25 de janeiro.

Até dezembro de 2020, o servidor recebia apenas o salário base ao final do mês. A Prefeitura só creditava demais direitos (horas extras, plantões, insalubridade etc.) ao longo do mês seguinte.

“Mudamos essa realidade: na nossa gestão, o funcionalismo recebe salário base e adicionais ainda dentro do mês”, assegura o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Ele também garante 13º salário, no mês de aniversário do servidor. Lembra ainda o pagamento do 1/3 de férias para professores, em janeiro. Quantos aos salários atrasados de 2020, confirma anúncio de calendário de pagamento, nesta segunda-feira (22). “Honraremos compromisso com o servidor: salário em dia e pagamento dos atrasados”, reitera.

Pendência

Cerca de 1.400 servidores terminaram 2020 sem receber 13º salário, horas extras, diárias, insalubridade e outros direitos, segundo o secretário municipal de Administração, João Eider Furtado de Medeiros. Gerado pela gestão passada, o débito com a folha de dezembro é de R$ 11 milhões e 700 mil. As dificuldades, entretanto, não param por aí.

João Eider lembra que o governo anterior ainda cancelou R$ 78 milhões em empenhos de pagamento, o que dificulta a atualização salarial. “Apesar de tantas adversidades, apresentaremos algo concreto ao servidor em relação aos atrasados”, tranquiliza. Para o secretário, a postura ratifica respeito e compromisso com o servidor municipal.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.