segunda-feira - 30/03/2020 - 22:50h
Mossoró

Governadora e prefeita tratam de medidas contra coronavírus

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve reunida por videoconferência na manhã desta segunda-feira (30) com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.  O objetivo foi tratar do aumento da capacidade do sistema de saúde no município, com a implementação de 170 novos leitos, e também alinhar ações de isolamento social, medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Fátima explicou o Plano de Contingência para Mossoró e a expansão dos leitos que deve atender a população do município e região.

Fátima (na tela) e Rosalba conversaram por videoconferência (Natal-Mossoró) nesta segunda-feira (Foto: PMM)

“A perspectiva é que possamos criar 170 novos leitos. Mas uma das principais pendências é o efetivo de médicos e equipes de enfermagem que possam dar conta da demanda. Convocamos os aprovados no último concurso e, devido à gravidade da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar a contratação temporária de novos profissionais e suprir a necessidade dos hospitais”, disse.

Quanto aos novos leitos para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), ela adiantou que estão sendo firmados os últimos preparativos para que as unidades estejam funcionando, no máximo, até a próxima segunda-feira (6).

A prefeita de Mossoró solicitou apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), para aquisição de material hospitalar que possibilite montar uma ala de 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Raimundo Benjamim Franco, também conhecida como UPA do Belo Horizonte.

De acordo com a prefeita, o espaço, de iniciativa municipal, seria destinado aos pacientes que precisam ficar em observação mas que ainda não necessitam estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ela também solicitou reforço nas divisas com o Ceará, estado que soma alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.

Novos leitos

No Hospital da Polícia militar serão criados 25 novos leitos. O Hospital São Luiz está em negociação para a criação de 20 leitos de UTI e mais 20 enfermarias.

Já no Hospital Rafael Fernandes serão 18 leitos, enquanto que na Casa de Saúde Dix Sept Rosado (CSDR)/Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) serão 10 UTIs e 40 Unidades de cuidados intermediários (UCI/enfermarias).

No Hospital Regional Tarcísio Maia serão 20 novos leitos de UTI e 7 UCI, além de mais 10 leitos de estabilização nas UPAs.

Nota do Blog – Esses números apresentados por Estado e Prefeitura de Mossoró como “novos” sinceramente fogem à realidade. Boa parcela desses leitos já existe e sob ocupação. Como novos?

Parece que elas subdimensionam o problema. Torço para estar muito errado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 18:50h
Mossoró

Apesar da chegada de vacinas, falta produto em UBS’s

Atendimento em veículos é programado por PMM (Foto: PMM)

Três webleitores enviam queixa ao Blog Carlos Santos sobre a vacinação contra a Influenza H1N1 em Mossoró. A programação que dá vazão à terceira remessa do produto (veja AQUI), com 14 mil doses, faltou em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Robson Duarte, por exemplo, desabafou:

– “Boa tarde. Gostaria de relatar um caso que aconteceu comigo hoje (segunda-feira, 30.03.2020), 14h30h, quando me desloquei até à UBS do Abolição para tomar a vacina e quando cheguei lá fui informado que tinha acabado. Fui para a UBS do Doze Anos, como também Alto da Conceição e Pereiros, que funcionam no mesmo prédio. Em todas fui informado que já tinham acabado.”

O outro lado

A municipalidade foi procurada por essa página para se pronunciar. Sua área de Comunicação Social deu a seguinte resposta:

– Pode ter acabado em algumas UBS´s que têm demanda maior – ponderou.

“A remessa chegou no sábado (28).  Foram 14 mil doses destinadas, que correspondem à terceira cota enviada pelo Ministério da Saúde. Amanhã a Prefeitura vai realizar vacinação por “drive thru”, vacinação sem sair do carro, na Estação das Artes Elizeu Ventania, exclusivamente para os idosos que ainda não foram imunizados nas Unidades Básicas de Saúde. A vacinação vai começar das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para se vacinar o idoso ou responsável precisa apresentar documento oficial com foto e Cartão de Vacina”, concluiu.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 12:12h
Campanha nacional

Prefeitura recebe cota de 14 mil doses contra Influenza

A Prefeitura Municipal de Mossoró recebeu reforço ao seu trabalho imunológico. Está com a terceira remessa que o Ministério da Saúde encaminha para Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1.

As doses foram distribuídas entre as 45 salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade.

A Prefeitura de Mossoró já imunizou mais de 20 mil idosos e profissionais de saúde, tendo a meta de vacinar até o dia 15 de abril 35 mil indivíduos desses dois grupos prioritários.

A vacina que o Ministério envia é a trivalente que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B.

Ela não é destinada à prevenção contra a Covid-19, o novo Coronavírus.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
sábado - 28/03/2020 - 09:00h
Alerta

Mossoró soma 13 casos de coronavírus com 8 novos registros

Secretaria Municipal de Saúde também investiga um óbito com suspeita do novo vírus, ocorrido dia 25

A Secretaria de Saúde de Mossoró recebeu, na noite desta sexta-feira (27), a confirmação de mais oito casos do coronavírus no município. Veja abaixo um resumo do quadro clínico dessas pessoas e o perfil delas.

Cinco pacientes estão em isolamento domiciliar, encontram-se bem, alguns já não apresentam mais sintomas. Dois em internamento hospitalar, mas estão estáveis.

Uma paciente internada em UTI ainda inspira cuidados, mas está estável.

Pacientes em isolamento domiciliar: três mulheres de 31, 35 e 40 anos. Dois homens de 37 e 65 anos.

Pacientes em internamento hospitalar: uma mulher de 47 anos e um homem de 61 anos; uma mulher internada em UTI de 50 anos.

Em números atualizados, Mossoró conta agora com 13 casos do novo coronavírus. Em breve os números de suspeitos, descartados e confirmados serão atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A Secretaria de Saúde de Mossoró também está investigando um óbito que ocorreu no dia (25), de uma mulher de 67 anos, com comorbidade. Amostras foram recolhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN) para descartar ou não a suspeita do coronavírus.

Assim que os resultados estiverem prontos a Sesap deve divulgar em seu boletim epidemiológico.

Com informações da Prefeitura de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 27/03/2020 - 11:12h
Oficial

Mossoró tem mais 3 casos de coronavírus e salta para 5

A Secretaria de Saúde de Mossoró confirma mais três casos do novo coronavírus na cidade. Atualmente Mossoró passa a contar com cinco casos confirmados do Covid-19.

Mossoró tem informações adiantadas pela própria municipalidade (Foto: De Fato)

Ontem,26, o boletim epidemiológico havia confirmado um caso em Mossoró.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), deve anunciar até o fim do dia o quantitativo geral do Rio Grande do Norte de casos suspeitos e confirmados.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 27/03/2020 - 09:32h
Utilidade pública

Fique atento a eventuais sintomas do coronavírus

Alerta contra o coronavírus. Veja abaixo algumas dicas para que você esteja atento e possa tomar providências, se for o caso, conforme orientações médicas:O banner é da Prefeitura Municipal de Mossoró. O Blog Carlos Santos divulga sem qualquer ônus ao erário e, por enxergar, exponencial interesse público nas informações, em nome da coletividade.

Venceremos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 26/03/2020 - 19:08h
Situação de rua

Prefeitura anuncia abrigo a pedintes, vereador agradece ação

As pessoas em situação de rua em breve terão um abrigo para proteção durante a pandemia do coronavírus. A iniciativa é da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Município faz ações importantes (Foto ilustrativa)

O local está sendo definido, observando o quantitativo de pessoas que é assistido em Mossoró, além dos aspectos sanitários e de segurança.

Segundo dados do Consultório na Rua, Mossoró conta com 95 pessoas em situação de rua atendidas regularmente com ações de saúde e políticas públicas por meio de integração sócio-assistencial.

Na última sexta-feira (20), o vereador Petras Vinícius (DEM) alertou o município para a urgência no socorro a essa população excluída. Em suas redes sociais nesta quinta-feira (26), ele agradeceu à municipalidade por lhe ter ouvido, mas reiterou que é preciso pressa nas decisões e ações.

Condições degradantes

“Lembro que já tínhamos mostrado um quadro geral sobre a vida dessas pessoas que perambulam pela cidade, ocupando principalmente praças e portas de prédios públicos e privados, em condições degradantes”, citou.

“Além do abrigo, kit de higiene pessoal, assistência médica e alimentação, precisamos estar mais presentes. A municipalidade terá sempre nosso apoio e colaboração ao enxergar esse contingente humano de forma diferenciada”, disse, citando ainda o trabalho de voluntários do grupo “Dom de Amar, que assistem segmentos mais vulneráveis.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quarta-feira - 25/03/2020 - 11:31h
Mais problemas

Unidades de Saúde não possuem mais vacinas contra Influenza

Do Blog Carol Ribeiro e Blog Carlos Santos

No segundo dia da campanha de vacinação contra a Influenza em Mossoró, nessa terça-feira (24), as doses das vacinas na maioria das unidades de saúde de Mossoró não foram mais encontradas.

Influenza tem prioridades (Foto ilustrativa)

As vacinas contra a gripe deve imunizar idosos a partir dos 60 anos, e profissionais de saúde, nessa primeira etapa.

“Após um ‘via crucis’ em quatro UBS’s aqui próximo de casa uma constatação: acabou a vacina para gripe. Só sexta-feira próxima. Foi a previsão passada pelos funcionários”, informa uma fonte ao Blog Carlos Santos.

O outro lado

A Prefeitura de Mossoró enviou nota de esclarecimento sobre o assunto. Segundo o Executivo, a Secretaria de Saúde aguarda novo lote de vacinas contra Influenza enviado pelo Ministério da Saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explica que Mossoró recebeu um lote com aproximadamente 16 mil vacinas, que foram distribuídas entre as 45 salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 25/03/2020 - 10:39h
Mossoró

Quase 900 terceirizados vivem sem salários e são ignorados

Centenas de terceirizados que prestam serviços à Prefeitura Municipal de Mossoró, gestão Rosalba Ciarlini (PP), sentem sobrecarga em suas vidas e de suas famílias com a expansão do coronavírus e o medo que ele impõe. Mas há algo de maior urgência entre essas pessoas: fome.Várias terceirizadas mantêm seus empregados em regime de semiescravidão, pois trabalham e não recebem. E não existe perspectiva de pagamento de salários atrasados e outros direitos, como vale alimentação. Também falta Equipamento de Proteção Individual (EPI) para muitos deles que trabalham em situação de risco.

Levantamento feito pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (SINDLIMP/RN) aponta que pelo menos 890 trabalhadores estão passando privações. “Estão na miséria e quase ninguém fala por eles”, se revolta Aldeíza de Sousa, dirigente sindical. “Fica jogo de empurra entre essas empresas e prefeitura”, complementa.

A empresa Troia Assessoria e Serviços Técnicos LTDA perdeu contrato e deixou 140 pais e mães de família sem receber as verbas rescisórias.

A Athos Assessoria e Serviços Terceirizados tem um estrago ainda maior. São 200 empregados que servem à pasta da Saúde, 200 à Educação e mais 150 à pasta de Administração e Recursos Humanos. Todos passam privações extremas com suas famílias.

A Estratégica Serviços e Representações EIRELI aglomera 200 terceirizados sob sua responsabilidade, também penando para receber em dia.

Leia também: Desprezo – Sem salários e com fome, terceirizados pedem socorro.

O agravante, no caso da Athos, por exemplo, é que recentemente ganhou dois novos contratos (veja AQUI), que passam de R$ 1 milhão e 260 mil reais. Um deles, inclusive, sem licitação. Em 2019, ela faturou mais de R$ 10 milhões com a prefeitura (veja AQUI).

Terminou o ano ainda com outra boa notícia e garantia de cofres cheios. Recebeu contrato de quase R$ 17 milhões (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quarta-feira - 25/03/2020 - 08:10h
Prevenção

Equipe de saúde compra o próprio equipamento de proteção

Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do São Manoel, em Mossoró, os funcionários fizeram uma “vaquinha” e compraram seus próprios Equipamentos de Proteção Individual.Sabem que lidando diretamente com público numeroso e socialmente diverso, acabam sendo também potenciais hospedeiros e transmissores do coronavírus.

Cansaram de esperar pela municipalidade.

Nas redes sociais, eles divulgam a iniciativa que recebe compartilhamento e apoio de um sem-número de pessoas. Ao mesmo tempo, apelam com uso de cartazes, que a população “fique em casa”.

É, não está fácil.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 24/03/2020 - 11:18h
Endemia do desprezo

Sem salários e com fome, terceirizados pedem socorro

Temos recebido apelos de empregados terceirizados que servem a empresas prestadores de serviço na Prefeitura Municipal de Mossoró.

Quadro é de abandono e fome em casa.

Desespero.

Ouvi choro pelo fone, pedido de socorro.

Salários em atraso e desprezo.

Dificuldade até para localizar algum vereador-padrinho do emprego.

Transmito e sou um pouco do eco dessa gente.

Antes, muito antes do coronavírus, eles já viviam a endemia do desprezo e do seu uso como força de trabalho quase escrava.

Não posso reproduzir os áudios e as conversas travadas, em respeito às fontes, que também temem – mesmo com essa situação – perda do emprego e outras perseguições.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais / Política
segunda-feira - 23/03/2020 - 21:20h
Apelo

Pessoas em situação de rua precisam de socorro urgente

O vereador Petras Vinícius (DEM) volta a cobrar uma posição da Prefeitura Municipal de Mossoró quanto a ofício de sua autoria direcionado ao comitê instalado pela prefeitura sobre trabalho de humanização das pessoas em situação de rua. O avanço da pandemia do coronavírus torna ainda mais urgente uma ação ágil.

Petras: pedidos que têm urgência (Foto: arquivo)

Ele solicitou à Prefeitura de Mossoró, nesta sexta-feira (20), que o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública também ofereça assistência à população em situação de rua contra o Covid-19.

O parlamentar, em parceria com o grupo Dom de Amar, propôs disponibilização de local, com chuveiros e pias, para que esse contingente humano tenha higienização pessoal e de suas vestes, além de outros cuidados que dificultem a disseminação do vírus.

“Também pleiteamos kits de higienização para esse público, contendo creme dental, escova de dente, sabão, álcool em gel, máscara facial. E que todas as pessoas em situação de rua sejam incluídas no grupo prioritário de vacinação contra gripe e H1N1”, acrescenta.

Exemplo de Natal

Petras reivindica ainda equipamento público para o programa Consultório na Rua, a fim de proporcionar atendimento humanizado e melhor acomodação, principalmente, os que compõem o grupo de risco. Os pleitos estão contidos no Ofício 02/2020/GVP/CMM.

Em Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) garantiu operação emergencial para atendimento a pessoas em situação de rua.

Em Mossoró, o serviço que vem sendo realizado está aquém ainda da demanda e necessidades dessas pessoas.

No âmbito da municipalidade, é resguardada a informação de que a gestão não tem meios agora para atender plenamente esses pleitos. E o quadro de aumento da pressão com o coronavírus torna tudo ainda mais delicado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 23/03/2020 - 14:12h
Calamidade Pública

Município fecha comércio e toma outras medidas

A Prefeitura de Mossoró publica nesta segunda-feira (23), o Decreto nº 5631 que declara situação de calamidade pública no âmbito do município e dispõe sobre medidas temporárias de prevenção, controle e enfrentamento ao contágio pelo coronavírus COVID19.

Dentre as iniciativas estão restrições ao funcionamento do comércio, suspensão das atividades do Mercado Central e mercado do Vuco-Vuco e de eventos públicos e privados.

De acordo com o texto, as medidas são válidas até 30 de março de 2020.

Com o decreto está suspenso o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto agências bancárias, padarias, supermercados, postos de gasolina, clínicas e farmácias veterinárias, pet shops, transporte coletivo, hotéis e serviços fúnebres.

A medida determina que o Mercado Central e Mercado Vuco-Vuco Lindon Johnson Vieira devem permanecer fechados até a data estipulada.

A Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (mercado da COBAL), o Mercado João Félix (Mercado da Carne e Ave) e o Mercado Pedro Freire da Costa (Mercado do Alto da Conceição) funcionarão observando o disposto no art. 10 do Decreto estadual n. 29.541, de 20 de março de 2020, destinadas unicamente para a comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedadas quaisquer outras atividades, e encerrará suas atividades abertas ao público às 12h.

O decreto também suspende por 90 dias a realização e a concessão de licenças para realização de shows, feiras, congressos e demais eventos similares, públicos ou privados, gratuitos ou onerosos, em recinto aberto ou fechado ao público, em Mossoró.

Com isso, o Mossoró Cidade Junina foi cancelado. As medidas definidas neste decreto serão avaliadas periodicamente pelo Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento   e   Gestão   de   Emergência   em   Saúde   Pública.

O Decreto nº 5631 está disponível na edição desta segunda,23, do Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
domingo - 22/03/2020 - 16:30h
Coronavírus

Prefeitura oferece o “Disque Vigilância” para denúncias

A Prefeitura de Mossoró alterou os números para denunciar descumprimento das medidas de contenção do novo coronavírus.Qualquer cidadão pode acioná-lo, colaborando para que medidas e recomendações técnicas contra a expansão do coronavírus sejam cumpridas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 21/03/2020 - 17:20h
Cidade Junina

Deputado sugere suspensão de festa e uso de verba contra vírus

Parlamentar Allyson Bezerra entende que recursos, nesse momento, devem priorizar urgência da saúde

O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) sugeriu à prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini Rosado cancelar o Mossoró Cidade Junina (MCJ), edição 2020. Para ele, os recursos previstos para o evento devem ser aplicados integralmente na saúde, num remanejamento específico para enfrentar a pandemia do coronavírus em Mossoró.

Ano passado, gestão de Rosalba colocou, oficialmente, mais de R$ 6 milhões em festa (Foto: arquivo)

O assunto foi tratado pelo parlamentar durante uma “Live” (transmissão em redes sociais), as 22 horas dessa sexta-feira (20).

Os reflexos de sua posição ganharam aprovação robusta na internet, com centenas de internautas a avalizando.

À manhã deste sábado (21), a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) reagiu. Praticamente antecipou que tomará essa posição, também usando postagem em redes sociais.

– Nesse estado atual não há condições de realização – afirmou.

Mais de R$ 6 milhões no MCJ

Na terça-feira (17), ela já tinha admitido a hipótese de recuar, avaliando o quadro de progressão do coronavírus no país, estado e Mossoró, como reproduziu o Blog Saulo Vale (veja AQUI).”Nós estamos preocupados com esse momento [de pandemia]”, disse. “Estamos com o evento organizado, planejado, preparado e com muitas coisas já licitadas. Nós vamos avaliar, no momento certo, se o evento será realizado ou não“, disse.

O parlamentar não apenas defendeu a suspensão do evento, como justificou sua sugestão com números e uma prioridade máxima: “Ano passado, oficialmente, a prefeitura investiu R$ 6.035.572,72 (Seis milhões, trinta e cinco mil, quinhentos e setenta e dois reais e setenta e dois centavos) no Cidade Junina, conforme está publicado no Portal da Transparência. Se esse mesmo montante de dinheiro for destinado à luta contra o coronavírus, será possível comprar 100 respiradores, 300 mil litros de álcool em gel e 20 milhões de máscara de proteção, para serem distribuídos à população.”

Caruaru e Campina Grande

Em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), duas das mais antigas e vigorosas festas juninas do país, a preocupação é proporcional ao medo do avanço do coronavírus.

Na cidade paraibana, a semana começou com uma série de medidas restritivas à circulação e aglomeração do povo, fechamento de escolas e outras atividades. Cerca de dez casos estão sob investigação. A princípio, o São João 2020 está mantido.

Em Caruaru, a situação é mais delicada. Já existem 20 casos em investigação e nove outros foram descartados. Governo estadual decretou fechamento de bares, restaurantes, shoppings e suspensão de aulas nas redes pública e privada, entre outras medidas.

A festa poderá ser suspensa.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde
quarta-feira - 18/03/2020 - 11:26h
Saúde pública

Município apresenta série de medidas contra coronavírus

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP), ao lado da vice Nayara Gadelha (PP) e secretária de Saúde Saudade Azevedo, anunciou na tarde desta terça-feira (17), no Salão dos Grandes Atos, durante coletiva de imprensa, uma série de medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) na cidade.

Rosalba apresentou medidas e prefeitura poderá adotar outras, com o passar dos dias (Foto: PMM)

A primeira medida do decreto nº 5611, de 14 de fevereiro de 2020, é a criação de um comitê composto por diversas Secretarias Municipais, o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), que vai funcionar enquanto ocorrer casos suspeitos.

O decreto nº 5611 informa que ficam suspensas na Prefeitura de Mossoró, inicialmente por um período de 15 dias, atividades que reúnam 50 ou mais pessoas nos equipamentos municipais.

O decreto informa também que ficam suspensas viagens a serviços de servidores municipais, excetuadas as necessárias a transporte de pacientes e profissionais de saúde.

Ficam suspensas, pelo prazo de 60 dias, a concessão de férias dos servidores lotados nas Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Rosalba também informou que o Município está estudando e vai criar barreiras sanitárias para ajudar na prevenção do novo coronavírus.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 17/03/2020 - 09:50h
À noite

Prefeitura retira comércio ambulante e causa polêmica

Municipalidade faz remoção pontual e por temor eleitoral ignora expansão incontrolável do problema

A Prefeitura Municipal de Mossoró retirou um trailer instalado à Rua Coronel Gurgel, à noite dessa segunda-feira (16), com uso de guincho e outros equipamentos.

O assunto viralizou nas redes sociais com vídeo de suposto proprietário do equipamento comercial, alegando perseguição ao trabalho informal.

Nesta manhã, a municipalidade deu versão para o caso em nota (veja em boxe abaixo):

A Prefeitura de Mossoró explica que não se trata de remoção de ambulantes. O que ocorreu foi uma situação específica de um trailer instalado em local proibido, no espaço destinado a parada de ônibus na Rua Coronel Gurgel, Centro de Mossoró. O trailer foi interditado no dia 23 de fevereiro.  Não houve contestação do proprietário, ou seja, ele não compareceu à secretaria após o procedimento. Como estava em situação irregular, o equipamento foi retirado durante a noite de ontem. O horário é escolhido pela fiscalização em função da movimentação no trecho, para não causar transtornos ao trânsito no Centro.

PMM

O Blog Carlos Santos recebeu às 22h52 o primeiro compartilhamento desse vídeo. Muitos outros chegaram, com mesmo conteúdo e nenhum esclarecimento seguro. Em face do horário, não contactamos com a municipalidade e passamos a apurar mais informações. O que a princípio era divulgado como remoção de vários trailers, não se confirmou. Pedimos até o auxílio de um taxista amigo para ir no local e averiguar o que de fato acontecia. Atuou como repórter “ad hoc” (para a ocasião): “Seu Carlos, não estão tirando tudo. É só um barraco, mas não sei bem por que só ele”.

Quiosque estava fincado num espaço de embarque e desembarque de passageiros urbanos (Foto: Web)

Às 7h34 desta terça-feira (17), a PMM enviou nota de esclarecimento.

Nota do Blog – Em 2015, o então prefeito Francisco José Júnior iniciou operação para limpar o centro de Mossoró da pulverização de barracos, quiosques e outros negócios ambulantes, que ocupam passeio público e causam vários problemas. Fez a coisa certa da forma errada, assinalamos à época. Acabou não avançando nessa tarefa.

Sem ordenamento de um espaço próprio para acomodação dos comerciantes informais, com condições de sobrevivência digna, além de respeito ao consumidor, toda retirada brusca deve ser questionada. É o que pensávamos à época e pensamos agora, pois não mudamos de opinião porque mudou o inquilino do Palácio da Resistência.

Passados quase cinco anos, tudo está muito pior, com a condescendência do Ministério Público e do próprio setor produtivo organizado, como Sindivarejo, Acim e CDL. Vai piorar, pois estamos em ano político, período em que não se fará nada mesmo. Quem deveria cobrar, não o faz. Quem tem a obrigação de mudar, não o fará porque teme prejuízos eleitorais. Mossoró é realmente um país à parte, com leis próprias.

Essa terra ainda vai cumprir seu ideal.

Acompanhe AQUI série de matérias da época até os dias atuais, que trata do assunto.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 16/03/2020 - 09:16h
Alto Sumaré

Crianças são retiradas de creche devido princípio de incêndio

Princípio de incêndio colocou em pânico crianças e equipe de trabalho da Unidade de Ensino Infantil Maria Caldas (UEI), uma creche, no Alto Sumaré em Mossoró. Episódio ocorreu à manhã desta segunda-feira (16).

UEI Maria Caldas, no Alto do Sumaré, foi obrigada a evacuar crianças; Bombeiros foram acionados (Fotos: cedidas)

Não havia extintor no local e da vizinhança veio o socorro inicial, antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

O princípio de fogo surgiu num ventilador, conforme versão obtida pelo Blog Carlos Santos.

As crianças nada sofreram, além do susto.

A UEI Maria Caldas fica à Rua José Erasmo de Moura.

Já contactamos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mossoró. Pedimos para oferecer maiores informações. Ao seu envio, logo será publicada em atualização dessa mesma postagem.

P.S – 9h23 Nota Oficial

A secretária de Educação saiu há pouco da unidade. Houve um curto-circuito, que provocou um pequeno incêndio. Os bombeiros foram acionados por questão de segurança. A situação já foi controlada e a energia restabelecida.

Prefeitura Municipal de Mossoró.

Nota do Blog – Essa creche já teve diversos problemas. Seu teto já desabou parcialmente, o proprietário do imóvel chegou a fechá-lo no cadeado (veja AQUI) por falta de pagamento de aluguel, aulas foram suspensas por em face de condições precárias de estrutura e segurança. Parece que estão esperando uma tragédia, infelizmente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 14/03/2020 - 19:26h
Fracasso da prefeitura

Moradores da zona rural fazem trabalho de tapa-buraco

Moradores na Agrovila Montana no Polo Maisa, na vastíssima zona rural de Mossoró, tratam de cuidar eles mesmos de acessos às comunidades.Usam pás, enxadas, carroças e mão de obra amiga para trabalho que, segundo eles, substitui o que é obrigação da Prefeitura Municipal de Mossoró.

“Esperar pela prefeitura é fracasso”, diz um morador em postagem em redes sociais.

Leia também: População faz protesto silencio e duro contra gestores.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 13/03/2020 - 23:18h
Coronavírus

Prefeitura adia programação alusiva à emancipação da cidade

A Prefeitura de Mossoró informa que será adiada a programação alusiva à emancipação da cidade, prevista para segunda-feira (16), às 15h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Além das comemorações aos 168 anos de emancipação, o município entregaria o Tributo Ana Floriano à empresária Zilene Marques, do grupo Oeste de Comunicação (TCM-Telecom/FM 95/TCM Internet).

Os dois eventos terão uma nova data.

A medida ocorre em função das orientações de prevenção sobre a proliferação do coronavírus.

O objetivo é evitar aglomerações.

As solenidades contariam com a participação de cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 13/03/2020 - 20:30h
Saúde

Município admite débito mas diz garantir oxigênio a pacientes

PMM diz que 82 pacientes são atendidos (Foto ilustrativa)

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró dá sua versão quanto à denúncia (veja AQUI) do vereador Raério Araújo (PSD) – publicada nesta página -, que atesta falta de oxigênio hospitalar para atendimento a pacientes.

Admite que há débito, garante que tem procurado sanar essas dívidas e assegura que nenhum dos 82 pacientes atendidos pelo serviço está sem abastecimento. Mas não diz se o abastecimento tem quebra de regularidade (reduzido), conforme apontou o parlamentar. Veja abaixo:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró informa que nenhum dos 82 pacientes que participam do Programa de Oxigenoterapia ficou sem oxigênio na cidade.

O município está negociando alguns débitos junto ao fornecedor, mas em nenhum momento a empresa suspendeu o abastecimento para os usuários.

Acompanhe  o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quinta-feira - 12/03/2020 - 11:15h
"Aniversário"

Faz um ano que Rosalba evita receber deputado de Mossoró

Exatamente às 10h do dia 12 de março de 2019, há um ano, a assessoria do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), que tinha assumido o mandato havia pouco mais de um mês, protocolou pedido para que ele fosse recebido oficialmente pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Ofício foi protocolado no Palácio da Resistência no dia 12 de março de 2019 (Reprodução)

A notícia foi dada à época pelo Blog do Barreto (veja AQUI). De lá para cá, Rosalba esquivou-se de receber o parlamentar.  Sequer o cientificou que estaria acomodando uma data para a audiência ou se o receberia algum dia. Silêncio absoluto.

“É meu primeiro mandato eletivo e meu interesse ao procurar a prefeita do município onde nasci e, represento como deputado, foi colocar o mandato à disposição de prioridades e demandas importantes para a população, como emendas à saúde e à infraestrutura, além de questões que pudessem ser tratadas com meu esforço e articulação com outros deputados”, justificou.

Respeito

“Lamento muito que a gente termine sendo tratado como inimigo em vez de sermos vistos como uma força a mais de trabalho em favor de Mossoró, sobretudo porque o grupo dela não elegeu ninguém à Assembleia Legislativa”, comenta o parlamentar. “Acho intolerante, mas respeito”, completa.

O deputado mossoroense foi recebido pela Câmara Municipal de Mossoró, onde apresentou os mesmos propósitos (veja AQUI). Esteve ainda com representantes do setor produtivo (veja AQUI) e outros segmentos organizados.

Nota do Blog – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), setores do empresariado antipatizados pelo governismo e a própria “imprensa vil” (veja AQUI), como cunhou recentemente a prefeita, também não são bem vindos no Palácio da Resistência.

Como essa mentalidade tem feito mal e continuará fazendo mal a Mossoró. Lamentável.

Acompanhe  o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.