segunda-feira - 01/05/2017 - 07:50h
Saúde

Prefeitura informa repasse para média e alta complexidades

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) disponibilizou o recurso de R$ 3.221.505,30 para a efetivação do repasse financeiro para os prestadores de serviço de atendimento de média e alta complexidade.

Os recursos serão para o pagamento dos serviços de oncologia, rede cegonha, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), obstetrícia e laboratórios.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Mossoró já repassou para o atendimento de média e alta complexidade o volume de R$ 13.033.288,00.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quarta-feira - 26/04/2017 - 07:12h
2017

Prefeitura disponibiliza boleto para pagamento do IPTU

A Secretaria da Fazenda informa que já está disponível para emissão o boleto referente ao IPTU 2017.  O contribuinte tem até o dia 31 de maio para efetuar o pagamento com desconto de 30%.

As principais mudanças do IPTU são os descontos de 30% à vista e 10% para pagamento parcelado. As novidades são válidas para o contribuinte que pagar em dia até o vencimento da primeira cota.

Para ter direito ao benefício, além de estar em dia com o imposto nos anos anteriores, é necessário estar com o cadastro regularizado.

Os boletos podem ser emitidos no site da Prefeitura de Mossoró em www.prefeiturademossoro.com.br, no link do Portal do Contribuinte, disponibilizado na página principal no canto esquerdo inferior.

Com informações da Prefeitura de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 14/04/2017 - 10:01h
Prefeitura Municipal de Mossoró

Nomeação de comissionados chega ao total de 438 pessoas

Do Blog Tio Colorau

O Jornal Oficial do Município (JOM), edições 401, 402 e 403, trouxe as nomeações de mais 16 cargos comissionados para a prefeitura municipal de Mossoró. A maioria para a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos. Vejam a lista:

JOM – 401 – 31/03

408 – João Batista Chaves, Previ-Mossoró; e

409 – Clauderlândia Brazão Viana, comunicação social.

JOM – 402 – 07/04

410 – Luiz Eduardo Lima Moura Falcão, secretário de cultura.

JOM – 403 – 12/04

407 – José Alcântara da Silva, educação e cultura;

408 – Letícia de Moura Felix, desenvolvimento social;

409 – Pablo Arnon de Oliveira, infraestrutura e meio ambiente;

410 – Antonio Roberto Nogueira da Rocha, infraestrutura e meio ambiente;

411 – Ronaldo Clélio de Melo Freire, fazenda;

412 – Arthur Guilherme Silva Ferreira de Souza, fazenda;

413 – Maria Consuelo de Souza Batista, educação e cultura;

414 – Diogo Pereira de Aquino, administração e finanças;

415 – Wellington Costa de Oliveira, infraestrutura e meio ambiente;

416 – Franklin Robson da Costa, infraestrutura e meio ambiente;

417 – Francisco Benedito da Silva, infraestrutura e meio ambiente;

418 – Isis Karinne Fonseca Dantas, procuradoria; e

419 – Ananias Felix da Silva Júnior, desenvolvimento econômico.

OBS. Foram subtraídos três números da lista, isso em virtude de exonerações publicadas na edição 403.

Até hoje, dia 14 de abril, foram nomeados 419 (quatrocentos e dezenove) cargos comissionados do segundo e terceiro escalões.

Somados os 19 secretários, o número de cargos comissionados chega a 438 (quatrocentos e trinta e oito).

Nomeações anteriores

Veja abaixo links para todas as postagens anteriores, em sentido cronológico, com as nomeações:

Veja AQUI – Secretariado, primeiro escalão.

Segundo e terceiro escalões:

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 06/04/2017 - 23:14h
Justiça Federal

Audiência define medidas importantes à Saúde de Mossoró

Houve avanços consideráveis hoje, na audiência promovida pelo juiz Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal, com representantes de segmentos da Saúde Municipal e Estadual, Conselho Regional de Medicina (CRM), cooperativas médicas e Junta Interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).

A audiência transcorreu entre 9 e 14 horas, com as seguintes definições:

Primeiro problema

Há retenção ilegal por parte do Governo do Estado, da ordem de R$ 1,314 milhão, referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. Ficou decidido que o Governo do Estado repassa 876 mil até segunda-feira (10) e o restante retido repassa até o final do mês.

Neste mesmo pacote, retém ilegalmente três parcelas de 400 mil (1,2 milhão) que deveriam ter sido passadas para a Prefeitura de Mossoró pagar os custos da UTI Pediátrica no Hospital Wilson Rosado.

O Estado vai devolver estes recursos para a municipalidade. Até segunda-feira depositará 800 mil e até o final do mês o restante.

Juiz Orlan Donato (centro da mesa) conduziu audiência extensa, intensa e importante (Foto: Blog Carlos Santos)

O secretário do Estado da Saúde Pública (SESAP), George Antunes, afirmou que vai providenciar para que o Sistema Único da Saúde (SUS) repasse os recursos inerentes à UTI Pediátrica e ao HMAC direto à conta específica da Prefeitura. A partir daí, o ente municipal deve se obrigar a fazer o repasse até o dia 24 de cada mês para o hospital, dirigido por uma Junta Interventora.

Segundo problema

Dívida do Estado com as cooperativas médicas esteve em pauta. O secretário George Antunes disse que não depende dele e sim do Planejamento e Finanças a garantia de pagamentos. Chegou a sugerir que o juiz bloqueasse os recursos, como ato extremo.

– Eu não vou esperar mais. Já esperei demais. Está havendo atraso e não estão comunicando ao juízo. Atrasam e não justificam – alertou.

Falta o governo estadual cobrir os seguintes compromissos:

– Neoclínica (Cooperativa de Pediatras) – R$ 652.079,00;
– CAM (Cooperativa de Anestesiologistas de Mossoró) – R$ 224.200,00
– Fisioterapia (está em dia);
– NGO (Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia) – R$ 557.980,00;
– SAMA (Terceirizado de plantões médicos) – R$ 249.477,70.

Terceiro problema

A dívida da Prefeitura Municipal de Mossoró com cooperativas e empresas médicas foi posta à mesa. Acabou o ziguezague verbal e a pulverização de notícias “oficiais” longe da realidade dos fatos.

Estão em aberto os meses de dezembro e janeiro. Passam de R$ 1,600 milhão, admitiu o secretário municipal da Saúde, Benjamim Bento:

– CAM – R$ 235.600,00;
– Neoclínica – R$ 782,009,74;
– NGO – R$ 589.000,00;

Se forem somados os valores referentes aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os números chegam a R$ 2.212.283,17.

A Prefeitura, através de seus representantes, como o secretário da Saúde, Benjamim Bento, admitiu que só poderia pagar R$ 805 mil no dia 24 deste mês e parcelar o restante do valor em 15 prestações de R$ 101 mil. Apesar de queixas da parte credora, houve entendimento. Com uma advertência: A partir de agora, também ficou certo que o atraso nos pagamentos ensejará sanções à municipalidade e agentes públicos.

Quarto problema

Retenção irregular dos recursos enviados do SUS, por parte da Prefeitura de Mossoró, no valor de R$ 771.669,59, referentes à produção do HMAC, no mês de novembro de 2016.

O juiz determinou que fosse pago em 15 parcelas. Houve determinação para que a Prefeitura deva repassar os recursos ao hospital até o dia 24 de cada mês, ou será punida com sanções legais.

Empréstimo

O Blog depois fará matéria especial sobre outro aspecto delicado da audiência: empréstimos milionários feitos em 2012 e 2013 de cerca de R$ 5,5 milhões, em favor do HMAC, que geram desconto mensal de 197 mil dos repasses do SUS para o hospital.

Questão tem enredo sinuoso e pode ter desdobramento surpreendente. À época, a Associação Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM) era a gestora do HMAC, também denominado de Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 03/04/2017 - 09:15h
Mossoró

Lote emergencial de insulinas deve começar a ser entregue

A Prefeitura de Mossoró comprou mais um lote emergencial de insulinas para atender os pacientes da rede municipal de saúde. Foram adquiridas 800 do tipo Lantus e 300 Humalog.

Lantus: necessidade urgente (Foto: ilustrativa)

O secretário de Saúde, Benjamin Bento, diz que como a quantidade não é suficiente para atender toda a demanda, a insulina será distribuída para os casos mais urgentes. Ele explica que o Município abriu processo licitatório para a compra do medicamento para o ano todo. Estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões.

Nesse processo emergencial foram mais de R$ 170 mil, dos quais R$  120 mil foram recursos desbloqueados pela justiça, a pedido da Procuradoria Geral do Município (PGM).

O secretário de Saúde Benjamin Bento relembrou que a atual gestão assumiu sem cobertura contratual para comprar as insulinas que são distribuídas para os pacientes cadastrados.

A PMM deve iniciar a entrega do medicamento do lote emergencial nesta terça-feira, 04.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quinta-feira - 30/03/2017 - 00:36h
Mossoró

Permissionários da Praça da Convivência elegem diretoria

Heuber: comando (Foto: arquivo)

A Associação dos Permissionários da Praça da Convivência, em Mossoró, formou sua primeira diretoria à noite dessa quarta-feira (30). Chapa única, votada à unanimidade dos presentes.

Heuber Filgueira foi eleito diretor-presidente, Rhandson Macedo é o diretor-secretário e Wagner Aquino ficou como tesoureiro.

São 18 permissionários atualmente, com quatro lojas ainda fechadas.

Institucionalizados, via associação, os permissionários terão maiores condições de gerenciar os seus interesses na relação com o ente público, a Prefeitura Municipal de Mossoró.

As duas partes têm interesse que a Praça da Convivência volte ao dinamismo de outrora. A clientela agradece.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 29/03/2017 - 17:28h
Mossoró

Câmara aprova recriação da Secretaria de Cultura

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou em sessão ordinária, hoje, a recriação da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto, de iniciativa da Prefeitura, foi aprovado por unanimidade e segue para sanção pela própria prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Tinha sido extinta na gestão Francisco José Júnior (PSD), se transformando num órgão contíguo da pasta da Educação.

Esse projeto é a primeira parte da prometida reforma administrativa pela prefeita Rosalba.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 29/03/2017 - 09:36h
Na Paraíba

Prefeito terá que exonerar sogra devido flagrante nepotismo

Do Blog Robson Pires

O Ministério Público da Paraíba notificou o prefeito de Nova Floresta,  Jarson Santos da Silva (PSB), para que exonere sua sogra, Marta Lúcia Santos Andrade, do cargo de Chefe de Gabinete em até 10 dias. A recomendação ocorre após denúncia de suposto nepotismo cometido pelo prefeito.

O promotor de Justiça, Eduardo de Freitas Torres, entendeu que Marta Lúcia é parente em 1º grau por afinidade do prefeito.

Jarson Santos da Silva terá 10 dias para informar a Promotoria sobre o cumprimento ou não da Recomendação, sob risco de ser alvo de Ação  por Improbidade Administrativa.

Nota do Blog – Já imaginou se o MP da Paraíba atuasse em Mossoró?

Precisaria alugar um bitrem para acomodar as pessoas em flagrante nepotismo, nos três escalões da Prefeitura Municipal de Mossoró, gestão Rosalba Ciarlini (PP).

Não é por acaso que nessa cidade há décadas se adotou a expressão “País de Mossoró” (criação do professor Vingt-un Rosado, já falecido), para se dimensionar suas excepcionalidades. De forma consciente ou intuitiva, o autor a definiu como um arraial incomum, com normas e costumes próprios alheios ao mundo lá fora.

É uma ilha à parte no território nacional.

Parece “Lilliput” (Do livro “As viagens de Gulliver“, de Jonhatan Swift). Não existe. É quase uma ficção, que se diga.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/03/2017 - 18:28h
Terceirização

Ortopedia não recebe há meses; pacientes sofrem também

O médico ortopedista Manoel Fernandes faz um resumo triste e emblemático, da relação entre a terceirizada denominada de “Sociedade de Ortopedia de Mossoró (SOM)” e a Prefeitura Municipal de Mossoró. Na gestão Francisco José Júnior (PSD) e no atual governo Rosalba Ciarlini (PP), o cenário é de claro desrespeito aos profissionais e, em especial, aos pacientes.

Veja abaixo o que ele diz ao Blog Carlos Santos, em  números, para se ter uma ideia mesmo superficial do ocaso e descaso na Saúde:

Manoel Fernandes já tinha alertado sobre caos (Foto: Web)

Falando em terceirizadas! A Sociedade de Ortopedia de Mossoró realizou mais de 130 procedimentos cirúrgicos em 2016, pelo contrato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Não foi pago nenhum!

Prestou plantões nos meses de setembro, outubro, novembro de 2016 e janeiro de 2017.

Não foi pago nenhum deles!

Existem cerca de 400 pacientes aguardando cirurgias em casa. Todos estão sequelados!

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte teve seu serviço em ortopedia fechado.

O PAM (Posto de Atendimento Médico) do bairro Bom Jardim tem um ortopedista.

Estamos entregue a Deus!

Manoel Fernandes (médico).

No dia 1º de fevereiro (veja AQUI), uma postagem já revelava a dimensão desse problema para médicos e principalmente a população.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
domingo - 19/03/2017 - 09:08h
Controle Social

Rosalba se aproxima de 400 portarias a cargos comissionados

Do Blog Tio Colorau

Jornal Oficial do Município (JOM) traz na edição 398-A, datado de 15 de março, as nomeações de mais 12 cargos comissionados para a Prefeitura Municipal de Mossoró, gestão Rosalba Ciarlini (PP). A maioria para a Procuradoria Geral do Município.

Até hoje, dia 19 de março, foram nomeados 367 (trezentos e cinquenta e seis) cargos comissionados do segundo e terceiro escalões.

Somados os 18 secretários, o número de cargos comissionados chega a 385 (trezentos e oitenta e cinco).

Vejam a lista:

356 – Severina de Freitas Pereira, comunicação social;

357 – Talita Pascaly de Souza Duarte, desenvolvimento social;

358 – Luma Emmanoelly Gomes Praxedes dos Santos, desenvolvimento social;

359 – André Manoel Bezerra de Oliveira Farias, infraestrutura;

360 – Aryanna Fernandes de Amorim Saldanha, procuradoria geral;

361 – João Paulo Saraiva de Souza, procuradoria geral;

362 – Marcelo Marinho Maia, procuradoria geral;

363 – Paulo Ricardo Silva Júnior, procuradoria geral;

364 – Adriana Moscoso Mendes Gameleira, procuradoria geral;

365 – Marcelo Queiroz Otelo, procuradoria geral;

366 – Janaina Cláudia de Oliveira Castro Santos, educação e cultura; e

367 – Jailson de Oliveira Soares, gabinete da prefeita.

OBS. Foi subtraído um número da lista, isso em virtude de ter sido tornada sem efeito a portaria nº 483, que nomeou Jacira Pereira de Araújo Guimarães.

Veja abaixo links para todas as postagens anteriores, em sentido cronológico, com as nomeações:

Veja AQUI – Secretariado, primeiro escalão.

Segundo e terceiro escalões:

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI;

Veja AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 14/03/2017 - 07:26h
Decisão

Contas são bloqueadas para pagamento de médicos e hospital

O juiz Orlan Donato, da 8ª Vara Federal, emitiu despacho determinando o bloqueio de contas do Governo do Estado do RN para pagar cooperativas médicas e também ao Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) – em Mossoró.

Na mesma decisão, Donato ainda estabelece prazo de dez dias para a Prefeitura Municipal de Mossoró fazer a cobertura dos seus débitos relacionados às categorias médicas que atuam no HMAC.

O pedido de bloqueio foi feito pelos advogados Gustavo Lins e Lucas Moreira, que prestam serviços à Junta Interventora do hospital.

O Blog Carlos Santos noticiou o problema e denunciou o descaso de Prefeitura e Estado no final de semana (veja AQUI).

O HMAC está sob intervenção judicial desde setembro de 2014.

Veja clicando nesses links adiante uma série de reportagens sobre a história do HMAC, sua intervenção e ações para mantê-lo funcionando com dignidade e sem roubalheira: AQUIAQUIAQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 13/03/2017 - 19:41h
Documentado

Facebook prova que irmã de Rosalba assumiu cargo ilegalmente

Mais claro, impossível. Por mais que a administração da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) tente negar, sua irmã Rosina Ciarlini já tinha assumido de fato (não de direito) o cargo de diretora da “Escola de Artes de Mossoró”, órgão da Prefeitura de Mossoró.

Mais uma vez, a euforia pela ascensão ao cargo denuncia o deslize através das redes sociais.

Na página oficial da Escola de Artes na rede social Facebook, há uma postagem do dia 8 passado (quarta-feira), em que Rosina aparece em várias fotos na direção, incensada pela conquista do cargo.

Rosina é fotografada em 'sua sala' como diretora, apesar de prefeitura negar oficialmente (Foto: reprodução)

O estranho é que não existe qualquer portaria oficialmente publicada com a nomeação dela.

O enredo fica ainda mais complicado, porque a prefeitura negou essa situação através de uma nota em resposta à postagem sobre o assunto, que o Blog do Barreto publicou hoje (veja AQUI).

A nota informou que ela “apenas está trabalhando por dever de ofício, assim como deve fazer qualquer funcionário público efetivo municipal.”

Nota do Blog – O mais sensato e honesto seria a municipalidade pedir desculpas por tentar enganar a opinião pública.

Não é isso o que Mossoró espera de quem elegeu para o quarto mandato.

Coisa feia!

Francamente!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 08/03/2017 - 09:09h
Mossoró

Moradores apelam à prefeitura em meio à escuridão

Prezado Carlos Santos, bom dia!

Peço-lhe espaço para tornar público uma reclamação que vem atormentando os moradores do Alto Sumaré, proximidades do Condomínio Bella Residence.

No Cidade Jardim a imagem diz tudo com luz ao fundo sendo de uma moto (Foto: redes sociais)

A seis dias, toda uma parte do Loteamento Cidade Jardim (parte mais baixa) está totalmente as escuras. Estamos falando de uma centena de casas às escuras, tornando mais propicio a existência de delitos e dificultando por demais a vida dos moradores que necessitam chegar um pouco mais tarde em casa.

Estou falando de escuridão total!

Por três dias seguidos, mantenho contato com o telefone da Prefeitura, formalizo a reclamação, porém sem sucesso. Essa situação merece extrema urgência devido a atipicidade na quantidade de pessoas prejudicadas ao mesmo tempo.

Sinceramente, não entendo essa dinâmica do gestor público ou do legislador em transferir uma responsabilidade técnica dessa envergadura para um ente incompetente, detentor de uma péssimo histórico nessa área.

Essa responsabilidade nunca deveria ter sido retirada da Cosern, que diga-se de passagem, mantinha um canal 24H por dia para esse tipo de atendimento.

Agradeço o espaço disponibilizado e torço por uma solução urgente.

Ernesto Almeida

Nota do Blog – Estamos recebendo muitas outras queixas e, que atestam, ser o problema algo comum e não circunscrito ao período chuvoso.

Ontem, a Cosern emitiu nota (veja AQUI) içando justificativa para problema no Conjunto Monte Olimpo e adjacências.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 21/02/2017 - 15:04h
Mossoró

Câmara aprova à unanimidade projeto sobre piso do professor

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (21), a Lei Complementar N. 128, de 2017, que reajusta o piso dos professores da rede municipal de ensino. A lei, de iniciativa do Executivo, foi aprovada à unanimidade pelos 19 vereadores presentes à sessão, de um total de 21.

Com a decisão da Câmara, o piso do magistério foi reajustado em 7,64%, conforme percentual determinado pelo Ministério da Educação (Mec). Com isso, fica fixado o valor de R$ 2.298,80 para jornada de 40 horas semanais. O salário básico do professor de nível superior com carga horária de 40 horas semanais será de R$ 3.194,09.

O reajuste aprovado hoje representará, segundo estimativa da Secretaria de Administração e Finanças, em incremento de R$ 5,6 milhões anual nas despesas com Educação, compatível com o Orçamento Geral do Município para o exercício de 2017 e créditos adicionais. O valor reajustado será retroativo ao dia 1° de janeiro de 2017.

Com informações da PMM.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 18/02/2017 - 08:16h
Mossoró

Prefeitura muda Unidade Básica de Saúde emergencialmente

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Antônio de Medeiros, localizada no bairro Teimosos, atenderá os usuários em um novo local a partir desta segunda-feira (20).  Os atendimentos serão transferidos para o escritório da região sul da Secretaria de Serviços Públicos.

A mudança é provisória e ocorre devido as chuvas que afetaram a estrutura do prédio onde funciona a unidade.

O trabalho de recuperação dessa e de outras UBS´s atingidas pelas precipitações dos últimos dias já iniciou. As equipes estão trabalhando para minimizar os transtornos à população.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 17/02/2017 - 15:02h
Mossoró

Falta de insulina põe em risco vida de dezenas de pessoas

Segue o drama de usuários de insulina em Mossoró (PMM). Deles, de familiares e amigos, que se irmanam tentando aquisição do remédio que beneficia dezenas de pessoas no município, sopro de vida para todos.

Na Prefeitura Municipal de Mossoró, a ultima vez que houve entrega do medicamento foi em novembro do ano passado.

As insulinas Lantus e Humalog são as com maior demanda.

O Blog, outra vez cientificado do problema, procurou a PMM para que ele se pronuncie sobre o assunto.

O outro lado

O secretário de Saúde Benjamin Bento confirmou que está sendo finalizado o trâmite para abertura do processo licitatório de aquisição das insulinas especiais, distribuídas através da rede municipal.

A Prefeitura de Mossoró pretende garantir o fornecimento das insulinas, incluindo também Humalog e Lantus. “Nos próximos dias a licitação será aberta e a regularização do fornecimento ocorrerá para os todos os pacientes que dependem dessa medicação”, avisou.

Mas não estabeleceu prazo, uma data pelo menos razoável para retomada do serviço.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 17/02/2017 - 10:06h
Lei ignorada

Prefeitura e Câmara não publicam currículo de comissionados

Até o momento, a administração municipal de Mossoró e a Câmara Municipal de Mossoró passam ao largo de uma importante lei sancionada ano passado, ainda na gestão do prefeito Francisco José Júnior (PSD). A Lei Ordinária Nº 3.483, de 25 de novembro de 2016 estabelece a publicação do currículo profissional de todos os nomeados para cargos comissionados.

Francisco José Júnior sancionou lei ano passado, com publicação no JOM (Foto: Raul Pereira)

A proposição foi aprovada em junho de 2016 pela Câmara Municipal de Mossoró, nascida pelas mãos do então vereador Soldado Jadson (SDD).

No portal da Prefeitura Municipal de Mossoró (veja AQUI), a municipalidade chegou a postar matéria no dia 28 de novembro de 2016, às 17h16, atestando a sanção da lei.

Quase 300 comissionados

A resolução é obrigatória para cargos do Poder Executivo e do Poder Legislativo Municipal, devendo ser regulamentada em até 45 dias. Esse prazo já foi superado.

A lei foi publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), edição 384, da sexta-feira, 25 de novembro de 2016. Veja AQUI, na página 5.

Até o momento, Rosalba nomeou quase 300 pessoas para cargos comissionados (veja AQUI).

Nota do Blog – Lei de suma importância para o processo de transparência e controle social, que objetiva publicizar o perfil de cada escolhido, reforçando tese da nomeação por mérito, com base na qualificação técnica e não apenas compadrio e “confiança”.

A atual gestão não pode alegar desconhecimento da lei. Outra vez, parece “esquecer” que é quem mais deve cumprir a lei.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 14/02/2017 - 07:09h
Prefeitura Municipal de Mossoró

Vamos criar Comissão Permanente de Acumulação de Cargos?

Seria de bom alvitre, nesse início de gestão, que a prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) criasse uma Comissão Permanente de Acumulação de Cargos/Função e Empregos na Prefeitura Municipal de Mossoró.

Por quê?

Simples: para não ficar presa ao lero-lero de discurso de campanha e propaganda governamental, no que se refere à transparência e zelo pela coisa pública, enxugamento de despesas e freio a irregularidades por desconhecimento de causa ou má-fé.

E qual o papel desse colegiado?

I – Apurar os casos de possível irregularidade na acumulação de cargos públicos ou no exercício de demais atividades remuneradas;

II – Verificar a compatibilidade horária das atividades desempenhadas pelo servidor da PMM quando da existência de outro vínculo laboral;

III – Identificar casos de nepotismo, nepotismo cruzado;

IV – Orientar os servidores quanto à possibilidade de acumulação lícita de cargos e às vedações impostas pela legislação;

V – Analisar e emitir parecer quanto à regularidade da situação funcional dos candidatos aprovados em concurso ou processo seletivo, que venham a ser nomeados ou convocados pela PMM.

VI – Analisar e emitir parecer referente à situação funcional dos servidores, para fins de afastamento, aposentadoria e mudança de regime de trabalho.

Etc.

O Blog Carlos Santos, mais uma vez, colabora não apenas com críticas e eventuais denúncias, mas sugerindo mecanismo à melhoria do serviço público, que precisa funcionar em favor da comunidade e, não, preferencialmente em favor de poucos.

Acompanhe notas exclusivas e mais ágeis do Blog Carlos Santos por nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 13/02/2017 - 22:56h
Acordo fechado

Precatórios de Prefeitura são negociados com o TRT

A Prefeitura de Mossoró, representada pela procuradora geral do Município, Karina Ferreira, realizou nesta segunda-feira (13) acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para o pagamento dos precatórios que chegam ao valor de R$ 630.000,00.

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrança de valores devidos após condenação judicial definitiva.

“Esse acordo dos precatórios no TRT foi muito positivo. A dívida é referente aos precatórios de 2017 no valor de 630 mil. Conseguimos fazer acordo para parcelamento em 09 parcelas de 70 mil, a partir de abril”, ressaltou Karina.

Ano passado, a Prefeitura chegava a pagar R$ 120 mil de precatórios por mês.

Com informações da PMM.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 10/01/2017 - 13:37h
Realidade

Azul não tem Mossoró ainda como rota para voo comercial

É precipitado e fantasioso se afirmar, como o Blog já captou, que o Aeroporto Dix-sept Rosado voltará a ter voo comerciais em 30 dias ou um pouco mais. Há esforço do Governo do Estado nesse sentido, mas as dificuldades não são poucas.

Jericoacoara e suas belezas naturais turísticas (Foto: divulgação)

Até aqui, não há viabilidade econômica nem amparo técnico, como já postamos (veja AQUI).

A Azul Linhas Aéreas que levanta condições para realizar essa operação em Mossoró (veja AQUI), deixa escapar que outras cidades nordestinas estão bem mais avançadas nessa meta.

São os casos de Serra Talhada-PE, São Raimundo Nonato-PI, Cajazeiras-PB e Aracati-CE.

Exageros

Essa é a verdade, sem exageros.

No dia passado, segunda-feira (9), a Azul Linhas Aéreas confirmou linha entre Recife-PE e Jericoacoara-CE, a partir do dia 7 abril (veja AQUI).

O Governo do Estado do Ceará em sua política de regionalização aeroportuária, apostou nesse endereço turístico de reconhecimento mundial. Foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Jericoacoara para viabilizar rotas aéreas diretas para esse endereço.

É o que existe de certo, absolutamente fechado, em relação à empresa Azul Linhas Aéreas na região Nordeste.

Quanto a Mossoró, Prefeitura e Governo do Estado propagam expectativa que não bate com informações técnicas. Jogam para a “torcida”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 15/12/2016 - 08:02h
Prefeitura Municipal de Mossoró

Juiz determina bloqueio de contas para pagamento de folha

O juiz da Vara da Fazenda da Comarca de Mossoró, Pedro Cordeiro Júnior, analisou mandado de segurança do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), acolhendo pedido de liminar, nesse dia 14.

Com seu despacho, a Prefeitura Municipal de Mossoró tem contas bloqueadas para pagamento de salários em atraso, além de determinar que esse compromisso ocorra até o quinto dia útil subsequente ao mês trabalhado.

Veja no boxe abaixo a decisão:

Decisão foi prolatada pelo juiz Pedro Cordeiro Júnior e tem algumas sanções importantes (Foto: reprodução)

Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quinta-feira - 08/12/2016 - 23:04h
Feriadão

Prefeito deixa sindicalistas e servidores para trás

Enquanto sindicalistas e alguns servidores municipais acampavam precariamente hoje na sede da Prefeitura de Mossoró (veja AQUI), cobrando salários, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) resolveu aproveitar confortáveis acomodações e lazer longe desse endereço e de Mossoró.

Desde quarta-feira (ontem, 7), que ele viajou para a praia de Cumbuco (Caucaia) e Fortaleza no Ceará.

Sem estresse.

Os problemas ficaram para trás, com milhares de servidores que não receberam ainda salário de novembro, ao contrário dos detentores de cargos comissionados e o próprio gestor.

Bye!

Uh-huuuu!!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.