terça-feira - 19/09/2017 - 11:22h
Marcha da Saúde

Relatório detalha sucateamento da Saúde em Mossoró

Petras Vinícius mostra levantamento e números aterradores em dez unidades básicas de saúde e UPA's

Em pronunciamento encerrado há poucos minutos na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Petras Vinícius fez um relatório de visitas suas a dez Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS’s) nos últimos dias, além das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s). Foi o que definiu como “Marcha da Saúde” (veja AQUI).

Faltam muitos medicamentos, médicos, internet, impressora e outros itens básicos na saúde básica (Foto: Cedida)

Sintetizou o que viu e documentou através de entrevistas, fotos e vídeos, ouvindo servidores e clientela.

Abaixo, um resumo do que ele coletou e pretende encaminhar a setores fiscalizadores da Saúde Pública:

UBS’s Chico Porto:

– Área coberta: 3 mil pessoas

– Área descoberta: 2mil pessoas

– Apenas uma equipe (3 equipes seriam necessárias para cobrir toda a área)

– 3 médicos atendem na Unidade;

– Dentistas da Unidade estão atendendo no CEO por falta de condições estruturais nos consultórios odontológicos;

– Duas cadeiras de Dentista paradas;

– A UBS está sem gerente;

– Sem medicação para pressão e diabetes;

– Farmácia Básica com 10% de sua capacidade;

– Atendem cerca de 500 hipertensos;

– Não há sala para Assistente Social;

– Não há Segurança.

UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho:

– 13 fichas/dia;

– Mais de 1600 famílias cadastradas;

– Farmácia Básica com 5% de sua capacidade;

– Falta HiperDia;

– PSF sem enfermeiro há 15 dias;

– Serviços de PSF sem utensílios básicos (os funcionários estão se mobilizando para conseguir material de outros locais de trabalho);

– Duas dentistas trabalhando há 2 anos na UBS apenas com orientações, pois a energia não suporta os equipamentos quando em funcionamento;

– Médico atendendo três vezes por semana;

– Sem fardamento para ACS;

– Apenas 5 ACS trabalhando (seriam necessários mais 5 para cobrirem a demanda da área);

– Apenas uma equipe trabalhando (duas seriam necessárias para cobrir toda a área);

– 6 áreas descobertas;

– A comunidade fez doação de equipamentos de informática (uma impressora e toner);

– Vazamento na caixa de água impede funcionamento da UBS ao menos uma vez por semana;

– Material esterilizado na UPA do Alto de São Manoel;

– Unidade não possui Segurança.

UBS Dr. Aguinaldo Pereira:

– Média de 3 mil pessoas atendidas;

– 2 equipes PSF;

– Faltando 40% dos medicamentos na Farmácia Básica (HiperDia, Psicotrópicos e Analgésicos);

– Salas arrombadas por vândalos e cobertas de rachaduras e mofo;

– Há frequência nos arrombamentos;

– Unidade não possui segurança;

– À espera de licitação para reforma;

– Problemas elétricos impedem o funcionamento do Consultório de Enfermagem.

UBS Mário Lúcio de Medeiros:

– Uma equipe de PSF;

– Farmácia Básica com 20% de sua capacidade;

– Faltam cerca de 80% dos Medicamentos Psicotrópicos sem previsão de chegar;

– Quantidade razoável de remédios de pressão;

– Internet paga pelos funcionários;

– 550 famílias descobertas no Conjunto Novo;

– Comunidade entre Geraldo Melo e Alto da Pelonha, descoberta;

– Média de 3 mil famílias descobertas;

– Prédio com aluguel em atraso;

– Vários roubos, na entrada da Unidade, a populares e funcionários.

UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini:

– Por falta de qualquer mecanismo de Segurança, a Unidade é constantemente arrombada e alvo de vandalismo e roubos de equipamentos;

– 3 equipes de PSF;

– Há mais prontuários da área descoberta que da coberta;

– Farmácia Básica com 20% de sua capacidade;

– Analgésicos e HiperDia em falta;

– Luvas de procedimento e material de Curativo em falta;

– Material para medir glicemia em falta;

– Não há internet;

– Equipamentos pessoais dos funcionários são usados para a marcação de consultas.

UBS Dr. Lucas Benjamim:

– Unidade polo para UBS dos abolições;

– Uma equipe de PSF;

– Analgésicos e HiperDia em falta;

– Psicotrópicos em falta;

– Farmácia Básica com 30% de sua capacidade;

– Área coberta: média de 2200 pessoas;

– Área descoberta: mais de 4mil pessoas;

– Mais de 200 hipertensos;

– Não há internet na Unidade;

– Notebooks pessoais são usados para suprir demanda da Unidade que, praticamente, não possui computadores;

– Não há segurança.

UBS Dr. José Fernandes de Melo:

– Unidade polo para unidades no entorno;

– Sem Psicotrópicos;

– Sem HiperDia;

– Sem Analgésicos há meses;

– Farmácia Básica com 10% de sua capacidade;

– Medicação só é entregue pela manhã;

– Curativos e outros procedimentos são feitos à tarde, pois a sala disponível não possui condições de ser usada e pela manhã todas as outras salas estão em uso;

– Energia fraca, não suporta todos os equipamentos ligados ao mesmo tempo;

– Não possui computadores;

– Internet paga por funcionários;

– Marcação é feita quando funcionários levam seus notebooks ou o atendido leva para marcar em casa;

– Não há ASG na Unidade;

– Não há regularidade na limpeza ao entorno da Unidade;

– Os funcionários não possuem fardamento ou material para trabalhar (há meses não recebem);

– 4 áreas descobertas, mesmo com 2 equipes de PSF.

UBS Raimundo Renê Carlos de Castro:

12 ACS – 2 Equipes de PSF;

Farmácia Básica com 70% de sua capacidade;

– Falta medicação para HiperDia;

– 20% de Insulina necessária;

– Dois dentistas para uma Cadeira (cada turno, um atende, de segunda a sexta);

– População reclama de poucas vagas (4 vagas para extração e 2 para restauração);

– Dois médicos (Apenas um tem carro próprio e o utiliza para visitar os pacientes em domicilio, pois quase sempre falta carro da municipalidade para acompanhar a equipe de PSF);

– Nas sextas, são atendidas as Gestantes;

– Corriqueiramente tem faltado papel para impressão de receitas e exames;

– Funcionários utilizam suas impressoras em casa para facilitar o trabalho;

– Faltam luvas de procedimento, material de curativo e material para teste de glicemia;

– Falta material de limpeza;

– Não há telefone fixo e computadores;

– Ligações são feitas dos celulares dos próprios funcionários;

– Marcações são feitas nas casas dos funcionários

– Não há internet;

– Funcionários estão fazendo “vaquinha de dinheiro” para comprar material infantil para atendimento pediátrico;

– – Não há Segurança.

UBS Sinharinha Borges:

– 2 Equipes de PSF;

– 2 dentistas e 2 médicas (Uma das médicas só atende duas vezes por mês, sendo ela mesma quem escolhe o dia de atendimento – Dra. Ellen);

– 16 fichas/dia;

– Os enfermeiros dividem a mesma sala;

– Sala de curativo disponível, porém sem material (caso o paciente traga o material, o curativo será feito);

– Farmácia Básica com 20% de sua capacidade;

– Sem HiperDia;

– Sem Analgésicos;

– Não há ASG na Unidade;

– Unidade é constantemente alvo de assaltos;

– Guarda Civil passa uma vez a cada expediente;

– Muitas Infiltrações e Portas sem tranca;

– Ar-condicionado com defeito no Consultório do Dentista, Sala da Assistência Social e Enfermagem;

– Internet paga pelos funcionários;

– Botijão de gás emprestado por uma das funcionárias;

– Água e café pagos pelos funcionários.

UBS Caic:

– Está alocada na UBS José Fernandes de Melo, pois a antiga sede não a comporta;

– Falta ASG;

– Falta Digitador para marcar exames;

– Faltam folhas timbradas e folhas de ofício;

– Faltam materiais de curativo;

– Falta funcionário para trabalhar no SAME.

Segundo exposição do vereador, o principal problema é falta de remédios elementares nas UPA’s, como Decadron, Prometazina, Hidrocortizona, Furosemida, Captopril, Soro Ringer Simples, Atrovent, Vitamina K, Transamim, Ipslon, Lidocaína Gel, ABD, Hiocina, Jelcos 22 e 24, Scalps 23 e 21, Seringa de 5ml entre outros.

Servidores se sacrificam

Nas UBS também é escassa a cobertura de remédios e outros insumos, como dificuldade para atendimento à procura por vários exames, como US abdômen total, US obstetra, Oftalmológicos, Dermatológicos, Endocrinológicos e pequenas cirurgias.

Raério critica governo e imprensa (Foto:CMM)

“Quem banca a saúde básica em Mossoró são os servidores, a dedicação deles, o sacrifício deles, até tirando dinheiro do próprio bolso”, desabafou Petras Vinícius.

Governo x oposição

Em seu pronunciamento, Petras foi aparteado por vereadores governistas, mas nenhum contestou suas palavras e relatório. Francisco Carlos (PP), por exemplo, admitiu que “esses problemas serão amenizados, mas não creio que serão plenamente solucionados”. Licitação em andamento, disse, vai atenuar parte dos problemas.

O oposicionista Raério Cabeção (PRB) contestou o discurso do governismo, assinalando que recursos orçamentários com Gabinete da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e com propaganda de seu governo, “vão continuar”, enquanto o povo seguirá sofrendo. E cobrou a imprensa para falar a realidade e a verdade e não apenas “dizer que o vereador não faz nada, não fala nada”.

* Os vereadores Ozaniel Mesquita (PR), Raério Cabeção, Genilson Alves (PTN) e Rondinelli Carlos (PMN) participaram de parte da “Marcha da Saúde” encabeçada por Petras Vinícius.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
segunda-feira - 11/09/2017 - 10:41h
Saúde de Mossoró

Desabastecimento e outros problemas só se agravam

É preocupante o cenário de desabastecimento (remédios e outros insumos básicos), além de outros problemas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) em Mossoró.

Em todas elas, também, o medo com a insegurança.

Situação que só se agrava, apesar da prefeitura insistir em camuflar a verdade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 11/09/2017 - 08:40h
Mossoró

Prefeitura paga 14º salário da Educação antes de greve

Neste final de semana a Prefeitura de Mossoró realizou o pagamento do 14º salário da Educação referente ao ano 2015/2016.

O pagamento, que ficou pendente na última gestão, foi creditado no último sábado, 09, na conta corrente de mais de 700 servidores lotados nas unidades de ensino premiadas com o 14º salário.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Nota do Blog – Governo desdobrou-se para injetar esses recursos com agilidade no final de semana, por um motivo político prioritário e uma razão legal clara.

A estratégia é criar uma “onda” para esvaziar a greve do servidor público marcada para hoje. O professorado não teria muito do que se queixar.

O governismo sabe que Educação e Saúde são as bases de qualquer movimento dessa natureza.

Na Saúde, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM) está cada dia mais com dificuldades de entendimento, numa relação que se deteriorou na gestão Francisco José Júnior (PSD), até o racha político (parcial) do PT com o governante – no final de 2015.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
quarta-feira - 09/08/2017 - 12:21h
Limpeza urbana

Prefeitura diz pagar em dia e não responde por qualquer greve

A Prefeitura Municipal de Mossoró nega que tenha débito com a empresa terceirizada Vale Norte, responsável pela coleta de lixo urbano da cidade. Diz que pagou dia passado a fatura atualizada.

Mas a greve dos garis começou no sábado (5), alastrando-se até hoje.

Também reitera que não tem compromisso salarial com garis ligados à ela.

Em Nota de Esclarecimento, assegura que todo serviço de limpeza urbana será normalizado, seguindo cronograma que a população já conhece.

Não fala, na mesma nota, se a empresa será punida por não cumprir os compromissos assentados em contrato de R$ 13,9 milhões assinado em maio deste ano (validade de seis meses).

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Mossoró informa que a coleta domiciliar de lixo, interrompida em parte da cidade, já foi retomada e o pagamento do serviço à empresa terceirizada está em dia.

De acordo com a cláusula 8.2 do contrato, o pagamento das faturas é realizado após 30 dias da apresentação destas – período para análise e tramitação burocrática, segundo as normas de controle fixadas em lei e em resolução do Tribunal de Contas.

A fatura/nota fiscal, referente aos serviços prestados no mês de junho, foi apresentada regularmente no início de julho e paga em 08 de agosto de 2017, não restando nenhuma pendência financeira por parte do Município.

A Prefeitura não possui vínculo direto com os garis, cabendo a empresa fazer o pagamento das suas remunerações. O recolhimento do lixo é feito por rotas, em dias alternados. A normalização da coleta segue o cronograma definido e conhecido pela população.

Nota do Blog – Se o pagamento da nota mais recente foi feito ontem, claro que existia atraso. Ou não? A greve não começou hoje. Teve inicio no sábado.

Outro detalhe: é cansativo, que mais uma vez  se transfira a quem quer que seja as responsabilidades que são suas.

A prefeitura não possui vínculo direto, mas há relação indireta com os garis grevistas. Ou não? Se a empresa não cumpre suas obrigações, qual o ônus que recai sobre ela? Ou apenas o cidadão deve arcar com os problemas?

Chega de tanto escapismo e nebulosidade nas relações com o cidadão, o contribuinte e a sociedade.

Jogo de palavras é cansativo e insulta a inteligência de pessoas razoavelmente sensatas, esclarecidas e desapegadas de compromissos subalternos com o poder.

Francamente!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 09/08/2017 - 09:40h
Vergonha

Greve em terceirizada faz de Mossoró um lixão a céu aberto

Carroceiros são usados por população para retirada e "desova" do lixo em lugares ermos da cidade

Paralisação na coleta do lixo domiciliar de Mossoró. Mais uma vez. Tornou-se constante. Mês passado foi assim, com a municipalidade evitando até se pronunciar sobre o assunto.

A greve dos trabalhadores da terceirizada Vale Norte Construtora Ltda. afeta toda a cidade.

Lixos estão se amontoando do centro á periferia.

O serviço que já tem sido alvo de muitas queixas, aquém das necessidades do contribuinte, agravou-se sobremodo.

Outra vez, a informação é de arraso no pagamento da folha de pessoal, por problemas no repasse por parte da gestão municipal.

O Blog fez postagem dia passado (veja AQUI) constatando a situação, mas sem ter a dimensão do problema.

Lixo está se amontoando há dias na cidade e veículos de coleta seguem parados na empresa (Fotos: cedidas)

Os trabalhadores tiveram garantia da empresa que até às 22 horas de ontem (terça-feira, 8), estaria tudo sanado financeiramente.

Como não se confirmou o desembolso, seguem parados.

Carroceiro faz “coleta” do lixo

Em algumas localidades, moradores e comerciantes buscam alternativas e contratam até carroceiros para que o lixo seja retirado e “desovado” em qualquer outro local.

Ou seja, remoção de um local para outro, sem que de fato ocorra o descarte correto no Aterro Sanitário (Lixão).

O cenário é assustador e tem se repetido. No mês passado já ocorrera quadro igual.

O agravante, é que a empresa terceirizada tem um contrato multimilionário, ganho sem precisar se submeter a qualquer licitação, com reajuste de serviços de 45,56%, do primeiro contrato em maio de 2016 a maio deste ano.

Contrato que saltou de R$ 9,5 milhões para R$ 13,9 milhões.

Apesar disso, a coleta de lixo segue como algo muito precário, afetando até os chamados bairros “nobres”.

Leia também: Garis param por falta de salários, apesar de contrato milionário AQUI;

Leia também: Prefeita mantém serviço milionário e ‘suspeito’ sem licitação AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 07/08/2017 - 19:18h
Projeto

Prefeitura quer negociar dívida com Previ em quase 17 anos

A Prefeitura Municipal de Mossoró protocolou na Câmara Municipal, o projeto de lei sob o número 1/196, de 2 de agosto, dispondo sobre o parcelamento e “reparcelamento” de débitos da municipalidade, com o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró).

O projeto prevê que a gestão Rosalba Ciarlini (PP) tenha autorização para negociar dívidas com a previdência própria de servidores municipais no largo tempo de 200 parcelas mensais, iguais e sucessivas.

São 16 anos e oito meses. Se nada ocorrer de errado, a municipalidade saldará o ‘rombo’ (montante não divulgado) em 2034.

Segundo o projeto de lei, “serão incluídos no parcelamento e/ou reparcelamento os débitos dos poderes Legislativo e Executivo, inclusive os das administrações indiretas.”

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 01/08/2017 - 12:38h
Economia

Nova pesquisa mostra perfil de público do Cidade Junina 2017

O Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2017 foi objeto de outra pesquisa científica, além de uma já divulgada recentemente pela Universidade do Estado do RN (UERN), por encomenda da Prefeitura Municipal de Mossoró. A sondagem foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).

O trabalho foi solicitado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), através da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN). O IPDC é órgão ligado à própria Fecomércio.

Perfil do público

Quem passa a informação é o presidente do Sindivarejo, Michelson Frota, adiantando que o trabalho está tabulado e será apresentado à próxima semana à cidade, pelo presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz.

– Posso adiantar que são impressões muito interessantes. São dados sobre o perfil do público participante da festa. Ajudarão o empresariado e principalmente à prefeitura – comenta Michelson.

“Fica claro como é preciso planejamento e organização para atrair um público de fora, de outro universo consumidor,  para verdadeiramente irrigar a economia local”, antecipa.

Leia também: trabalhos do IPDC realizados em Mossoró AQUI;

Leia também: Relatório mostra efeito financeiro do Mossoró Cidade Junina AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quarta-feira - 19/07/2017 - 22:32h
Prefeitura de Mossoró

Centro de Especialidades Odontológicas é reaberto

O Centro de Especialidades Odontológicas I (CEO I) teve suas atividades retomadas na última quarta-feira. O Centro está funcionando no prédio do Centro Clínico Governador Lavoisier Maia, conhecido como Hospital da Polícia Militar, localizado no bairro Aeroporto – Mossoró.

O Centro recebeu armários novos, equipamentos complementares para cadeiras odontológicas e ainda um motor cirúrgico de última geração. “São equipamentos de alta qualidade”, destacou Joel Escóssia, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde do município.

O CEO I conta com 14 profissionais que atendem pela manhã e à tarde. Os pacientes recebem o encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde para diversas especialidades oferecidas pelo Centro como endodontia, periodontia, radiologia odontológica, próteses, entre outros.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 13/07/2017 - 17:20h
Mossoró

Prefeitura lança “pegadinha” para tentar receber IPTU

A Prefeitura Municipal de Mossoró lançou uma “pegadinha” para tentar alavancar a arrecadação principalmente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017, que está anêmica, devido reajuste estelar e escorchante. Para isso, lançou o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI).

Segundo sua Comunicação oficial, o PPI destina-se “a promover a liquidação de créditos tributários da Fazenda Pública Municipal vencidos até 31 de dezembro de 2016.”

A manobra é simples, mas pode pegar muitos incautos. Um exemplo: se o contribuinte não atualizar o IPTU 2017, fica sem poder negociar passivo anterior com os “benefícios” do PPI.

Equação difícil à maioria dos devedores, num ano de atividade econômica recessiva, desemprego etc.

Leia também

Condomínios se mobilizam contra IPTU-2017 AQUI.

E fica o alerta da municipalidade: “A adesão ao PPI também evita implicações de negativação e judicialização da cobrança”.

Como diria o Rei Pelé… “Entende?”

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 12/07/2017 - 06:41h
Mossoró

“Festa do Bode 2017” será entre 10 e 13 de agosto

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) está ultimando os preparativos para a realização da Festa do Bode 2017.

A maior caprifeira do Rio Grande do Norte será realiza de 10 a 13 de agosto no Parque Armando Buá.

A programação completa será anunciada nos próximos dias.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 27/06/2017 - 10:37h
Mossoró

Comunidade rural faz ‘vigília’ por saúde em situação humilhante

Através de seus endereços nas redes sociais, o vereador Petras Vinícius (DEM) relata e documenta, com fotografias, a  humilhação sofrida por comunidades rurais em Mossoró. O exemplo é relativo à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Maisa.

"Vigília" junta concorrentes às fichas, numa humilhação que avança pela madrugada na Maisa (Foto: cedida)

“Detectamos uma deficiência no atendimento na Unidade Básica de Saúde, que atende cerca de 5 mil pessoas e não dispõe de fichas suficientes para médicos e dentista. Na noite de hoje (segunda-feira, 26), antes das 22 horas, um grupo de pessoas já estava em vigília esperando a abertura da Unidade, amanhã (hoje) às 7 horas para conseguir fichas”, comenta Petras.

“A comunidade sofre com a redução de 2 para 1 equipe do Programa Saúde da Família (PSF) na UBS. É urgente que a Prefeitura de Mossoró tome as providências necessárias para regularizar o atendimento de saúde à comunidade e que possibilite condições dignas para que a UBS funcione. É inaceitável que situações como essa aconteçam!”, cobra.

Nota do Blog – Aguardamos pronunciamento oficial da Prefeitura Municipal de Mossoró sobre o assunto, se assim o desejar.

Parece que esse povo nasceu mesmo para ser gado, infelizmente. A cada campanha eleitoral, as mesmas promessas, as mesmas garantias messiânicas, a mesma panaceia.

Em redes, outra parte dos sofridos cidadãos (eleitores) aguardam chance de acesso à saúde prometida e sempre usurpada (Foto: cedida)

Mas a realidade continua sendo dura e humilhante. Infelizmente. Homens e mulheres à noite e à madrugada, em condições precárias, tentam ser atendidos e para isso precisam “acampar” horas antes à porta da UBS.

Caso perdido. E vai piorar.

Ah, já sei! A culpa é do ex-prefeito, de Xuxa e Pelé, além de Cabral (aquele do descobrimento).

Com licença: vou ali escutar “O adventista” com Camisa de Vênus. “Eu acredito…!”

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quarta-feira - 21/06/2017 - 09:06h
Arena das Quadrilhas

Prefeitura pede apuração de suposta sabotagem em lona

A Prefeitura Municipal de Mossoró emitiu nota sobre suposta sabotagem na Arena Deodete Dias, onde deveria se realizar o “Festival de Quadrilhas”, interditado no final de semana pelo Corpo de Bombeiros, mas liberada no início desta semana (veja AQUI) após se adequar às normas mínimas de segurança.

A Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Segurança Pública apura tentativa de sabotagem na estrutura da Arena Deodete Dias, ocorrida essa semana.

Conforme relatos da segurança, um funcionário que prestou serviço de montagem à empresa executora da Arena, mesmo após conclusão do trabalho e seu desligamento, pediu para realizar novos reparos no local. Logo depois foram encontrados danos à lona de proteção, além de outras intervenções na estrutura.

A Prefeitura de Mossoró apura o ocorrido e já solicitou Boletim de Ocorrência, que vai subsidiar as investigações.

No sábado (17), o festival foi transferido para um colégio municipal devido interdição do Corpo de Bombeiros, mas mesmo assim, não foi realizado (veja AQUI). O evento faz parte da programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2017.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 17/06/2017 - 09:02h
É muito mais do que você imagina...

Prefeitura tenta esclarecer “incidente” com danos e vítimas

A Prefeitura de Mossoró volta a divulgar uma “Nota de Esclarecimento” sobre o conturbado Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2017. Dá explicação sobre o “incidente” (em vez de “acidente”) que atingiu um carro e uma moto, ferindo duas pessoas – em especial uma mulher que vinha com o marido na garupa desse veículo menor (veja AQUI).

Casal numa moto e carro foram atingidos por estrutura de camarote ontem à tarde (Foto: redes sociais)

Mas não faz referência a outro caso também ocorrido ontem, de desabamento do pórtico que fica à entrada da Estação das Arte Eliseu Ventania, onde se realizam os grandes shows populares do evento. De um local para o outro a distância é de pouco mais de 100 metros.

Exime-se de qualquer culpa (mais uma vez), promete apurar responsabilidades e garante atendimento a supostas ou eventuais vítimas. Além disso, atesta que tudo está sob plena segurança, não obstante sequência de interdições pelo Corpo de Bombeiros.

Leia abaixo:

A Prefeitura de Mossoró informa que o incidente registrado na tarde desta sexta-feira não atingiu a estrutura dos camarotes e sim o tapume de proteção.

Na ocasião, uma pessoa passava no local e se envolveu em um pequeno acidente. A Secretaria de Saúde acompanhou o caso e explica que a vítima teve o atendimento necessário e já foi liberada.

A PMM também acompanha a situação que envolve os danos materiais causados ao proprietário do veículo atingido pelos tapumes, de responsabilidade da empresa ganhadora da licitação.

É importante destacar que um engenheiro da Secretaria de Infraestrutura esteve no local e verificou que o incidente não foi de maior gravidade e não há risco algum aos frequentadores do espaço. Os camarotes institucionais foram vistoriados na tarde de hoje pelo Corpo de Bombeiros, que também atestou a segurança.

A Procuradoria do Município está analisando a situação e se houve negligência por parte da empresa executora do projeto.

Nota do Blog – O assunto precisa ser tratado sem eufemismos e outros escapismos. O festim não pode ser uma permanente ameaça à integridade física das pessoas que participam/trabalham nele e até pessoas e veículos, que “foram envolvidos” e não “se envolveu” (sic) em acidente que poderia ter resultado em tragédia.

Reflitam, parem para pensar. Parem e vejam esse evento como ele é, “um bem imaterial” dos mossoroenses e não uma questão de honra e marketing desse ou daquele político.

O Mossoró Cidade Junina é muito mais do que vocês imaginam.

P.S – A palavra acidente se refere a um desastre e a palavra incidente se refere a um desentendimento ou a um acontecimento imprevisto. Também tem significado de algo que incide, alguma coisa que tem caráter secundário etc.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quarta-feira - 14/06/2017 - 07:30h
Mossoró

Outra vez, novamente, de novo, insulina não é entregue

Prevista para esta quarta-feira (14), a distribuição das insulinas Degludeca (Tresiba) e Asparte deverá começar a ser feita a partir da próxima terça-feira (20). A informação é da Prefeitura Municipal de Mossoró.

O atraso foi devido a questões burocráticas relativas ao faturamento dos produtos pela empresa responsável, segundo informa a responsável pela Farmácia Central, Roseane Lima.

Nota do Blog – Esse drama de incontáveis pessoas e seus familiares parece sem fim. Sai governo, entra governo.

Lamentável!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 12/06/2017 - 21:23h
Mossoró

Prefeitura lembra prazo para pagamento do IPTU 2017

O contribuinte que deseja efetuar o pagamento da primeira parcela e da cota única com 30% de desconto no IPTU deve estar atento já que o prazo termina na sexta (16). A informação é da Secretaria da Fazenda, da Prefeitura de Mossoró.

O boleto pode ser emitido através do Portal do Contribuinte em www.prefeiturademossoro.com.br em um link específico.

O contribuinte pode ainda procurar a Secretaria da Fazenda, que fica localizada na Avenida Alberto Maranhão, Centro, das 7h às 16h.

Dúvidas também podem ser esclarecidas através dos telefones: 3315-4912, 3315-4906 ou 3315-4893.

Por WhatsApp, o Plantão Fiscal pode ser acessado através do 98849-4027.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 22/05/2017 - 10:37h
Mossoró

Prefeitura pensa em renovar frota de ônibus escolar

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) estuda possibilidades para renovar a frota do transporte escolar. Durante a realização da Jornada Pedagógica da Escola da Terra na Escola de Artes na manhã de sábado (20), a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Magali Delfino, informou que o município busca a aquisição de 10 novos ônibus.

O caminho à aquisição pode ser o programa Caminho da Escola do Governo Federal ou, em segundo plano, por meio de empréstimo.

Aos professores e diretores de escolas da zona rural que participam da Jornada, Magali reconheceu que a frota atual, formada por 28 veículos, sendo 6 locados, precisa ser ampliada para que existiam ônibus reservas para substituição em eventuais problemas.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 17/05/2017 - 13:12h
Limpeza urbana

Contratos milionários e sem licitação podem gerar uma CEI

Conversas nos intramuros da Câmara Municipal de Mossoró apontam para hipótese, crescente, de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Foco: a continuada contratação de empresas para limpeza urbana sem licitação e em valores irreais, governo após governo.

Não é querendo desanimar ninguém, mas só um lembrete: nunca, absolutamente nunca, a Câmara Municipal de Mossoró instalou uma Cei. Em tempo algum, reforçamos.

Se obtiver esse feito, parabéns.

Líder da bancada oposicionista, a vereadora em primeiro mandato Isolda Dantas (PT) pode entrar para a história pelo aval ao feito ou ser mais uma.

Aguardemos, pois.

Leia também: Prefeita mantém serviço milionário e ‘suspeito’ sem licitação (AQUI);

Leia também: Prefeitura protege grandes geradores de lixo; cidade paga a conta (AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 14/05/2017 - 08:40h

Cargos comissionados comprometem folha e investimentos

Por Gutemberg Dias

À semana que se encerrou ontem, um dos temas que ocupou o noticiário político de Mossoró, mesmo que tenha sido em sua grande parte na imprensa livre (internet), foi a questão que a Prefeitura Municipal de Mossoró atropelou decreto editado por ela mesma quanto à ocupação dos cargos em comissão. São os chamados “cargos comissionados”, como tratados popularmente.

Pelas contas de Erasmo Firmino, Blog do Tio Colorau (veja AQUI), já são 524 nomeações para ocupar cargos em comissão. Como a lei complementar n. 122/2016 estabelece um total de 702 cargos a serem nomeados pelo prefeito da hora e desse total, 186 são funções gratificadas que devem ser ocupadas por servidores públicos municipais de carreira, restariam apenas 516 cargos a serem nomeados sem que houvesse vínculo algum com o quadro de servidores da municipalidade.

Partindo-se da premissa de que 524 cargos foram ocupados por pessoas que não tem vínculo com a prefeitura, conforme dados colhidos do Jornal Oficial do Município (JOM), a prefeita Rosalba Ciarlini (JOM) desobedece o próprio decreto que assinou e que estabelecia que só preencheria no máximo 50% dos cargos definidos em lei.

Oficialmente, a prefeita já nomeou 173 pessoas além do que seu primeiro decreto prescrevia, como o Blog Carlos Santos apontou em matéria especial (veja AQUI).

A lei complementar n. 122/2016 – que rege a contratação/nomeação dos comissionados – tem um anexo que explicita todos os cargos e funções gratificadas que o gestor tem o direito legal de preencher. O anexo II é composto por uma sequencia de tabelas que especificam os cargos/funções, símbolo, quantitativo e valores unitários.

Muitos perguntam quanto é que a prefeitura gasta com cargos comissionados. Segundo a lei complementar n. 122/2016 a municipalidade pode ter um desembolso mensal de R$ 1.754.375,00 se todos os cargos/funções estiverem ocupados. Porém, vale destacar que esse montante de recursos não está acrescido dos encargos sociais e trabalhistas, que com base no Tribunal de Contas da União (TCU) chega a 69%. Dessa forma, o valor mensal sobe para R$ 2.964.893, 75.

Fazendo uma análise anual dos valores para remunerar os cargos comissionados e as funções gratificadas, a Prefeitura Municipal de Mossoró poderá desembolsar R$ 35.578.725,00 durante um ano fiscal. Se comparado com o montante da receita realizada no ano de 2016 que consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018 (R$ 483.834.199,00), os cargos em comissão nesse ano corresponderam a 7,35% da receita primária do município. Atualmente, a folha de pessoal estaria em torno de R$ 25 milhões, comprometendo bastante a capacidade de investimento do Executivo.

Já para a perspectiva de arrecadação para 2017 esse mesmo percentual cai para 5,27%, número que não acredito que seja alcançado em função da frustração recorrente de receita.

Ainda com base no anexo II da lei complementar n. 122/2016 os cargos com maior quantitativo de vagas para nomeação são as funções gratificas (FG I a IV) que somam 186, Diretores de Unidade (DU) com 140 vagas e, na sequência, os Chefes de Divisão (CD) com 100 vagas para livre nomeação do gestor.

O total desses cargos somam 426 (60%) e representam  31,28% de todo custo com os cargos em comissão.

Os números são incontestes e mostram que a previsão do impacto desse tipo de contratação pela municipalidade tem variação de 5 a 8% sobre o montante da receita primária do município. Não resta dúvida que pode ser melhor trabalhado e reduzido uma parcela desse universo que foi levantado.

Ainda, numa perspectiva de redução do impacto dos comissionados sobre a receita, poderia se pensar no aumento das funções gratificadas que são destinadas aos servidores efetivos. Sem sombra de dúvida é uma sugestão para a reforma administrativa que se avizinha, ou pelo menos foi prometida e que quase cinco meses depois só apareceu de verdade na criação de mais uma secretaria, a da Cultura, com pelo menos outros 50 cargos comissionados.

Pelo visto, o governo da prefeita Rosalba não tinha de verdade um projeto de gestão e com a administração correndo, tenta paralelamente esboçar algo para apresentar à Câmara Municipal.

Outra sugestão é a criação de um mecanismo para controle efetivo das nomeações para que a lei não seja ferida e não descambe para uma sanção ao gestor quanto a uma improbidade administrativa.

Fica a indagação ao webleitor em relação à real necessidade de tantos cargos em comissão e, também, dos servidores terceirizados: será que não são exagerados? Provavelmente, sim. Ainda mais em tempos de crise, com necessidade de redução drástica de custos.

Outro segmento que tem um impacto muito grande sobre a receita são os servidores terceirizados. Acredito que o desembolso mensal da prefeitura nesse segmento deva ser superior em mais de 25% dos valores pagos aos comissionados. A contratação dessas pessoas muitas vezes seguem indicação meramente política, onerando gastos da prefeitura, mas aliviando a pressão politica de grupos e vereadores.

Será objeto de outra análise no futuro.

Gutemberg Dias é geógrafo, mestre pela UERN e empresário

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Artigo
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 08/05/2017 - 11:01h
INSEGURANÇA

Cidade entregue à escuridão não ajuda à segurança pública

À semana passada, a Prefeitura Municipal de Mossoró apresentou à Câmara Municipal seu Plano de Segurança Municipal.

O documento propõe uma série de medidas e antecipa um elenco de providências, para melhorar a segurança pública a partir do papel que cabe à municipalidade.

No Cidade Jardim a imagem diz tudo com luz ao fundo sendo de uma moto (Foto: redes sociais)

Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas… realmente.

O que a prefeitura poderia fazer de melhor, à segurança, omite-se. Deveria priorizar o pleno reparo do sistema de iluminação pública em avenidas, ruas, praças, becos, travessas etc. No plano não consta essa obviedade.

Mossoró é uma cidade nas trevas em locais até mesmo tidos como “nobres”, caso do bairro Nova Betânia e centro.

Há uma arrecadação mensal que passa dos R$850 mil para tão-somente esse fim.

A escuridão é aliada da marginalidade, inimiga contumaz do cidadão de bem (que paga taxa mensal em sua conta de energia elétrica, para ter esse serviço).

Conselhos comunitários, vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do RN (MPRN) e principalmente o cidadão comum precisam se mexer. Há recursos para esse fim, há necessidade urgente e não há atendimento à demanda.

Portanto o maior Plano de Segurança Municipal de Mossoró é iluminar a cidade novamente, retirando-a do apagão. Se cumprir essa obrigação, a prefeitura dará sua maior contribuição à segurança pública.

Veja AQUI o que já publicamos sobre o assunto, sem qualquer solução.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
quarta-feira - 03/05/2017 - 08:49h
Hoje

Prefeitura e Sindiserpum têm nova rodada de negociação

Será realizada nesta quarta-feira (03) mais um encontro com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum). A audiência acontece na Secretaria de Administração a partir das 10h.

A Prefeitura de Mossoró definiu uma comissão formada por secretários municipais para debater assuntos de interesse da categoria.

Entre as pautas estão as discussões sobre as receitas para pagamento do restante das demais faixas de salários referentes ao mês de dezembro de 2016. Além disso, outros pontos de reivindicação apresentados pelo sindicato em assembleia serão debatidos.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 02/05/2017 - 11:18h
O outro lado

IPTU tem alta devido atualização de dados, diz Prefeitura

A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mossoró pronuncia-se sobre a postagem veiculada hoje, por este Blog, sob o título “IPTU surreal deve causar inadimplência recorde” (veja AQUI).

Veja a íntegra abaixo:

Sobre a matéria “IPTU surreal deve causar inadimplência recorde”, a Prefeitura de Mossoró informa que não houve aumento e sim uma atualização da base cadastral.

As informações existentes no banco de dados da Secretaria da Fazenda eram de 1991. O processo de atualização está em fase final e corresponde ao levantamento do tamanho e do padrão construtivo dos imóveis localizados em Mossoró.

Por exemplo, um contribuinte que possuía imóvel de dois quartos e depois de 1991 reformou e construiu um duplex não pagava o valor atualizado, o que passou a fazer a partir de 2017. Outro caso é de um proprietário que possuía apenas o terreno há 25 anos e recentemente construiu uma casa.

O IPTU deste ano também já incide sobre esse bem construído.

A Secretaria da Fazenda informa ainda que a base de cálculo para a cobrança do IPTU é o valor de venda à vista do imóvel. A alíquota incidente é de 1% pra imóvel edificado e 2% pra terreno.

Para quaisquer dúvidas sobre o IPTU, o contribuinte pode procurar a Secretaria, localizada na Avenida Alberto Maranhão, ou ligar para os números: 3315-4912/4893/4896.

O contato também pode ser feito via e-mail: iptu@prefeiturademossoro.com.br.

Neste período a Secretaria da Fazenda está funcionando em horário estendido, das 7h às 16h.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 02/05/2017 - 06:38h
Mossoró

IPTU surreal deve causar inadimplência recorde

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Mossoró virou uma grande barafunda. Uma fila incontável de contribuintes tem motivos de sobra para ignorar a cobrança 2017.

Os números assustam, num comparativo com lançamento do exercício anterior (2016).

Exemplo: contribuinte que recebeu cobrança de R$ 1.664,00 no ano passado, hoje se depara com valor 256 por cento maior, que catapultou o tributo para R$ 5.924,10.

Mesmo com desconto de 30 por cento, esse montante recua para R$ 4.550,00.

No exercício de 2016, o desconto de igual percentual deixou esse proprietário com o dever de pagar R$ 1.280,00.

Bem diferente de R$ 4.550,00 deste 2017.

Nessa marcha, é provável que a administração municipal conviva com inadimplência recorde, num momento em que o erário sangra com queda abissal nas receitas direta e indireta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.