terça-feira - 09/02/2021 - 15:30h
Inelegibilidade

TRE/RN condena ex-governador Robinson Faria e mais 5 pessoas

Robinson: oito anos (Foto: Thyago Macedo)

Robinson: oito anos (Foto: Thyago Macedo)

Do Agora RN e Blog Carlos Santos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu por 4 votos a 3 pela condenação do ex-governador Robinson Faria (PSD) e mais 5 pessoas, pela prática de abuso de poder econômico e político. O julgamento foi concluído à tarde dessa terça-feira (9). Mas, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ambos ficam inelegíveis por 8 anos em ação por abuso de poder econômico referente na campanha de 2018.

A ação foi desencadeada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O presidente da Corte, desembargador Gilson Barbosa, foi responsável pelo voto de desempate. O relator do processo era o desembargador Ibanez Monteiro.

“Não se tratou de um fato isolado, mas de várias condutas com nítida conotação político-eleitoral, as quais foram realizadas durante o período eleitoral ou mesmo no período vedado, com temáticas pertinentes às áreas de interesse do eleitorado, enaltecendo a administração e, por conseguinte, a necessidade de sua permanência”, completou o relator.

Quem votou favorável pela condenação considerou que houve abuso de poder econômico com inauguração de restaurantes populares no ano das eleições, em que Robinson perdeu para atual governadora Fátima Bezerra (PT).

O julgamento condenou Robinson e Ana Valeria Barbalho Cavalcanti, Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, Josimar Custódio Ferreira, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho e Pedro Ratts de Ratis.

A defesa do ex-governador foi feita pelo advogado Felipe Cortez. Nos bastidores, o nome de Robinson era ventilado como um possível nome para concorrer por uma cadeira de deputado federal.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Cabe recurso?

  2. Raniele Costa diz:

    Carlos !
    Eles vão recorrer ! Recorrer ! Recorrer até quando ?

  3. João Claudio - A lá lá ô ô ô ô, ai que calor ô ô ô ô diz:

    Enquanto isso, o filhão tá gastando o meu dinheiro na China.

    Ei, difaí, como é bom atirar com pólvora alheia, né não?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.