• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 29/10/2022 - 09:44h
Globo

Um debate que nada acrescenta na disputa presidencial

Se você foi dormir mais cedo e evitou o debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido pela Rede Globo de Televisão, nessa sexta-feira (28), meus parabéns: és um sábio.

Lula e Bolsonaro repetiram a palavra "mentiroso" várias vezes e os dois podem estar certos (Fotomontagem Web)

Lula e Bolsonaro repetiram a palavra “mentiroso” várias vezes e os dois podem estar certos (Fotomontagem Web)

Diante das câmeras e milhões de expectadores e internautas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) apenas trocaram ofensas e jocosidades. De ambos os lados, a palavra mais pronunciada foi “mentiroso”. Quase nada se ouviu de proposta aos graves problemas da gestão pública e em favor da nação.

O confronto foi tão chinfrim, que a “novidade” foi um direito de resposta do moderador – William Bonner -, que se pronunciou ao fim do primeiro bloco.

Bolsonaro insistiu em associar Lula à imagem de corrupção. O petista, por sua vez, apostou sistematicamente em lhe cobrar realizações no campo da saúde, além de lembrar diversas vezes que os reajustes do salário mínimo em quatro anos sempre estiveram longe do aumento real. Porém, Jair Bolsonaro chegou a prometer um mínimo de R$ 1.400,00 logo em 2023.

Na prática, os dois adversários passaram todo o programa se esquivando de respostas ao que o outro perguntava. Nada acrescentaram à mudança de rumo, de voto, do eleitor. Melhor para Lula, que em todas as pesquisas aparece à frente de Bolsonaro.

O formato do programa colabora para o escapismo e à produção de mentiras em série. Sem jornalistas indagando, com maior embasamento, fica fácil o candidato repetir o que bem entender e não  responder nada de forma consistente. Cada um falou o que quis, jogou para sua bolha – torcida.

No futuro, os debates devem passar por reformulação, para que tenham alguma validade ao eleitor. O uso de recursos multimídias, a intervenção de agências de checagens mostrando inverdades e equívocos de informações dos debatedores e a participação direta, de jornalistas, podem ser saída à melhoria desse tipo de embate.

Vamos ao voto. Chega de debate chato, que só acompanhei até o seu final por dever de ofício.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Não conseguiu suportar 7 minutos, desliguei o televisor e tentei dormir… por cinco minutos só me restava a interrogação… ” O Brasil merece isso?” Orei à Deus solicitando misericórdia para os meus e os demais netos de todos os avós do Brasil, sem esquecer dos nossos jovens que estão terminando faculdade. Que Deus tenha misericórdia de todos. 🙏🙏

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Debate altamente esclarecedor e que desnudou LULA.
    Lula não respondeu a um só questionameto dos muitos levantados pelo candidato Jair Bolsonaro.
    As perguntas que o povo quer fazer ao Lula foram feitas. Ao invés de respondê-las, Lula desconversava.
    O PESADELO ACABA AMANHÃ.
    A CLEPTOCRACIA NÃO SERÁ RESTAURADA NO BRASIL.
    ////
    O STJ ESTÁ JULGANDO RECURSOS DE CONDENADOS POR PRÁTICA DE CORRUPÇÃO. A FILA COMEÇOU A ANDAR.

  3. Amorim diz:

    Quem foi dormir cedo é um sábio, e eu que fui à boêmia?
    Kkkkkkkk
    Um abraçaço

  4. Amorim diz:

    Que fique registrado: o repertório da Banda Corcel 73 é ‘ felomenal”!
    Boa tarde

  5. Marcos Pinto. diz:

    Concordo, em parte, com a sua contextualização. Realmente o debate deixou a impressão de repetitividade quanto a apresentação de temas a serem debatidos/entocados pelos debatedores. Entendo que tem que existir um intenso processo de interatividade jornalística e de eleitores, com enfoque para formulação de perguntas destes dois importantes segmentos sociais. Óbvio que as perguntas dos eleitores terão que ser objeto de seleção entre abordagens em Economia, Emprego, políticas públicas, Meio Ambiente e Segurança Alimentar. Tenho dito.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.