• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 05/02/2021 - 11:08h
Covid-19

Vacinação de idosos gera mais problemas nessa sexta-feira (5)

Vacinação de um público tão especial ainda não fluiu (Foto: BCS)

Vacinação de um público tão especial ainda não fluiu (Foto: BCS)

Do Blog da Chris

Quem resolveu sair de casa hoje para vacinar idosos acima de 75 anos enfrentou uma verdadeira via-crúcis, nessa sexta-feira (5).

Os jornais televisivos, muito cedo, mostraram que a fórmula adotada pela secretaria estadual de Saúde, seguida pelas secretarias municipais, não foi a mais acertada.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN) deveria seguir o exemplo do estado de São Paulo, que dividiu a vacinação dos idosos de forma escalonada, e obteve grande êxito.

Ou seja, um dia para os idosos com idade acima dos 90 anos, que aconteceu hoje; no outro dia, os acima dos 80 anos, depois acima dos 75 anos… e assim sucessivamente. Evitaria aglomerações, dissabores e críticas.

A se basear pelos telejornais da grande imprensa, que mostraram o dia de vacinação na capital paulista, tudo foi bastante tranquilo, diferente do que ocorreu em vários municípios do RN.

O exemplo deveria, também, ser adotado pelos municípios, seguindo, claro, as regras de prioridade, sem fura-filas.

Nota do Blog Carlos Santos – No Rio de Janeiro vi procedimento igual. Em Pernambuco, segundo recebi informações, o idoso é avisado quando chega a vez dele, através de um aplicativo. Escolhe entre os locais de vacinação o dia, hora e local paa ser atendido. Também é importante ser assinalado que o sistema municipal de saúde tem cadastro dos idosos, sabendo endereço etc. e pode se mobilizar para atendimento domiciliar, por datas, faixas etárias e outras características de cada cliente.

Precisamos com urgência evitar mais dificuldades, humilhações e aglomerações que podem concorrer justamente para que o idoso seja atingido pelo coronavírus.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. João Claudio - comentando em formato híbrido e seguindo todos os protocolos sugeridos pela OMS diz:

    Eu num diiiisse que a vacinação ia dá boooode…! Num disse? Num disse?

    Só não está havendo invasão aos postos porque os idosos só tem força e disposição pra comer e depois se deitar numa rede.

    Se os garrotes e novilhas estivessem na fila…sei não, viu?

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Muito provavelmente teremos um aumento nos casos de Covid. Entre os idosos e acompanhantes.
    De quem foi esta idéia de chamar os idosos às UBS?
    Não seria melhor vacinar os idosos em suas residências? Vacinadores e agentes de saúde podem fazer isto tranquilamente.
    Vai ter gasto com gasolina etc. Mas todo o gasto com o deslocamento das equipes de VACINAÇÃO será bem menor do que o custo alguns idosos em UTI provocam, sem contar que óbitos podem acontecer.
    E uma vida não tem preço.
    Bem que os vereadores poderiam colaborar com a campanha de vacinação doando parte da cota de gasolina e até mesmo cedendo os seus carros para transporte das equipes de vacinação.

    • Faustino de Souza diz:

      Concordo plenamente com o sr. Inácio. Os agentes de saúde sabem onde tem idosos, qual a situação deles, se tem capacidade do familiar ou cuidado levá-lo ao posto de saúde. Poderia sim organizar os agentes de saúde juntamente com o enfermeiro(a) para fazer essa vacinação nas casas dos idosos com pré-agendamento. Acredito que seria mais viável.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.