sexta-feira - 01/07/2022 - 21:38h
Sesap

Varíola dos Macacos tem primeiro caso confirmado no RN

Doença se espalha pelo mundo (Foto ilustrativa)

Doença se espalha pelo mundo (Foto ilustrativa)

O primeiro caso de “varíola dos macacos” está confirmado no RN. A informação oficial é da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP).

A oficialização ocorre nesta sexta-feira (1º), mas num trabalho de investigação iniciado dia 23 passado.

O paciente de 40 anos de idade está sendo tratado em casa e presume-se que tenha contraído a doença em viagem à Europa, precisamente Espanha.

“O paciente está bem, em casa, em isolamento, e segue sendo monitorado pela equipe de infectologistas do Hospital Giselda Trigueiro. É importante destacar pra toda a população que nós já mantemos na rede estadual um fluxo de atendimento em diagnóstico para possíveis casos de monkeypox [varíola dos macacos] aqui no RN”, comunicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

A transmissão acontece por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio.

Os sintomas iniciais costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios, exaustão. A erupção cutânea pode ocorrer entre o primeiro e terceiro dia da manifestação da doença, ou um pouco mais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Categoria(s): Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2022. Todos os Direitos Reservados.