Em endereços próprios em redes sociais, hoje, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reproduziu informações veiculadas pela InterTV Cabugi sobre o drama de vÃtimas de câncer em Mossoró e da região.
Gente está morrendo, porque Prefeitura, Estado e anestesiologistas não se entendem.
Cruel, muito cruel.
Leia o que relata a deputada:
Boa noite, amigos.
Passando para fazer um desabafo com vocês. Hoje, o RNTV trouxe um assunto que já alertamos inúmeras vezes, inclusive, apresentando requerimento na Assembleia, cobrando solução urgente para o problema, que é a crise na assistência à pacientes com câncer em Mossoró.
Para se ter ideia da gravidade da situação, mais de 400 pacientes aguardam retirada de tumores e outros procedimentos essenciais contra diversos tipos de câncer. Isso porque as cirurgias ambulatoriais no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) estão paralisadas há quase quatro meses devido à greve de médicos anestesiologistas.
Esse problema seria resolvido se a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado fizessem parceria, como foi feito em Natal, para pagar adicional de 150% sobre a tabela SUS para os médicos que fazem as cirurgias no Centro de Oncologia.
Em Natal, o Governo entra com contrapartida de 60% do valor pago aos profissionais, e a Prefeitura paga os 40% restantes.
Então, está mais do que na hora de a Prefeitura de Mossoró e o Estado resolverem esse impasse, e garantir isonomia no pagamento por cirurgias feitas em Natal em Mossoró. Porque, caso contrário, as greves seguirão acontecendo, e os pacientes continuarão sendo prejudicados.
Esse tipo de descaso do Poder Público está criando uma situação mais do que absurda: os pacientes com câncer vivem uma verdadeira loteria da vida.
Essa trágica realidade precisa mudar, a crise no tratamento contra o câncer em Mossoró necessita ser resolvida, com urgência, o Poder Público tem que agir imediatamente, porque o câncer não espera.
O povo de Mossoró e de vários outros municÃpios do Rio Grande do Norte não merecem essa situação absurda.
Fica aqui, mais uma vez, nosso apelo em favor da vida.
Larissa Rosado
Sei que a Prefeitura está erradÃssima em não priorizar o pagamento da área da saúde, mais vamos e venhamos senhores anestesiologistas! Cadê o juramento que vocês fizeram? São vidas! Não estou dizendo que vocês não merecem ganhar o mesmo salário que os médicos de Natal, mais pelo amor de Deus tenham misericórdia desse povo!
Colocar a culpa em cima dos profissionais de saúde quando é responsabilidade das autoridades municipais e estaduais resolver questão de saúde é complicado. Não sou médica, porém eu como cidadã não sei qual desculpa dar aos meus cobradores, as minhas contas pessoais, quando a prefeitura me diz que vai passar 03 ou quatro meses para acertar comigo um trabalho que realizei a 30 dias atras. Pois é isso que acontece no nosso municÃpio. Assistência é prestada, porém pagamentos referente a assistência – quando é pago – so chega a acontecer com um intervalo de 5 a 6 meses com a justificativa que não há verba para pagamentos e eu como cidadão tenho que acreditar nisso?? É demais….
Não priorizam a vida para colocar em primeiro lugar o abrilhantamento de festas e as construções de templos religiosos tão suntuosos a ponto de fazerem o de Salomão parecer um puxadinho,
Bancam, quase diariamente, com dinheiro público, carros de som para animar movimentos caçadores de dizimistas pelas ruas de Mossoró, inclusive atrapalhando o trânsito, esquecendo-se que estes recursos tão mal utilizados poderiam salvar vidas.
Alguma providência tem que ser tomada por alguém. Até porque dinheiro na prefeitura existe e não é pouco. Prova disto é o aluguel de uma casa, por preço despropositado, onde o vice-prefeito continuará a nada fazer, mas longe ficará da sede da prefeitura, onde sua presença incomoda, já que pode, lá estando, tomar conhecimento de quem entra e sai para tratar o que ninguém sabe, mas todos desconfiam.
Quantos mais terão que morrer para que os defensores da justiça social e dos direitos humanos, que tão orgulhosamente desfilam pelas praças ostentando retratos de santa nas blusas, se manifestem?
Fico a me perguntar se ao invés de seres humanos fossem os jumentos de Apodi que estivessem sendo vitimados o Vereador Tomaz Neto não já teria colocado carros de som nas ruas.
Os médicos estão revoltados pela discriminação que sofrem, mas isto não lhes dá o direito de cruzarem os braços e assistirem tranquilamente seres humanos morrerem por falta de uma assistência que podem prestar.
As pessoas que podem mediar uma negociação se calam. Pessoas que tem forte influência sobre toda a população se escondem e fogem do problema. Em Roma fica o Papa Francisco pregando para ouvidos que não escutam. E neste jogo de faz conta os pobres morrem. OS POBRES MORREM!
Domingo, na missa das nove, médicos, prefeito, vereadores e familiares recebendo a comunhão das mãos do bispo. Em seguida, todos juntos, condenarão Pilatos.
QUE MUNDO É ESTE, MEU DEUS?
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
Os polÃticos parecem não terem nenhuma sensibilidade para as questões humanitárias. Preferem gastar dinheiro para se promoverem na mÃdia do que apresentar solução para os problemas existentes. Como sempre, a maioria estão preocupados somente com os ganhos que possam ter, não tendo capacidade de compreender que é preciso ser digno, respeitando a dor de quantos passam pela a aflição da doença. Se não houvesses tantos interesses materiais, a polÃtica seria uma coisa muito importante e séria, mas na atual conjuntura desvirtuaram o conceito de polÃtica, passando a existir somente a má vontade por parte da maioria. É caso para o prefeito lançar uma proposta e desafiar o Estado a participar também. Mas, enquanto existe o empurra para lá e para cá, nada se resolve e muitos agonizam.
O que Larissa Quer? Que fazia o hospital da mãe dela, a não ser lavar dinheiro, agora quer pousar de mesmo ela?
O maior e mais maligno cancer brasileiro estar alojado na esfera municipal, estadual e federal. Politicos engordando atravez da corrupção miserável dos pobres com cancer.
Todos sao culpados.
O Estado, a Prefeitura, e a Justiça.
Porque.
Má gestao, governos personalista, e justiça incompetente.
E nao adianta o cidadao reclamar, porque a única soluçao possÃvel ainda nao está ao alcance da populaçao brasileira.
O fim do populismo, da manipulaçao e da corrupçao.
Através da educaçao, da independencia intelectual, da cidadania.
Recorrer a justiça, só se for para relembrar os mortos.
Processos duram anos, óbtos se mutiplicam, gestoes sao mantidas ou transfgeridas, e a justiça dando tempo ao tempo.
Se sobreviver.
Aconteceu comigo.
Com 150% na tabela SUS, quanto ganha mesmo um médico em NATAL?