• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 08/12/2014 - 22:40h
Genocídio

Vîtimas de câncer enfrentam “loteria da vida”

Em endereços próprios em redes sociais, hoje, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reproduziu informações veiculadas pela InterTV Cabugi sobre o drama de vítimas de câncer em Mossoró e da região.

Gente está morrendo, porque Prefeitura, Estado e anestesiologistas não se entendem.

Cruel, muito cruel.

Leia o que relata a deputada:

Boa noite, amigos.

Passando para fazer um desabafo com vocês. Hoje, o RNTV trouxe um assunto que já alertamos inúmeras vezes, inclusive, apresentando requerimento na Assembleia, cobrando solução urgente para o problema, que é a crise na assistência à pacientes com câncer em Mossoró.

Para se ter ideia da gravidade da situação, mais de 400 pacientes aguardam retirada de tumores e outros procedimentos essenciais contra diversos tipos de câncer. Isso porque as cirurgias ambulatoriais no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) estão paralisadas há quase quatro meses devido à greve de médicos anestesiologistas.

Esse problema seria resolvido se a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado fizessem parceria, como foi feito em Natal, para pagar adicional de 150% sobre a tabela SUS para os médicos que fazem as cirurgias no Centro de Oncologia.

Em Natal, o Governo entra com contrapartida de 60% do valor pago aos profissionais, e a Prefeitura paga os 40% restantes.

Então, está mais do que na hora de a Prefeitura de Mossoró e o Estado resolverem esse impasse, e garantir isonomia no pagamento por cirurgias feitas em Natal em Mossoró. Porque, caso contrário, as greves seguirão acontecendo, e os pacientes continuarão sendo prejudicados.

Esse tipo de descaso do Poder Público está criando uma situação mais do que absurda: os pacientes com câncer vivem uma verdadeira loteria da vida.

Essa trágica realidade precisa mudar, a crise no tratamento contra o câncer em Mossoró necessita ser resolvida, com urgência, o Poder Público tem que agir imediatamente, porque o câncer não espera.

O povo de Mossoró e de vários outros municípios do Rio Grande do Norte não merecem essa situação absurda.

Fica aqui, mais uma vez, nosso apelo em favor da vida.

Larissa Rosado

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Francisco Bezerra diz:

    Sei que a Prefeitura está erradíssima em não priorizar o pagamento da área da saúde, mais vamos e venhamos senhores anestesiologistas! Cadê o juramento que vocês fizeram? São vidas! Não estou dizendo que vocês não merecem ganhar o mesmo salário que os médicos de Natal, mais pelo amor de Deus tenham misericórdia desse povo!

    • Conceição Costa diz:

      Colocar a culpa em cima dos profissionais de saúde quando é responsabilidade das autoridades municipais e estaduais resolver questão de saúde é complicado. Não sou médica, porém eu como cidadã não sei qual desculpa dar aos meus cobradores, as minhas contas pessoais, quando a prefeitura me diz que vai passar 03 ou quatro meses para acertar comigo um trabalho que realizei a 30 dias atras. Pois é isso que acontece no nosso município. Assistência é prestada, porém pagamentos referente a assistência – quando é pago – so chega a acontecer com um intervalo de 5 a 6 meses com a justificativa que não há verba para pagamentos e eu como cidadão tenho que acreditar nisso?? É demais….

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Não priorizam a vida para colocar em primeiro lugar o abrilhantamento de festas e as construções de templos religiosos tão suntuosos a ponto de fazerem o de Salomão parecer um puxadinho,
    Bancam, quase diariamente, com dinheiro público, carros de som para animar movimentos caçadores de dizimistas pelas ruas de Mossoró, inclusive atrapalhando o trânsito, esquecendo-se que estes recursos tão mal utilizados poderiam salvar vidas.
    Alguma providência tem que ser tomada por alguém. Até porque dinheiro na prefeitura existe e não é pouco. Prova disto é o aluguel de uma casa, por preço despropositado, onde o vice-prefeito continuará a nada fazer, mas longe ficará da sede da prefeitura, onde sua presença incomoda, já que pode, lá estando, tomar conhecimento de quem entra e sai para tratar o que ninguém sabe, mas todos desconfiam.
    Quantos mais terão que morrer para que os defensores da justiça social e dos direitos humanos, que tão orgulhosamente desfilam pelas praças ostentando retratos de santa nas blusas, se manifestem?
    Fico a me perguntar se ao invés de seres humanos fossem os jumentos de Apodi que estivessem sendo vitimados o Vereador Tomaz Neto não já teria colocado carros de som nas ruas.
    Os médicos estão revoltados pela discriminação que sofrem, mas isto não lhes dá o direito de cruzarem os braços e assistirem tranquilamente seres humanos morrerem por falta de uma assistência que podem prestar.
    As pessoas que podem mediar uma negociação se calam. Pessoas que tem forte influência sobre toda a população se escondem e fogem do problema. Em Roma fica o Papa Francisco pregando para ouvidos que não escutam. E neste jogo de faz conta os pobres morrem. OS POBRES MORREM!
    Domingo, na missa das nove, médicos, prefeito, vereadores e familiares recebendo a comunhão das mãos do bispo. Em seguida, todos juntos, condenarão Pilatos.
    QUE MUNDO É ESTE, MEU DEUS?
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

  3. Saturnino diz:

    Os políticos parecem não terem nenhuma sensibilidade para as questões humanitárias. Preferem gastar dinheiro para se promoverem na mídia do que apresentar solução para os problemas existentes. Como sempre, a maioria estão preocupados somente com os ganhos que possam ter, não tendo capacidade de compreender que é preciso ser digno, respeitando a dor de quantos passam pela a aflição da doença. Se não houvesses tantos interesses materiais, a política seria uma coisa muito importante e séria, mas na atual conjuntura desvirtuaram o conceito de política, passando a existir somente a má vontade por parte da maioria. É caso para o prefeito lançar uma proposta e desafiar o Estado a participar também. Mas, enquanto existe o empurra para lá e para cá, nada se resolve e muitos agonizam.

  4. alexandre carlos diz:

    O que Larissa Quer? Que fazia o hospital da mãe dela, a não ser lavar dinheiro, agora quer pousar de mesmo ela?

  5. vladenilson duarte diz:

    O maior e mais maligno cancer brasileiro estar alojado na esfera municipal, estadual e federal. Politicos engordando atravez da corrupção miserável dos pobres com cancer.

  6. raimundo nonato sobrinho diz:

    Todos sao culpados.
    O Estado, a Prefeitura, e a Justiça.
    Porque.
    Má gestao, governos personalista, e justiça incompetente.
    E nao adianta o cidadao reclamar, porque a única soluçao possível ainda nao está ao alcance da populaçao brasileira.
    O fim do populismo, da manipulaçao e da corrupçao.
    Através da educaçao, da independencia intelectual, da cidadania.
    Recorrer a justiça, só se for para relembrar os mortos.
    Processos duram anos, óbtos se mutiplicam, gestoes sao mantidas ou transfgeridas, e a justiça dando tempo ao tempo.
    Se sobreviver.
    Aconteceu comigo.

  7. Francisco Kennedy Pereira Tavares diz:

    Com 150% na tabela SUS, quanto ganha mesmo um médico em NATAL?

Trackbacks

  1. […] AQUI, por exemplo, a postagem Nota de esclarecimento sobre a Oncologia de Mossoró. E AQUI, Vîtimas de câncer enfrentam “loteria da […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.