• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 30/11/2007 - 23:38h

Partidos geram enxurrada de ações querendo mandatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta (30) que foram protocolados, em 18 estados, 1.773 pedidos de partidos interessados em obter de volta os mandatos de políticos infiéis.

De acordo com a regra de fidelidade partidária estabelecida pelo tribunal, quem deixa a legenda pela qual foi eleito não tem direito a permanecer no mandato, que passa a ser do partido de origem.

Etão sujeitos à perda do cargo vereadores e deputados que deixaram o partido depois de 27 de março deste ano, e senadores, prefeitos e governadores que trocaram de partido desde 16 de outubro.

As exceções são os casos de mudança considerável de programa partidário, de perseguição de dirigentes, de incorporação, fusão ou criação de um novo partido.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 30/11/2007 - 23:31h

Verde Micarla

Dono de um bom humor carregado de sarcasmo, o jornalista e âncora do "Jornal do Meio-dia" da FM 95 de Mossoró, Nilo Santos, apronta mais uma.

Ele descobriu por que a deputada Micarla de Souza (PV) insiste em afirmar que a governadora Wilma de Faria (PSB) deve ter uma posição, neutra, na sucessão natalense:

– Ela (Micarla) é muito verde. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 30/11/2007 - 23:09h

A hora de Marcos Ferreira

O escritor mossoroense Marcos Ferreira confirma lançamento de seu premiado "A hora azul do silêncio." O livro de poesia aparecerá agora em dezembro.

Ganhador de disputa nacional em sua categoria, em concurso promovido pela Prefeitura de Manaus (AM), o título será lançado no próximo dia 20, às 18h, no "Café & Cultura", em Mossoró.

O jornalista Vicente Serejo confirmou apresentação do trabalho.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
sexta-feira - 30/11/2007 - 22:47h

Saúde faz protesto com bloco na rua

O Carnatal também é ambiente para protesto político. Um bloco à parte está fazendo a diferença no carnaval fora de época dos natalenses.

"Saúde na UTI" é um grupo de servidores da Saúde, acrescidos de Agentes Comunitários.

Cerca de pouco mais de 200 integrantes fizeram caminhada entre o Hospital Walfredo Gurgel e o área do Carnatal no final da tarde de hoje.

Se desejavam ser vistos e lembrados, sem sombra de dúvidas conseguiram.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sexta-feira - 30/11/2007 - 12:33h

Combate à corrupção será lembrado em Mossoró

Está confirmada a programação para segunda (10), em Mossoró, exaltando o Dia Mundial de Combate à Corrupção.

O Hotel Villa Oeste e a Potyran são as empresas privadas que apóiam a mobilização, que ocorre no Villa Oeste a partir das 19h. O acesso é livre à população em geral.

Instituições como Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Estadual são algumas das fomentadoras na iniciativa. A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) está confirmada como palestrante.

Mossoró é a única cidade do interior do país a receber esse acontecimento. Deve ser coincidência.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 30/11/2007 - 11:39h

Assu sepulta ex-vereador Hortêncio Lima

É hoje às 10h em Assu, o sepultamento do ex-vereador Hortêncio Ferreira Lima, 62. Ele morreu ontem. 

Ele foi líder do governo do então prefeito Zé Maria (DEM) e também secretário de Agricultura em 98.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sexta-feira - 30/11/2007 - 00:50h

América e Baraúnas vão decidir Copa RN

América e Baraúnas vão decidir a Copa RN 2007. Os dois times asseguraram nesta quinta (29), a classificação à final, com resultados distintos.

Em Assu, o América fez 1 x 0 no Assu, enquanto no Estádio Nogueirão o tricolor mossoroense ficou no 3 x 3 com o ABC, a quem tinha vencido na terça (28) em Natal, por 2 x 1.

Saiba mais clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): We Are The Champions
quinta-feira - 29/11/2007 - 16:30h

Oh! mundo cruel

Que drama "social" estamos testemunhando. 

Alguns colunistas sociais vêm tratando o secretário estadual do Desenvolvimento, engenheiro Marcelo Rosado (PR), como "prefeito." O cargo ainda é ocupado por outro nome da fina flor da sociedade mossoroense: enfermeira Fafá Rosado (PR).

É bom ter cuidado com as palavras.

Não sei como vão se desvencilhar dessa camisa-de-força. É preciso muito jogo de cintura, para não desagradar a um em favor de outro.

Bem, aí são outros quinhentos.

P.S: Este registro tem sentido filantrópico. É uma contribuição ao segmento, para não se embaraçar no terreno minado da política envolvendo gente "in". 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 29/11/2007 - 15:59h

Sem apoio popular, dengue se alastra asustadoramente

Mossoró já computou mais de 300 casos de dengue este ano, entre janeiro e outubro. A informação é do coordenador da Vigilância à Saúde no município, sanitarista Sodré Rocha.

A preocupação com o problema é crescente, sobretudo porque Mossoró foi incluída em estudos do Ministério da Saúde, como uma das sete áreas críticas do país, sujeita à epidemia de enormes proporções. O índice de contaminação predial na cidade chega a 5,6%. 

Em cada 100 imóveis visitados, existe esse percentual de infestação.

Outro agravante: é elevado o índice de dengue hemorrágica. "Foram 18 registros nesse período, com duas mortes, ao contrário de apenas dois casos no ano passado", comenta Sodré.  As crianças são as mais atingidas por essa variação da doença. 

A população tem colaborado superficialmente, avalia Sodré.    

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
quinta-feira - 29/11/2007 - 15:47h

Garibaldi é visto como “menos pior” para presidência

"O Planalto, que torcia o nariz para Garibaldi, passou a considerá-lo como uma opção menos pior. Receia que, derrotado, o senador engrosse o pelotão anti-CPMF."

As observações acima são do jornalista Josias de Souza. Ele analisa os bastidores e as nuances, da disputa à presidência ao Senado. Ao mesmo tempo, está em jogo a votação da CPFM que interessa ao governo. Em última instância, mas numa escala paroquial de valor, o prélio político no RN.

"(…) O governo passou a considerar um detalhe que vinha lhe passando despercebido. Vitorioso, Garibaldi Filho (PMDB) tende a fazer sombra no Rio Grande do Norte à liderança de José Agripino Maia (DEM-RN), hoje um dos mais ferozes adversários de Lula no Senado", acrescenta o jornalisa em seu blog. 

E continua: "Nas eleições de 2010, o eleitor potiguar terá de mandar para o Senado dois senadores. Há três candidatos: Garibaldi, Agripino e a governadora do Estado, Vilma Maia (sic). Dá-se como favas contadas a eleição de Vilma. E imagina-se que, eleito presidente do Senado, Garibaldi tenderá a prevalecer sobre Agripino."

Veja a sensata avaliação de Josias AQUI.

Adiante também focalizarei o assunto, mas sob outro ângulo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
quinta-feira - 29/11/2007 - 15:38h

A fórmula política que uniu água e óleo

Os alquimistas da manobra para esvaziamento da "Operação Sal Grosso", que investiga a Câmara de Mossoró, precisam voltar aos estudos da Ciência Política. Fracassaram.

O estratagema de açular a sociedade contra Judiciário e Ministério público, usando pessoas de boa vontade, inocentes úteis e segmentos da mídia transformada em serralho, fragmentou-se no ar. Volatizou-se como pó ao vento.

O efeito em contrário é devastador.

Existe uma opinião pública mais vigilante e com sede de higiene moral, além do inimaginável até então: juntaram água e óleo, Judiciário e Ministério Público. Em defesa de seus pontos de vistas, essas instituições sempre andaram às turras nos escaninhos da Justiça. Hoje parecem sintonizados com o clamor social.

Pelo visto, uma leitura – ou releitura – de Maquiavel, Karl von Clausewitz, Jules Mazarin, Richelieu, Sun Tzu, Baltasar Gracián, John Lock e da Sociologia Política de pindorama contida em Golbery, Faoro etc faria muito bem aos alquimistas do caos.

Mossoró – do bem – agradece.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 29/11/2007 - 15:31h

Ministério Público garante devolução de computadores

Ouço do promotor da 11a Promotoria do Ministério Público (Mossoró), Eduardo Medeiros, que a Câmara de Vereadores logo receberá seus computadores. Os equipamentos foram recolhidos dia 14 passado.

O promotor adianta que os HD’s (memórias) estão em final de reprodução. Servem de base adicional ao trabalho de investigação desse poder, na chamada "Operação Sal Grosso". Até o final da manhã dessa sexta (30), uma parte dos computadores estará sendo devolvida.

Os vereadores se queixam da paralisação de atividades legislativas. Os computadores são fundamentais ao serviço, resmungam. É verdade.

Quatro sessões ordinárias deixaram de ser realizadas. Aguardam debate e votação projetos como do Orçamento Geral do Município (OGM), Municipalização do Trânsito e Criação da Procuradoria-geral do Município entre outros.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
quinta-feira - 29/11/2007 - 12:17h

Uma foto, um suspeito e talvez um inocente

Recebi no início da noite dessa quarta (28), um e-mail com foto de possível suspeito da morte da comerciária Iziana Paula Alves de Lima, 28.

Ela foi assassinada friamente com um tiro na cabeça, em Mossoró, à manhã de terça (27).

Não a divulguei por um entendimento: e se for um inocente?

Com o enfoque em primeira mão, ia explodir o acesso ao meu endereço outra vez, mas colocando em risco a credibilidade. A injustiça poderia transformar o indivíduo numa vítima a mais. Sem remendo.

A informação solta, adicional, que tenho sobre esse personagem, é que poderia estar entre o bairro Sumaré (Mossoró), Assu e Angicos. Muito pouco para fazer o anúncio público de sua foto.

Vamos aguardar o trabalho, sereno, da polícia. E a força legal da Justiça.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 29/11/2007 - 12:09h

TJE não concede liminar para advogado do caso “Sal Grosso”

O mandado de segurança com objetivo de obter liminar, para reaver documentos e equipamentos (dois computadores), do advogado Igor Linhares, não ganhou provimento. O Tribunal de Justiça do Estado (TJE) negou a tutela requerida.

A magistrada substituta Patrícia Gondim Moreira Pereira deu o despacho nessa terça (27). Ela considerou que foram obedecidos pressupostos legais, pela juíza de primeira instância Valéria Lacerda, ao determinar busca e apreensão.

A ordem imperativa de Valéria Lacerda foi cumprida no dia 14 passado, atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, na "Operação Sal Grosso."

O advogado seria assessor da Câmara de Vereadores de Mossoró, alvo principal da Operação Sal Grosso, desencadeada pelo promotor titular da 11a Promotoria do Patrimônio Público, Eduardo Medeiros.

P.S: informação aditiva (neste horário: 8h32 – 28-11-07) esclarece que o mandado foi impetrado pelo advogado Igor Linhares em favor da Câmara Municipal de Mossoró. A juíza substituta no TJE, Patrícia Gondim Moreira Pereira, não lhe deu provimento. A fundamentação dela está posta acima.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 29/11/2007 - 11:51h

Não esqueçamos Café Filho

Num momento em que o senador Garibaldi Filho (PMDB) vai se esgueirando, com aquele seu jeito caviloso, para ser presidente do Senado, as editorias políticas devem estar atentas à história. Muito atentas.

Dois nomes em especial devem ser lembrados, quando se produzir algo referente ao Senado e o RN: Café Filho e Dinarte Mariz.

O primeiro foi o único potiguar a presidir a Casa (1951/1954). Já Dinarte, com quatro mandatos, não a dirigiu, mas teve forte influência em seu tempo.

É bom assinalar, ainda, facilitando as pesquisas que possam ilustrar uma hipotética ascensão de Garibaldi, como fora a conquista de Café Filho. O natalente de Igapó, Café Filho, tem uma das mais bonitas biografias da política nativa e foi presidente do Senado em face da legislação estabelecer esse papel cumulativo, para o vice-presidente da República.

Ele era vice do presidente da República, Getúlio Vargas, que se suicidou no dia 24 de agosto de 1954. O gesto levou Café Filho à presidência num período conturbado da vida nacional. 

Outra peculiaridade legal, é que candidatos a vice eram votados em separado. Foi assim na campanha de 1950, em que Café Filho estava filiado ao Partido Social Progressista (PSP), do líder paulista Ademar de Barros.

Depois volto a comentar sobre Café Filho, um personagem pouco lembrado, o que é profundamente injusto.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 29/11/2007 - 00:21h

Matador de quase 500 pessoas é retratado em livro

A "Record News," com seu catatau de 24h/dia de notícias, mostrou uma entrevista bem interessante à noite dessa quarta (28).

Celso Freitas conversou com o jornalista Klester Cavalcanti, ganhador do "Prêmio Jabuti-2007," com o livro "O nome da morte." Retrata perfil e trajetória de Júlio, um matador de aluguel com 35 anos de "profissão" e quase 500 assassinatos no currículo.

Prometeram-me o livro. Estou aguardando.

Veja a entrevista em vídeo AQUI.   

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Repet
quinta-feira - 29/11/2007 - 00:03h

Boliviana em fúria

Uma boliviana tomada pelo ciúme cortou a língua de seu namorado chileno. Ela flagrou-o beijando outra mulher. A informação é do jornal "Las Últimas Noticias".

O crime aconteceu na cidade de Arica, 2.050 quilômetros ao norte do Chile, na fronteira com a cidade peruana de Tacna.

A mulher, identificada como Celia Mita, discutiu com seu companheiro, Santos Blas Alave, com quem estava há 14 anos. Após a discussão, ela pediu que ele se acalmasse e a beijasse, em sinal de reconciliação.

Segundo o jornal, Celia aproveitou o beijo para morder a língua de Santos, cortando-a pela metade. Sangrando muito, ele pegou o pedaço da língua arrancado e chegou por seus próprios meios a um posto de emergência. 

Os médicos não conseguiram reconstruir o órgão.

Nota deste Blog: "Meu caro Santos (será meu parente?), dos males o menor. Já imaginou se você estivesse fazendo sexo? Dê-se por satisfeito.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 28/11/2007 - 23:47h

Pensando bem…

"Princípios da Eficiência: não temer o futuro nem idolatrar o passado. O insucesso é apenas uma oportunidade de começar de novo com mais inteligência. O passado só nos serve para mostrar nossas falhas e fornecer indicações para o progresso no futuro."

Henry Ford

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
quarta-feira - 28/11/2007 - 23:24h

“BC, BC, BC…” chega à Segundona!

Como não poderia deixar de ser, foi no sufoco. Mas o ABC está classificado para a Segundona-2008.

O time alvinegro de Natal venceu o Bragantino no Estádio Frasqueirão à noite desta quarta (28), pelo placar de 2 x 1: Alan e Wallyson marcaram. Cris diminuiu.

O ABC somou 23 pontos e é o quarto classificado da Série C à Série B, também beneficiado pela vitória do Barras (PI) por 2 x 1, contra o Atlético (GO).

Alan abriu o placar aos 42 minutos, de falta. Cris empatou aos 22 do segundo e Wallyson desempatou aos 27 minutos.

O Bragantino, apesar da derrota, é o campeão da Série C. Bahia, Vila Nova (GO) e ABC são os outros classificados.

Nota deste Blog: Interessante é que a radiofonia esportiva do interior, como Mossoró, ignorou essa disputa. Não houve sequer uma integração com emissoras da capital, à transmissão do jogo.

Compartilhe:
Categoria(s): We Are The Champions
quarta-feira - 28/11/2007 - 21:25h

A conversa mole de Micarla e Robinson

Lendo declarações dos deputados Robinson Farias (PMN) e Micarla de Souza (PV), sobre hipotética equidistância de Wilma de Faria (PSB), em temas político-eleitorais, fico absorto. Depois não me contenho:

– Eles são idiotas ou querem nos fazer de paspalhos?

Qualquer pessoa medianamente bem-informada sobre o jeito Wilma de ser, não tem dúvidas do contrário. Quando era apenas mulher de um Maia, o então governador Lavoisier Maia, Wilma já mandava ver. E hoje?

O anódino engenheiro sanitarista Aldo Tinoco Filho (PDT) foi prefeito de Natal em 1992 porque Wilma quis; Carlos Eduardo Alves (PSB) é prefeito porque ela o fez e não será diferente na sucessão da capital o próximo ano e em 2010.

O resto é conversa mole para boi, manso, dormitar.  

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
quarta-feira - 28/11/2007 - 20:54h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais…

Misto de músico, blogueiro e advogado, o ex-vereador Herbert Mota posta em sua página na Internet, um material muito interessante, sobre essa esfinge denominada de TV Digital. Clique AQUI e se informe, como ocorreu comigo.

O escritor Marcos Ferreira, premiado no concurso nacional "Prêmios Literários Cidade de Manaus (AM)",  com o trabalho "A hora azul do silêncio", na categoria poesia, pretende lançá-lo em Mossoró. Um pequeno lote de 100 exemplares deve chegar à cidade para o evento. Data, horário e local do evento serão anunciados.

Obrigado à leitura deste Blog ao advogado Marcus Tullius, ao juiz de Direito Jessé Alexandria e ao previdenciário Francisco Nóbrega

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quarta-feira - 28/11/2007 - 20:30h

“Sebastianismo” à moda areia-branquense

Existem ainda muitos seguidores do prefeito cassado Souza (Manoel Cunha Neto), do PP, com esperança em seu regresso à Prefeitura de Areia Branca. Haja fé!

As repetidas trombadas à porta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sempre lhe negando retorno e até uma hipotética eleição complementar, o obrigam a repensar o futuro. Fazer planos para 2008.

Juntar os cacos do grupo onde aparecem líderes como o próprio Souza, o ex-prefeito Bruno Filho (PMDB) e o ex-vereador Cleodon Bezerra (PMDB) é missão hercúlea. Se não houver união, o prefeito Ruidemberg Souto, Beguinho (PTB), caminha para ser reeleito.

A esperança de ver Souza outra vez prefeito, que partidários ainda nutrem, se assemelha ao sebastianismo. É a identificação em Portugal, de quem acreditava na volta do rei Dom Sebastião (desaparecido na África). O que nunca ocorreu.

O sebastianismo à moda areia-branquense ganha, também, forma dolorosa e angustiante para seus adeptos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.