segunda-feira - 22/11/2010 - 22:21h

Marcelo Rosado é reeleito para presidir a FCDL-RN

O empresário Marcelo Rosado foi reeleito em Assembleia Geral Ordinária, para continuar presidindo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL-RN).

A eleição aconteceu à tarde de hoje em Natal. Ele ficará no cargo pelo triênio 2011-2013. A assembleia foi no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL-Natal) e contou com a participação de representantes das CDLs potiguares.

Além da eleição de mais um mandato de Marcelo Rosado, o evento foi marcado pela apresentação do Relatório de Gestão 2008-2010; a Previsão Orçamentária e de projetos para 2011; e a inauguração das novas instalações da FCDL/RN, que inclui a galeria dos ex-presidentes da instituição.

Em chapa única, a diretoria da Federação foi aclamada entre os representantes votantes das CDLs. A nova diretoria da FCDL/RN será a seguinte:

Presidente: Marcelo Caetano Rosado Maia Batista (CDL Mossoró)

Vice-Presidente: Danielle Yene Gomes de Queiroz Fonseca (CDL Natal)

Vice-Presidente: José Maria da Silva (CDL Apodi)

Vice-Presidente: Sérgio Roberto de Medeiros Freire (CDL Natal)

Vice-Presidente: José Ivan Neves Fernandes (CDL Natal)

Diretor Secretário: Glauber Gentil (CDL Natal)

Vice-Diretor Secretário: Luiz Antônio Bezerra Lacerda (CDL Macaíba)

Diretor Financeiro: Joham Alves Xavier (CDL Natal)

Vice-Diretor Financeiro: Marcello Rocha Lopes (CDL Natal)

Diretor de Serviços: Amauri Fonseca (CDL Natal)

Diretor Distrital: Raimundo Rêgo de Queiroz (CDL Pau dos Ferros)

Diretor Distrital: Maria das Graças Crisanto (CDL Santa Cruz)

Diretor Distrital: Manoel Leite de Souza (CDL Mossoró)

Diretor Distrital: Manoel Filho (CDL Currais Novos)

Com informações da Assessoria de Imprensa da FCDL-RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
segunda-feira - 22/11/2010 - 22:15h

Santa Luzia “abraça a cidade” e faz “Caminhada da Paz”


No próximo domingo (28) serão realizadas duas importantes atividades antecedendo o início do ciclo oficial das festividades em torno da padroeira dos mossoroenses, Santa Luzia.

Haverá o "Abraço à Cidade" e a "X Caminhada da Paz."

O tradicional Abraço à Cidade percorre todos os bairros de Mossoró conduzindo a imagem e as relíquias de Santa Luzia. A carreata terá início às 6h, na Catedral. Serão realizadas 16 paradas em pontos distintos da cidade.

O objetivo é anunciar a Festa de Santa Luzia. A última parada ocorrerá às 16h30 na Capela do Divino Espírito Santo, Bairro Barrocas.

Todo o trajeto contará com o auxílio de batedores da Gerência Municipal de Trânsito.

Em seguida, a imagem e as relíquias de Santa Luzia serão levadas à Igreja de São Manoel, ponto de partida da décima edição da Caminhada da Paz prevista para iniciar às 18h levando a mensagem e o apelo em favor da paz nas famílias e na sociedade.

Com a chegada da Caminhada da Paz, estimada para as 19h, será celebrada uma missa na Catedral.

As camisetas da Caminhada da Paz e do Abraço à Cidade já estão sendo vendidas na Lojinha de Santa Luzia, localizada no Largo Monsenhor Huberto Bruening, ao lado da Catedral, ao preço de R$ 12,00. 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 22/11/2010 - 22:09h

Bancada federal vai discutir emendas ao Orçamento-2011

O coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, deputado federal Fábio Faria (PMN), marcou reunião com todos os parlamentares do Estado para terça (23), em Brasília.

Serão debatidas as emendas prioritárias a serem defendidas coletivamente junto ao Orçamento Geral da União (OGU) para execução em 2011.

Além de deputados e senadores, também estão sendo convidados o Governo do Estado, a Prefeitura de Natal, reitores das universidades públicas do Estado, instituições que encaminharam solicitações de apoio para investimentos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 22/11/2010 - 15:53h

PMDB não disputa espaços no Governo Dilma, diz Henrique


O líder do PMDB na Câmara deputado Henrique Eduardo Alves (RN) disse hoje que o seu partido se elegeu com Dilma Rousseff (PT)e que não disputa espaço no governo. Para Henrique, no futuro governo Dilma Rousseff o PMDB terá muito mais compromisso do que no governo Lula.

– No governo Lula o PMDB foi convocado a apoiar. Agora é diferente. O critério para definir o ministério será respeitado pelo PMDB, mas o partido terá que ser ouvido, afirmou o parlamentar, ressaltando que a legenda indicou o vice da candidata eleita presidenta da República, Dilma Ruosseff (PT), no caso o deputado Michel Temer (SP).

Henrique Alves fez estas declarações ao ser entrevistado no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, emissora afiliada do SBT no Rio Grande do Norte. Na entrevista ele falou também sobre a sua postulação em presidir a Câmara dos Deputados.

Segundo ele, o PMDB defende que o rodízio acertado com o PT na atual legislatura para a presidência da Casa deva continuar.

– O PT teria que concordar com o critério de rodízio que estabelecemos. O PT tem quatro candidatos para disputar aa presidência da Casa. A Câmara tem obrigação de oferecer um candidato de consenso e quem for o presidente da Casa terá a obrigação de restabelecer sua credibilidade, afirmou

Henrique deixou claro que é intenção do PMDB, dentro do sistema de rodízio, presidir a Câmara já no primeiro biênio da próxima legislatura e para isso conta com um bloco denominado de “blocão”.

– O bloco existe, mas só será formalizado a partir de fevereiro. Acho que aconteceu um tiroteio muito grande contra o PMDB, não só no aspecto relacionado a eleição para a presidência da Câmara, mas como também porque não se deixou se quer que Dilma tivesse uma visão mais clara da situação para formação de seu ministério, ressaltou.

Do Blog do Barbosa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 22/11/2010 - 15:27h

Icop vai empossar novos membros em Mossoró e Natal


O Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), com sede em Mossoró, organiza duas importantes solenidades de posse para novos membros. Será em Mossoró e Natal.

Isaura Amélia Rosado, Sebastião Almeida, Francisco Linhares Fonteles Neto e Lindercy Francisco Tomé de Sousa Lins tomarão posse no dia 10 de dezembro às 19h, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte (Mossoró).

No dia 17 de dezembro, às 19 horas, no Memorial Câmara Cascudo (Natal),  será a vez de Francisco Obery Rodrigues, João Pegado de Oliveira Ramalho, José Lucas de Barros, e Marcos Antônio de Andrade Medeiros.

No mesmo evento será relançado o livro "Notas e Documentos Para a História de Mossoró", de Luís da Câmara Cascudo, pela "Coleção Mossoroense".

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
segunda-feira - 22/11/2010 - 14:08h

Queda na receita ameaça obras e o 13º nos Estados


Um erro de cálculo do governo federal ameaça o caixa de Estados e municípios neste último ano do governo Lula e pode criar pressão adicional sobre a equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Em alguns casos, a receita de Estados e municípios pode ser insuficiente até para o 13º do funcionalismo.

A saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as voltadas para infraestrutura.

Depois de cinco reestimativas, a área econômica avalia hoje que os repasses da União para as unidades da Federação neste ano ficarão R$ 8,6 bilhões abaixo da previsão feita em agosto de 2009 – e base para os orçamentos elaborados por governadores e prefeitos.

Na sexta-feira, um documento oficial estimou que os repasses fecharão o ano em R$ 104,7 bilhões. No Orçamento proposto pelo governo Lula e aprovado pelo Congresso, o valor era de R$ 113,3 bilhões -em uma média mensal de R$ 9,4 bilhões.

É como se os Estados e municípios tivessem de viver os 12 meses do ano com o orçamento de 11, sem saber inicialmente que isso ocorreria. A frustração com a receita afeta principalmente as regiões Norte e Nordeste, mais dependentes de verbas federais (veja quadro), e cerca de três quartos dos municípios.

Nessas prefeituras, as receitas próprias são insuficientes para cobrir os gastos com pessoal, custeio administrativo e investimentos.

Previsível em anos eleitorais, o aumento do gasto foi encorajado pelo otimismo da Fazenda com a recuperação da arrecadação em 2010, após a crise do ano passado.

Embora todas as receitas tenham de fato crescido, o Imposto de Renda e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cuja arrecadação é repartida com os Estados e municípios, ficaram longe do imaginado.

Os dois impostos formam o FPE (Fundo de Participação dos Estados), o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e o fundo destinado aos Estados exportadores, segundo a Constituição.

O problema acrescenta um conflito em potencial entre o novo governo, governadores e prefeitos, em uma agenda já ocupada pelos lobbies para uma renegociação de dívidas e pela volta da CPMF.

Há alguns dias, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse à Folha que vários colegas dos Estados do Nordeste e do Norte se queixavam da falta de dinheiro. E que a maior preocupação era com o 13º.

Alguns governadores no último ano de mandato também temem não ter receita para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Só em poucos Estados das duas regiões, como Pernambuco e Bahia, os cortes não afetaram muito os investimentos, pois eles dependem menos do que seus vizinhos desses fundos.
"Não houve cortes, mas remanejamento de várias despesas para fechar as contas", diz Carlos Martins, secretário da Fazenda da Bahia.

No Maranhão, obras para novas escolas foram interrompidas. No Piauí, houve corte até de combustível.

Em resposta à Folha, o Tesouro não comentou a frustração dos Estados com a receita. Mas afirmou que, em 2010, o repasse de recursos até outubro foi de R$ 38,7 bilhões, 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.

Publicado na Folha de São Paulo.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 22/11/2010 - 13:36h

Pensando bem…

"Elogios de homens maus são insultos."

Thomas Fuller

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 22/11/2010 - 12:48h

Um emprego para o fiasco de Micarla

Deu na coluna de Claudio Humberto:

Classificados

A prefeita de Natal, Micarla Sousa (PV), procura emprego para o maridão derrotado nas urnas. Como brigou com a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), quer que Dilma arranje um cargo qualquer para Miguel Weber (PV).

Nota do Blog – O registro de Humberto, apesar de curto, tem algumas inconsistências.

Não há uma briga com a governadora eleita, mas certamente um peso menor em face da pouca ou nenhuma importãncia da prefeita à sua vitória. É pouco provável que receba apoio do DEM e de Rosalba à reeleição em 2012.

Além disso, o DEM se sentiu tapeado por Micarla, no segundo turno eleitoral, pois ela garantiu apoio a José Serra (PSDB) e ao voltar de Brasília, fez justamente o contrário.

Quanto a Miguel Weber, as urnas disseram quase tudo. Seu fiasco revelou o tamanho do desprestígio de Micarla, incapaz de eleger o próprio marido para uma das 24 vagas de deputado estadual.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 22/11/2010 - 11:57h

Como fazer um bom governo, doutora Rosalba Ciarlini


Carlos Santos,

Sugiro, como cidadão, que a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) aperte financeiramente os cargos comissionados ou diminua estes cargos, reduza secretarias, suspenda algumas obras menos importante.

As escolas alugadas pelo Estado devem ser eliminadas, coloquem esses alunos nas escolas públicas que estão quase fechando em detrimento de pagamento de alugueis a escolas particulares e conveniadas como da igreja catolica e evangelicas. Sò em Mossoró tem umas dez.

Rigorosa fiscalização nos gastos públicos, rigorosa fiscalização nos recursos da Educação e como são utilizados.

Dimininuir a corrupção na Educaçao, Saúde, Segurança, Judiciário, e em diversas outras instituições e mais alguns ajustes, que sobrará dinheiro para realizar um Governo para ficar na História do RN, mas se ficar na mesmice então iremos viver de dificuldades. J

Já dizia Garibaldi, 80% da folha de pagamento paga oscargos do 1º, 2º e 3º escalão e os 20% o restante dos funcionário públicos.

Qualquer Governo que queira encher seus cofres faça uma guerra acirrada contra a corrupção que é onde esvaziam os cofres publicos.

William Pereira – Professor e webleitor

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 22/11/2010 - 11:51h

A importância do Twitter para o jornalismo moderno


Para que serve o Twitter?

Com a palavra o editor chefe do "The Guardian", um dos mais conceituados jornais do mundo, com sede na Inglaterra.

Durante palestra no Royal Symposium o editor-chefe do The Guardian, Alan Rusbridger, elencou 15 razões que explicam a importância do Twitter para o jornalismo, a saber:

1. É uma forma incrível de distribuição – Não se distraia com a limitação dos 140 caracteres, os melhores tweets oferecem links para o conteúdo. O Twitter é uma ferramenta de distribuição instantânea, um meio onde podemos divulgar a informação de forma rápida.

2. É onde as coisas acontecem primeiro – As chances dos leitores saberem de uma notícia primeiro no Twitter é grande, isso porque o compartilhamento, a filtragem ocorre de forma colaborativo e por milhares de pessoas.

3. É um motor de busca, rival do Google – Em alguns aspectos é melhor utilizar o Twitter para descobrir as coisas do que o Google, isso porque o Google é baseado em algoritimos e o Twitter nas pessoas

4. O Twitter agrega – Rusbridger brinca e diz que o Twitter não é apenas busca (conforme item acima) ele pode ser também o seu feed de notícias personalizadas. "Você pode sentar e deixar que outras pessoas, que você admira ou respeita, encontre conteúdo relevante para você", pontua.

5. É uma grande ferramenta de comunicação – A sabedoria da multidão pode ajudar os jornalistas no processo de elaboração de suas materias. "Eles sabem mais do que nós", diz.

6. É uma forma fantástica de marketing – Se as pessoas gostarem do que leem, veem ou sentem irão repassar a informação para suas redes. Rusbridger não cita o termo "viralização" mas destaca esse aspecto, focando no poder do Retweet e ampliação do alcance de determinada informação.

7. É uma série de conversas – O Twitter possibilita uma reação imediata aos seus comentários. O mais importante não é a transmissão, e sim, a comunicação.

8. Diversidade – O Twitter dá "voz" a qualquer pessoa, enquanto a mídia tradicional a poucas.

9. Muda o tom da escrita – A plataforma fortalece o tom pessoal das conversas, mais humor, mistura-se o comentário analítico com o fato.

10. Igualdade – O Twitter tem a capacidade de reunir em torno de pessoas "desconhecidas" uma legião de seguidores. Um nome reconhecido pode atrair, inicialmente, muitos seguidores. Porém, uma pessoa "desconhecida", a depender da qualidade e tema dos seus tweets pode atrair "iguais".

11. A valoração de notícias é diferente – As escolhas dos jornalistas nem sempre refletem o interesse do público, e este, a depender da sua movimentação no Twitter pode pautar o mainstream midiático ou demandar dos jornalistas mais dedicação a determinado assunto.

12. Alarga a atenção – O Twitter não é apenas um fluxo efêmero de informação. Ao usuário escolher uma determinada hashtag, por exemplo, indica aos jornais a escassez de informação que possuem sobre determinado tema.

13. Cria comunidades – Ou melhor, comunidades se constituem em torno de questões específicas. Podem ser comunidades fortes e/ou fracas, temporárias ou duradora.

14.Muda a noção de autoridade – Os usuários "aceitam" informações não apenas das autoridades – nós, os jornalistas – mas, sobretudo, daqueles que elas julgam confiavéis e importantes para elas.

15. É um agente de mudança – O Twitter é uma síntese de como a mídia colaborativa mudou as rotinas das empresas e a relação com o público. "Fechar os olhos para essa ‘mídia livre’ é um erro muito grave", finaliza.

Com informações do Blog de Luís Nassif.

Eis o endereço do Blog do Carlos Santos no Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 22/11/2010 - 11:34h

Pensando bem…

"Da sensibilidade e inteligência tem-se sempre que pagar ingrato preço."

João Guimarães Rosa

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 22/11/2010 - 11:32h

Pensando bem…

"Três coisas para o sucesso: Trabalhar, pensar e acreditar".

Norman Vincent Peale

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 22/11/2010 - 11:04h

Governadora pernoita no Ceará e prioriza aniversário do pai

Após participar ontem (veja postagem abaixo) de inauguração de um Posto de Saúde em Tibau (42 km de Mossoró), às 9h, a  governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) viajou para Natal.

Ela tinha como principal compromisso, na capital, um almoço com o pai Clóvis Ciarlini, que aniversariava.

No final de semana, Rosalba participou do casamento do prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim, em Mossoró.

Pernoitou no Hotel Casa do Mar em Icapuí (CE).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 22/11/2010 - 10:46h

Mossoró na lista de prefeituras com FPM bloqueados

Em época de crise financeira, salários atrasados e dívidas com fornecedores, algumas prefeitura do Rio Grande do Norte têm mais preocupações. Estão com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados.

Foram bloqueados pela Secretaria da Receita Federal. A informação está disponível na internet.

O Sistema de Administração Financeira (SIAFI) do Tesouro Nacional bloqueou a maioria desses repasses desde o último sábado (13).

Na lista das prefeituras com FPM bloqueados estão Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Campo Redondo, Guamaré, Boa Saúde, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Tibau e Vila Flor.

Até esta quinta-feira (18), três municípios também estavam com a mesma situação no SIAFI: Felipe Guerra, Diz-Sept Rosado e José da Penha, mas tiveram suas situações regularizadas e foram desbloqueados. Como receberam Royalties da Petrobras, Mossoró e Areia Branca estão com o FPM bloqueados desde setembro. Já Guamaré, não recebe recursos do FPM desde julho.

Do Blog de Marcos Dantas.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 22/11/2010 - 10:45h

Rosalba, em Tibau, adianta que haverá arrocho no Estado


A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) esteve na manhã deste domingo (21) em Tibau. Inaugurou um Posto de Saúde, na comunidade rural de Gangorra.

Durante a inauguração do Posto de Saúde, Rosalba Ciarlini disse que não vai ser fácil o início de governo, quando assumirá no dia 1º. de janeiro. "Haverá cortes para enxugar a máquina administrativa", alertou.

Rosalba ressaltou também que vai morar em Natal, porém, Tibau continuará sendo a sua praia e estará nos finais de semana durante todo o verão.

Compareceram também ao evento, o presidente do DEM de Mossoró, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado; vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, (DEM); deputado federal Betinho Rosado (DEM), além dos vereadores de Mossoró Chico da Prefeitura (DEM) e Claudionor dos Santos (PDT). 

O "Posto de Saúde Gertrude Mota" começa a atender amanhã e foi construído e equipado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Tibau. Inclusive esse Posto de Saúde está equipado com gabinete odontológico.

Esse é o segundo investimento na área da saúde entregue pela nova gestão do prefeito Rafael Freire (PMDB), eleito em junho último. Em setembro, Rafael Freire entregou à cidade um centro de fisioterapia e promete para os próximos dias um laboratório para exames clínicos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tibau.

Foto – Rosalba, prefeito Rafael (ao centro) e deputado Betinho Rosado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 22/11/2010 - 10:17h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Está em reta final de fechamento, a capa da edição de lançamento da revista Conexão Potiguar. Será divulgada dia 25 de Novembro de 2010, poucos dias antes de a publicação chegar às bancas das cidades de Natal, Santa Cruz, Caicó, Mossoró, Assú, Macau, Pau dos Ferros, Apodi e Salvador no estado da Bahia. Sucesso.

A Automaz, autoescola que se instala em Mossoró, precisa contratar um "diretor de ensino" para suas atividades. Os interessados devem fazer contato pelo fone (84) 3317-4662.

A Pontual Construção e Incorporação convida-me para conhecer seu estande na 1ª Feira da Casa Mix, de 24 a 28 de novembro, na Praça de Eventos em Mossoró. Em especial, a empresa apresentará o residencial Bela Vida.

Recebo convite para o casamento do bioquímico José Maria Viana Filho-Ana Teresa, no próximo dia 4 na Capela de São Vicente (Mossoró), com recepção no Requinte. Obrigado pela lembrança e felicidade aos noivos.

Um sucesso retumbante a feijoada beneficente da Loja Maçônica Sebastião Vasconcelos dos Santos, ontem em sua sede, no bairro São Manoel, Mossoró. Parabéns. O resultado financeiro da mobilização será revertido em favor do Natal de crianças carentes.

A dupla de compositores e poetas Os Nonatos (Nonato Costa e Raimundo Nonato) fez um show acústico inesquecível no "Oba Restaurante" (Mossoró) no sábado (20), já madrugada do domingo (21). Na apresentação, adiantaram que no dia 9 de janeiro de 2011 estarão em Assu, em praça pública, levando sua arte.

Conversei demoradamente ontem com o delegado da Polícia Civil em Areia Branca e região da Costa Branca, Roberto Moura. Desde fevereiro deste ano ele atua na área. "O crack está em todos os cantos", comentou. Mostrou preocupação no combate ao problema, que não se prende tão-somente à ação policial.

Obrigado a leitura deste Blog ao advogado Tales Belém, jornalista Marcos Dantas (Caicó) e corretor de seguros Otávio Anselmo (Mossoró).

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 22/11/2010 - 09:37h

Paciente luta para ter atendimento ortopédico em Mossoró

Amigão,

Estive sexta dia 19, com uma amiga que se acidentou e não tinha ortopedista na UPA Alto São Manoel nem no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Eu não sei o que um homem tão serio como Dr. Marcelo Duarte faz, ainda ali, e pra piorar a pessoa que nos atendeu disse pra irmos na segunda (22).

Imagine ficar o final de semana sofrendo com as dores.

Resumindo: a jovem teve que desembolsar R$ 150,00, no hospital da Unimed.

Esse é o "País de Mossoró", a futura metrópole.

Robson Carvalho – Webleitor

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 21/11/2010 - 23:31h

Morte de enfermeira do Tarcísio Maia

É com pesar que transmito esta notícia: a enfermeira Ivonete, do Hospital Tarcísio Regional Maia e esposa de "Tico da Livraria Independência", faleceu por volta das 22 horas de hoje em Natal.

Estava internada na Policlínica do Alecrim.

Ivonete era submetida a tratamento contra câncer de útero. 

O corpo será transportado para Mossoró, onde ocorrerá o velório amanhã na Capela do Perpétuo Socorro.

Mais informações tentaremos passar ainda por complemento desta postagem.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 21/11/2010 - 13:16h

Governadora usa outros endereços em nome de segurança


Em suas rápidas estadas em Mossoró, pós-eleições, o casal ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM)-governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) tem evitado seu endereço domiciliar.

O "Sítio Canto", margem esquerda do rio Mossoró, Centro, não o abriga mais.

Em Tibau, sua casa, está em reformas.

A questão "segurança" tem levado Carlos e Rosalba à preferência de opções mais interessantes, como a residência da vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), irmã da governadora eleita, ou um hotel.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 21/11/2010 - 13:04h

Mossoró e a necessidade de uma reforma urbana

Como geógrafo de formação tenho um bom entendimento sobre as questões do espaço e, sobretudo, sobre a dinâmica das cidades. É notório que o Brasil vem passando por um processo de expansão nunca visto.

Cidades de todos os tamanhos crescem a passos largos. Veja o exemplo de Mossoró, que a prefeitura tenta vender como uma expansão criada pela ação do poder público, mas sabemos que Mossoró cresce porque o Brasil cresce.

Estive recentemente em Caicó, lá no Seridó, e pude constatar que aquela cidade vem num processo de crescimento compatível com municípios como Mossoró. Os leigos medem o crescimento de uma cidade pela construção de prédios e nesse ponto Caicó está em franca ascensão.

Mas, voltando ao processo que se estabelece nos grandes centros e nas pequenas cidades com relação ao crescimento, se faz necessário levantar alguns questionamentos, tais como:

 
– As cidades crescem e a infraestrutura acompanha?

– Como os gestores estão avaliando os problemas com a falta de abastecimento de água?

– E os resíduos sólidos gerados pelas cidades vão para onde?

– O ordenamento do espaço urbano precisa ser mais democrático, quem irá entrar nessa seara?

Podemos continuar com tantos outros questionamentos, mas esses pontos já estabelecem um ponto de discussão. Acredito que devemos iniciar um processo de discussão das cidades e, como estamos em Mossoró, devemos começar a pensar a cidade de Mossoró para o futuro, levando em consideração os grandes problemas que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife entre outras, vem passando.

É mais barato arrumarmos o caminho agora ao invés de procurarmos soluções quando o caos já estiver estabelecido. Por isso sou a favor de uma reforma urbana democrática, onde a população possa opinar sobre as principais mudanças no espaço coletivo.

Não podemos nos furtar a discutir a mercantilização dos espaços, onde o solo deixa de ter o valor de uso para assumir o valor de troca. Esse tipo transformação que ocorre de forma meteórica no seio das cidades de médio porte e que se transveste de crescimento, já deixa para os cidadãos de todas as classes sociais e, principalmente, da classe baixa, sérios problemas que só tendem a piorar ao longo dos anos.

Dentre os problemas podemos citar a segregação social que se observa a partir do deslocamento forçado da população de baixa renda para as periferias das cidades que são áreas desprovidas de infraestrutura que possa atender satisfatoriamente esse contigente populacional, ou seja, falta água, transporte regular, saneamento, coleta de lixo etc.

Além da segregação social, se identifica a seleção de áreas nobres, que o poder público termina por valoriza-las, a partir da implantação ou melhoria da infraestrutura, criando dessa forma as condições para que o capital possa vender extensas áreas de terra imprimindo valores superiores aqueles praticados antes da interferência pública.

Em Mossoró o grande exemplo disso é a área próxima ao Mossoró West Shopping, onde hoje se configura a área mais nobre da cidade e que no pano de fundo favoreceu diretamente os negócios de certo político norte-riograndense.

Por viver e gostar de Mossoró, solicito a todos aqueles que têm uma visão progressista e sistêmica que se junte ao coro daqueles que querem “Mossoró para viver” e não para estarem reclamando e se mudando da terra de Santa Luzia em função dos sérios problemas que ela irá enfrentar se nada for feito agora.

A solução está nas ações que a municipalidade poderá desenvolver com o objetivo claro de manter as condições ideais de moradia para todos os cidadãos e, sobretudo, como ela irá tratar o problema da segregação social.

Gutemberg Dias é geógrafo e dirigente do PCdoB em Mossoró

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 21/11/2010 - 12:38h

Letra e Música – 116

Em excursão pelo Brasil, o ex-Beatle Paul McCartney prova que não é por acaso sua longevidade musical no topo. É um permanente sucesso.

Há décadas canta emoções e serve de trilha sonora pra muita gente.

Depois que os quatro fantásticos de Liverpool racharam no final dos anos 70, ele montou uma banda: "Wings". E, claro, continuou fazendo sucesso.

Entre eles, My Love (Meu Amor), é uma homenagem à Linda Mc Cartney (sua esposa à época, falecida em 17 de abril de 1998).

Pra semana começar a mil, nada melhor do que saudarmos a boa música e esse nome difrenciado.

Veja letra AQUI;
Veja vídeo da época AQUI, 1973, com Paul & Wings (da qual Linda fazia parte).

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 21/11/2010 - 11:54h

Pensando bem…

"Que o amor é como o mar: sendo infinito espera ainda em outra água se completar…"

Mia Couto

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.