sábado - 02/10/2010 - 09:37h

O “novo Senado” pode ter novamente Garibaldi e Agripino


Levantamento feito pelo site "Congresso em Foco" com base nas pesquisas divulgadas até a manhã de hoje mostra que a taxa de renovação no Senado ficará entre 45,7% e 54,3%. Ou seja, no mínimo 37 e no máximo 44 das 81 vagas de senadores mudarão de dono.

Qualquer número dentro desse intervalo é bastante alto, comparado com os percentuais encontrados nas democracias mais avançadas do mundo. Mesmo assim, o Senado deverá ter, desta vez, mais parlamentares reeleitos do que nas últimas eleições em que renovou dois terços de suas cadeiras.

Em 1994, nove dos 54 senadores então em fim de mandato se reelegeram. Em 2002, o total de reeleitos subiu para 14.

Neste ano, pelo menos 17 dos senadores que estão chegando ao final dos seus oito anos de mandato devem se reeleger.

Se todas as coincidências possíveis (margens de erro das pesquisas, oscilações causadas por eleitores que mudam o voto na última hora etc.) conspirarem magicamente em favor dos 29 senadores que disputam a reeleição, o total de reeleitos poderá chegar até a 24.

Em termos de Rio Grande do Norte, José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) são vistos como virtuais reeleitos.

Saiba mais detalhes AQUI.

Veja a situação de disputa de duas vagas ao Senado, em cada Estado, clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 02/10/2010 - 00:35h

Dilma cai 5% na 6ª pesquisa Ibope; Marina sobe 7%, Serra 2%


A pesquisa Intertv Cabugi/Ibope mostrou que a candidata Dilma Rousseff (PT) caiu cinco pontos percentuais no período de sete dias. No entanto, mesmo com essa oscilação a petista continua liderando com tranquilidade a eleição no RN.

Na nova pesquisa, Dilma Rousseff aparece com 50%, enquanto José Serra (PSDB) está com 30%. A candidata Marina Silva (PV) pontuou com 16%.

O número de indecisos é 2% e outros 11% dos entrevistados disseram votar brancos ou nulos.

No comparativo com a última pesquisa Intertv Cabugi/Ibope, divulgada no dia 23 de setembro, Dilma caiu 5 pontos percentuais. O número está acima da margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já o presidenciável José Serra aumentou 2 pontos percentuais no comparativo com a última pesquisa. A candidata que teve maior oscilação foi Marina Silva, que aumentou 7 pontos percentuais.

Com informações da Tribuna do Norte.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 02/10/2010 - 00:25h

Wilma fica 23% atrás de Agripino; Gari é 1º na 6ª rodada Ibope


Não há novidades maiores, também, na disputa ao Senado. Na sexta pesquisa do Instituto Ibope, anunciada agora à noite, o quadro aponta para a reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM).

Os números, num comparativo com a pesquisa anterior, apenas revelam novo espasmo de crescimento de Garibaldi. Ele consolida o primeiro lugar. Agripino também sedimenta segunda vaga.

Já Wilma de Faria (PSB) praticamente se manteve estática na terceira colocação. Está 23% atrás do segundo colocado, José Agripino.


Veja abaixo os novos números dessa sondagem e as outras cinco pesquisas:

Senado Estimulada (Hoje, 1º de Outubro)

Garibaldi Filho (PMDB) – 63%%
José Agripino (DEM) – 59%%
Wilma de Faria – PSB) – 36%
Hugo Manso (PT) – 9%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 2%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 1%
Ronaldo Garcia (PSOL) – 1%
Brancos/Nulos – 8%
Indecisos – 5%


Senado Estimulada (23 de setembro)

Garibaldi Filho (PMDB) – 60%%
José Agripino (DEM) – 58%%
Wilma de Faria – PSB) – 37%
Hugo Manso (PT) – 6%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 1%
Alexandre Guedes (PSTU) – 1%
Dário Barbosa (PSTU) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 0%
Brancos/Nulos – 10%
Indecisos – 10%


Senado Estimulada (11 de setembro)

Garibaldi Filho (PMDB) – 60%%
José Agripino (DEM) – 54%%
Wilma de Faria – PSB) – 35%
Hugo Manso (PT) – 6%
Outros – 0%
Brancos/Nulos – 15%
Indecisos – 7%


Senado Estimulada (30 de agosto)

Garibaldi Filho (PMDB) – 54%%
José Agripino (DEM) – 47%%
Wilma de Faria – (PSB) – 40%
Hugo Manso (PT) – 6%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 2%
Valdemar Soares (PSOL) – 1%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Alexandre Guedes (PSTU) – 0%
Clóvis Costa (PTC) – 0%
Dário Barbosa (PSTU) – 0%
Brancos/Nulos – 17%
Indecisos – 13%


Senado Estimulada (19 de Agosto)

Garibaldi Filho (PMDB) – 60%
José Agripino (DEM) – 51%
Wilma de Faria – PSB) – 43%
Hugo Manso (PT) – 3%
Dário Barbosa (PSTU) – 2%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 1%
Alexandre Guedes (PSTU) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 1%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Brancos/Nulos – 7%
Indecisos – 12%

Estimulada (14 de agosto)

Garibaldi Alves Filho (PMDB) – 53%
José Agripino Maia (DEM) – 47%
Wilma de Faria (PSB) – 38%
Hugo Manso (PT) – 4%
Dário Barbosa (PSTU) – 2%
Joanilson de Paula (PSDC) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 1%
Marcônio Cruz (PRTB) – 1%
Outros – 0%
Branco/Nulo – 15%
Indeciso – 15%.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 02/10/2010 - 00:21h

6ª Pesquisa Ibope vê eleição de Rosalba, Garibaldi e Agripino


O Instituto Ibope divulgou a sexta e última rodada de pesquisas eleitorais dentro da atual campanha política do Rio Grande do Norte.

Os números saíram através da InterTV Cabugi, dentro do "RNTV 2ª Edição".

Veja abaixo os números dos principais candidatos ao Governo do Estado e ao Senado:


Governo Estimulada (Hoje, 1º de Outubro)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 49%
Iberê Ferreira (PSB) – 30% 
Carlos Eduardo (PDT) – 9%

Senado Estimulada (Hoje, 1º de Outubro)


Garibaldi Filho (PMDB) – 63%%
José Agripino (DEM) – 59%%
Wilma de Faria – PSB) – 36%

* Em seguida o Blog posta detalhamento dos números e comparativo com as cinco sondagens anteriores.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 01/10/2010 - 23:58h

Rádio Rural faz programa especial sobre eleições


A Rádio Rural de Mossoró promoverá neste sábado (2), a partir das 20h, o programa especial "De olho nas eleições 2010".

A iniciativa reunirá no estúdio central da emissora, uma série de convidados, discutindo questões diversas relacionadas ao pleito do domingo (3).

Sob o comando do padre Flávio Augusto, o programa terá ainda a presença da juíza eleitoral Carla Portela, além do advogado Herbert Mota, professor de Comunicação Social Kildare Medeiros, jornalistas Julierme Torres e Marcos Antônio, além do professor Lúcio Ney.

O editor deste Blog é outro convidado.

Confirmo presença.

Clique AQUI e localize a Rádio Rural na Internet.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 01/10/2010 - 23:42h

Iberê mostra otimismo e fala em segundo turno


O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) desembarcou em Mossoró no final da tarde de hoje (01/09). Vinha participar de uma carreata, encerrando sua campanha na cidade.

Logo que chegou ao conjunto Redenção (Zona Leste) o governador mostrava um otimismo que impressionava. "Estamos no segundo turno", assegurou, ao ser abordado por este blogueiro, para entrevista.

Iberê explicou seu otimismo.

Disse que vinha acompanhando a movimentação do eleitorado por pesquisas diárias, no sistema "tracking."

Segundo o governador, a pesquisa mais recente apontava para o segundo turno. Ele, durante a entrevista, chegou a afirmar que logo no domingo, no final da apuração, iria iniciar os contatos para tentar unificar a base do presidente Lula no segundo turno, coisa que não conseguiu nesta etapa da campanha.

O problema para Iberê era que hoje tinha pesquisa Ibope.

Os números divulgados pela InterTV Cabugi foram, mais uma vez, péssimos para o governador. Rosalba Ciarlini (DEM) apareceu oito pontos percentuais à frente da soma de seus adversários. Resultado, pelo visto, muito diferente do tracking de Iberê, tendo em vista que se o Ibope for confirmado, a candidata do Democratas ganha no primeiro turno.

Texto extraído do Blog de Julierme Torres AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 01/10/2010 - 20:08h

Voto válido aponta vitória de Rosalba com 21% sobre Iberê


O Instituto Ibope, em sua sexta pesquisa eleitoral na atual disputa política no Rio Grande do Norte, também levantou números apenas de votos válidos para Governo do Estado.

Conforme dados apresentados hoje através da InterTvCabugi, Rosalba Ciarlini (DEM) da aliança "Força da União" dispara na frente, consolidando eleição no primeiro turno.

Veja abaixo o resultado da sondagem, em que ela faz maioria de 21% em relação ao segundo colocado:

Governo do Estado – Estimulada (Votos Válidos)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 54%
Iberê Ferreira (PSB) – 33%
Carlos Eduardo (PDT) – 10%
Outros – 2%

Nota do Blog
– Nessa modalidade de levantamento, o instituto elimina os votos branco/nulo e indecisos, chegando ao resultado.

Para um candidato se eleger no primeiro turno, sem necessidade de outra eleição (2º turno), ele precisa alcançar 50% dos votos válidos mais 1.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 01/10/2010 - 19:44h

Ibope diz, na 6ª pesquisa, que Rosalba vence no 1º turno


A InterTV Cabugi divulgou agora à noite em seu noticioso "RNTV 2ª  Edição", o resultado da sexta rodada de pesquisas do Instituto Ibope.

Os números dos principais candidatos ao Governo do Estado, num comparativo com a sondagem anterior, revelada no dia 23 de setembro, são praticamente iguais.

Rosalba Ciarlini (DEM) mantém-se na frente com 49%, contra 30% de Iberê Ferreira (PSB) e 9% de Carlos Eduardo (PDT). Ou seja, por esses números a disputa está resolvida no primeiro turno.

Ela possui 8% de maioria sobre todos os adversários cumulativamente.

Veja abaixo os novos números e comparativo com as sondagens anteriores:

Governo Estimulada (Hoje, 1º de Outubro)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 49%
Iberê Ferreira (PSB) – 30% 
Carlos Eduardo (PDT) – 9%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Bartô Moreira (PRTB) – 0%
Simone Dutra (PSTU) – 0%
Brancos/Nulos – 5% 
indecisos 5%.

Governo Estimulada (23 de Setembro)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 49%
Iberê Ferreira (PSB) – 29% 
Carlos Eduardo (PDT) – 9%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Brancos/Nulos – 4% 
indecisos 3%.

Governo Estimulada (11 de Setembro)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 50%
Iberê Ferreira (PSB) – 23% 
Carlos Eduardo (PDT) – 12%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Bartô Moreira (PRTB) – 0%
Brancos/Nulos – 8% 
indecisos 5%.

Governo Estimulada (Hoje, 30 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 45%
Iberê Ferreira (PSB) – 25% 
Carlos Eduardo (PDT) – 11%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Brancos/Nulos – 10% 
indecisos 7%.

Governo Estimulada (19 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 46%
Iberê Ferreira (PSB) – 24% 
Carlos Eduardo (PDT) – 14%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Bartô Moreira (PRTB) – 0%
Simone Dutra (PSTU) – 0%
Brancos/Nulos – 6% 
indecisos 7%. 

Governo Estimulada (14 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 48%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) – 20%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 12%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi – 1%
Outros – 0%
Branco/Nulo – 8%
Indeciso – 9%.

P.S – A pesquisa ouviu 812 pessoas em 40 municípios, entre o último dia 28 e hoje e foi contratada pela própria Inter TV Cabugi e não pela TV Verdes Mares, como erroneamente tinha sido informado pelo Ibope.

A margem de erro é de 3%.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 01/10/2010 - 15:20h

Rosalba Ciarlini vence eleição – Há quatro anos


Candidata ao Senado, Rosalba Ciarlini (no PFL, hoje DEM) chegou à véspera das eleições de 2006 em empate numérico e técnico com o senador Fernando Bezerra (PTB), tido como favoritíssimo.

Analisando a campanha em si e as últimas pesquisas do Instituto Ibope, eu assinei material analítico no dia 30 de setembro de 2006, no endereço de Blog que anteriormente tinha no ar. Nessa postagem, disseco o cenário e antecipo que "Rosalba tinha motivos para sorrir". Foi eleita com 11.131 votos de maioria.

Veja abaixo o texto que escrevi à ocasião, horas antes das eleições:

Rosalba tem motivos para sorrir

Análise da disputa ao Senado observando as três pesquisas Ibope

Se há alguém com motivos para comemorar os números do Ibope é a ex-prefeita de Mossoró e candidata ao Senado, Rosalba Ciarlini (PFL).

Rosalba saiu de um empate técnico e numérico com Fernando Bezerra (PTB) em 29%, na pesquisa de 23 de agosto, para novo empate agora no sábado, 30, em cima de 41% cada um.

O motivo da alegria, é que na sondagem de 15 de setembro, ela tinha 30% contra 35% de Fernando Bezerra.

Observando-se o comportamento de cada um dos candidatos, em especial Fernando e Rosalba, é fácil identificar que ela reagiu no momento mais necessário. Cresceu 11% em apenas 15 dias.

Enquanto isso, Fernando Bezerra subiu menos, apenas 6% em igual período.

Nanicos

Entretanto, o que também chama a atenção, é que nesse empate, outra vez o Ibope mede uma seqüência de percentuais para candidatos “nanicos” (veja todos os números em matéria abaixo desta) que está fora da realidade. Nesse cumulativo ‘desaparecem’ 4% de intenções de voto. A quem o Ibope teria protegido? Se isso ocorreu, claro.

O instituto lava as mãos da mesma forma que acontece na disputa ao governo (veja matérias postadas abaixo). Talvez não tenha se arriscado a jogar números de vantagem para um dos candidatos, jogando nos nanicos a segurança da ‘credibilidade’.

Quem decidirá a eleição?

O comportamento do eleitorado de Geraldo Melo (PSDB), que pode migrar em parte para Fernando ou mesmo para Rosalba, é um fator particularmente decisivo. É o “voto útil”. É pouco provável que Geraldo mantenha seu rebanho nos 14% que são assinalados pelo Ibope agora.

O percentual de indecisos/nulos/brancos que é de bom porte (7%) também fala alto na avaliação, que carece de mais elementos (dados sobre itens sociais, rejeição etc) para que se possa produzir análise mais segura.

Por último, não deve ser descartada a vitória por gravidade, com o candidato (a) a governador içando seu parceiro (a) de chapa majoritária. Se Garibaldi vencer as eleições, não será estranho que puxe Rosalba. Se for Wilma a vencedora, Fernando teria essa alavancagem a mais.

Temos uma eleição para ser vencida, literalmente, no dia.

Veja clicando AQUI a postagem original, no dia 30 de setembro de 2006.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 01/10/2010 - 15:11h

Blog antecipa vitória de Wilma de Faria – Há quatro anos


No dia 30 de setembro de 2006, um dia antes das eleições que definiram a reeleição de Wilma de Faria (PSB) ao Governo do Estado – ainda haveria segundo turno, eu assinei comentário opinando sobre o que as urnas poderiam dizer.

A postagem foi feita em meu primeiro endereço de Blog na Internet. Aqui abaixo, eu reproduzo o que escrevi àquele dia, há quatro anos:

Wilma agora é a favorita ao governo

Análise dos números em três pesquisas Ibope dão essa vantagem

Com base nos números divulgados hoje (veja quadro em matéria abaixo), pelo Ibope, quem deve vencer as eleições ao governo estadual este ano no RN?

Se tivesse mais elementos à mão para análise, certamente faria uma assertiva com boa margem de segurança, nunca uma declaração irremovível. Faltam-me detalhes quanto à rejeição, cruzamento de intenções de voto com dados sociais e por região, além de comparação de tudo isso com as sondagens anteriores do mesmo instituto.

Se não vivêssemos uma disputa absolutamente atípica, a começar pela inversão do papel da pesquisa, que deixou de ser instrumento de aferição para virar ferramenta de indução, eu arriscaria um palpite: diria que Wilma de Faria (PSB) ganhou as eleições.

Não posso afirmar com aura premonitória que a atual governadora vai se reeleger. Contudo, no mínimo não é exagero afirmar que o favoritismo mudou de lado. Está com ela. O tira-teima ficou mesmo para as urnas, estando nas mãos de mais de 2,1 milhões de eleitores.

Crescendo

Com 48% em empate numérico e técnico com o sempre favorito e primeiro lugar até então, Garibaldi Filho (PMDB), Wilma ganha uma lufada de confiança para o dia 1º. A sua militância tem motivos para estar confiante. Ela é o único dos nomes ao governo que só fez crescer desde o início da contenda.

O Ibope mostra nas três pesquisas (23 de agosto, 15 de setembro e 30 de setembro), uma Wilma para cima. Saiu de 41% para 42% e agora 48%. Cresceu 7%.

Garibaldi Filho mantém-se com alto nível de cristalização de votos (que venho escrevendo há tempos, como capaz de decidir o pleito). Continua desde o princípio acima dos 40% em intenções de voto. Começou com 49%, caiu para 46% e agora se sustenta em 48%. Uma instabilidade em alta. É seu maior trunfo.

Se Wilma tiver conseguido atingir o universo de eleitores de Garibaldi, desmanchando parte dessa cristalização, a campanha estará irremediavelmente definida em favor dela. Mas isso só é possível enxergar com avaliação da pesquisa por inteiro e não apenas os números secamente.

Confuso

Não posso assegurar, porque seria leviano, mas tenho elementos para acreditar que o Ibope tirou uma carta de seguro. E os indícios disso estão no estranho quadro das intenções de voto para os chamados candidatos “nanicos”. Aposto que nenhum deles chegará sequer a 0,5% de intenções de voto nas urnas.

Fixar 1% para Sandro Pimentel (PSOL), Geraldo Forte (PSL), Marcônio Cruz (PSDC) e Zé Bezerra (PCB), cada um, portanto 4% cumulativos, é insultar a inteligência dos mais atentos. Enquanto isso, o Xeque Humberto (PTC) que até participou de um debate, capaz em tese de obter algum resíduo de pontuação, ficou com 0%.

Com o empate técnico, o Ibope é o grande vencedor, por enquanto, das eleições no RN. Com a margem de erro ficando nos 3%, se livrou de embaraços e na pior das hipóteses saiu numa boa com uma das p artes diretamente envolvida na disputa.

Aguarde. Daqui a poucos minutos os números das três pesquisas Ibope ao Senado e em seguida, matéria analítica dessa concorrência.

Veja postagem original clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 01/10/2010 - 14:18h

Tiririca – o filio do Braziu


Definitivamente o palhaço "Tiririca" é o nome da atual campanha eleitoral no país.

Candidato a deputado federal pelo PR de São Paulo, com possibilidade de ser campeão de votos, ele também é um fenômeno na rede de computadores. No Youtube, há outra novidade.

Montagem feita em cima do filme "Lula – o filho do Brasil", terminou se convertendo em "Tiririca – o filio do Braziu", espécie de videobiografia do humorista.

Impagável. 

Clique AQUI e dê boas gargalhadas hoje. Amanhã…

* Acompanhe também o Blog em nosso endereço paralelo no Twitter. Sina-nos: www.twitter.com/bcarlossantos

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 01/10/2010 - 14:12h

Coligações mantêm páginas na Internet


Páginas oficiais dos candidatos majoritários das principais candidaturas, no Rio Grande do Norte, continuam no ar na Internet. À exceção era a coligação "Vitória do Povo", do candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB).

A justificativa dessa aliança é que estaria cumprindo a legislação eleitoral. Por isso havia anunciado a retirada do site. Ocorre que sua própria Assessoria Jurídica se contrapôs à medida, ensejando a manutenção.

Já as coligações "Força da União" de Rosalba Ciarlini (DEM) e "Coragem Pra Mudar" de Carlos Eduardo Alves (PDT) continuaram no ar. Em momento algum foram suprimidas deliberadamente

Veja a página da Força da União AQUI.

Veja a página da Coragem Pra Mudar AQUI.

Veja a página da Vitória do Povo AQUI.

Nota do Blog – Consultei dois especialistas no assunto e ambos afirmaram que não há restrição para que as páginas continuem no ar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 01/10/2010 - 13:36h

Um debate que não houve


Quem ganhou o debate da Rede Globo de Televisão à noite dessa quinta (30)?

Que debate?

Na verdade, quase não houve debate ou embate, sobretudo entre os principais candidatos à Presidência da República.

Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) esquivaram-se do confronto, da bipolarização. Praticamente "terceirizaram" Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda (PSOL), que fustigavam – por tabela – os maiores disputantes.

Pode haver segundo turno?

As pesquisas dizem que é possível, mas não muito provável.

Se a avaliação for pelo desempenho de Serra no debate, não haverá.

Dilma jogou para não perder. Conseguiu, apesar de dois ou três momentos de intervenções confusas.

Plínio de Arruda esteve aquém do esperado. Sua fina ironia parece ter esgotado.

Marina Silva talvez tenha sido a mais articulada. Ganhou pontos.

Se houver segundo turno, agora, é por sua performance crescente.

Em síntese, o debate não acrescentou muito.

Que debate?

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 01/10/2010 - 11:11h

Iberê, Rosalba e Carlos fecham campanha nas ruas de Natal


Depois de uma carreata iniciada nas Rocas, o candidato da coligação “Vitória do Povo” ao Governo do Estado, Iberê Ferreira (PSB) encerrou sua campanha na noite desta quinta (30) no pátio da antiga Semov.

Também participaram da última mobilização da coligação governista Wilma de Faria (PSB) e Hugo Manso (PSB), candidatos ao Senado. 

Em seu discurso, Iberê disse que não é hora do Rio Grande do Norte retroceder:

– O Rio Grande não pode remar contra a maré do Brasil, não podemos retroceder. A hora é de avançar, de desenvolvimento, de darmos passos firmes para fazer do Rio Grande do Norte um lugar mais justo para todos os potiguares.

Rosalba

“Meus adversários ao invés de discutir propostas e apresentar soluções para o RN, preferiram me agredir",  afirmou Rosalba ao final de sua campanha, também em Natal, na Zona Norte.

"Evitaram discutir as soluções para o RN. Mas o que vi nas ruas é que as pessoas confiam em mim. Sempre que eu saía de casa vinha alguém com uma flor, com uma rosa, com um olhar e me dizia que eu estou no caminho certo”, desabafou.

Carlos Eduardo

A Zona Norte foi a região escolhida pelo candidato ao Governo do Estado pela coligação “Coragem Prá Mudar”, Carlos Eduardo Alves (PDT),  para encerrar sua campanha na noite desta quinta (30).

Carlos estava acompanhado pelo candidato ao Senado Sávio Hackradt (PCdoB).

“Percorremos praticamente toda a Zona Norte. E vocês sabem o que eu vi? A verdadeira pesquisa. A pesquisa que não é do governador nem da senadora, mas a pesquisa do povo. Foi impressionante: nenhuma casa ficou indiferente. Foi bom passar todo este tempo com vocês”, disse ele.

Com informações da Assessoria de Imprensa das coligações Vitória do Povo, Força da União e Coragem Pra Mudar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 01/10/2010 - 10:49h

Irmãos a perigo

O que era dado como certo, talvez não se confirme.

Os irmãos Márcia e Lauro Maia, ambos do PSB, filhos da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), correm tentando evitar vexame. A vitória de ambos parece se volatizar.

Nos intramuros do esquema governista, deixou de ser simples sussurro para virar lamúria, o temor de que eles não sejam eleitos à Assembleia Legislativa. E não é segredo, ainda, de conflitos diretos entre ambos.

Márcia já é deputada; Lauro tenta o primeiro mandato eletivo.

A mãe busca êxito na corrida ao Senado. O pai, Lavoisier Maia (PSB), ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal, está em seu último mandato eletivo como deputado estadual.

A briga pelo voto é fraticida.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 01/10/2010 - 10:36h

Rosalba puxa votos para o DEM sem se opor a Dilma


"No meu palanque, tem Garibaldi, que é PMDB, que é Lula, que está com Dilma. Então deixa o povo decidir."

É assim que Rosalba Ciarlini (DEM), 57, sintetiza a engenharia política que neutralizou o discurso de candidata anti-Lula e, se a corrida terminasse hoje, a faria vencer no primeiro turno a disputa ao governo do Rio Grande do Norte, segundo pesquisas.

A frase foi dita à Folha há três semanas, num intervalo entre seis badalados minicomícios na região do Potengi (no agreste do Estado), onde ela, com microfone em punho, traduz ao eleitorado:

"Se eu ganhar, vocês sabem quem vai ficar no meu lugar no Senado? O pai do Gari. Serão dois "Garis" para o Rio Grande do Norte, e ainda tem o Jajá. Três senadores abrem portas em qualquer ministério", disse.

Brizolista no início da carreira política, a senadora do DEM concorre na chapa com Garibaldi Alves Filho (PMDB), líder nas pesquisas à reeleição ao Senado.

O Jajá a que ela se refere em todos os discursos é José Agripino Maia (DEM), líder da artilharia pesada contra o governo Lula e protagonista de um dos maiores embates no Senado com a então ministra Dilma Rousseff (PT), hoje candidata à Presidência no campo político rival.

Antes chamada de "afilhada" política de Agripino no Senado, hoje é ela quem alavanca os votos do senador.

O Rio Grande do Norte possui 2,2 milhões de eleitores – 1,65% do país. Há oito anos, é administrado por Wilma de Faria (PSB).

Rosa

Com a dianteira nas pesquisas, Rosalba, ou só Rosa como adotou nesta eleição, promete ampliar o Bolsa Família e se esquiva do confronto à Presidência.

A campanha não faz nenhuma menção ao candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, no material gráfico nem na propaganda de rádio e TV. O DEM está coligado ao PSDB no plano nacional. Bandeiras do tucano só foram vistas nas duas passagens dele pelo Estado.

Ex-prefeita de Mossoró (segunda cidade mais populosa do Estado), Rosalba trocou o azul do DEM pelo rosa. Também mudou o corte de cabelo e emagreceu.

Desde o início da corrida, ela só usa roupas rosa, além de broches e presilhas de cabelo com o tema. O estafe que a acompanha diariamente, idem, num colorido que chega a se aproximar do vermelho, conforme a multidão.

Voto Cruzado

Dono de uma barraquinha de doces na periferia de Natal, Genival França, 60, comenta, ao observar a candidata lhe acenar do alto do "Rosamóvel" (caminhão pequeno com palco improvisado na carroceria): "Meu voto é rosa. Mas para presidente é na [candidata] do Lula".

Com o microfone à mão, Rosalba circula em carro aberto saudando moradores.

"Alô, pessoal da oficina mecânica! Vocês vão ter sucesso", diz. "Meus amigos aí do bar! Time bom ganha de goleada. Vamos levar no primeiro turno, hein?"

No corpo a corpo, Rosalba tem obsessão por crianças. Em 12 quadras, pegou sete no colo. "Eu sou médica, mas, por causa das crianças, parecia mais que era professora."

Enquanto caminha, sua irmã, Rosina, é quem anota pedidos, endereços dos eleitores e demandas. Também a acompanha um equipado estafe de produção da campanha, orçada em R$ 12 milhões, a mais cara do Estado.

Segundo pesquisas, o voto "casado" não ocorre no Estado. Dilma tem ampla dianteira sobre Serra, mas os candidatos apoiados pela presidenciável petista não conseguiram deslanchar.

É só quando se fala sobre o trio de adversários -Iberê Ferreira (PSB), Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB), esta candidata ao Senado- que Rosalba esquece a fala mansa, franze a testa e discursa como senadora do DEM:

– Eles estão desesperados, veja que é baixaria em todo lugar.

Sílvio Navarro (Especial para a Folha de São Paulo no RN)

Veja matéria original clicando AQUI se for assinante da Folha ou do UOL.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 01/10/2010 - 10:22h

“Eles (povo) gostam do Lula e de mim”, diz Agripino


Deu na Folha de São Paulo

Um dos mais críticos opositores do governo Lula no Congresso, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia, reconhece a "maestria" do presidente e diz que a oposição não errou no combate à gestão petista.


Prestes a conseguir outro mandato de senador pelo Rio Grande do Norte, Agripino não ataca Lula e enaltece o Bolsa Família.
A abrangência do maior programa social lulista no Estado ajuda a entender a ausência de críticas ao presidente: 332,8 mil famílias recebem o Bolsa Família.

"Elas gostam de Lula e gostam de mim", conta Agripino. "Denunciei o mensalão mil vezes, mas digo que votei a favor do Bolsa Família, pois votei."

Além de evitar o confronto com o presidente, Agripino, 65, ainda "esconde" o presidenciável José Serra (PSDB), apoiado pelo DEM.
No RN, a vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Serra é maior do que a média nacional.

Ao contrário de colegas opositores, como Arthur Virgílio (PSDB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) no Amazonas e Pernambuco, respectivamente, Agripino deverá ser reeleito.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 01/10/2010 - 10:16h

EUA investem em Instituto de Neurociência de Natal


Deu na Folha de São Paulo

Após receber, há dois meses, US$ 2,5 milhões (R$ 4,7 milhões) do governo americano, agora Miguel Nicolelis, 49 anos, professor paulistano da Universidade Duke, ganhou outros US$ 4 milhões (R$ 6,8 milhões).

A destinação do dinheiro, oferecido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, são as pesquisas envolvendo o mal de Parkinson.
O cientista brasileiro, fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, trabalha no desenvolvimento de um dispositivo que, com estímulos elétricos na medula do paciente, restabelece habilidades motoras perdidas.

Já foram feitos vários testes com ratos, e os resultados foram animadores. A ideia é, no futuro, reverter as dificuldades de locomoção e os tremores típicos do Parkinson com a técnica.

É necessário mostrar que é seguro aplicá-la em seres humanos, mas já se sabe que ela é muito menos invasiva do que os métodos tradicionais de tratamento, que envolvem medicação. Eles trazem, ainda, efeitos colaterais e baixas taxas de eficiência.

Nicolelis trabalha também no desenvolvimento de braços robóticos que poderiam ser movidos por sinais cerebrais -uma interface cérebro-máquina-, e quer que eles possam ser úteis no futuro para pessoas que não têm partes dos seus corpos.

Esses estudos estão chamando a atenção nos últimos anos, mesmo nas universidades e na imprensa americana, e por isso Nicolelis costuma ser citado como um potencial Nobel brasileiro.

Em geral, porém, o prêmio é concedido a trabalhos que já têm aplicação bastante consolidada, e os estudos de Nicolelis ainda não chegaram às clínicas.

Nota do Blog – Incrível como aqui no Brasil e no Rio Grande do Norte, esse gênio continue sendo quase ignorado.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 01/10/2010 - 09:58h

Pensando bem…

"Se avexe não… Observe quem vai subindo a ladeira, seja princesa, seja lavadeira… Pra ir mais alto vai ter que suar."

Accioly Neto na letra da música "A natureza das coisas".
Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 01/10/2010 - 00:32h

Portal alerta Rio Grande do Norte para votar acertadamente


Conhecido como um dos mais importantes portais de notícias do Brasil, com repercussão até internacional, o Congresso em Foco faz campanha à moralização da política.

Nessa tarefa, essa página na internet publica lista de políticos que são candidatos este ano, mas com implicações legais que em tese não os recomendariam ao eleitor.

Quanto ao Rio Grande do Norte, o Congresso em Foco cita claramente o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB).

Veja abaixo o que diz o portal:

Sinal amarelo – Rio Grande do Norte

Se você é eleitor do Rio Grande do Norte, pense bem antes de dar seu voto a qualquer um dos candidatos da lista abaixo

Candidatos do Rio Grande do Norte que se enquadram em pelo menos uma das situações abaixo:

– Foram barrados pela ficha limpa;
– São réus em ações penais;
– Foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas
– Tiveram parecer pela cassação nos conselhos de Ética da Câmara ou do Senado;
– Foram presos em operações das polícias Civil e Federal

1 – Lauro Maia (RN) – candidato a deputado estadual. Filho da ex-governadora Wilma Faria, o candidato esteve preso entre os dias 13 e 19 de junho de 2008 pela Polícia Federal na Operação Hígia, juntamente com outras 12 pessoas. O grupo foi acusado de fraudar licitações e desviar R$ 36 milhões dos cofres públicos.

Veja o site do portal clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 30/09/2010 - 23:52h

Temer luta para ter Henrique presidindo Câmara dos Deputados


Candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, Michel Temer deseja manter sua cadeira atual, de presidente da Câmara, sob domínio do PMDB.

De passagem pelo Rio Grande do Norte, Temer antecipou que lançará o nome do líder da bancada de seu partido, Henrique Eduardo Alves (RN).

“Ele é o meu candidato, e há muito tempo”, disse Temer.

O PT, como se sabe, também reivindica a cadeira de Temer. Desponta como alternativa o líder de Lula na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

Temer parece contemplar a hipótese de dividir com o PT o comando da Câmara na próxima legislatura. Dois anos para um, dois para outro.

Porém, não parece trabalhar com a idéia de entregar ao petismo a presidência do primeiro biênio:

“Nós vamos dialogar muito. PT e PMDB estão se dando excepcionalmente bem na Câmara dos Deputados…”

“…Nós vamos dialogar para fazer do Henrique o presidente desse primeiro biênio [2011-2012]”.

Como se vê, caso confirme nas urnas o favoritismo que as pesquisas lhe atribuem, Dilma já dispõe de um contencioso.

Sócios majoritários da coligação governista, PMDB e PT não são senão uma encrenca esperando para acontecer.

Do Blog do Josias de Souza.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 30/09/2010 - 22:20h

A sexta e última pesquisa do Instituto Ibope – Tudo ou nada


Amanhã (sexta, 1º) será divulgada a última pesquisa do Instituto Ibope.

Foi encomendada pela InterTV Cabugi e será paga pela TV Verdes Mares de Fortaleza (CE).

Essa será a sexta rodada do Instituto Ibope.

Veja AQUI o resultado de todas as sondagens anteriores, para o Governo do Estado.

Veja AQUI os números ao Senado das cinco pesquisas anteriores.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.