quarta-feira - 08/09/2010 - 12:10h

Assembleia aprova Fundo Garantidor para Copa de 2014

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o Fundo Garantidor para Parcerias Público Privadas (PPP) que vão possibilitar as obras necessárias para que Natal seja uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

A aprovação se deu na manhã desta quarta-feira (8) e foi confirmada pelo Twitter pelo presidente da casa, deputado Robinson Faria. A primeira PPP a ser realizada no RN será a responsável por construir a Arena das Dunas, para a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014 em Natal.

A construção do estádio por um consórcio de empresas privadas terá como garantia 10 terrenos no valor de R$ 412,5 milhões. A expectativa do secretário da Copa do Mundo 2014, Fernando Fernandes, é dar início à licitação até o fim do mês, o que possibilitaria o início das obras até novembro desse ano. Nesse caso, o Machadão seria demolido em fins de janeiro de 2011.

O prazo para conclusão de um estádio como a Arena das Dunas é de 30 meses, segundo declarou o secretário Fernando Fernandes. Contudo, a Fifa fixou dezembro de 2012 como limite para a conclusão de todos os estádios da Copa do Mundo, tendo em vista que a Copa das Confederações será realizada no Brasil em 2013.

A Copa das Confederações, realizada no país-sede um ano antes da Copa do Mundo, deverá utilizar quatro ou cinco sedes.

Com informações da Tribuna Online.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 08/09/2010 - 12:06h

O marketing de Aluízio e Carlos Lacerda 50 anos depois

O marketing de Aluízio Alves, 50 anos depois, continua dando "filhotes".

Temos aí o "Expresso 25", carreatas, passeatas, comícios-relâmpagos; simbologias em gestuais, cores, jingles etc.

Mas ninguém é Aluízio Alves. Não há similar ou nada parecido na história política do Rio Grande do Norte.

E olha que hoje vivemos um tempo muito diferente daquela época, com a comunicação online, cibernética, os mais diversos recursos na propagação de imagem e mensagens diretas e subliminares.

Aluízio também não nasceu do nada. Além da vocação, de ser um "bicho político" em essência, foi moldado por velhas raposas do meio.

Seu marketing, por exemplo, em parte nasceu da "costela" de Carlos Lacerda, gênio político e de cultura incomensurável.

Jornalista (como Aluízio), deputado federal (como Aluízio) e governador do extinto Estado da Guanabara, Lacerda utilizou meios alternativos e soube usar a imprensa tradicional à época (rádio e jornal), além da emergente TV. Eram canais à propagação de sua voz elouquente. 

Trem, caminhão, comício-relâmpago, cadeia de emissoras de rádio e principalmente a poderosa retórica foram, com Carlos Lacerda, armas poderosíssimas à conquista do voto e íteis no duelo com adversários. Com Aluízio, também.

Eram amigos, companheiros de bancada na Câmara Federal. Integravam a UDN (União Democrática Nacional), partilharam da criação do jornal Tribuna da Imprensa no Rio de Janeiro e fizeram história.

Portanto é compreensível que até hoje continuem influindo e influenciando em termos de política, marketing e comunicação em si.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 08/09/2010 - 11:35h

Campanha de Rosalba, em Natal, evita a “Borboleta”

O cenário político da capital potiguar tem sentido falta de uma das principais protagonistas nesta campanha estadual: a prefeita Micarla de Sousa (PV).

Eleita em 2008 no 1° turno com 50,84% dos votos válidos, Micarla que preside o PV não vem fazendo uma boa administração em Natal depois de grandes gestores como Wilma de Faria (PSB) e Carlos Eduardo Alves (PDT), que saíram com altos índices de aprovação popular.

Em uma tática política, Micarla de Sousa vem sendo "escondida" e sequer acompanha as mobilizações de sua candidata: a democrata Rosalba Ciarlini (DEM).

Nesta terça (07), a coligação "A Força da União" percorreu oito bairros de Natal sem a presença da prefeita.

Ninguém em Igapó, Panatis, Santa Catarina, Soledade I, Santarém, Nova República, Brasil Novo e Pajuçara II viu Micarla no "Rosamóvel".

Do Blog de Marcos Dantas AQUI.

Nota do Blog – Marquinhos, a "Borboleta" biologicamente cumpre alguns estágios até chegar à metamorfose final, batendo asas por aí.

Creio que a natalense é ainda uma "larva", devorando tudo à sua frente.

Como lepidóptero, ainda cumprirá os estágios de "crisálida" e de uma esvoaçante borboleta mais adiante.

Para a candidata Rosalba Ciarlini, Micarla passou a ser uma verdadeira "bigorna", ou seja, outra bigorna.

Rosalba já leva nas costas o peso da prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM), que nem borboleta é.

Se for eleita, a senadora poderá dizer que venceu tudo e a todos, como o desgaste das prefeitas das duas maiores cidades do estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 08/09/2010 - 11:01h

Ministério Público tenta combater a “ambulancioterapia”


Os Promotores de Justiça de diversos municípios expediram recomendações para coibir a transferência irregular de pacientes para o Hospital Walfredo Gurgel (HWG) em Natal.

Esse esforço conjunto pretende sensibilizar os gestores municipais para que sejam tomadas medidas para garantir o atendimento à população em unidades de saúde do próprio município ou o mais próximo possível. A intenção é desafogar o Walfredo Gurgel, que hoje recebe pacientes de todo o Estado e em muitos casos com enfermidades que poderiam ser tratadas nos próprios municípios de origem.

Essa prática, conhecida como “Ambulancioterapia”, tem gerado distorção no SUS estadual, uma vez o direito do cidadão de receber atenção primária perto de sua residência vem sendo violado. Além disso, com o alto fluxo de pacientes no HWG o atendimento de alta complexidade fica comprometido.

Nas Recomendações, os Promotores de Justiça esclarecem que o Walfredo Gurgel é o hospital de referência para tratamentos de alta complexidade e não de problemas de menor potencial, que poderiam ser tratados em outras unidades de saúde.

O Ministério Público recomenda aos Secretários Municipais para que providenciem a plena resolução da prática conhecida como “ambulancioterapia”, assumindo suas responsabilidades respectivas nas redes de atendimento, uma vez que, desde o Pacto pela Saúde de 2006, todos os municípios estão habilitados na Gestão Plena Da Saúde.

Até agora os Secretários de Saúde de pelo menos dez municípios já receberam as orientações do Ministério Público; são eles: Nova Cruz, Montanhas, Passa e Fica, Santana do Matos, Extremoz, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Jaçanã, Campo Redondo e Japi.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – A ambulancioterapia dá votos. O cidadão desinformado se sente importante e bem-atendido, quando alguém o "desova" no hospital.

Não é por acaso que muitos vereadores, suplentes, ex-prefeitos, líderes comunitários etc. possuem "ambulância própria" para esse serviço.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 08/09/2010 - 10:50h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais


A Comunidade Católica Shalom, missão de Mossoró, vai realizar evento denominado ‘Artes Nordestinas’. Na noite do próximo 18 de setembro, a  partir das 20h30, o Centro de Evangelização da Comunidade, localizado  na Rua Lopes Trovão,  no bairro Doze Anos, em Mossoró, abre suas  portas para uma noite dedicada aos valores da cultura nordestina.

Obrigado a leitura deste Blog a Éwerton Laércio (Marcelino Vieira), Zé Ronaldo (Campo Redondo) e Moraes Filho-Casa Moraes (Mossoró).

O professor aposentado da Uern e ex-diretor administrativo do jornal "O Mossoroense" Éder Medeiros tem respondivo satisfatoriamente a tratamento de saúde em Natal. Com perseverança, fé e os avanços da medicina, você sairá dessa, meu caro. Saúde e paz.

Começa amanhã (quinta, 9), a exposição "Caricatto" em Natal, na Capitania das Artes, a partir das 19h, com trabalhos de caricatura do chargista Túlio Ratto. A primeira edição do gênero aconteceu em Mossoró, com retumbante sucesso. Agora, na capital, não deverá ser diferente.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem nova diretora-geral. É a advogada e contabilista Lìgia Limeira. Parabéns pela ascensão e sucesso.

Amanhã (quinta, 9), terminam as inscrições da 10ª Edição do "Seminário Novas Liberdades", organizado pela Prefeitura de Mossoró. O tema central é “Histórias de Liberdade e Cidadania: Avanços e Desafios”. Acontecerá no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, de 13 a 17 de setembro, das 19h às 21h. Pontos de inscrição: Secretaria Municipal da Cidadania, Uern, Facene, Faculdade Mather Christi e UnP.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quarta-feira - 08/09/2010 - 07:42h

O político e o “milagre”, às vezes, do marketing

Marqueteiros costumam, com exceções, incensar a própria importãncia. Porém o mais importante mesmo é o bom candidato e suas costuras políticas.

Marketing suplementa, fermenta, encolhe-estica, mas não faz milagre. Às vezes consegue feitos extraordinários, mas nunca "milagres" continuados.

Um dia a máscara cai.

Em Minas Gerais, Hélio Costa (PMDB) anda puto da vida com Duda Mendonça; a patota de Serra estrila com seu marketing, a quem acusa pela queda livre.

É sempre assim.

E os candidatos?

As alianças formadas? As costuras de apoios? A pré-campanha? Nada disso pesa no resultado final da própria campanha até às urnas?

Como diz a velha filosofia política, "jogo é jogo e treino é treino".

Quando tudo funciona bem, é o marketing que se apresenta para ganhar a fama; se as coisas andam mal, ele também é culpado.

Nos dois casos, a generalização é um pecado crasso.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 08/09/2010 - 07:37h

Iberê em Mossoró

A coligação "Vitória do Povo" tem programação definida para a manhã de hoje em Mossoró, a partir das 8h.

O governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira (PSB), visita a  Faculdade de Medicina da UERN; às 9h estará na própria Uern ao lado da deputada federal Fátima Bezerra (PT) e o candidato ao Senado Hugo Manso (PT).

Às 15h30, caminhada no comércio do Centro com Hugo   Fátima Bezerra e Luiz Carlos  Martins (PT), candidato a deputado estadual.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 08/09/2010 - 06:59h

Como Blog antecipou, prefeito do PSB anuncia apoio à Rosalba

Como este Blog tinha antecipado em postagem sob o título "Só Pra Contrariar" e o subtítulo "Migração política", a candidata ao Governo do Estado, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), recebeu apoio de outro prefeito.

Rosalba desembarcou hoje pela manhã em Doutor Severiano, no Alto Oeste do Estado, para ouvir diretamente do prefeito local, Francisco Neri (PSB), que ele apoia sua eleição.

Rosalba tinha a companhia do marido e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), além do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN).

O apoio de Neri à Rosalba teve como principal articulador o prefeito de Encanto, Alberone Neri (DEM), seu irmão, que já endossava  candidatura da senadora.

Para quem acompanha de perto a política oestana, era visível que Francisco Neri vinha apenas "cozinhando o galo", na ligação ao candidato do seu partido à reeleição, governador Iberê Ferreira (PSB). Hoje, revelou-se.

Veja clicando AQUI, postagem que antecipava essa adesão.

P.S – (6h40 de 8 de Setembro de 2010) – Recebo ligação telefônica de uma credenciada fonte, do Alto Oeste, acrescentando mais um dado a esta postagem.

Ressalta que o deputado Raimundo Fernandes teve papel decisivo na adesão, articulando o apoio à candidatura de Rosalba. O.K.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 08/09/2010 - 06:57h

Pensando bem…

"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência."

Platão

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 07/09/2010 - 19:43h

Revista tenta se reinventar na Internet para não morrer

Tempos difíceis – e de reinvenção – para as semanais americanas. A Newsweek está sendo vendida, a U.S. News & World Report migrou-se quase que totalmente para a rede e a Time está menor – a circulação caiu de 4 milhões para 3,25 milhões.

Segundo o editor da Time, Rick Stengel, "era preciso consertar o teto enquanto o sol ainda brilhava". Há quatro anos, quando ele assumiu o cargo, a revista era maior, mas a publicação é uma das poucas sobreviventes – com jornalismo sério – do gênero atualmente.

Algumas capas recentes da Time mostram que ainda é possível impactar. A de agosto mostrava uma jovem afegã de 18 anos, exibindo o nariz e as orelhas mutiladas como forma de denunciar a crueldade do Talibã contra as mulheres.

A Internet é o caminho à salvação.

Veja texto na íntegra clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 07/09/2010 - 19:27h

Ibope faz quarta pesquisa sobre campanha no RN

Vem aí a quarta rodada de pesquisas do Ibope sobre a campanha eleitoral deste ano no Rio Grande do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu pedido de registro de mais uma sondagem.

O Ibope protocolou registro de pesquisa que tem levantamento de campo iniciado hoje e será concluído no sábado (11).

É provável que no próprio sábado haja divulgação dos números através da InterTV Cabugi.

Veja AQUI números ao Governo do Estado das três pesquisas do Ibope;
Veja AQUI números ao Senado das três pesquisas do Ibope.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 07/09/2010 - 11:26h

Campeões de votos à Câmara Federal

Pelo menos três a quatro candidatos têm expectativa de passar dos 200 mil votos  à Câmara Federal: João Maia (PR), Fátima Bezerra (PT) e Henrique Alves (PMDB).

Os três conhecem bem o caminho da chamada Baixa Câmara.

João vai para o segundo mandato e aparece como campeão nas intenções de voto; Fátima busca o terceiro mandato consecutivo e alarga seu universo eleitoral além dos limites da militância petista organizada. Henrique caminha para o 11º mandato de federal. Está por lá há quase 40 anos.

O quociente eleitoral à Câmara dos deputados deverá ficar entre 212 e 215 mil votos, creio. Em 2006 foi de 202.979.

Àquele ano, dois nomes novos à ocasião apareceram como campeões de voto: o próprio João Maia e o jovem Fábio Faria (PMN), filho do presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN).

Fábio debutou em grande estilo na política, obtendo o topo da votação, com 195.148 votos. Este ano pode repetir a "dose"? Não é fácil.

Veja abaixo como foi o quadro de eleição à Câmara Federal em 2006 no RN:

Fábio Faria (PMN) – 195.148
João Maia (PL) – 193.296
Henrique Alves (PMDB) – 156.581
Rogério Marinho (PSB) – 130.063
Felipe Maia (PFL) – 124.382
Fátima Bezerra (PT) – 116.243
Nélio Dias (PP) – 93.245
Sandra Rosado (PSB) – 69.277

Suplentes:

Betinho Rosado (PFL) – 81.402
Joacy Pascoal (PSB) – 52.238

Votos válidos – 1.623.887 (90,72%);
Abstenção – 311.232 (14,81%);
Votos em branco – 105.059 (5,87%);
Votos nulos – 60.966 (3,41%).
Quociente eleitoral – 202.979 votos.

Nota do Blog – Essa é mais uma contribuição do Blog ao debate e análises sobre a atual campanha.

Também ajuda a profissionais com atuação na área (jornalistas, radialistas, marqueteiros etc.) e ao webleitor que gosta do tema.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 07/09/2010 - 10:46h

A “metrópole” ensanguentada

A "Metrópole do Futuro", segundo Mossoró foi denominada há poucos dias pela revista "Veja", deu uma demonstração patente de que está a caminho de "honrar" esse epíteto.

Expôs o outro lado da moeda do crescimento: a barbárie. As vísceras de uma sociedade em desequilíbrio, que não sabe a diferença técnica e humana entre crescimento e desenvolvimento.

Ontem (segunda, 6) seis cadáveres deram entrada no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP). Todos resultado de eliminação à bala.

A Polícia Militar matou três fugitivos da Cadeia Pública; um jovem viciado em drogas foi executado no Santa Delmira e pai e filho foram eliminados no bairro Santo Antônio, provavelmente por vingança.

O futuro é hoje.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
terça-feira - 07/09/2010 - 10:32h

Simulações de segundo turno dão vitória para Rosalba

Na mesma pesquisa Instituto Start/Coreio da Tarde/Fiern veiculada o dia passado (segunda, 6), há simulação de eventual segundo turno envolvendo os três principais candidatos ao governo.

Outra vez os números revelam a firme performance da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) contra os adversários Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT).

Iberê só conseguiria superar Carlos Eduardo, caso os dois cheguem ao segundo turno. Rosalba supera a qualquer um deles, proclama a mesma sondagem.

Outro aspecto que os números mostram em filigranas, é que caso aconteça um segundo turno contra Rosalba, os dois candidatos da base aliada do presidente Lula não teriam uma composição cumulativa à plenitude. Faz sentido.

As escaramuças da campanha e pré-campanha pesariam à necessária harmonia entre ambos e seus militantes.

Veja abaixo as simulações:

Rosalba x Iberê

Rosalba Ciarlini (DEM) – 51,0%
Iberê Ferreira (PSB) – 32,7%
Nenhum dos dois – 9,9%
Nenhuma/Não Soube Responder – 6,3%

Rosalba x Carlos Eduardo

Rosalba Ciarlini (DEM) – 57,0%
Carlos Eduardo (PDT) – 22,8%
Nenhum dos dois – 13,1%
Nenhuma/Não Soube Responder -7,1%

Iberê x Carlos Eduardo

Iberê Ferreira (PSB) – 45%
Carlos Eduardo (PDT) – 27,0%
Nenhum dos dois – 20,1%
Nenhuma/Não Soube Responder – 7,9%.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 07/09/2010 - 10:11h

Pesquisa Start revela eleitor mais desgarrado do “cabresto”

Entre as muitas informações entranhadas na terceira pesquisa Instituto Start/Correio da Tarde/Fiern divulgada ontem, pelo menos duas despertaram especial atenção em mim.

Em minha ótica, elas produzem um melhor entendimento do atual cenário eleitoral do Rio Grande do Norte. São mais importantes do que os números secos de intenções de votos.

Vamos a elas, pois.

1 – Para o cargo de Governador do Estado do RN, qual o líder político poderia influenciar seu voto para este cargo?

Espontânea

Ninguém – 95,9%
Lula – 1,2%

Obs: As demais respostas citam nomes diversos, instituições etc. e não pesam no cômputo final.

2 – O senhor votaria nos candidatos a governador e senador que o prefeito do seu município está apoiando?

Espontânea

Não votaria – 53,7%
Votaria nos dois – 29,2%
Somente no Governador – 2,4%
Somente no Senador – 1,1%
Nenhuma/Não Soube Responder – 13,5%.

Nota do Blog – O que esses resultados nos mostram, secamente?

Que o eleitor está cada vez mais autônomo, separando a vontade do chefe político da sua vontade e entendendo que a disputa estadual é uma e a nacional é outra.

Veja que a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata líder nas pesquisas ao Governo do Estado, é apoiada pelas duas prefeitas campeãs de rejeição administrativa (Micarla de Sousa-PV, Natal; Fátima Rosado-DEM, Mossoró) e mesmo assim tem ótimo desempenhos nos dois colégios eleitorais.

O governador Iberê Ferreira (PSB) tenta a reeleição se apresentando como "o candidato de Lula" e nem assim o eleitor adesiva esse voto casado.

O "voto de cabresto" está mais difícil de ser tangido.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 07/09/2010 - 09:47h

“Onda Dilma” não chega à luta por governos estaduais

Em eleições passadas, já houve quem observasse que o eleitor é sábio. Parece evitar concentrar poder demais em apenas uma escolha partidária.

De alguma forma, parece compensar as escolhas que faz para presidente com escolhas diferentes para governador, prefeito, etc.

Nas eleições deste ano, pelo menos até este momento, tal observação parece pertinente.

Se a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abre larga margem de vantagem sobre seus adversários, com chance de liquidar a disputa ainda no primeiro turno, o mesmo não se verifica nas eleições para governador nos estados. Ali, a disputa é apertada. E até com alguma vantagem, neste momento, para o PSDB.

O Congresso em Foco analisou as últimas pesquisas disponíveis em cada estado para governador.

Esta conceituada página da Internet assinala o seguinte, sobre a luta política no Rio Grande do Norte: A senadora Rosalba Ciarlini tem chance de se tornar a única governadora eleita pelo DEM. De acordo com pesquisa do Ibope feita entre 16 e 18 de agosto, ela tem 46% das intenções de voto. Iberê Ferreira de Souza, do PSB, tem 24%. E Carlos Eduardo Alves, do PDT, tem 14%.

Saiba mais clicando AQUI.
Veja AQUI a situação estado a estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 06/09/2010 - 17:27h

Sargento Regina passa a ser investigada por promotores

A polêmica envolvendo vídeos em que a vereadora e candidata a deputada estadual, Sargento Mary Regina (PDT), afirma que recebeu R$ 10 mil de uma “negociação financeira” com o presidente da Câmara, Dickson Nasser (PSB),  está sendo investigada.

O escândalo é mais abrangente e explosivo.

Ao todo são 18 vídeos no Youtube que mostram Regina falando com naturalidade sobre o submundo da política e atacando alguns nomes.

O Ministério Público passou a apurar o caso oficialmente.

Saiba mais clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 06/09/2010 - 16:44h

Start, em 3º pesquisa, aponta boa dianteira de Rosalba

O Blog Fator RRH (Ricardo Rosado) publicou há poucos minutos, em primeira mão, uma síntese da terceira pesquisa Instituto Start/Correio da Tarde/FIern para Governo do Estado e ao Senado.

Veja abaixo os números da terceira pesquisa ao Governo do Estado e mais abaixo, os números das sondagens anteriores:

Governo Estimulada (Hoje, 06 de setembro)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 43,5%
Iberê Ferreira (PSB) – 27%
Carlos Eduardo (PDT) – 9,7%
Sandro Pimentel (PSOL) – 0,5 %)
Bartô Moreira (PRTB) – 0,1%

Roberto Ronconi (PTC) – 0,1%
Simone Dutra (PSTU) – 0,1%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Nenhum/Branco/Nulo – 5,3%
Indeciso – 13,8%

Governo – Estimulada (23 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 42,3%
Iberê Ferreira (PSB) – 22,5%
Carlos Eduardo (PDT) – 10,3%
Sandro Pimentel (PSOL) – 0,4%
Bartô Moreira (PRTB) – 0,2%
Roberto Ronconi (PTC)- 0,1%
Simone Dutra (PSTU) – 0,1%
Camarada Leto (PCB) – 0,1%
Nenhum/Branco/Nulo – 7,7%
Indeciso – 16,1%

Governo – Estimulada (26 de julho)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 44%
Iberê Ferreira (PSB) – 24%
Carlos Eduardo (PDT) – 12%
Sandro Pimentel (PSOL) – 0,7%
Outros – 0,5%.

Nota do Blog Por esses números, a campanha estaria decidida, hoje, no primeiro turno.

* Em seguida postaremos material referente à disputa ao Senado e outros números.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 06/09/2010 - 16:37h

Voto válido a deputado federal deve passar de 1,720 milhão

Quantos votos devem ser apurados e assinalados como "válidos", à Câmara Federal, nas eleições de 3 de outubro?

É possível que passe de 1,720 milhão de votos. O eleitorado do Rio  Grande do Norte está em 2.246.641.

Nas eleições de 2006, nas 6.224 urnas apuradas e com eleitorado de 2.101.144, houve contabilização de 1.623.887 votos válidos à Câmara Federal.

A abstenção chegou a 311.232 eleitores.

O mais votado à ocasião foi Fábio Faria (PMN) com 195.148 votos (12,02%). Em segundo lugar ficou João Maia (PR), obtendo 193.296 (11.90%). O último colocado foi Sandra Rosado (PSB) com 69.277 (4,27%), mesmo Betinho Rosado (PFL, hoje DEM) alcançando 81.402 votos.

Os candidatos a deputado federal na atual campanha trabalham em cima desse manancial de votos.

Eis abaixo os 10 maiores colégios eleitorais do RN:

– Natal (524.497);
– Mossoró (159.030);
– Parnamirim (96.406);
– São Gonçalo do Amarante (60.087);
– Ceará-Mirim (48.101);
– Macaíba (44.923);
– Caicó (43.855);
– Assú (38.892);
– Currais Novos (32.581);
– Nova Cruz (28.235).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 06/09/2010 - 16:06h

Câmara Federal tem nomes virtualmente eleitos

Pelos números da terceira pesquisa Instituto Start/Correio da Tarde/Fiern (veja mais abaixo), a disputa à Câmara federal praticamente consolidará a atual bancada.

Mas deverá surgir alguma surpresa.

Fundamental, que para qualquer análise e debate sobre o tema, sejamos esclarecidos de que essa é uma disputa  proporcional e não majoritária. Ganha-se em bloco  na soma com outros postulantes e não de forma individual.

Pode ocorrer que alguém com boa intenção de votos termine fora, graças ao acúmulo de votos de sua aliança/coligação, deixando para trás outro nominalmente mais votado.

Também é importante salientarmos que a pesquisa para cargos proporcionais normalmente tem profunda margem de erro. Só com o cruzamento de informações numéricas por regiões/municípios e levantamentos de outros dados, que se agregam, podemos reduzir essa hipótese.

Com base nos números expostos pelo Start, em que João Maia (PR) surge com 8,6%, Henrique Alves (PMDB) com 5,3%, Paulo Wagner (PV) com 3,1% e Rosy de Sousa (PV) com 0,3%, a aliança PMDB-PR-PV caminha para fazer três deputados.

João, Henrique e Paulo Wagner despontam como vitoriosos.

Na coligação encabeçada pelo binômio PT-PSB, a deputada Fátima Bezerra (PT) – e  seus 7,6% – aparece com chances de fazer seguramente dois deputados e brigar  pelo terceiro.

Fátima, virtual reeleita, briga para ser campeã de votos.

Sandra Rosado (PSB) –  com 1,2% – tem boas chances de reeleição também. O vereador Adenúbio Melo (PSB) – com 0,7% – pode surpreender? Pode. Há tempo e votos à disposição para isso.

Wober Júnior (PPS) está distante com 0,5%. A princípio, não estaria no páreo.

Os atuais deputados federais Fábio Faria (PMN)- 5,9% -; Felipe Maia (DEM) – 5,5% -; Betinho Rosado – 2,8% – e Rogério Marinho (PSDB) com  2,2% (todos na oposição), na aliança "Força da União", travam uma disputa diferenciada internamente.

Fábio e Felipe estariam reeleitos. Rogério e Betinho duelam pela terceira vaga, pois é pouco provável – hoje – que essa coligação faça quatro deputados federais.

Quem levará a melhor?

Se Rogério Marinho estiver espraiado em áreas com maior densidade eleitoral, tende a deixar Betinho para trás. É uma tendência, mas não é um fato insofismável.

Então, por essa análise fria e ainda distante das urnas, quem seriam os eleitos?

João Maia (PR), Henrique e Paulo Wagner; Fátima Bezerra e Sandra Rosado; Fábio Faria, Felipe Maia e Rogério Marinho.

Volto a assinalar que essa é uma avaliação de momento e com base em dados ainda insuficientes, em face da complexidade que envolve uma disputa proporcional.

É isso.

Aproveite e faça você também suas análises, debata e estude o assunto.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 06/09/2010 - 15:17h

Só Pra Contrariar

Migração política

Amanhã, 7 de setembro, é dia de nova emigração.

É bom colocar o ouvido ao chão e a vista espiando pro Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

É provável que ave de arribação saia do governismo para apoio à Rosalba Ciarlini (DEM).

É um prefeito.

Será que o Governo segura-o?

Decifra-me ou te devoro.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 06/09/2010 - 15:08h

João Maia dispara em primeiro lugar à Câmara Federal


Na terceira pesquisa Instituto Start/Correio da Tarde/Fier veiculada hoje (segunda, 6), também estão em destaque os números à Câmara Federal.

Quem aparece em primeiro lugar é o deputado e candidato à reeleição, João Maia (PR).

Veja abaixo a colocação dos principais nomes citados na pesquisa Espontânea do Instituto Start:

João Maia (PR) – 8,6%
Fátima Bezerra (PT) – 7,6%
Fábio Faria (PMN)- 5,9%
Felipe Maia (DEM) – 5,5%
Henrique Alves (PMDB) – 5,3%
Paulo Wagner (PV) – 3,1%
Betinho Rosado – 2,8%
Rogério Marinho (PSDB) – 2,2%
Sandra Rosado (PSB) – 1,2(PSB)
Adenúbio Melo (PSB) – 0,7%
Wober Júnior (PPS) – 0,5%

Rosy de Souza (PV) – 0,3%.

*
Veja em postagens abaixo os números para Governo do Estado e Senado.
* Adiante faço análises sobre os números. Primeiramente, quanto à disputa à Câmara Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.