“O verdadeiro amigo não depende da confirmação do tempo, já é antigo no primeiro dia.”
Fabrício Carpinejar
Jornalismo com Opinião
“O verdadeiro amigo não depende da confirmação do tempo, já é antigo no primeiro dia.”
Fabrício Carpinejar
A prefeita afastada da Prefeitura do Natal (veja postagem mais abaixo), Micarla de Sousa (PV), continua sua escalada para baixo. Sempre surpreende negativamente.
Quando se imagina que atingiu o ápice do ocaso, mais novidades ruins desabam.
A decisão da Justiça de ejetá-la da prefeitura por suposto envolvimento em corrupção, pode ter reviravolta. Seus advogados cuidam para que ela seja devolvida ao cargo.
Mas nesta quinta-feira, o vice-prefeito Paulinho Freire (PP) já será empossado.
Às pressas, a direção nacional do PV tratou de afastá-la de comando partidário no Estado.
Uma nota oficial chegou a ser emitida pela prefeita, dizendo-se inocente e assinalando a surpresa pela decisão judicial.
– “Uns confiam em carros, outros em cavalos. Nós, porém, faremos menção em nome do Senhor, nosso Deus.” (Salmo 20:7) – citou Micarla
Sangue de Cristo tem poder – deve orar Natal, com pés juntos, olhos rútilos e mãos postas.
Micarla não chegou ao fundo do poço. Parece estar no subsolo do fundo do poço, ostentando 95% de reprovação popular, expurgada do poder e completamente sem prumo e sem rumo.
Melancólico.
Saiba mais AQUI.
O suplente de deputado estadual e ex-deputado estadual José Adécio (DEM) é pule de dez para retornar à Assembleia Legislativa, com a cassação (veja postagem mais abaixo) de Dibson Nasser (PSDB).
Ele, atualmente, é o comandante-em-chefe da Central de Abastecimento (CEASA), órgão do Governo do Estado.
Mas nos bastidores, há tempos que existem comentários apontando que o vereador mossoroense Chico da Prefeitura (DEM), segundo suplente, poderia ganhar espaço na Assembleia Legislativa. Seria uma compensação.
Chico receberia esse “agrado” com convocação à Assembleia Legislativa, numa engenharia que seria possível com a convocação de algum deputado governista para ser secretário da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Na sucessão municipal de Mossoró, Chico teve um problema cardíaco que quase o levou à morte. Sequer concorreu ao sétimo mandato de vereador, indicando o seu irmão “Dão” Rocha (DEM) como sucessor.
Dão não se elegeu.
Chico da Prefeitura queria ser prefeito, mas os líderes do seu grupo nunca o desejaram. Temendo sua rebelião, é que havia a hipótese de aboletá-lo na Assembleia Legislativa.
Por trapaças do destino e outras injunções, quem terminou se viabilizando foi a vereadora Cláudia Regina (DEM), eleita à prefeitura. Ela, também, uma “rejeitada”. Impôs-se
Agora é Chico!
Ele pode ter seu espaço (mais de dois anos de mandato como deputado), graças a cassação de Dibson (que ainda pode recorrer da decisão que o cassou). Uma imposição do destino.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou nesta quarta-feira (31), o deputado estadual em primeiro mandato, Dibson Nasser (PSDB). A sessão do TRE teve caráter extraordinário.
O julgamento da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi proposta pelo PRB.
O relator, juiz Jailsom Leandro, pediu cassação por abuso do poder econômico.
O deputado cassado é filho do vereador natalense Dickson Nasser, ex-presidente da Câmara Municipal do Natal.
A Justiça Federal do Rio Grande do Norte esclarece que os recentes bloqueios efetuados na conta única da Prefeitura Municipal de Natal, no valor de R$ 7.249.144,70, foram decorrentes de uma decisão do dia 2 de outubro, originada no processo número 0011450-03.2008.4.05.8400.
No caso em questão, o Município foi condenado pelo fato de não ter feito a construção do Parque de Capim Macio no reservatório de detenção – RD1 (urbanização da área); paralisação das obras de drenagem, já que o emissário submarino ainda não foi construído, e a não apresentação de Plano de Recuperação de Área Degradada pelo Município de Natal/RN para a região de Lagoinha (Zona de Proteção Ambiental), obrigação esta assumida pelo ente municipal em acordo judicial.
O bloqueio dos recursos foi feito através do sistema Bacen-Jud e devido a operação desse sistema foi realizada uma varredura nas contas atreladas ao CNPJ da Prefeitura de Natal.
O fato ocorreu porque as verbas bloqueadas, provavelmente, estavam vinculadas, de forma irregular, à Prefeitura e não à Secretaria Municipal de Educação.
O Juiz Federal Magnus Delgado já emitiu despacho determinando o desbloqueio das verbas que são vinculadas à educação.
Vale ressaltar que todo esse fato não teria ocorrido se a Prefeitura de Natal tivesse cumprido o acordo judicial há tempos celebrado.
Na decisão, que culminou com o bloqueio dos recursos, o Juiz Federal Magnus Delgado, ressalta que desde dezembro de 2011 a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura oficiou ao Judiciário que estavam sanados os problemas de recursos para retomada da obra de drenagem.
No entanto, nenhuma medida foi adotada por parte da Prefeitura para resolver suas pendências perante a construtora responsável e acelerar a construção do parque e do emissário submarino (requerendo ao IDEMA licença de instalação para construção deste).
G1 RN
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), foi afastada do cargo por ordem da Justiça nesta quarta-feira (31).
A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Amaury Moura Sobrinho, que também determinou que o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, dê posse, “imediatamente e dentro das prerrogativas legais”, ao vice-prefeito Paulinho Freire.
Depois trago mais detalhes.
Da coluna de Luciano Oliveira (O Mossoroense)
A empresa francesa Voltalia Energia do Brasil pretende iniciar no primeiro semestre de 2013 a instalação, neste município, dos Parques Eólicos Carcará I e II e Terral.
De acordo com Luciana Vergueiro, gerente ambiental da empresa, cada parque deverá contar 13 aerogeradores, que terá capacidade total de geração de energia de 60MW.
De Início, as obras vão proporcionar cerca de 100 empregos diretos e 250 indiretos.
Hoje (quarta-feira, 31) tem palestra do publicitário Washington Olivetto, 19h30, no Centro de Convenções do Natal.
O evento marca os 15 anos do ótimo “O Jornal de Hoje”, comandado por Marcos Aurélio de Sá.
O palestrante é uma legenda da publicidade nacional.
Nota do Blog – Parabéns a Marcos e toda sua equipe, pelo sucesso do empreendimento, uma marca no jornalismo de opinião.
Por Cézar Alves (Portal De Fato)
Por 10 votos a 1, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) acaba de decidir por revogar a prisão preventiva do prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), preso há 16 dias por determinação do desembargador Assis Brasil, atendendo pedido do Ministério Público Estadual.
A prisão do prefeito se deu porque ele figura na investigação do delegado da Polícia Civil, Odilon Teodósio, como mentor intelectual da morte do presidente do PT da Serra do Mel, Edinaldo Filgueira, ocorrida no dia 15 de julho de 2011.
A preventiva foi decretada no início do feriado de dezembro de 2011, quando da denuncia do Ministério Público Estadual.
Ele está preso no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Mossoró.
Apesar do apoio dado no segundo turno ao candidato eleito à Prefeitura do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), o PT não pleiteará e não permitirá que filiados seus ocupem cargos no futuro governo.
A posição faz parte da própria resolução partidária que definiu endosso à candidatura de Carlos no segundo turno.
No primeiro turno, o então candidato a prefeito pelo partido, deputado estadual Fernando Mineiro, se posicionou com críticas ao perfil de candidaturas que terminaram indo pro segundo turno.
Ele foi o terceiro colocado na votação, ficando atrás de Carlos (o mais votado) e do deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
Fernando Lucena (PT) e Hugo Manso farão parte da bancada do PT na Câmara Municipal do Natal.
Sua atuação, a princípio, será de perfil governista – mas sem alinhamento incondicional.
A Prefeitura de Natal deixou de pagar o salário de 864 de seus servidores, referente ao mês de outubro. Em nota oficial, explica que o problema decorre de bloqueio judicial.
Mas a prefeita Micarla de Sousa (PV) promete contornar o problema em breve espaço de tempo, além de salientar que considera a retenção irregular, por atingir recursos de origem federal.
“A prefeitura conseguiu pagar 18.627 servidores, ou 86 por cento do total do funcionalismo público municipal, que compreende 21.634 pessoas”, adianta a nota.
E acrescenta: “A Prefeitura ressalta que envidará esforços para pagar, o mais breve possível, os salários dos 864 servidores que não puderam receber nesta data, além do de 2.143 funcionários cujos vencimentos líquidos estão acima de R$ 3.001,00 e são pagos no terceiro e último dia.”
Nota do Blog – Conte nos dedos, Natal. Ainda faltam 61 dias para Micarla sair. Está pertinho. Paciência, pô!
Do Congresso em Foco
Nada de Aécio Neves (PSDB-MG). O alvo maior da preocupação do PT a partir de agora é alguém que, pelo menos oficialmente, é aliado do partido e do governo da presidenta Dilma Rousseff: o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
É o que se depreende dos bastidores da reunião que a bancada do PT no Senado teve ontem (30) com o presidente do partido, Rui Falcão, para avaliar os resultados do segundo turno das eleições municipais, os efeitos do julgamento do “mensalão” e as estratégias para o futuro.
E a conclusão foi a seguinte: é preciso ficar muito atento aos próximos passos dados por Eduardo Campos. O PT venceu a principal eleição do país, com a vitória de Fernando Haddad em São Paulo.
Foi também o partido que mais prefeitos elegeu entre as 85 maiores cidades do país. Cresceu em número de prefeituras, enquanto todos os partidos de oposição decresceram. Apesar dos vários motivos para comemoração, tratava-se de uma reunião de derrotados.
Nenhum dos senadores que se candidatou a prefeito – no PT e em outros partidos – obteve êxito. Assim, a reunião com Rui Falcão acabou sendo mais de queixas. E as queixas concentraram-se especialmente em Eduardo Campos.
Saiba mais AQUI.
É hoje (quarta-feira, 31), o lançamento oficial da “Chapa 1 – Pra OAB Seguir Avançando”, que concorre à direção da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Mossoró.
A programação está marcada para as 19h, no Requinte Buffet.
É um momento de conhecer as propostas dos candidatos Aldo Fernandes e Jonas Segundo, respectivamente candidatos a presidente e vice da instituição.
Aldo é o atual vice-presidente da OAB de Mossoró.
Quem aniversaria hoje (quarta-feira, 31), é o gerente-geral do Thermas Hotel & Resort, Washington Souza. Comemora a data colocando em prática as muitas novidades que trouxe na bagagem, após participação no 40º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens 2012, realizado nos últimos dia 24, 25 e 26 de outubro, no Riocentro (RJ), organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav Nacional. Parabéns, meu caro.
Hoje também é dia de incenso para Carlos Augusto de Souza Rosado (DEM), secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). A data o alcança neste cargo, depois de cerca de 18 anos de seu último posto público, como deputado estadual, em 1994. Ladies and gentlemen, façam fila e levem seus presentes. Mas sejam comedidos. Sem afetação.
Dona Bárbara Michaella, além de uma inteligência diferenciada, tem o talento para a arte, o fino trato e acabamento em peças personalizadas, como agendas. Com 2013 quase esbarrando aí, à nossa porta, não custa nada conhecer seus produtos, que podem ser adquiridos a preços generosos. Clique AQUI em sua lojinha virtual.
A revista Formas da Arquitetura Potiguar continua como bom produto segmentado no Rio Grande do Norte. Suas edições têm surpreendido pela qualidade editorial e conteúdo. Veja AQUI um de seus mais recentes números.
Obrigado a leitura deste Blog a Paulo Henrique (Mossoró), segurança pessoal, patrimonial e de eventos; professor Onesimar Carneiro (Mossoró) e Jairo Barros de Lima, “Jairo Garçom” (Mossoró).
BILHETE ÚNICO – “Carlos, lendo matérias sobre as eleições da capital paulista, encontrei uma das principais propostas de Fernando Haddad (PT). Trata-se do “bilhete único mensal”, onde o cidadão paga um único valor para usar o transporte público por 30 dias, e estudantes pagariam 50% do valor do bilhete integral. Tal proposta é tratada como uma grande novidade, porém, não é bem assim. No ano de 2004 quando fui presidente do GEVP (Grêmio Estudantil Valdemar do Pássaros), do CEFET/Mossoró, escrevi de próprio punho, anteprojeto de lei do Bilhete Único Mensal, porém, válido apenas para estudantes, esse projeto foi apresentado pelo então vereador Luiz Carlos do PT e infelizmente não chegou ao plenário e com a não reeleição do vereador, acabou sendo arquivado.” Pablo Vinícios Barros.
Consórcio das empresas Painel Comunicação Visual, Frota Mídia e Repet apresenta uma excelente novidade em termos de mídia estática e de grande apelo de massa. Trata-se de um Painel em Led, com alta resolução, instalado em ponto estratégico de Mossoró: Estação das Artes Eliseu Ventania, com frente para a Avenida Augusto Severo, área de grande fluxo de veículos automotivos e passantes. Contatos comerciais por estenúmero: (84) 3316-0032.
É hoje às 16h, no 12º andar do Centro Empresarial Caiçara (Centro de Mossoró), a programação definida como “Chá das Mulheres”, mobilização de advogadas que dão apoio à Chapa 2 à Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Mossoró. A Chapa 2 conta com Aurino Carlos para presidente e Thiago Rego como vice.
Na manhã de último sábado (27) aconteceu a Plenária das Mulheres Trabalhadoras Rurais em Apodi. O encontro teve inicio às 8h horas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Em torno de 70 mulheres, de Apodi e de outras cidades da região marcaram presença na atividade, que teve como objetivo principal planejar e organizar a mobilização “24 Horas de Ação Feminista” que ocorrerá no dia 10 de dezembro em várias cidades do mundo. Mobilização também contra o avanço do agronegócio na região.
O Mossoró Mix chega a mais uma edição apostando na diversidade. A promoção que ocorrerá na Estação das Artes Eliseu Ventania nos próximos dias 9 e 10 de novembro terá atrações como Biquini Cavadão e Ivete Sangalo, além de Dorgival Dantas, Forró dos Plays e Aviões. Sucesso garantido. Obtenha mais informações clicando AQUI.
O publicitário Davi Moura mexe com as delícias da boa mesa através do seu blog “Adoro Comer” (AQUI). É uma página com muitas variáveis quanto ao universo gastronômico. Bom apetite.
Tem sido destacada a atuação do narrador esportivo mossoroense Julimar Rodrigues (ex-Difusora) nos microfones da FM 96 (Natal). A contratação foi um acerto considerável da direção da empresa, reforçando a sua ótima equipe. O “Juli” é um baita (recorro ao caipira Neto, da Band TV) profissional. Parabéns, meu caro.
Recebo em mãos um folder da Odonto Estética (Rua 30 de Setembro, 289, Centro de Mossoró, com fones (84) 3314-0603/3316-2444), que disserta sobre as especialidades dessa clínica. Os doutores Kleitton Gomes e Luciana Rosado são especialistas em prótese dentária. Ela, que se diga, filha dos pediatras Dix-sept Sobrinho-Kátia. Parabéns pelo sucesso.
Se finalmente me desvencilhar de uma série de compromissos na região de Mossoró e com o nosso Ceará, esbarro em Natal neste final de semana. Tenho um monte de coisas para não fazer em nossa capital. Meus caros amigos, arranjem tempo para a boa prosa. Vou arranchar por poucos dias, mas quero ser intenso. Câmbio.
O bom humor faz bem. O humor político através de charges atravessa o tempo há séculos.
E, cá para nós: o Brasil é prodigioso na produção de talentos para a picardia e a crítica política através da utililzação de charges.
Eis mais um exemplo, reproduzido no Blog do Borjão (Ricardo Borges), que a gente traz para você, webleitor. Obra do chargista “Pelicano”:
A derrota de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, para Fernando Haddad (PT), o deixou avariado. É mais um “poste” de Lula da Silva que causa estrago.
Um bom dia com bom humor, mesmo que Serra não goste nem um pouquinho.
“Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa, vou modificar aquilo que eu posso: O meu jeito de olhar para ela.”
Clarice Lispector
A economista Virgínia Ferreira, coordenadora da equipe de transição em Natal, do prefeito eleito Carlos Eduardo Alves (PDT), é um nome com ótimo currículo técnico. Disso, ninguém tem dúvida.
Mas não deve ser ignorada sua boa extração familiar, o que é outra excelente referência.
Virgínia é filha do saudoso médico Leônidas Ferreira, homem de confiança do senador e ex-governador José Agripino Maia (DEM), de quem foi secretário estadual da Saúde e chefe do Gabinete Civil em dois governos.
A Saúde também foi a pasta em que foi titular na administração Lavoisier Maia.
Leônidas cumpriu mandato de deputado estadual (duas vezes) e faleceu dia 3 de abril de 2009, aos 75 anos, devido parada cardíaca.
Virgínia foi secretária do Planejamento do próprio Carlos Eduardo Alves e era inscrita no PT, partido do qual se afastou posteriormente.
Uma vasta extensão de terra entre a BR-304 (saída para Fortaleza-CE) e a conhecida “Estrada do Óleo”, em Mossoró, será ocupada com complexo de lazer do Grupo Porcino Costa.
O investimento de alguns milhões promete ser algo bastante diferenciado na região.
Ele terá parque de vaquejada e outros equipamentos para público variado e numeroso.
Aguardemos.
As Subseções da Justiça Federal do Rio Grande do Norte nas cidades de Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros promoverão curso para advogados sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe).
As inscrições estão abertas através do site www.jfrn.jus.br .
Em Pau dos Ferros e Assu o curso será ministrado no dia 5 de novembro. Em Mossoró, capacitação semelhante ocorrerá nos dias 6 e 7. Em Caicó o treinamento será no dia 6.
O PJe será obrigatório nas Subseções da Seção Judiciária a partir do dia 12 de novembro. Na sede da JFRN, em Natal, o Processo Judicial Eletrônico é obrigatório desde a última segunda-feira.
Já nas Subseções de Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros a obrigatoriedade começará no dia 12.
O Rio Grande do Norte foi pioneiro no Brasil na implantação do Processo Judicial Eletrônico, mas até o momento era facultativo aos advogados ajuizarem as demandas pelo meio eletrônico ou físico. Desde a última segunda-feira (no caso da Seção em Natal) o meio eletrônico passou a ser obrigatório. Nas Subseções a obrigatoriedade começará no dia 12 de novembro.
O acesso dos advogados ao sistema do Processo Judicial Eletrônico é feito através de certificação digital.
Por conta de sua atuação e desempenho à frente da Pró-reitoria de Ensino e de Graduação, um grupo de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) trabalha, há cerca de 12 meses, o nome da professora-doutora Moêmia Gomes de Oliveira.
Ela é nome em projeção para assumir candidatura à vice-reitoria da instituição de ensino superior.
A costura política tem avançado silenciosamente.
A pró-reitora detém muitos apoiadores para sua virtual candidatura à vice-reitora.
O trabalho avança, mas é certo que ainda enfrentará naturais desafios.
O preito eleito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou sua equipe de transição.
Ele apostou num conjunto extremamente técnico, além de composto em sua maioria por profissionais ligados à própria prefeitura.
Os escolhidos são estes: economista Virgínia Ferreira, engenheira Elequicina dos Santos, procurador municipal Carlos Castim e professora Justina Iva, além do administrador de empresas Alexandre Halles.
Virgínia Ferreira coordenará o grupo.
Carlos Santos,
Hoje estive novamente no PAM (Unidade de Saúde). Filas enormes, idosos sendo imprensados, farmácia sem remédios, e o mais incrível: Falta papel para impressão do resultado dos exames.
Procurei saber se existia ouvidoria no PAM e a funcionária de informou que não. Quando falei que isto poderia ir para os jornais e rádios, apenas bateu com os ombros, no gesto clássico de não estou nem aí.
Futura Prefeita Cláudia Regina (DEM), será que na sua administração esta bagunça irá continuar?
E a solução para todos estes problemas é tão simples. A maior prova de que é simples é que depois que um moço, falta-me o nome dele agora, assumiu o gerenciamento da UPA Chico Porto – a coisa ali melhorou.
E como melhorou.
Não coloque em cargos de direção nestes locais de atendimento ao público pessoas apadrinhadas de políticos. Coloque pessoas competentes. 2014 está aí. E em 2014, a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sai de Mossoró com uma frente que anule a vantagem do Carlos Alves em Natal ou a reeleição se transformará numa quimera que se perdeu.
Da sua administração dependerá a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. E se forem mantidos estes mesmos padrões de atendimento na rede de saúde, pode dizer adeus à reeleição da governadora. Pense nisto enquanto é tempo.
É preciso modificar muito coisa nesta área. Não confie nas rádios de Mossoró, que não abordam este tipo de problema.
O povo que sofre as humilhações no PAM não se esquecerá do tratamento que ali recebe e nas eleições sempre haverá alguém para lembrar a todos como funciona a saúde pública em Mossoró.
Será que a acachapante derrota em Natal não serviu para nada? Até onde este descaso na saúde pública de Mossoró irá?
Inácio Augusto de Almeida