“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”
Albert Camus
Jornalismo com Opinião
“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”
Albert Camus
Durante visita da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), à cidade de Natal na próxima segunda-feira (3), 149 prefeitos irão assinar o termo de doação correspondente a 250 equipamentos, dos quais 201 – 101 retroescavadeiras e 100 motoniveladoras – já estão disponíveis no pátio do Centro Administrativo.
A informação foi dada pelo delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa. Informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da Governadoria.
As máquinas doadas vão atender a 89,22% dos municípios do Estado e também a 79,45% da população rural potiguar, ou seja, das 704 mil famílias da zona rural, 560 mil serão beneficiadas. A aquisição dos equipamentos pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), somam investimentos na ordem de R$ 81,6 milhões.
Após a entrega, serão iniciados cursos de capacitação dos 500 operadores que nelas trabalharão (dois por equipamento). Serão cursos de 16h (retroescavadeiras) e de 40h (motoniveladoras) com término até o dia 27 de junho.
De acordo com Raimundo Costa, a perspectiva é de que as máquinas possam atender aos municípios de forma continuada para a recuperação de estradas vicinais e reforço da infraestrutura hídrica do semiárido com a construção e recuperação de reservatórios.
Pré-agenda
A presidenta Dilma Rousseff deve desembarcar no Aeroporto Internacional Augusto Severo às 10h50 da próxima segunda-feira (3), seguindo direto para o Centro Administrativo, onde, acompanhada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), irá entregar os equipamentos aos prefeitos dos municípios do Rio Grande do Norte.
Em seguida, a presidenta da República seguirá para o auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles, local em que fará discurso.
Além da cerimônia de entrega, também há a previsão dos seguintes atos: lançamento do edital de licitação das obras complementares da duplicação da BR-101/RN referentes às obras remanescentes que incluem vias marginais, drenagem e dois viadutos; assinatura do acordo de cooperação do programa Brasil Mais Seguro entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado; assinatura da ordem de serviço das obras de construção do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador e; anúncio de liberação de recursos para reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal.
É importante ressaltar que a pré-agenda pode sofrer alterações.
Amigo, Carlos Santos.
A professora Maria José Ferreira, teve uma brilhante idéia.
Está convidando todos os mossoroenses a acamparem na Estação das Artes Eliseu Ventania, durante o mês de Junho. Lá estaremos seguros e livres de toda (ou quase toda) bandidagem que toma conta da cidade.
Aqui no Abolição IV, eles não estão mais satisfeitos em assaltar os moradores nas ruas, praças, pontos comerciais, etc.
Eles estão entrando nas casas e assaltando, fazendo arrastões em ruas inteiras.
Por favor, corra que os bandidos vem aí.
Rômulo Arnaud – Webleitor, professor e sindicalista
O Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, determinou o fim do segredo de justiça do processo onde o Ministério Público Estadual e Federal denunciam suposto esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Natal, fato que ficou conhecido como Operação Assepsia.
Foi mantido o segredo apenas para os autos referentes a dados protegidos por sigilo legal (pedido de quebra de sigilo de dados telefônicos ou telemáticos).
No total, 17 pessoas figuram como acusadas no processo onde são acusadas de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade ideológica e crime contra lei das licitações.
Na decisão, o magistrado também definiu a competência criminal da Justiça Federal para julgar o caso, já que envolve recursos federais. O Juiz Mário Jambo ratificou ainda, na mesma decisão, todos os atos instrutórios, todas as provas até agora produzidas e igualmente os atos decisórios praticados pela Justiça Estadual, onde o processo tramitava até então.
Preliminar
No entanto, o ato de recebimento da denúncia foi excetuado, já que o Ministério Público Federal apresentou denúncia substitutiva à original, fato que será agora objeto de análise do magistrado. Ainda na decisão, proferida esta semana, o Juiz Federal abriu o prazo de 15 dias para defesa preliminar dos acusados que se adequam ao conceito penal de funcionário público, conforme determina o Código Processo Penal.
Neste caso, poderão fazer uso deste instrumento os acusados Alexandre Magno Alves de Souza, Anne Azevedo da Cunha Lima, Rafael Amoreira da Paixão e Thiago Barbosa Trindade.
“Como se não bastasse a imputação de crimes que envolvem verba federal, logo, bem da União, claro está que com o advento da Constituição Federal de 1988, encontra-se na esfera de competência do Tribunal de Contas da União, conforme o dispositivo em destaque, a fiscalização da aplicação das verbas federais repassadas pela União a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, o que também demonstra que os supostos delitos objeto da denúncia teriam atingido interesse da União, enquadrando-se, indubitavelmente, na competência criminal da Justiça Federal”, escreveu o Juiz Federal na decisão.
Ele ressaltou que a exposição dos fatos, mostrando o uso de verbas federais, por si só já atrelam o processo à Justiça Federal. “Destarte, encaminhada a presente ação penal a esta Justiça Federal, impõe-se, como medida de economia processual e de preservação de provas, a ratificação dos atos instrutórios, de todas as provas até agora produzidas e igualmente dos atos decisórios praticados na Justiça Estadual, à exceção do recebimento da denúncia, porquanto o Ministério Público Federal apresentou denúncia substitutiva à originalmente ofertada no Juízo Estadual, o que faz exigir um novo recebimento de denúncia por esta Justiça Federal”, ressaltou o magistrado da 2ª Vara Federal.
São acusados nesse processo: DANIEL GOMES DA SILVA, TUFI SOARES MERES, ROSIMAR GOMES BRAVO E OLIVEIRA, VICENTE SEMI ASSAN SALEK, ALEXANDRE MAGNO ALVES DE SOUZA, THIAGO BARBOSA TRINDADE, BRUNO MACEDO DANTAS, ANNIE AZEVEDO DA CUNHA LIMA, CARLOS FERNANDO PIMENTEL BACELAR VIANA, THOBIAS BRUNO TAVARES GURGEL, EUGÊNIO PEREIRA LIMA FILHO, MYRIAN ELIHIMAS LIMA, ANDRÉ VINÍCIUS GUIMARÃES DE CARVALHO, RAFAEL AMOREIRA DA PAIXÃO, RICARDO JOSÉ DE OLIVEIRA E SILVA, SAULO PEREIRA FERNANDES, DANIEL ALEXANDRE MARINHO CABRAL.
O radialista e editor da revista esportiva “A Bola”, Diassis Linhares, promoverá amanhã (sábado, 1º de junho), “Um tremendo encontro” musical. Evento promete ter público numeroso e diversificado.
Será no Oba Restaurante (Mossoró).
Ele vai juntar Os Tremendões (Mossoró), Infla 6 (Mossoró) e Tremendão (Fortaleza-CE) para uma noitada que começará às 20h.
Compre sua mesa ou senha individual através desses números: (84) 8770- 6748 e 9903-1006.
Por Roberto Guedes
O servidor público Sérgio Aragão está sendo mencionado por funcionários da Fundação José Augusto, braço cultural do governo do Rio Grande do Norte, como o sucessor da colega Ivanira Machado na presidência do órgão. Aragão será o terceiro dirigente do órgão desde a posse da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a 1° de janeiro de 2011.
Assessora jurídica da casa, à qual serve há quase quarenta anos, Ivanira pediu exoneração há poucos dias e está prestes a deixar a presidência e a secretária estadual de Cultura, professora Isaura Amélia Rosado, cunhada de Rosalba, convidou sucessivamente, e sem sucesso, três intelectuais amigos da família para a sucessão.
Por fim, indicou a Rosalba o nome Aragão.
Funcionários da fundação estranharam a escolha porque, como dizem, embora integre os quadros da casa, Aragão nunca é visto na sede desta, na rua Jundiaí.
Amanhã é sábado e, exatamente por isso, é dia de “Sêbado”.
Uma programação especialmente elaborada para amanhã inclui a exposição do artista plástico, poeta e cantor Airton Cilon, a partir das 10h.
Também é dia de muita música de qualidade, além do grande acervo de livros, discos (LP’s e CD’s), Dvd’s e outros apetrechos que somente lá podemos encontrar.
Oportunidade ainda para botarmos a prosa em dia, sob a batuta de Marcos Almeida, druída, xamã, comandante-em-chefe e presidente plenipotenciário do Sêbado.
Essa confraria cultural funciona aos sábados à Rua Antônio Vieira de Sá, 825, Nova Betânia (Mossoró).
A política do Natal e do Rio Grande do Norte perdeu uma de suas figuras mais folclóricas. Foi-se o “Super Moura”, ou José Vitório de Moura.
Foi encontrado no banheiro de sua casa na capital do Estado, desacordado, já sem vida, na manhã dessa quinta-feira (30).
Ele tinha 78 anos.
Moura candidatou-se a deputado estadual (2006) e a vereador (duas vezes), figurando no elenco de personagens bizarros da política nacional, por adotar codinome de super-herói, principalmente no combate à corrupção.
Nunca teve votação satisfatória a ponto de se apresentar como fenômeno nas urnas.
Ganhou notoriedade nas propagandas eleitorais, pelas inserções jocosas em que se apresentava como o “Super Moura”, conseguindo até o feito de “voar”.
Moura era segundo sargento reformado da Polícia Militar.
Que descanse em paz.
A Comissão Executiva Estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) irá realizar na próxima sexta-feira (31) a plenária em Mossoró. O evento político acontecerá a partir do meio-dia na Câmara Municipal dos Vereadores.
Contará com a presença dos dirigentes e simpatizantes da legenda no RN. Na ocasião serão filiados varias lideranças comunitárias, políticas e empresariais, que serão potenciais candidatos nas eleições de 2014.
Segundo Leandro Prudêncio, presidente estadual da legenda, um dos aspectos importantes discutidos nas plenárias, será a análise do atual cenário político e a regionalização do partido. O objetivo é percorrer todo o Estado para estruturar e ampliar o partido nos municípios.
O PHS, hoje esta constituído em 45 Cidades, e até 30 de setembro deverá chegar a 80 cidades. “E até Junho do ano que vem, queremos estar constituído em 100 municípios”, afirma Prudêncio.
Atualmente no RN, o partido conta com 22 Vereadores, sendo 02 Presidentes de Câmaras, 04 Vice-Prefeitos, e 04 Secretários Municipais.
Prezado Carlos Santos,
Nós do Centro Acadêmico de Direito (CADIR) vimos a matéria em seu Blog sobre a manifestação que estamos organizando sobre a implementação do núcleo de Prática Jurídica.
Queremos deixar bem claro que a pauta do nosso movimento é exclusivamente o núcleo de Prática Jurídica, pois o nosso curso não tem uma estrutura precária, como foi retratado em sua matéria.
Apesar de ser um curso novo, nós já temos ótimos resultados em seleções de estágio em Mossoró e região.
Gostaríamos que você fizesse uma retratação, pois a sua colocação em relação à estrutura do nosso curso causou um certo incômodo nos manifestantes que estão à frente do movimento. Espero que você entenda a nossa posição.
Cordialmente,
Centro Acadêmico de Direito (CADIR)-Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Nota do Blog – O Blog apenas reproduziu o que um dos integrantes do Cadir manifestou, pedindo apoio à divulgação do movimento em epígrafe.
Em momento algum esta página emitiu juízo de valor próprio ou se aprofundou em qualquer comentário, até porque não possui maiores elementos para tal.
Veja AQUI.
“Não temos qualquer prazer na existência exceto quando lutamos por algo. ”
Arthur Schopenhauer
Se o Brasil conseguisse botar pelo menos um médico em cada um de seus mais de 5.500 municípios não resolveria caos na saúde, mas atenuaria.
Não falta apenas médico. Falta estrutura mínima.
A “Ambulancioterapia” continua sendo peça eleitoreira, abarrotando hospitais de referência em todas as partes do Brasil. Isso ocorre em relação ao Walfredo Gurgel em Natal e o Tarcísio Maia em Mossoró.
Pagar R$ 10 ou R$ 15 mil por mês um médico para atuar em Bodó ou Venha Ver, é salutar. Mas ele precisa do mínimo de segurança à sua atividade, para não se transformar na panaceia ou ser satanizado por toda a população, em eventual erro ou incapacidade de assistência.
O Sistema Único de Saúde (SUS) e programas como Saúde da Família (PSF) são praticamente perfeitos no papel e podem realmente ser a redenção da saúde pública brasileira.
Entretanto é imprescindível que seus sabotadores (incluindo muitos homens de branco) sejam localizados e punidos pelo desleixo, má-fé e despreparo.
O Brasil tem jeito, sua saúde pública, também.
Precisamos mais de vontade política e coragem do que tão-somente mais recursos financeiros.
O Blog mexerá num vespeiro à próxima semana.
Cruza depoimentos, levanta informações e coleta documentos.
Enfim, é um trabalho que exige apuro às minudências para atestar o que vai ser apontado.
O foco é a insanável questão de acúmulo de fontes de receitas na atividade pública, sem amparo legal.
É visível que existe conivência de gestores e uma máfia nas entranhas do serviço público, garantindo esse tipo de vantagem ilegal, em detrimento da maioria e do próprio cidadão comum.
Aguarde.
Do Jornal de Hoje
Leonardo Nogueira critica Rosalba: “As pessoas de Natal falam que Rosalba não faz aqui para fazer em Mossoró, mas as obras do Governo em Mossoró estão paralisadas, com problemas”. Essa frase parece até ter sido dita por um deputado de oposição, ou no mínimo alguém com postura independente na Assembleia Legislativa, mas não.
Foi proferida pelo deputado estadual Leonardo Nogueira, do DEM, mesmo partido da governadora Rosalba Ciarlini e, assim como a gestora estadual, com uma base eleitoral “grande” na capital do Oeste.
Para citar um exemplo de obras que não foram cumpridas, Leonardo Nogueira apontou, durante entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!, a “reforma do Estádio Nogueirão, prometida por ela (Rosalba), está parada”.
Por sinal, a situação do estádio foi recentemente lembrada, mas pela deputada de oposição Larissa Rosado, do PSB, que disse ao se defender da cassação de seu registro de candidato em Mossoró no ano passado que Rosalba “modificou a intenção do eleitor com farta estrutura econômica e financeira” e “com falsas e ilusórias promessas, como a da construção e reforma do Nogueirão”.
Segundo Leonardo Nogueira, no entanto, não foi só o estádio que teve suas obras paralisadas. “A estrada de Tibau está parada, o teatro Lauro Monte Filho, está parado. Enfim, três ou quatro grandes obras estão paradas”, colocou, acrescentando que não é só em Mossoró.
“Nas cidades onde eu tenho base, eu chego lá e pergunto: o que foi que a governadora fez aqui. E praticamente não se aparece uma obra relevante do Governo do Estado, veja bem, não digo aquelas obras de parceria com o Governo Federal”, lamentou o deputado estadual.
Apesar das críticas, Leonardo Nogueira afirmou que é sim um deputado de situação, mas tem uma postura apenas mais “realista”. “Veja bem, eu sou um deputado do DEM, que tem um bom relacionamento com a governadora, com José Agripino, mas são fatos. Não posso chegar aqui, nem em canto nenhum e dizer uma inverdade”, se justificou.
A boa relação é tanta, inclusive, que Rosalba já confirmou que vai disputar a reeleição no próximo ano, apesar da situação difícil colocar certas dúvidas na cabeça da gestora estadual. “A governadora tem dito que é candidata a reeleição, mas às vezes eu sinto que ela mesma, diante de tanta dificuldade que está tendo, ela mesma fica (em dúvida)”, revelou.
Entre essas dificuldades, os problemas herdados na gestão anterior são uma das conseqüências negativas.
“Vou traduzir o que estou ouvindo nas minhas bases: existe um sentimento de que tudo está muito difícil para uma reeleição da Governadora Rosalba. Os números dizem isso. O trabalho e o planejamento que a governadora pensou em fazer vêm encontrando muitas dificuldades pelos problemas herdados, mas não vou aqui ficar falando em herança”, afirmou.
Nota do Blog – Será que as cassandras rosalbistas vão satanizar o deputado Leonardo Nogueira, por ele também expressar o que é fácil se perceber nas ruas de qualquer município do Rio Grande do Norte?
O parlamentar e sua mulher, a ex-prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, sabem que o desgaste da “Rosa” também os afeta politicamente.
Através do seu endereço próprio na rede de microblogs Twitter, o advogado Aldo de Medeiros Filho pergunta:
– O que será que passou na cabeça da pessoa que decidiu pela ida da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à festa do Telecurso no Rio de Janeiro-RJ, a um custo desses? (R$102 mil pelo aluguel de um avião).
Eu respondo-lhe:
O Governo não tem consciência quanto ao que seja prioridade administrativa. Seu foco é prioridade política. Quis ir, foi. Só.
Precisava sair bem na “foto” com o clã Marinho da poderosa Rede Globo de Televisão e com ministro do Governo Dilma Rousseff (PT), Aloízio Mercadante (Educação).
Simples assim, meu caro.
É o mesmo Governo que durante uma campanha eleitoral prometeu investir quase R$ 40 milhões num estádio de futebol, numa cidade em que o hospital de referência não tem sequer macas suficientes em certos momentos de pico, para atendimento a feridos.
Veja matéria completa clicando AQUI (Rosalba gasta R$ 102 mil com aluguel de avião).
O webleitor João Bosco Souto, o nosso amigo “Bosquinho”, como sempre apresenta intervenções pertinentes nesta página. Outra vez, ele oferece boa contribuição ao debate sadio, equilibrado e construtivo.
Ele apresenta informações técnicas quanto à Saúde Pública no Brasil, mostrando o porquê de nosso atraso e de tamanha agonia da maioria da população.
Veja abaixo:
Sobre qualidade do ensino de medicina:
“[…] Exame do Cremesp de 2011 foi realizado em uma única etapa, uma prova objetiva contendo 120 questões distribuídas em nove áreas básicas de conteúdo. A nota considerada de corte é 6. O Exame é aplicado pela Fundação Carlos Chagas, instituição com grande experiência em concurso […] Chamou a atenção o baixo percentil de acertos em campos essenciais da medicina, como Saúde Pública (49,0% de acertos), Obstetrícia (54,1%), Clínica Médica (56,5%) e Pediatria (59,3%), especialidades que concentram a solução de muitos problemas de saúde da população […]”
Fonte://www.cremesp.org.br/library/modulos/centro_de_dados/arquivos/Exame_Cremesp_%202011.pdf
Sobre financiamento:
Segundo o estudo “Acesso e financiamento à saúde no Brasil”, “Os dados confirmam as críticas de especialistas, tanto públicos quanto privados, de que o gasto público com saúde é ainda insuficiente. No Brasil, o gasto total com saúde está próximo de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas a participação do gasto público é de apenas 3,6% do PIB, o que onera desproporcionalmente a população carente vista a desigual concentração de renda e a regressividade da carga tributária.Na comparação internacional, o gasto total do Brasil com saúde (7,5% do PIB) está abaixo da média mundial (9,7% do PIB).
Fonte://www.interfarma.org.br/site2/images/acesso%20e%20financiamento.pdf
De acordo com estudo “A saúde no Brasil e na América Latina” […] o Brasil precisaria fazer uma radical correção de rumo, e dobrar os seus gastos públicos para atingir o patamar de Chile, Argentina e Venezuela; e ainda assim, ficaria muito distante do México, e longe da metade do que investe a Colômbia.”
O edital do primeiro concurso da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30).
A Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame, divulgou antecipadamente todas as informações e o próprio edital em seu site oficial hoje.
As inscrições para o concurso serão realizadas, exclusivamente pela internet no site da FCC (//www.concursosfcc.com.br/), de 10 de junho a 8 de julho. As provas objetivas e discursiva (Redação/Estudo de Caso) serão realizadas em Natal, com previsão de aplicação para o dia primeiro de setembro.
São oferecidas 91 vagas nos níveis médio e superior, com salário inicial que varia de R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00. Os cargos de nível superior são os seguintes: Analista Legislativo (10 + 1 para candidato com deficiência), Arquitetura (1), Analista de Sistema (3), Biblioteconomia (2), Enfermagem (2), Engenharia Civil (1), Jornalismo (1), Medicina – Clínica Geral (2), Psicologia (2) e Assessoria Técnica de Controle Interno (1).De nível médio, os cargos são estes: Técnico Legislativo (43 + 3 para candidato com deficiência), Operador de Som (3), Programador (5+ 1 para candidato com deficiência), Taquigrafia (5+ 1 para candidato com deficiência) e Técnico em Hardware (4).
As informações completas sobre o concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas: //www.concursosfcc.com.br/concursos/alern113/index.html
Com informações da AL.
Estudantes do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) promovem durante este feriadão uma extensa mobilização nas redes sociais em prol da Construção ou Aquisição de um escritório para o Núcleo de Prática Jurídica da Instituição.
Nesta quinta-feira (dia 30) iniciam-se as mobilizações pelo Facebook, onde os estudantes passam a compartilhar uma imagem com frases de efeito – cobrando atitude do reitor Arimateia de Matos.
Já na sexta (31), à partir das 13h, haverá um twittaço utilizando a hashtag #PraticaJuridicaJa, também marcando o twitter do reitor e o perfil oficial da Instituição.
O Curso de Direito da Ufersa já encontra-se em seu 7º período, com uma estrutura precária, queixam-se os alunos.
Faltam salas, professores e o próprio Núcleo de Práticas Jurídicas.
“”A causa dos discentes deve ser atendida com urgência, por se tratar de uma necessidade iminente, tendo em vista o estágio já avançado da primeira turma do curso, e a importância da Prática Jurídica na boa formação de um profissional do ramo jurídico”, justificam líderes do movimento.
Estudantes e jovens baraunenses realizarão segunda-feira (3), a partir das 14h, a II Caminhada Baraúna Pede Segurança.
A mobilização tem caráter social e apartidário.
Busca de forma pacífica alertar as autoridades constituídas sobre a insegurança no município, que tem experimentado altos índices de violência, com inúmeros homicídios.
Essa marcha sairá do Auto Posto Baraúna e Borracharia do Salvador.
Percorrerá várias ruas da cidade, utilizando cartazes, faixas, carro-de-som.
Governo insensível
O Juiz de Direito da Comarca de Baraúna, Cláudio Mendes Júnior, deferiu pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, vedando ao Estado a diminuição do efetivo policial no município. Sua decisão saiu ao final da semana passada.
O despacho do magistrado revela o abandono do Estado e a falta de respeito ao cidadão baraunense. O juiz impediu que o Governo do Estado reduzisse o efetivo policial no município, o que chegaria a ser absurdo na atual circunstância.
“Nesta esteira, impossível se pensar em garantir do direito à segurança pública da população local com o efetivo policial já existente, quiça com a redução do mesmo”, justificou Cláudio Mendes Júnior.
“A vida começa todos os dias”.
Érico Veríssimo
Tem coisa mais cretina no serviço público do que o tal do “ponto facultativo”?
Só perde pros fantasmas comissionados e plantões fictícios em hospitais, que são crimes hediondos contra quem realmente precisa: o cidadão.
O termo “facultativo” deixa claro que o servidor tem a faculdade, ou seja, a livre iniciativa de ir trabalhar se assim o desejar.
Ah, tudo bem.
Digamos que alguém resolva fazer isso, tomar a iniciativa de trabalhar num dia em que ninguém mais apareça para a labuta, será que conseguirá?
Francamente.
Acho que isso só ocorre mesmo no Brasil.
A criação da carreira médica pode ser caminho para a correção da má distribuição dos médicos pelo país. A afirmação é do deputado Antônio Jácome (MD), propositor da audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (29) e que reuniu representantes do setor para debater sobre a federalização da carreira médica.
Na ocasião, o parlamentar apresentou dados sobre a atuação desses profissionais, alegando que em locais mais distantes das capitais, o número de médicos é reduzido, em virtude das más condições de trabalho oferecidas e de salários defasados.
A ideia defendida pelo deputado é que com um cargo de dedicação exclusiva seria possível melhorar a situação da falta de profissionais em áreas mais carentes do Brasil.
”Hoje a carreira médica é um tema da ordem do dia. O grande problema da saúde está na distribuição do médicos. A Organização Mundial de Saúde recomenda um médico para cada mil habitantes. No Brasil existem quase dois por cada mil habitantes. São mais de 380 mil profissionais em atividade no país. Isso mostra que não há uma deficiência no número de profissionais médicos. Somos o segundo país do mundo em escolas de medicina, temos 160 faculdades. Só perdemos para a índia. Temos regiões onde a média chega a mais de três médicos por mil habitantes. E temos outras que não chega a um médico por mil habitantes”, explicou Jácome.
Outro assunto que entrou em discussão durante a audiência pública foi a importação de médicos de outros países para suprir as necessidades do sistema brasileiro de saúde. Para o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, essa atitude não irá resolver o problema do país.
“Isso tem escandalizado a sociedade, pois os índices de reprovação deles são alarmantes, nas revalidações de diplomas. O Governo não pode entregar a população nas mãos de quem não está habilitando. Isso não é corporativismo. Os médicos estão defendendo a saúde do povo brasileiro”, declarou.
O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcos Jácome também se posicionou contra a importação de médicos.
“É muito preocupante essa tentativa. Temos a maior avalanche de escolas médicas. Somos uns dos maiores formadores desses profissionais. O que acontece é uma falha na gestão da saúde publica e no financiamento. São pontos gravíssimos que se não forem atacados de forma técnica, não se vai resolver o problema existente em nossa saúde”, afirmou.