sexta-feira - 06/09/2013 - 22:12h
Política/economia

Botando a conversa em dia

Há tempos eu não via nem conversava com o empresário Genivan Batista. Botamos prosa parcialmente em dia hoje.

O grupo que ele preside (A Construtora), comercializando produtos de material de construção, é o maior contribuinte tributário no ramo no Rio Grande do Norte.

Além da conversa sobre aspectos de nossa economia, também sobrou tempo para ampla discussão sobre quadro político-administrativo estadual e municipal mossoroense.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
sexta-feira - 06/09/2013 - 22:05h
Governo do Estado

Comunicação explica propósito de seu trabalho

Conversei demoradamente hoje à tarde com a jornalista Glácia Marilac, secretária-adjunta da Comunicação do Estado.

Acionou-me por telefone e resumiu seus propósitos na equipe e disposição de trabalho, além de justificar o porquê da aceitação do convite:

– Eu confio na governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Sei que existem muitas dificuldades, mas ela é uma pessoa honesta.

Em particular, conversamos sobre a política de comunicação do Governo do Estado, quando reiterei a franquia de espaço para o contraditório e divulgação da gestão – o que acontece desde o início da Era Rosalba Ciarlini. “Costumeiramente divulgamos notícias oficiais do Governo”, atestei.

Enfim, nossa torcida para que ela e o também jornalista e secretário, Paulo Araújo, possam dar sua contribuição à administração.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 06/09/2013 - 08:42h
Fatos e Gente

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Vem aí o Cariri Cangaço, edição 2013. Vai acontecer de 17 a 22 deste setembro na região do Cariri Cearense, sediado em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras. É um evento único, que reúne pesquisadores, historiadores, escritores e interessados em temas relacionados ao sertão nordestino e o fenômeno do cangaço. Prometo esbarrar por lá novamente, meu querido Manoel Severo, grande criador e organizador da iniciativa.

Severo: sertão na alma

Inspirado nos cafés italianos, o Cabana Café trará seu variado cardápio com mais de 45 tipos de café para o West Shopping Mossoró, nesta sexta-feira (06). A loja, próxima à Le Biscuit, complementará o mix do shopping no segmento alimentício e atenderá um público exigente no paladar. Além disso, o cliente também poderá degustar de shakes e drinks exclusivos, wafers recheados, e ainda, destaques da culinária regional como a tapioca e o cuscuz recheado. Para tanto, haverá espaço amplo com mesas e cadeiras para conversas entre amigos e pequenas reuniões de negócios.

O repórter social de O MossoroensePaulo Pinto, prepara estreia de uma página própria na Web. Vai estar no ar até o final do ano. Sucesso, meu querido.

Na sexta-feira(06) Natali Vox faz a festa para os hóspedes e turistas do Thermas Hotel e Resort a partir das 20h na área de piscinas. No sábado, feriado de 07 de setembro, tem o espetáculo “Bolero de Ravel” no lago, às 17h30 e pagode com Samba Nobre a partir das 19h.

A colunista Marilene Paiva já está em campo acertando todos os detalhes da sua festa, que acontece dia 04 de outubro, no Requinte Buffet. Com a super produção da Master Produções e Eventos, a festa “Gente fina, elegante e sincera” contará com atrações de peso, que prometem uma noite inesquecível para os convidados.

TÚLIO CÉSAR – É hoje às 17h, na Capela do Coração de Jesus (centro de Mossoró), a Missa de 1º ano de Falecimento de Túlio César Garcia de Oliveira Monteiro, que durante muitos anos atuou na área comercial de Mossoró, em empresas como Livraria Independência e Potyran.

O Potiguar e a empresa 10 Sports vão assinar na próxima quarta-feira (11) contrato de trabalho que promete ser muito satisfatória para o clube – atual campeão estadual de futebol do Rio Grande do Norte. O alvirrubro ganhará – finalmente – suporte profissional de uma empresa especializada em marketing esportivo, comandada por Alan Oliveira, que tem tido bons resultados em outras empreitadas. Sucesso.

O cantor André Luvi é uma das atrações hoje à noite na véspera de feriado, no Tenda Music Club. Ele fará um especial da dupla Jorge e Mateus. A banda Forró dos 3 também ilustrará essa noitada.

Registro hoje, não obstante atraso, o falecimento esta semana de dona Mônica Gurgel, mãe de Miguel Rogério Gurgel, funcionário de carreira da Cosern e Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil do Rio Grande do Norte (GOB-RN). A Loja Maçônica Amâncio Dantas, na Sessão de terça-feira (3), dedicou homenagem em sua memória. Natural de Janduís (RN), ela foi um exemplo típico de mulher sertaneja, que educou os filhos pautada na honradez e dignidade em toda sua caminhada entre nós.

Gentil: negócios longe do RN Sem Sorte

Desestimulado com os rumos do Rio Grande Sem Sorte, o empresário Antônio Gentil (O Boticário, BRJM Seguros, Signa – correspondente bancário do Banco do Brasil – e Habbib´s) do Grupo Gentil Negócios amplia investimentos em outros estados como Piauí e Maranhão. Há muitos anos é um dos maiores contribuintes por essas plagas. E daí? Inquilinos do poder, gente passageira, esnoba sua importância.

A Praça da Convivência (Mossoró) tem música ao vivo hoje a partir das 20h com Carlos Júnior e João Neto e no sábado (7) será a vez de Netinho e banda, além de Samba Nobre.

Pau dos Ferros vive o clima de mais uma edição da Finecap, feira múltipla que atrai gente de dezenas de municípios, em praça pública até o domingo (8). Promoção é organizada pela municipalidade com atrações como Magníficos, Mastruz com Leite e Rita de Cássia na noite de hoje. Amanhã é noitada de rock com Biquini Cavadão, mas também de Dorgival Dantas e dupla Gianinni e Thábata. No fechamento da programação, no domingo, ainda teremos Luan Santana.

Solar Bela Vista, do SESI/RN (Natal) terá outra edição do Solar Belo Samba. Será nesse sábado (7) a partir do meio-dia e meia, tendo como atrações o grupo Coisas de Samba.

O Liquida Natal anda de vento em popa. Difícil resistir à tentação de compras circulando pela capital, como fiz durante vários dias entre semana passada e esta. Torcer para que o Liquida Mossoró a ser lançado na segunda cidade do estado tenha o mesmo ímpeto e bons preços de verdade.

Obrigado a leitura deste Blog a Rafaella Costa (Mossoró), Iara Barbosa (Natal) e Mariana Fernandes (Parnamirim).

De hoje até domingo (8) tem o Carnaxelita em Currais Novos, mais um carnaval fora de época que resiste ao tempo nesse sertão. Por lá, o “imortal” grupo baiano “É o Tchan!“, “Chicabana” e “Babado Novo“. Como propaga um bordão que faz sucesso por aí… “Se joga!”

Hoje é dia de lançamento editorial interessante no Rio Grande do Norte. A Revista Eletrônica Catorze chega à sua versão impressa nesta sexta-feira (6), na Livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, a partir das 19h. Cultura e comportamento são os focos da publicação editada pelos jornalistas Fábio Farias e Beto Leite.

O sempre ótimo Geraldo Azevedo estará de volta ao palco do Teatro Riachuelo (Midway Mall, Natal) no próximo dia 22, a partir das 20h.

Devo uma visita a Doziteu Ozanan do Bistrô Lyon para apreciar seu delicioso cardápio. Meu caro, se for possível esbarro por essas noites em seu agradável endereço. Aguarde-me com a panela cheia.

Mossoró terá amanhã mais um 7 de Setembro com cortejo cívico no centro da cidade. O movimento Grito dos Excluídos deve se inserir no desfile. Esperemos que o evento não seja cancelado, como ocorreu há poucos anos na gestão Fafá Rosado (DEM), por decisão arrogante de um de seus auxiliares, com sua conivência pacífica e passiva, algo inédito em mais de 100 anos de república.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 06/09/2013 - 04:43h
Incompetência

Economista mostra o blefe da dívida do Estado

Caro Carlos Santos,

Quando falam que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) herdou um débito de R$ 800.000.000,00 do anterior, acho até graça com a pouca visão econômica de valores de governo.

Veja bem: R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhões) para se pagar em mais ou menos 20 anos que é todo o compromisso do nosso Rio Grande do Norte, que arrecada por ano cerca de R$ 10.000.000.000,00 (dez bilhões), equivale a uma pessoa que ganha R$ 8.333,33 por mês, pagar uma prestação mensal de R$ 27,78.

É uma gracinha.

Nilson Gurgel – Webleitor e economista que durante muitos anos e governos atuou em postos chaves da Tributação do Estado do RN.

Nota do Blog – Meu caro Nilson, em nosso sertão se diz que “desculpa de amarelo é comer barro”.

Para todo e qualquer incompetente, é sempre mais fácil transferir responsabilidades do que admitir incapacidade ou resolver o problema à sua mão.

Abraços.

Compartilhe:
Categoria(s): E-mail do Webleitor / Economia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 06/09/2013 - 03:20h
Frustração

“Legado da Rosa” para Mossoró é um rastro de decepções

Governadora encheu mossoroenses de promessas, mas deixa mentiras e engodos como suas realizações

“As pessoas de Natal falam que Rosalba não faz aqui para fazer em Mossoró, mas as obras do Governo em Mossoró estão paralisadas, com problemas.” (Deputado estadual Leonardo Nogueira-DEM, aliado e integrante do partido da governadora Rosalba Ciarlini)

O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) coleciona uma série de “realizações” meia-boca ou nem isso em sua terra natal, Mossoró. Perto de concluir seu terceiro ano de gestão, Rosalba não tem quase nada para mostrar. É um fracasso retumbante!

Num passeio pela cidade, é fácil se contabilizar uma série de empreendimentos parados, se arrastando ou até algo que sequer saiu da simples propaganda eleitoreira. Seu legado para o município será pífio e bem inferior a antecessores.

Talvez muita gente tenha esquecido, mas em campanha eleitoral houve promessa de prestigiar Mossoró com tratamento diferenciado. Em pouco mais de um ano de gestão, o atual Governo do Estado não tinha assinado sequer um convênio para obras ou serviços com o Município.

A prefeita de direito à ocasião, sua aliada, Fafá Rosado (DEM), aguentou calada. Mas seu marido e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), andou estrebuchando há alguns meses, dizendo que a administração de Rosalba também desaponta em Mossoró (veja AQUI).

Rosalba posa diante de sua maior obra: "miragem" do Nogueirão numa maquete. Motivos para rir dos babaquaras

A construção da Escola Técnica do Governo Rosalba está parada há cerca de um ano e nove meses, no conjunto Walfredo Gurgel.  É algo bem representativo, que caracteriza sua administração ‘sem eira nem beira’ no município. Trabalhos duraram pouco mais de três meses.

A explicação para essa situação absurda é uma palavrinha mágica: “readequação”. O projeto estaria passando por “readequação” nesse tempo todo, segundo a secretária estadual da Infra-estrutura, Kátia Pinto.

No canteiro de obras, cena de desolação. Triste.

O empreendimento tinha enorme placa na Avenida Presidente Dutra (a cerca de 300 metros do local da obra), via de grande movimentação de veículos – indicando sua realização. Mas até a placa sumiu. Foi retirada do local para não despertar a curiosidade e a constatação de que a escola é uma farsa. Nunca existiu.

Chuvas e desculpas

Também não sai do canto há vários meses a edificação da caixa de água do bairro Sumaré. Equipamento estratégico não tem data para ser concluído. Pessoas físicas e atividades comerciais sofrem por isso nesse bairro em franca expansão.

"Rosa" e Kátia Pinto visitam estrada que foi freada por escassez no pagamento e "chuva"

A duplicação da estrada Mossoró-Tibau esteve parada por falta de pagamento à empresa, mas com desculpa de chuvas. Voltou se “arrastando”. O ritmo frenético de antes das eleições do ano passado, deu lugar a ritual lerdo com número menor de máquinas e homens que voltaram à labuta há poucos dias.

A reforma do Teatro Lauro Monte Filho continua só na propaganda. Ou nem isso. Virou poleiro para pompos e ‘shopping center’ de morcegos. Nada mais, nada mais.

A restauração e adaptação do Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral, que vai se transformar também num centro administrativo, minguou em termos de pagamento. Construtora segurou obra com recursos próprios, se não parava.

Obra no Hospital Tarcísio Maia também parece infindável e está fora de cronograma. Apesar de urgência, dinheiro também escasseou para construtora. Houve promessa de que tudo seria acelerado, mas tudo não passou de promessa. Isso mesmo: promessa…

Hospital da corrupção

Obras do Hospital Rafael Fernandes não chegam à conclusão nunca. Ninguém se arrisca a afirmar quando haverá pleno uso de instalações.

No Campus da Universidade do Estado do RN (UERN), novas edificações estão paradas. Por lá, até xerox foi suspensa por falta de pagamento. A instituição é penalizada duramente por Rosalba.

O Aeroporto Governador Dix-sept Rosado (Mossoró) foi fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) porque não cumpriu 44 ítens de segurança, conforme relatório desse órgão. Reaberto na pressão política, sobretudo por articulação do deputado federal Henrique Alves (PMDB), o “feito” foi anunciado em propaganda como realização de governo. Desfaçatez e cinismo em doses cavalares.

O Hospital da Mulher é uma realidade baseada em corrupção e desperdício do dinheiro público. O próprio governo admitiu que foram desviados mais de R$ 8,4 milhões em cerca de seis meses, de um montante superior a R$ 16 milhões destinados à unidade hospitalar nesse período.

Há mais de quatro meses está sob intervenção judicial e o próprio Governo Rosalba Ciarlini pediu essa forma de gestão, admitindo ao Ministério Público Estadual (MPE) que não tinha condições de geri-lo. Houve renovação da intervenção, outra vez sob apelo do governismo.  De novo, com a mesma consciente afirmação de que não tinha como administrá-lo.

Sem palavra

Na Saúde, médicos não acreditam em declarações do Governo do Estado ou acordos verbais. Chegaram a afirmar que não aceitariam “promessa de boca” da governadora, que é médica. Até crianças mossoroenses nasceram em outros municípios (como Russas-CE, a mais de 90 quilômetros da cidade), porque em sua gestão acordos financeiros foram descumpridos com classe médica.

Na Segurança Pública, um desastre sem precedentes e um arranjo irresponsável: greves, delegacias fechadas, intervenções judiciais em presídios e a criação do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que na verdade nasceu apenas do desmembramento do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Até o momento, não para o lengalenga de atrasos no aluguel do imóvel que sedia o 12º BPM. Os dois batalhões têm um déficit da ordem de 700 homens, apesar da propaganda inverídica à época de que teria mais de 600 militares acomodados só no 12º.

Esse é o Governo do Estado que proibiu que o Itep e, outros órgãos ligados à atividade de Segurança Pública, fornecessem informações sobre a violência urbana em Mossoró, procurando evitar a propagação da realidade do setor. A governadora chegou a afirmar, com a maior naturalidade, que a alta criminalidade em Mossoró era “culpa do Presídio Federal”.

Ninguém deve esquecer a reforma e ampliação do Estádio Nogueirão, prometidas em pleito municipal de 2012. É um estelionato que sequer saiu da maquete. Virou “miragem”. Babaquaras desportistas acreditaram. Até hoje ainda existem aqueles que sonham com essa fantasia que custaria quase R$ 40 milhões.

Há poucos meses, o Governo do Estado informou que não tinha recurso ou qualquer previsão para cumprir o compromisso. Nenhuma licitação preparada.

“Escola Técnica” foi abandonada há quase 2 anos: quase nada no local

O que dizer da atuação no setor social? Uma lástima.

Logo no início da gestão, o Governo do Estado determinou-se à extinção do “Meios” (Organização não Governamental-ONG que durante mais de 30 anos foi mantida sobretudo com verbas do Estado). Alegou que não tinha qualquer obrigação com a entidade, mas depois – por pressão popular e judicial – admitiu cobrir compromissos com o pessoal etc.

Boa parte da estrutura social dessa OnG está se desmanchando. Com o fim de seus serviços, milhares de pessoas ficaram sem atendimento, entre crianças e idosos.

Não se sabe o que é mais desastroso, se o “legado da Copa” para o Rio Grande do Norte ou o “Legado da Rosa” para Mossoró. Lamentavelmente, que se diga.

A esperança depositada nela foi incomensurável, com a crença de que realmente iria “fazer acontecer”, com gestão diferenciada para Mossoró.

O que deixa, como herança, é frustrante e vergonhoso. Um rastro de decepções.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
quinta-feira - 05/09/2013 - 23:53h

Pensando bem…

“A boca transborda daquilo que o coração está vazio. ”

Karl Kraus

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 05/09/2013 - 23:39h
Lengalenga

Desembargador reforma, de novo, decisão de propaganda

De novo. Mais uma vez.

O desembargador Cláudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), reformou novamente decisão de 1º grau da Comarca de Currais Novos, que suspendia a publicidade do Governo do Estado.

Ele manifestou-se em relação a despacho do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior.

Ao deferir pedido liminar feito pelo Estado do Rio Grande do Norte, por meio de Agravo de Instrumento n° 2013.014946-7, contra decisão do juiz da Vara Cível de Currais Novos, o integrante da Corte potiguar determinou a revogação da suspensão de todos os anúncios publicitários pagos em meios de comunicação do Estado do RN, seja a imprensa televisiva, de rádio, internet ou impressa; revogação da suspensão de todas as propagandas pagas, bem como das ações do Estado do RN na mídia.

Ainda, Cláudio Santos determinou ao secretário estadual de Saúde Pública que mantenha em adequado funcionamento a UTI e o Pronto Socorro do Hospital Regional de Currais Novos, “utilizando todos os recursos humanos e materiais contextualmente possíveis e razoáveis sob pena de desobediência”.

Também determinou que seja o secretário de Saúde, e não a governadora do Estado, o responsável por informar no prazo de 30 (trinta) dias, se foram tomadas as providências necessárias ao funcionamento permanente dos serviços de Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva – UTI (adulto e infantil), no Hospital Regional de Currais Novos (24 horas), com a nomeação de médicos suficientes para cumprir todas as escalas de plantão, material a ser utilizado, bem como profissionais da área de saúde necessários para atender os necessitados.

Com informações do TJRN.

Nota do Blog – Como diria um velho amigo sertanejo… “Ô chafurdo grande!”

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 05/09/2013 - 22:36h
Vitória

Rosalba comemora RN livre de febre aftosa

O Rio Grande do Norte vai ser reconhecido nacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. A assinatura da instrução normativa acontece nesta sexta-feira (06), às 15 horas, na presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

O Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado (IDIARN) iniciou o inquérito soroepidemiológico que visa o reconhecimento do RN como área livre da febre aftosa em outubro do ano passado. Esse processo objetivou confirmar que o vírus da aftosa não está circulando em território estadual.

Na primeira fase do processo, aconteceram as visitas prévias às propriedades selecionadas pelo Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  A seleção foi feita de forma aleatória e com base na movimentação de trânsito, analisando o banco de dados do IDIARN.

As propriedades selecionadas passaram pelas seguintes etapas: visitas prévias; colheita de amostras; colheita de amostras pareadas e monitoramento com inspeção clínica dos animais. As propriedades não puderam movimentar os animais pertencentes às amostras (bovinos de 06 a 24 meses) até a conclusão do processo.

Vitória

Em seguida, o Idiarn enviou 4.301 amostras de sangue da espécie bovina e 1.980 amostras de sangue de pequenos ruminantes ao Laboratório Nacional Agropecuário do Estado do Rio Grande do Sul (LANAGRO/RS) para realização de testes sorológicos.

Considerando os resultados favoráveis obtidos pelas amostras colhidas em propriedades sob monitoramento, foram encerradas em maio de 2013 as atividades do Inquérito Soroepidemiológico com vistas ao reconhecimento do Rio Grande do Norte como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação.

A governadora Rosalba Ciarlini comemorou a conquista do certificado. “Essa vitória é histórica e se deve aos esforços de cada um dos criadores do Estado. O RN livre de febre aftosa é, sem dúvidas, um RN mais forte, mais competitivo no setor agropecuário, enfim, um RN maior”, concluiu a governadora.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 05/09/2013 - 19:48h
Processo

Larissa lamenta distorção de notícia em jornal impresso

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) envia Nota de Esclarecimento sobre notícia relativa a uma demanda judicial que a envolve, contestando o que seriam distorções jornalísticas praticadas por um jornal impresso mossoroense.

Larissa: nota foi distribuída à imprensa

Eis, abaixo, o texto na íntegra, enviado por sua Assessoria de Imprensa.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reafirma que continua no pleno exercício de seus direitos políticos. A parlamentar divulgou nota, corrigindo matéria publicada no Jornal de Fato, quarta-feira (4), com título “TSE mantém condenação de Larissa Rosado” e subtítulo “Com decisão, a deputada segue com os direitos políticos suspensos e, em tese, fica inelegível até 2020”.

O material, segundo a nota, distorce totalmente um despacho da ministra Luciana Lóssio no Recurso Especial Eleitoral de Nº 172-56.2012.6.20.0033, que trata única e exclusivamente de propaganda.

Nesse processo em específico, objeto da notícia, nem de longe se fala em direitos políticos ou em cassação, sendo a única consequência da condenação – se mantida após regular recurso ainda cabível – a aplicação de uma multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

“O jornal noticia fato sabidamente inexistente, tanto que somente no corpo da notícia da página interna vai dizer que ‘o Colegiado superior eleitoral manteve condenação por propaganda eleitoral antecipada’”.

“Se o próprio jornal admite que a condenação foi por propaganda eleitoral antecipada, a penalidade aplicada é multa, não havendo sequer discussão sobre cassação de direitos políticos. Mas, confundindo o leitor, adiante o texto me condena por algo que não fui julgada, dizendo que sigo com direitos políticos cassados até 2020”, lamenta Larissa.

Ela lastima também que, pela segunda vez em poucas semanas, o Jornal de Fato insiste na versão equivocada de está com os direitos políticos cassados, o que, além de não ser verdade, pretende prejudicar imagem pública e atividade política que desenvolve em nome do povo.

E continua a deputada: “O leitor – que também é eleitor – precisa tomar conhecimento do fato tal como é, sem manipulações ou interpretações errôneas, para discernir e formar sua opinião em relação às pessoas, estejam elas ou não na atividade política”.

A parlamentar reforça que a decisão monocrática da ministra do TSE, que impõe multa, cabe recurso para o colegiado e ainda para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ao povo de Mossoró, a quem agradeço pela solidariedade e confiança, peço que não se deixe abater por informações equivocadas, pois continuo no pleno exercício de meus direitos políticos, porque sempre agi dentro da lei”, reafirma Larissa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 05/09/2013 - 18:31h
Nota de Esclarecimento

Governo se defende de denúncia de improbidade

A Secretaria de Estado da Educação emite nota de esclarecimento, sobre a abertura de inquérito civil pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) – veja postagem mais abaixo – sobre possível improbidade administrativa em relação à utilização de recursos para o setor educacional. Veja abaixo, na íntegra:

Sobre a abertura de inquérito civil, pela Procuradoria Geral de Justiça, para apurar possíveis atos de improbidade administrativa em relação à utilização de recursos dos 25% de investimento em Educação para pagar salários de aposentados e pensionistas, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação esclarece que:

– Os governos passados descumpriram a legislação relativa ao financiamento da Educação, no que diz respeito ao pagamento de inativos e pensionistas, com recursos dos 25% de investimento mínimo em Educação. Destaca-se que tal fato era do conhecimento dos órgãos de controle e tinham também a anuência daqueles que só agora expõem o assunto, como o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). O deputado, inclusive, integra o partido que indicou secretários de Educação na gestão anterior. Esses secretários, segundo o Sistema de Informações sobre Orçamentos, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, não atingiram, em 2010, a cota dos 25% de investimento em Educação, mas à época, o deputado Fernando Mineiro não fez esse alerta, agora cobrado.

– Os governos anteriores se confiaram no conforto financeiro que representa pagar os encargos dos inativos com os recursos carimbados da Educação, quando deveriam pagar os encargos com os recursos da Previdência Estadual. Em um primeiro momento, muitos Estados também usaram dessa prerrogativa, mas se organizaram para cumprir a legislação em seguida;

– No Rio Grande do Norte, somente no Governo Rosalba essa desoneração começou a ser feita, ainda em 2011, de forma planejada, em acordo com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. Com isso, além da migração do pagamento de aposentados e pensionistas para a Previdência Estadual, todos os encargos financeiros com as novas aposentadorias também passaram a ser pagos pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte – IPERN;

Logo, a Secretaria de Estado da Educação entende que uma provocação que pretende ser danosa à imagem da gestão termina revelando a seriedade, a coragem e o respeito do Governo Rosalba para com o recurso da Educação em todas as suas dimensões. É mais uma ação importante que comprova o quanto o Governo Rosalba está empenhado em corrigir a Rota da Má Gestão Pública dos governos passados no âmbito da Educação.

Natal, 5 de setembro de 2013.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Educação

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 05/09/2013 - 18:25h
Ninguém escapa

Prédio da Polícia Civil é vítima da bandidagem

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte divulgou as imagens do circuito interno de segurança do Departamento de Transporte da Polícia Civil, em Natal, alvo de furto durante a madrugada desta quinta-feira (5).

O prédio, que fica no bairro da Ribeira, na zona Leste da cidade, fica ao lado de duas delegacias. Um casal, ainda não identificado, é suspeito do crime, registrado por volta das 4h45.

Na gravação, é possível ver o homem passando pelas grades e invadindo a oficina. Ele recolhe equipamentos. Na saída, ele é acompanhado por uma mulher. Ela carrega bolsas e uma mochila.

O setor de transportes fica na rua Henrique Castriciano, ao lado da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e da Delegacia Especializada em Armas e Munições (Dame), ambas também pertencentes à Polícia Civil.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – No Centro Administrativo de Lagoa Nova a bandidagem também andou agindo.

Enfim, a constatação de que o crime tem sido mais “justo” do que a lei: socializa sua atuação. Realmente, todos são iguais perante o bandido.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 05/09/2013 - 18:14h
Mais problema

Procuradoria apura “possível” improbidade de Rosalba

Do Portal No Ar

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) solicitou a instauração do inquérito civil público nº 003/2013 para apurar “possível ato (…) de improbidade administrativa” contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) referente ao uso indevido de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia acusa o uso de até R$ 165 milhões do Fundo, para o pagamento de servidores inativos, o que não seria permitido pela lei.

A portaria de número 24/2013 foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado, mas é datada no dia 2 e assinada pelo procurador-geral de Justiça, promotor Rinaldo Reis.

TCE

O documento teve com base a representação do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), entregue ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em 5 de agosto de 2013. De acordo com a portaria, a denúncia do deputado era referente ao “descumprimento pela Governadora do Estado (…), nos anos de 2011 e 2012, do emprego do percentual mínimo de despesas com Educação previsto no artigo 212 da Constituição Federal”.

Continuado, a portaria considera ainda “que a referida representação veio instruída com o Relatório Anual das Contas do Governo do Estado, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE) do exercício de 2012, sob a relatoria do Conselheiro Renato Dias, e como relatório e projeto de parecer prévio do mesmo TCE em relação ao ano de 2011, asseverando que o percentual mínimo de despesas com a educação somente foi alcançado com a inclusão indevida, nos anos de 2011 e 2012, de despesas com inativos e pensionistas arrolados em rubrica de Previdência Básica”.

A PGJ já apurava essa situação mesmo antes da representação de Mineiro.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 05/09/2013 - 11:20h
Natal

Vereadora mantém apoio a prefeito, apesar de racha

A vereadora Eudiane Macedo (PHS) anunciou ontem que, apesar do rompimento do seu partido com o prefeito Carlos Eduardo (PDT), permanecerá apoiando os projetos do gestor a favor do município de Natal.

“O partido declarou independência. Dessa forma, entendo que fico livre para decidir meu posicionamento. Então, decidi continuar da mesma forma que antes, votando a favor de Natal”, declarou a parlamentar.

A parlamentar enfatizou que acredita na gestão de Carlos Eduardo. “Não posso fazer oposição a um prefeito no qual eu votei com oito meses de administração. Tenho visto um esforço muito grande do prefeito Carlos Eduardo para mudar a situação de Natal”, frisou.

De acordo com a parlamentar, os secretários da administração do PDT têm sido bastante receptivos em relação aos pleitos do seu mandato. Ela disse que continuará cobrando melhorias para as comunidades. Eudiane ressaltou que sua posição de apoio ao prefeito é no intuito de contribuir para a melhoria da cidade.

“Meu posicionamento é a favor do povo de Natal, como tem sido desde o início do mandato. Todo Projeto de Lei em benefício do povo de Natal terá meu voto favorável. Os projetos que não forem bons para a cidade terão meu voto contra. Estou aqui para defender os interesses da população”, destacou.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Eudiane Macedo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 05/09/2013 - 10:43h
Caicó

Grupo de vereadores fecha acordo para eleição

Os vereadores que compõem o grupo de oposição na Câmara Municipal de Caicó – Alex Dantas (PSB), Alisson Jackson (DEM), Ivanildo dos Santos (DEM), Nildson Dantas (DEM), Mara Costa (PP), José Rangel (PDT) e Leleu Fontes (PSB) – e o segundo vice-presidente da Casa, vereador Cícero Mancuso (PHS), estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (05).

Vereadores, unidos, começam a conversar sobre chapa (Divulgação)

Em pauta, conversa para a eleição da mesa diretora no biênio 2015/2016. Também participaram do encontro o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos, Antônio Neves, e o advogado Sildilon Maia.

Segundo Nildson Dantas, a intenção não é apresentar imediatamente nomes ou a antecipação do processo.

“O que nós podemos adiantar é que fechamos um acordo para discutir projetos de gestão do Poder Legislativo, mantendo a interação com as demais entidades representativas da sociedade e o Poder Executivo. A questão agora não é a indicação nomes para a disputa, pois estes surgirão naturalmente nas discussões”, lembrou o democrata.

Com informações de Alexandre Costa.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 05/09/2013 - 10:20h
Julgamento

“Foliaduto” se arrasta na Justiça, mas está em meta do CNJ

Do Blog Panorama Político (Anna Ruth)

O processo do Foliaduto, que tramita na Justiça Estadual desde 2006 e está há mais de um ano concluso para sentença, entrou na meta 18 do Conselho Nacional de Justiça. Ou seja, necessariamente, até o final do ano o processo terá que ser julgado na primeira instância.

Os autos, segundo informações no próprio site do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), estão na Comissão de Improbidade, que foi formada pelo Judiciário estadual para poder cumprir a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece julgar todos os processo de improbidade administrativa impetrados até 2011.

Nota do Blog – Esse Foliaduto arrasta-se ao sabor de interesses inconfessáveis…

Foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE).

O MPE identificou esquema com licitação fraudulenta na Fundação José Augusto (FJA) durante gestão da governadora (hoje vice-prefeita do Natal) Wilma de Faria (PSB), que culminou com o pagamento de shows “fantasmas” no carnaval de 2006.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 05/09/2013 - 09:55h
Fazendo acontecer

Um governo em pleno estado de necrose administrativa

Carlos Santos,

O casal Rosa-Rosado deixou de implementar um governo austero logo no primeiro ano de mandato.

Dotado de uma incompetência política congênita, recusou-se a fazer uma auditoria técnica circunstanciada da dívida de mais de R$ 800 milhões que recebeu dos antecessores Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB).

Preferiu o marketing açucarado da lua-de-mel com o poder em vez de explorar adequadamente as condições pré-falimentares das finanças estaduais.

Ocupou-se em demasia com a política menor, a baixa política: cooptar maioria no Legislativo, romper com o vice, afastar o gabinete civil, transformar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em moeda política, mostrar força eleitoral na pátria-amada Mossoró.

Daí pipocaram as greves e paralisações, as justas e as sempre oportunistas; o desgaste inevitável com um Judiciário famélico e um Ministério Público insaciável; o sucateamento progressivo e criminoso da Saúde, Educação e Segurança. A desordem, o atrito, a falta de controle, o mau desempenho.

Além de uma composição de auxiliares cujo perfil deixa a desejar, se é que ainda resta algum desejo, público ou secreto.

Enfim, um governo encalacrado, ou mais que isso: em pleno estado de necrose administrativa. E a constatação inevitável: o RN tem a pior classe política de todos os tempos.

Numa situação de extrema dificuldade como essa, que afeta diretamente o Estado e seu principal objetivo, que é o bem-estar do cidadão, as lideranças políticas parecem estar se lixando para o problema. Tudo o que lhes interessa é tão somente discutir as eleições de 2014, pautadas precocemente em razão dos quase 90% de impopularidade da governadora-zumbi.

Paralisada e fechada em copas para os interesses prementes e imediatos do povo, a classe política papa-jerimum reverbera harmônica seu tonitruante recado: “Quanto pior esteja agora, a situação do Rio Grande do Norte, tanto melhor será para nós, políticos profissionais, nas eleições do próximo ano”.

Paulo Sérgio Martins – Webleitor

Nota do Blog – Dê-me licença para assinar embaixo, meu caro Paulo.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / E-mail do Webleitor / Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 05/09/2013 - 09:35h
RN Sem Sorte

Procura-se um pré-candidato com plano de governo

Procura-se um único pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte que tenha algum plano mínimo de gestão, qualquer coisa, mesmo que rabiscada num papel ou digitado no seu tablet.

Serve apenas em esboço para apresentar à sociedade e provocar o debate.

Não precisa ser nada mirabolante, mas factível.

É imprescindível que esse plano de governo não repita a velha tática de estabelecer prioridades e ignorá-las adiante.

Fundamental que não tente nos enganar, utilizando teclas do Control C/Control V para apenas copiar e colar propostas anteriormente usadas aqui ou noutros estados.

É interessante que seja um plano que mostre como o eleito pretende se relacionar com a sociedade, segmento produtivo, servidor público e outros poderes.

Não vale prometer vagamente melhoria nisso ou naquilo, sem apontar e provar que pode promovê-la.

Que seja um plano de governo que pense o Rio Grande do Norte para os potiguares e não – como é comum – para uma minoria de espertalhões.

Por favor, não fale em “reconstrução”, “fazer acontecer”, “para todos”, “RN Melhor” ou coisa do gênero maquinado pelo marketing. Chega dessa cortina de fumaça!

Queremos um plano de governo que nos devolva a esperança, nos faça acreditar na política como “a arte do bem comum” e nos livre de velhos chavões, costumes primitivos (como o empreguismo) e dê oportunidades iguais ao crescimento de todos.

É-nos útil um plano de governo que estimule o mérito, estabeleça metas, cobre resultados e puna com rigor a incompetência, a preguiça, a corrupção e o desleixo.

Ah, que fique claro: não queremos um semideus com plano de governo no sovaco. Não precisa ser simpático ou carismático. Se for moderado nas mentiras e administrar sem hipocrisia, serve.

Cabe-nos um governante de carne e osso, que não tenha medo de dizer “não” e de enfrentar carteis, guetos, conspiradores e quebrar certas “reservas de espaço e mercado”.

Aguardamos um plano de governo nas mãos de quem realmente possa mandar e não ser fantoche nas mãos de parentes, aderentes, donos de partidos, lobistas, trustes, plutocratas, arrivistas, alquimistas e gurus.

O Rio Grande do Norte não pode passar mais quatro ou oito anos entregue à própria sorte, à sanha de saqueadores e sob os auspícios da sorte e do deus-dará.

Se aparecer alguém com um plano de governo e não apenas apetite e vaidade pelo poder, avise-nos.

Procura-se.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quinta-feira - 05/09/2013 - 08:43h
Hoje

Grevistas da Polícia Civil darão entrevista coletiva

O Sindicato da Polícia Civil do RN (SINPOL/RN) vai realizar uma entrevista coletiva às 9h30 de hoje em sua sede, em Cidade Alta, Natal. Objetivo: informar sobre os novos rumos das greves do ITEP e Polícia Civil, após a frustrante reunião que ocorreu com o Governo do Estado na última terça-feira (03).

Na ocasião, o comando de greve pretende fazer esclarecimentos sobre informações inverídicas que estão sendo divulgadas “com o propósito de prejudicar as lutas das duas categorias”, bem como adiantar os próximos passos do movimento.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 05/09/2013 - 00:41h
Brasília

Escapatória

Por Alex Medeiros (O Jornal de Hoje)

Os bons ânimos voltaram momentaneamente aos seguidores da prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM).

Nas últimas horas, conversas animadas, mas quase inaudíveis, festejam discretamente uma mudança em favor da alcaidessa no âmbito jurídico de Brasília.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 04/09/2013 - 23:56h

Pensando bem…

“Nada agrava mais a pobreza, que a mania de querer parecer rico.”

Marquês de Maricá

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 04/09/2013 - 19:40h
Em Mossoró...

Governo pressiona e vereador não vota CEI de folha da PMM

O Governo Cláudia Regina (DEM) está na iminência de conseguir abortar, na Câmara Municipal, a Comissão Especial de Investigação (CEI) proposta para apurar supostas irregularidades na Folha de Pessoal da Prefeitura de Municipal de Mossoró (PMM).

Genilson (Sentado, encoberto ao fundo) sofreu pressão em plenário e fora dele (Blog Carlos Santos)

O dia de hoje foi decisivo.

O vereador Genilson Alves (PTN) foi assediado e “sequestrado” antes de votar recurso contra a CEI.

Quando reapareceu, confessou para interlocutores da própria Câmara Municipal que pretendia “se abster” de votar na Comissão de Constituição e Justiça, no recurso apresentado por vereadores governistas – como ele, que tentam derrubar a CEI. A matéria questiona o acatamento do pedido de investigação, pela presidência da Casa.

A situação é simplesmente inédita.

A comissão tem três componentes e um deles não quer votar, tira o braço da “seringa”. Genilson Alves “é o cara”. Realmente, se absteve.

Já o presidente desse colegiado e relator, o também vereador governista Manoel Bezerra (DEM), votou contra a CEI.

Sumiço

O outro integrante da comissão, Genivan Vale (PR), rejeitou o recurso e manteve posição em favor da investigação.

Durante a sessão ordinária, Genilson sumiu do plenário ao lado de outros governistas liderados por Francisco Carlos (PV). Ao retornar, continuou cercado (veja foto).

Nesse ínterim, o vereador oposicionista Soldado Jadson (PT do B) gracejou com o enredo protagonizado por Genilson, oferecendo-se para atuar como policial (sua profissão) e tentar apurar se tinha ocorrido algo de mais grave com o vereador. Arrancou risos de quase todos que ainda estavam em plenário.

A oposição manifestou-se, cobrando serenidade e uma posição às claras de Genilson, sem pressão externa vinda do Palácio da Resistência, sede do governismo.

Na próxima terça-feira será lido em plenário o parecer da comissão. Na quarta-feira, a votação.

A CEI é inédita na história da Câmara Municipal de Mossoró. Desde a chamada redemocratização do país, nos anos 80, nunca uma legislatura instalou investigação do governo municipal.

Pelo visto,  a Câmara Municipal de Mossoró continuará “zerada” em seu papel constitucional de fiscalizar o Executivo.

P.S – Há poucos minutos, no programa “Cenário Político” da TV Cabo Mossoró (TCM), o presidente do Legislativo – Francisco José Júnior (PSD) – admitiu que não sabe o destino do parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

A posição antecipada por Genilson Alves é incomum. “Eu nunca vi antes”, disse.

Daí, não sabe se é convocado um suplente ou se o parecer vai ao plenário, para votação, apenas com votos do relator-presidente e do membro Genivan Vale.

“Vamos ver o regimento”, disse.

Nota do Blog – Como leigo, penso que o parecer precisa ir a plenário dizendo “sim” ou “não”. Com uma abstenção patética na Comissão de Constituição e Justiça, ele fica “mais ou menos”. Não é carne nem é peixe.

A dubiedade não cabe. O colegiado precisa dizer se acata ou não o recurso, do contrário o plenário ficará impossibilitado de votar o parecer.

Enfim, estamos diante de algo ridículo e caricato.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quarta-feira - 04/09/2013 - 18:56h
Mossoró

Francisco Carlos propõe contratação de jornalistas

O vereador Professor Francisco Carlos (PV) apresentou nesta quarta-feira (04) projeto de lei denominado por ele como “Lei Municipal de Acesso à Informação e Transparência sobre Obras Públicas”. Ela enseja contratação de jornalistas à divulgação de obras municipais, mas pagos por empresas privadas com obras/serviços na área de construção/engenharia.

De acordo com o autor da proposição, a ideia é criar uma obrigação para que empresas que tenham obras e serviços de engenharia acima de R$ 300 mil contratadas com o poder público contratem um jornalista para divulgar aos veículos de comunicação e a quem se interessar, informações sobre o andamento da  obra.

O vereador justificou que a transparência da informação precisa ter dois requisitos básicos, na hora da sua divulgação: acessibilidade e inteligibilidade. Ou seja: as pessoas precisam ter condições de ter acesso a essa informação e, ao mesmo tempo, entendê-las.

“O nosso mandato reconhece que o profissional mais qualificado para fazer isso é o jornalista, que é acima de tudo um fomentador da informação, um facilitador entre aquilo que a fonte revela e o seu público.”, afirmou Francisco Carlos.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.