segunda-feira - 09/09/2013 - 10:01h
Natal

Protesto contra Rosalba à porta do Hemonorte

Protesto agora de frente ao Hemonorte (Natal).

Manifestantes da Saúde pegam pesado com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Fazem barulho, usam cartazes, faixas, palavras de ordem e camisetas alertando para o estado de greve.

Completam a manifestação, explicando o porquê dela, num brado só:

“Rosalba ‘veaca’, cadê você? Eu vim aqui pra receber”.

Cruel, muito cruel!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 09/09/2013 - 09:52h
Mossoró

Saúde municipal protesta fechando Centro de Reabilitação

Os servidores públicos municipais da prefeitura de Mossoró que integram o Grupo Ocupacional da Saúde estão paralisando suas atividades durante essa semana.

Porta fechada no Croa: precariedade

Os primeiros a cruzar os braços são os trabalhadores lotados no Centro de Reabilitação Osias Alves (CROA). Eles passarão uma semana em greve, a partir de hoje (segunda-feira, 9/9), em protesto contra as más condições de trabalho, a precariedade na estrutura física do imóvel que abriga o Centro de Reabilitação, a falta de pessoal de apoio e a fila de espera.

Na quarta-feira (11/9), os demais servidores do Grupo Ocupacional da Saúde farão parada de advertência de um dia. Eles denunciam más condições de trabalho, sucateamento das unidades básicas de saúde, falta de equipamentos, carência de pessoal qualificado e escassez de insumos.

São Camilo se desmancha

Os trabalhadores reivindicam implantação na íntegra do Plano de Carreira, Cargos e Salários e solicitam audiência com a prefeita Cláudia Regina (DEM) para apresentar suas reivindicações e negociar.

Os servidores da Saúde elaboraram um relatório com a situação do Hospital Municipal São Camilo. São vários os problemas descritos, em todos só setores que compõem aquela unidade de saúde.

Na Unidade de Cuidados Feminina a sala de medicação tem infiltração no teto, tomada de energia com fiação exposta; banheiro dos funcionários com infiltração no teto, vazamento no sanitário; infiltração nas paredes da sala de atendimento, cupim na bancada da pia da sala de curativos, rachaduras na sala de emergência, enfermarias com paredes rachadas, sanitário sem tampa, armários danificados; falta de extintor de incêndio, telhas quebradas, reboco caindo. Esses são alguns dos muitos problemas encontrados no Hospital Municipal São Camilo.

Denúncia

O Blog Carlos Santos denunciou no dia 30 de abril deste ano, que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funcionava ao arrepio da legislação sanitária, com péssimas condições de estrutura físico-material e outros problemas (veja AQUI).

A prefeitura resolveu fechá-lo, sob a promessa de rápida obra de restauração (veja AQUI). Até o momento, nada foi adiantado – quase cinco meses depois.

Vale lembrar que quase nove meses após inaugurada, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Belo Horizonte continua fechada.

Na Ilha de Santa Luzia, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tem obra paralisada há tempos.

O mesmo ocorre com ampliação e reforma da UPA do São Manoel. Tudo “herança” da administração passada, recheada de promessas, em campanha eleitoral.

* Com informações adicionais do Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró (SINDISERPUM).

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 09/09/2013 - 09:48h
Champignon (Ex-Charlie Brown Jr.)

Músico é encontrado morto em seu apartamento

Do Portal g1

O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr. Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, foi encontrado morto com um tiro na boca na madrugada desta segunda-feira (9) em seu apartamento na região do Morumbi.

Champignon: sequência de tragédias

O baixista tinha 35 anos e estava em seu segundo casamento. A Polícia Civil investiga a hipótese de que ele tenha cometido suicídio. Vizinhos disseram que a polícia foi chamada depois de ouvirem barulho de tiro vindo do apartamento do baixista por volta de 0h30. Policiais militares e uma equipe do Samu foram ao local e já encontraram Champignon morto.

Champignon ficou conhecido por ser o baixista do Charlie Brown Jr. Ele também tocou nas bandas Nove Mil Anjos (que tinha Junior Lima e Peu Sousa na formação) e Revolucionnarios. Após a morte de Chorão, passou a ser o vocalista do grupo A Banca, formado pelos ex-membros do Charlie Brown. O grupo estava em turnê.

Três mortes

O corpo do baixista foi retirado do apartamento por funcionários do Instituto Médico-Legal (IML) pouco antes das 5h. O caso será registrado na 89º Delegacia de Polícia, em São Paulo. A mulher do baixista, que estava em casa no momento do disparo, foi levada para um hospital da região em estado de choque.

Em 2013, Champignon perdeu dois companheiros de banda entre março e maio: o parceiro Chorão e o guitarrista Peu Sousa, ex-colega de Nove Mil Anjos, encontrado morto em maio em sua casa, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Veja matéria completa AQUI.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 09/09/2013 - 09:47h
Darwinismo político

Vivaldo pode ficar com Rosalba ou Alves, mas adora Wilma

O deputado Vivaldo Costa (PR) disse em entrevista à imprensa seridoense, que se Rosalba Ciarlini (DEM) fizer o que prometeu pelo Seridó continua votando nela. O deputado garantiu que não poderia esconder o que todos já sabiam, que é a sua afinidade com Wilma de Faria (PSB).

Indagado sobre uma possibilidade de votar, dentro de uma circunstância, em um Alves, o Papa Jerimum disse que não poderia descartar, pois a política é muito dinâmica.

Vivaldo faz contorcionismo à própria sobrevivência

“A política é muito dinâmica. Sou filiado ao PR e estou pedindo desligamento. Vamos supor que vou seguir Ricardo Motta. E se ele [Ricardo] fizer uma coligação com um Alves? Eu não sei como serão os desdobramentos. Devo estar no mesmo barco que ele. Se me desse o direito de escolher eu votaria em Rosalba para reeleição, desde que ela faça as obras para Caicó e o Seridó”, ponderou.

Hércules

Aí enumerou uma série de obras que pelo espaço de tempo de gestão e retrato atual do Governo do Estado, beira a mitologia, com Hércules e suas tarefas tidas como impossíveis:

“”Se Rosalba fizer as obras que prometeu, independente de ganhar ou perder, votarei nela. Se fizer a UTI infantil e colocar pra funcionar, o Hospital do Seridó e Regional funcionar de maneira que o povo esteja satisfeito, se trouxer a UTI, fizer as grandes obras como a barragem das Oiticicas, o saneamento, as casas populares, o SAMU, calçamento, não tenho dúvidas nenhuma que votarei na reeleição de Rosalba, agora precisa ela fazer!”

Por fim, se derramou em amores pela ex-governadora Wilma de Faria:

– De coração, tenho uma estima por Wilma, todo mundo sabe, tenho muito mais afinidade com Wilma do que com o PMDB, mas politicamente se Rosalba fizer o que prometeu votarei nela. Mas nada impede que amanhã, dentro de uma circunstância, vote num Alves”, concluiu Vivaldo.

Nota do Blog – Grande Vivaldo! Símbolo vivo do nosso darwinismo político, na luta pela preservação da espécie.

Resumindo: ele pode ficar com A, B, C ou qualquer letra do alfabeto político potiguar.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 09/09/2013 - 09:38h
Protesto

Governadora e prefeita de Mossoró são sitiadas em casa

Desde quinta-feira (5) que um grupo de concursados da Guarda Civil Municipal de Mossoró está acampado em frente à casa da prefeita Cláudia Regina (DEM). Eles cobram a convocação ao trabalho (veja reportagem da InterTV Cabugi AQUI).

Os manifestantes ocupam canteiro central da rua com barracas, faixas e até redes e cadeiras à sua acomodação. Afirmam que não pretendem sair do local, enquanto não houver atendimento ao pleito, pois muitos saíram de empregos com a promessa de contratação e continuam desempregados.

 

Acampamento em frente à casa de prefeita começou semana passada (Blog Carlos Santos)

O secretário municipal da Comunicação, jornalista Julierme Torres, afirma que o protesto “é um direito legítimo”, mas que a prefeitura não cortou diálogo e deverá convocar todos os aprovados num tempo que não sabe prever. Em sua ótica, existe uma “ansiedade” dos concursados, que os leva à pressão.

Rosalba

A prefeita, mesmo sitiada, mantém seu ritmo normal de trabalho e presença em casa.

Já em Natal, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem sido obrigada a dormir fora da Residência Oficial – localizada no bairro Morro Branco. Há vários dias que vive esse constrangimento, devido protesto de servidores públicos em greve.

No último final de semana houve reforço na segurança do imóvel, em face do temor de algum protesto mais acirrado dentro do feriado de 7 de Setembro.

A governadora teve que sair da Residência Oficial pela portas dos fundos, logo que começou a mobilização.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
domingo - 08/09/2013 - 23:34h

Pensando bem…

“Não convém ser do tipo que se vangloria da própria beleza ou mesmo da riqueza: quase todas as propriedades que se possui podem desaparecer.”

Flávio Gikovate

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 08/09/2013 - 22:25h
Jorge Aragão e Emílio Santiago

Letra e Música – 202

Para a gente marcar a semana com bons fluídos, eis uma trilha bacana, vinda lá dos anos 80. O doutor Dalto é dono da letra, mas desde então uma pá de gente canta Espelhos D’água.

Nessa versão que lhe apresento, trago um dueto interessantíssimo entre Jorge Aragão e o infinito Emílio Santiago e seu vozeirão afinado.

Aproveite a boa música.

E ótima semana! Abaixo, veja a letra dessa música:

Os seus olhos são
Espelhos d’água
Brilhando você
Pra qualquer um
Por onde
Esse amor andava
Que não quis você
De jeito algum…

Ah! Que vontade de ter você
Que vontade de perguntar
Se ainda é cedo
Hum! Que vontade de merecer
Um cantinho do seu olhar
Mas tenho medo…

Hum! Hum!
Que vontade de ter você
Que vontade de perguntar
Se ainda é cedo
Humm! Hum! Hum!
Que vontade de merecer
Um cantinho do seu olhar
Mas tenho medo…

Os seus olhos são
Espelhos d’água
Brilhando você
Pra qualquer um….

 

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 08/09/2013 - 11:25h

A independência que ainda não aconteceu

Por Marcos Araújo

Aproveitando a prosa do mestre François Silvestres (veja AQUI), atrevo-me a escrever sobre a independência brasileira e a americana, com uma breve inserção do ideário cristão, pois todos os juristas filósofos de respeito reconhecem que ao se falar em Independência, Liberdade e Direitos Humanos, não há como se prescindir a menção do precursor: Jesus Cristo.

E já que a análise é entre Brasil e Estados Unidos, tomo como referencia uma coincidência do Cristo com um americano ilustre: Thomas Jefferson. Os dois tinham 33 anos de idade ao se declararem ativistas de causas públicas, mas somente obtiveram o reconhecimento mundial décadas e até séculos depois de suas mortes.

Nasceram em regiões e épocas diferentes, um de família pobre e o outro de família rica, mas comungavam de um mesmo ideal: a liberdade e a igualdade entre os homens.

Cristo obteve reconhecimento mundial. Jefferson, nem tanto!

Cristo, o salvador do mundo, veio nos libertar espiritualmente do pecado; o segundo, um advogado inflamado, entrou na guerra para libertar a escravidão e o trabalho forçado das Colônias americanas em relação à tirania dos Ingleses.

O primeiro dizia que somos todos iguais e que só ele libertava, era o caminho, a verdade e a vida (Evangelho de São João). O segundo, num discurso mais político e sociológico, cunhou na Declaração da Independência dos Estados Unidos uma frase que caberia muito bem na boca do próprio Cristo:

“Julgamos evidentes por si mesmas estas verdades: todos os homens nasceram iguais; estão dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis; entre esses direitos contam-se o direito à vida, à liberdade e o da procura da felicidade.”

Cristo denunciou a hipocrisia e a devassidão moral, Jefferson a ambição material e a exploração do homem pelo homem. Pois bem. Nesses dias que tanto se fala de liberdade e independência, é preciso que nos lembremos de Cristo e de Jefferson.

Foram eles os motivadores de nosso espírito libertário. De Cristo, veio os eflúvios espirituais e a motivação religiosa da igualdade, da irmandade divina e da fraternidade. De Jefferson vem o iluminismo, o furor social, a motivação filosófica e política da igualdade racial e social.

Foi justamente sabendo de Jefferson e respirando a ação de George Washington que Tiradentes ensaiou por aqui os passos de nossa independência. Foi o martírio de Tiradentes – assemelhado ao de Cristo – quem contribuiu para a queda do império e da monarquia portuguesa.

Unindo os preceitos de Cristo (espírito) e de Jefferson (matéria), a liberdade é um estado de espírito e uma realização concreta e material de uma independência harmonia e social. No homem, a liberdade é a garantia de desenvolvimento de suas potencialidades no seu conjunto – as leis, a organização política, social e econômica, a moral, etc. –.

Se liberdade é tudo isto, que espécie de libertação ou independência o Brasil comemora? E o Estado, tem o que comemorar quando se fala em independência? De quem nos julgamos livres? Será que o homem exerce as suas potencialidades no seu conjunto?

Pelo prisma de Jefferson, tem o homem atual os seus direitos civis respeitados? Se necessitar da Justiça receberá tratamento igualitário e equânimo? Se precisar do prefeito de sua localidade terá igualdade de acesso aos alpendres dos palácios? Acaso se adoecer, receberá tratamento condigno e eficiente, e terá garantida a alimentação dos seus dependentes?

Observando pelos olhos de Cristo que denunciava os poderosos do seu tempo, caso queira o cidadão atualmente denunciar uma injustiça, terá acesso aos meios de comunicação?

Caso entenda de falar contra os ocupantes do Poder, lhe darão ressonância nos rádios e emissoras de televisão?

Caso as respostas sejam negativas, quando o assunto é liberdade, o Brasil, nem o mundo têm nada a comemorar. No panorama mundial, os países árabes democráticos gostariam de conter a Síria, mas não têm a liberdade de assumirem esta postura por temor ao presidente russo, Vladimir Putin. Até o Brasil em nada se manifestou quanto a esse morticínio coletivo.

O homem é construtor de sua própria história. Jefferson foi presidente americano por duas vezes, tendo entrado para a história americana por nunca haver vetado um projeto de lei do Congresso. Por aqui, os parlamentos são apenas – e tão somente! – caixas de ressonância das intenções do Poder Executivo.

Não conheci ao longo da minha vida Poder Legislativo independente.

Lembro que Martin Heidegger, grande filósofo alemão, foi amante e mentor de Hannah Arendt. Ele optou por seguir o nazismo, ela ainda que perseguida por ser judia, desertou para escrever sobre a humanidade e o amor (seu doutoramento foi sobre o amor na obra de Santo Agostinho).

O primeiro foi descartado no lixo da história, a segunda foi inscrita pela ação política em favor da humanidade.

Temos que fazer as nossas escolhas. A escravidão de hoje em dia mudou apenas a tonalidade da cútis. Não são mais só os negros a aguentarem a borrasca e a raiva dos senhores de engenho ou dos capitães-do-mato. Brancos, amarelos, pardos, índios, caboclos, negros, todos, sem exceção, estão jungidos num mesmo grilhão que os amarra pelo calcanhar ditando os rumos de suas vidas e o futuro de seus filhos.

A esta casa grande, a esta senzala enorme chamamos de Estado (Nação, Estado e Município), cuja concentração de poder e de mando é feita erroneamente em uma só pessoa. Nesse todo-poderoso governante se centraliza o poder do chicote a vergastar os couros dos seus administrados. Conheço alguns que de tão tiranos com o povo, fazem dos prédios administrativos verdadeiros pelourinhos sociais.

Permanece para os pobres incautos, é claro, a visão da liberdade apenas pela ótica racial.

Quando vejo nos corredores da UERN frases estimulando o “Orgulho de ser negro”, penso: negros livres e brancos idiotizados. Que pena! Viva a liberdade e a independencia que ainda não conhecemos.

Libertas quae sera tamen.

Marcos Araújo é professor e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 08/09/2013 - 10:22h

Retrato

Por Aluísio Barros

Chão seco. Sol ardente.
Nuvens esparsas. Pássaros lentos.

Magras vacas. Cegas facas.
Vibrante eco do jumento.

Fontes secas, árvores mortas,
Estradas longas. Paisagens cansadas

Sonhos mortos. Vidas secas
Pássaros lentos… no pouso.

Rosto cansado, mãos calejadas,
sol escaldante. Esperanças…

Desejo de ir, apego no ficar
incertos caminhos. Vontade de sonhar.

Nordeste… Caatinga… Sertão.
Xique-xique ou palmáceaas. Espinhos no coração.

Aluísio Barros é apodiense de nascimento, mossoroense por adoção. Poeta, cronista, professor e escritor, ele publicou recentemente seu mais novo livro (Dos amores que beiram os meus caminhos e outros poemas), do qual foi extraído esse texto poético acima.

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
domingo - 08/09/2013 - 07:11h

Prosa do domingo

Por François Silvestre (O Novo Jornal)

Comparação infeliz.

Um programa de televisão, canal fechado, do jornalista Lucas Mendes, discutiu com um brasilianista a respeito de um recém-publicado ensaio que trata de comparações entre o Brasil e os Estados Unidos. Numa intervenção do apresentador, ele pergunta ao ensaísta onde foi que nós pisamos na bola e perdemos a capacidade de evoluir da mesma forma que evoluíram os americanos do Norte.

Saíram dessa questão várias interpretações.

Numa delas, disse um dos jornalistas do programa que a diferença principal se dera porque “enquanto os fazendeiros americanos estavam lendo Montesquieu, os brasileiros latifundiários estavam engravidando as escravas”.

Pincei essa assertiva, para evidenciar que tais comparações acabam em pilhérias ou conclusões pueris.

Os fazendeiros americanos que liam os clássicos da literatura eram pouquíssimos, até porque esses não eram fazendeiros profissionais; muito mais políticos ou empresários. Exemplo típico dessa espécie de “fazendeiro ilustrado” é o General George Washington, líder da guerra de independência e primeiro Presidente do novo país.

Possuía um latifúndio no Estado do Kentucky; nem por isso pode ser chamado de fazendeiro.

Os latifundiários brasileiros eram, na sua quase totalidade, arbitrários e desumanos. E não para engravidar escravas, mas estuprá-las. A gravidez era um resultado indesejado, que dava em aborto ou assassinato da mãe.

Lá, na América, não era diferente. Era pior. As diferenças da evolução civilizatória e econômica entre Estados Unidos e Brasil são tantas e tão variadas que ninguém será capaz de esmiuçá-las com certeza probatória. Uma coisa é certa: Nenhuma diferença fundamental nasce do acaso.

Há causas históricas ou antropológicas que esclarecem ou apontam uma explicação.

A independência americana se dá em 1776, numa guerra que trazia a marca de uma revolução. Derrotada a corte, a colônia assumiu seu destino. Não ficou ninguém da Inglaterra tutelando o país nascente.

No Brasil, a independência, em 1822, foi um acerto entre corte e colônia, quatro décadas após a independência americana. E o Brasil continuou sob o domínio da Casa de Bragança. Pelo filho e neto do Rei de Portugal.

Dominação que foi de 1822 a 1889. Mais de um Século depois da República americana.

Sem falar na diferença entre as cortes que dominaram americanos e brasileiros. A Inglaterra lutou contra Napoleão e o derrotou. Portugal fugiu de Napoleão e entregou-se, como concubina, ao poderio inglês. O que fez do Brasil ser colônia de outra colônia. Repetição; pois já fora colônia de Portugal durante a dominação espanhola, quando a Espanha anexou a pátria lusitana ao seu domínio de 1580 a 1640.

Sem revisitar as origens fica difícil compreender os resultados da contemporaneidade.

Retroceder no tempo significa ir buscar as fibras mais simples que compõem o organismo mais complexo.

Té mais.

François Silvestre é escritor e cronista

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 08/09/2013 - 03:46h

Fanatismo – a manifestação de força dos fracos

Por Carlos Santos

O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos“.

(Friedrich Nietzche)

O fanatismo – principalmente religioso e político – só levou a humanidade ao atraso, ao obscurantismo, à segregação e a estupidezes. Fanatismo é uma fortaleza perene no Rio Grande do Norte e demais recantos desse vasto mundo terreno e da alma humana.

Num passeio pela história do homem até nosso tempo, é fácil identificar como o fanatismo freia a evolução da espécie: da ciência à organização social. 

O fanático é um autista. Para ele, há um mundo próprio, com valores ortodoxos.

Seus dogmas, lógico, estão certos e são indiscutíveis. Sempre.

Nessa cegueira, o fanático estabelece o maniqueísmo como bússola, julgando tudo e a todos sob a bifurcação do bem e do mal. O bem, o seu lado. É o que ele defende, muitas vezes sem saber exatamente o que advoga como verdade.

O que seria de nós sem o Iluminismo, a democracia e o ponto de interrogação, em contraponto às trevas, o cesarismo e às maria-vai-com-as-outras?

Reflitamos quanto ao que nos aprisiona.

Na cela insalubre do fanatismo, ninguém pode se sentir ou se imaginar livre. É súdito da limitação.

Vejo duas modalidades de fanáticos: o que se tornou besta-fera por restrição cognitiva e o outro, que age assim para tirar proveito próprio, como um “fanático esclarecido”.

Nos dois casos, uma só vítima: o homem.

De ambos, a mesma conduta deletéria: um, tangido pela ignorância primária; outro, pela esperteza torpe.

Não… não insista. Não adianta discutir com ele.

O fanático é antes de tudo um idiota, o senhor da razão – pensa.

Mantenha-o ocupado; seja indiferente…

Intolerante, o fanático não debate, agride.

O fanático não conversa, ruge.

O fanático não se contrapõe a argumentos, ataca o argumentador.

Quem é o fanático?

É aquele indivíduo que ironizou Cristo na cruz, o SS nazista que cumpriu ordens do III Reich para queimar judeus ou aquele borra-botas que só vê virtudes em seu líder político.

Todos, cada um em seu contexto histórico e circunstância, age como fanático, incapaz de se portar com prudência e racionalidade.

Somos as suas vítimas até hoje.

Esse homem-bomba, como todo homem-bomba, é o primeiro a morrer em seus delírios.

Deixe-o ir só às profundezas de sua pobreza e insanidade.

Sejamos indiferentes…

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
sábado - 07/09/2013 - 23:57h

Pensando bem…

“O conservadorismo é anticonspiratório e anti-histórico por essência. Não confia na intervenção, nem se considera aliado da História. Não crê no futuro, mas participa do dia-a-dia rotineiro e com a fome que traz se farta em comer e devorar os pequenos.”

José Honório Rodrigues

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 07/09/2013 - 12:36h
Sete de Setembro

Rosalba fica ausente de desfile para evitar manifestantes

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não participou do desfile de 7 de setembro em Natal. Coisa raríssima para um governante estadual na história desse evento na República brasileira.

A cerimônia começou às 8h30 com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), militares, outras autoridades e o secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha, representando a governadora.

A informação para justificar a ausência da governante, é de que ela optou por não participar para evitar mal-estar com manifestantes contra seu governo.

O desfile de Sete de Setembro ocorreu na  Praça Cívica e Avenida Prudente de Morais – com comparecimento muito reduzido de platéia, ao contrário de anos anteriores.

Houve protesto de grevistas, sobretudo da Polícia Civil, mas sem nenhum tipo de exacerbação.

P.S – (13h40) – Um homem foi preso no cruzamento da Avenida Floriano Peixoto com a Rua Assu durante protesto realizado no local na manhã deste sábado. Ele  teria depredado uma placa de sinalização. Houve confusão entre policiais militares e outros manifestantes que tentaram impedir a prisão do mascarado. O jovem detido foi identificado como John Kenedy da Silva, de 18 anos.

A polícia chegou a ser hostilizada por manifestantes que jogaram tijolos e garrafas de vidro contra eles. Um carro da polícia teve vidro traseiro quebrado à pedra.

Os policiais revidaram com cassetetes e spray de pimenta.

Com informações do portal G1.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 07/09/2013 - 11:35h
Brasil de sempre

Nossa tradição de favorecimento da parentada

Veja como estão atuais as palavras do intelectual e historiador José Honório Rodrigues, sobre as relações que realmente definem o poder no Brasil.

Suas observações remontam à primeira metade do século passado:

“As considerações afetivas complicam a direção dos negócios públicos, e daí o filhotismo, o nepotismo, o genrismo e outras formas comuns de favorecimento ligados aos personalismos, à relação patrão-cliente do Estado, a que aderem todos os políticos desde os mais oligárquicos aos mais trabalhistas.”

José Honório Rodrigues

Nota do Blog – José Honório Rodrigues (1913-1987) notabilizou-se por produção de livros sobre a história do Brasil e foi integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nasceu no Rio de Janeiro e até hoje seus trabalhos são referência no estudo da civilização brasileira.

Leia AQUI seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras.

P.S – Obrigado ao webleitor João Bosco Souto, o “Bosquinho”, pela lembrança desse importante autor.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Política
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 07/09/2013 - 11:08h
"Salário-família"

Sobrinho de Rosalba ganha emprego no Tribunal de Justiça

Coube ao jornalista Dinarte Assunção (Portal No Ar), rápido no gatilho, mostrar que apesar da pinimba entre os poderes no Rio Grande do Norte, todos continuam unidos por uma tradição: o nepotismo.

André: sobrinho de "Rosalba" saiu da Assembleia Legislativa para o Tribunal de Justiça

Empregar a parentada no serviço público e transformar o dinheiro do erário em benefício privado, não tem preço. Nenhuma pinimba pessoal e animosidade institucional são barreira à arrumação.

Enquanto Governo do Estado choraminga problemas para não convocar concursados da Saúde, Polícia Civil e Polícia Militar – mesmo com enormes necessidades, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) consegue ampliar a empregabilidade dos Rosado/Ciarlini (DEM) no serviço público.

Logicamente, sem concurso.

O mais novo agraciado com a força da tradição dessa capitania hereditária, é o bacharel em direito André Luiz Ciarlini Chao Costa, sobrinho da governadora e filho da ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini (DEM).

Ele está empregado no Tribunal de Justiça do RN (TJRN), com salário que deverá ficar em torno de R$ 12 mil (fora outros agrados pelo trabalho ingente, hora-extra etc.).

Salário-família

A portaria foi publicada nessa sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado.

Antes, André estava “lotado” na Assembleia Legislativa, outro poder da república dos sobrenomes que sempre se dão bem em detrimento dos plebeus.

Por lá, empalmava mais de R$ 7 mil/mês. Em junho, conforme o site da instituição, botou R$ 7.621,37 no alforje.

Vale lembrar que sua mãe, Ruth, foi flagrada ganhando sem trabalhar no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), faturando até mesmo  hora-extra.

O Governo da mana “Rosa” prometeu rigor, anunciando que faria uma sindicância para puni-la, se fosse culpada. Já se passaram quase quatro meses da denúncia e necas.

Eis a “punição”: Ruth aumentou seu “salário-família” a expensas do contribuinte.

Veja AQUI material mais aprofundado, publicada pelo irrequieto Dinarte Assunção. Preventivamente, tape a venta antes.

Nota do Blog – E nós ainda somos obrigados a testemunhar os chiliques de uma manada de fanáticos babaquaras, que mata e morre por essa gente…

Para vocês só fica o que sobra da mesa farta deles e a obrigação de segurar bandeiras em comícios… e olhe lá!

Pobre RN Sem Sorte.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 07/09/2013 - 09:49h
Gestão estadual

Por que a Assembleia Legislativa não aciona o TCE?

Por que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte não exige do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (art. 71, CF), uma explicação acerca da situação financeira do Estado?

Falta o quê?

É desconhecimento de causa ou omissão seletiva?

Vão esperar o completo desabamento do Estado ou se propõe a intervir para salvar o que resta ainda?

Francamente!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 06/09/2013 - 23:59h

Pensando bem…

“Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.”

Dalai Lama

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 06/09/2013 - 23:56h
Mossoró

CEI deverá ser derrubada em Câmara

O parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Mossoró, sobre recurso contra instalação da Comissão Especial de Investigação da folha de pessoal da prefeitura, será lido em plenário na terça-feira (10).

A votação do parecer, com votos contra dos governistas Manoel Bezerra (DEM) e Genilson Alves (PTN) – e favorável de Genivan Vale (PR) -, será na quarta-feira (11).

A articulação e pressão do governismo foram pesadas. Genilson, que chegou a comentar até que iria se abster de votar, cedeu ao cerco.

A oposição pode pegar a via judicial se for o caso, para tentar garantir a CEI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 06/09/2013 - 23:49h
Entrevista

Wilma diz que Rosalba faz um “desgoverno”

Do Blog do Jota Belmont

A ex-governadora do Estado do Rio Grande do Norte e vice-prefeita de Natal, Wilma de Fariam(PSB), esteve no final desta manhã visitando a Rádio Difusora e participou do programa Política em Denate.

“Detonou” a administração Rosalba Ciarlini (DEM): “Um estado não quebra assim, de repente, é algo que não dá pra entender”, destacou a presidente do PSB no Rio Grande do Norte.

A representante do PSB destacou diversos problemas que vem sendo diagnosticados no governo de Rosalba Ciarlini, entre eles, entraves em relação ao Programa do Leite, abastecimento de água, credores, servidores, e muitos outros.

“O maior problema, além da crise de autoridade que existe hoje, é que não há planejamento, é um governo sem rumo, há erros imensos no governo, aliás, é um desgoverno. O estado está sem administração”, disse.

Assinalou que, “Na abertura da mensagem da governadora, no início do ano, a expectativa positiva foi muito grande, ela festejou a aprovação do empréstimo do Banco Mundial e com 15 dias anunciou que o estado não tinha recursos pra pagar em dia o mês de junho aos servidores do estado, como pode isso? Faltar recursos para pagar a folha?”

E complementou: “Se é uma estratégia nós não sabemos, o que sabemos é que não tem nada que esteja funcionando bem, nenhuma obra estruturante, só as que haviam sido planejadas ainda no meu governo”.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
sexta-feira - 06/09/2013 - 23:13h
Em família

Nossa próspera capitania hereditária

Olhando nomeações recentes no serviço público, precisamente Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Justiça do RN (TJRN), a gente pode afirmar:

– Continuamos uma capitania hereditária.

E o nepotismo cruzado segue em permanente prosperidade.

Você ainda se ilude, achando que eles querem o melhor para o RN.

Caia na real, “bróder”!

Ou arranje um bom sobrenome para transformar em meio de vida.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 06/09/2013 - 22:50h
Mossoró

Vereador promove programa “Mais Saúde”

O Vereador Nacizio Silva (PTN) começou mais um projeto que beneficiará o capital social da cidade. O programa Mais Saúde ofertará palestras gratuitas sobre prevenção e tratamento de doenças para população de baixa renda.

Nacízio leva médico para palestra

Na próxima terça-feira (10), haverá mais uma etapa do projeto no bairro Santa Delmira, às 19h, no salão paroquial da igreja do Menino Jesus. Valdemir Ferreira, cirurgião cancerologista, palestrará sobre fatores de risco do câncer. Haverá a palestra sobre o assunto, e em seguida, os moradores farão perguntas ao médico.

“O objetivo é levar informação para as pessoas e proporcionar um encontro dos profissionais da saúde com os pacientes além das Unidades Básicas de Saúde”, diz o parlamentar.

O projeto deu o pontapé inicial no Abolição IV em agosto. Houve uma palestra sobre cálculo renal com o Dr Hallison Castro, urologista pela Santa Casa de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Nacízio Silva.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 06/09/2013 - 22:33h
Liberação de recursos

STF toma decisão favorável ao Estado do RN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu na tarde desta sexta-feira (6) ação cautelar retirando o Rio Grande do Norte do Cadastro Único de Convênios (CAUC).

O Rio Grande do Norte estava nesta situação por causa de irregularidades nas prestações de contas de convênios celebrados nos anos de 2006, 2008 e 2009.

Ao contrário do que informaram alguns veículos de comunicação, essa decisão do Ministro não significa a chegada imediata aos cofres do estado de um empréstimo de 2 bilhões de reais.

Trata-se, na verdade, da liberação gradativa de uma série de recursos destinados a convênios já aprovados, assinados e publicados que estavam bloqueados exatamente por causa da inscrição no CAUC.

Os recursos para esses convênios, vale lembrar, são destinados exclusivamente à obras de saneamento básico, de recursos hídricos, de mobilidade urbana, investimentos em escolas, obras de segurança e saúde, todas de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.