“Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.”
Manoel de Barros
Jornalismo com Opinião
“Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.”
Manoel de Barros
A Câmara Municipal de Mossoró terá nova mesa diretora a partir dessa quinta-feira (1º de janeiro de 2015). O vereador Jório Nogueira (PSD) será seu presidente.
A solenidade acontecerá às 10h, no próprio plenário da Câmara Municipal.
Jório vai substituir Francisco Carlos (PV), que foi eleito para mandato-tampão de presidente, em face da eleição suplementar para prefeito e vice em maio deste ano, que levou os vereadores Luiz Carlos Martins (PT) e Francisco José Júnior (PSD), respectivamente à vitória a vice e prefeito de Mossoró.
Os demais membros da mesa que ficará à frente dos trabalhos da Casa até 31 de dezembro de 2016, são estes:
– Alex do Frango (PV), 1º vice-presidente;
– Nacízio Silva (PTN), 2º vice-presidente;
– Genilson Alves (PTN), 1º secretário;
– Heronildes da Silva, Heró (PROS), 2º secretário;
– Vingt-un Neto (PSB), 3º secretário;
– Cícera Nogueira (PSD), 4ª secretária.
A equipe da Assessoria de Comunicação Social do Estado recebeu, nesta quarta-feira (31), a visita da jornalista Geórgia Nery, futura Secretária de Comunicação a partir da próxima sexta-feira (02).
O Secretário Estadual de Comunicação, Paulo Araújo, deu as boas vindas à jornalista e desejou sucesso no novo desafio.
“Geórgia vai conduzir com competência a Assessoria de Comunicação; ao mesmo tempo aproveito para agradecer a equipe que esteve conosco durante essa jornada”, disse o Secretário.
Geórgia Nery conversou com a equipe e agradeceu a acolhida.
“Agradeço a acolhida, temos um grande desafio a partir de sexta-feira”, disse.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Estado.
A posse de Robinson Faria (PSD), eleito governador, e Fábio Dantas (PCdoB), vice-governador, acontecerá nessa quinta-feira (1º de janeiro de 2015) em Natal.
A solenidade começa às 16h no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
De lá, Robinson e Fábio seguem para o ato de transmissão de cargo, que acontece no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.
A programação será encerrada com a apresentação dos cantores Alcimar Monteiro e Amazan, em palco armado na própria Praça 7 de Setembro.
No dia seguinte, haverá posse dos secretários, às 11h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
A equipe do governador eleito e diplomado Robinson Faria (PSD) não está fechada.
No primeiro escalão, pelo menos dois nomes ainda estão em aberto.
Faltam os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Justiça e Cidadania.
Os atuais titulares são respectivamente Sílvio Torquato, que só recentemente foi efetivado como “titular”, e Júlio César Queiroz.
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou nesta quarta-feira (31), a decisão de não nomear Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo para a Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças.
A decisão do governador foi tomada com base no compromisso de promover a transparência e evitar questionamentos jurídicos que atrapalhem os trabalhos a serem desenvolvidos a partir de 1º de janeiro.
Assumirá a secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, o administrador Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão e professor universitário.
“O governador agradece a disponibilidade de Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo em contribuir com o governo do Rio Grande do Norte, certo de que terá o tempo e as condições necessárias para prestar os devidos esclarecimentos à justiça”, afirma sua assessoria.
Empresário e ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba, responsável pela administração do porto de Cabedelo, Eurípedes é engenheiro civil e anda enrascado com problemas decorrentes de sua gestão nessa autarquia.
O novo escolhido vai ocupar pasta que teve grande influência na gestão Rosalba Ciarlini (DEM), com o engenheiro Obery Rodrigues Júnior. Foi um dos homens fortes da administração.
Do UOL
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (31) Mauro Luiz Iecker Vieira como o novo ministro das Relações Exteriores em seu segundo mandato.
Faltavam ainda 14 ministros para serem nomeados, 13 deles foram mantidos em seus cargos. Com o novo anúncio, a Dilma conclui a reforma ministerial.
A presidente agradeceu a dedicação do atual ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e informou que o embaixador assumirá a embaixada brasileira nos Estados Unidos.
Mauro Vieira é embaixador em Washington desde 2010.
Antes de se tornar embaixador nos Estados Unidos, Vieira esteve por seis anos no comando da Embaixada da Argentina. Segundo o Itamaraty Vieira participou da Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) em Montevidéu, Uruguai, entre 1982 e 1985.
Também atuou na Embaixada do Brasil na Cidade de México, de 1990 a 1992; na embaixada do Brasil em Paris, entre 1995 e 1999. É um funcionário de carreira do Ministério das Relações Exteriores e tem perfil técnico, portanto entra na cota pessoal da presidente para compor sua equipe ministerial.
Vieira também foi representante do Itamaraty no Conselho de Administração da Itaipu Binacional. E foi coordenador de Atos Internacionais; assessor do Secretário-Geral do ministério; assistente do chefe do Departamento Cultural; assessor de ministro das Relações Exteriores; chefe de Gabinete do secretário-geral; e chefe de Gabinete do ministro das Relações Exteriores.
Veja os ministros que foram mantidos hoje em seus cargos:
Aloizio Mercadante Oliva – Casa Civil
Arthur Chioro – Saúde
Eleonora Menicucci de Oliveira – Políticas para as Mulheres
Guilherme Afif Domingos – Micro e Pequena Empresa
Ideli Salvatti – Direitos Humanos
Izabella Teixeira – Meio Ambiente
José Eduardo Cardozo – Justiça
José Elito Carvalho Siqueira – Segurança Institucional
Luis Inácio Adams – Advocacia Geral da União
Manoel Dias – Trabalho e Emprego
Marcelo Côrtes Neri – Assuntos Estratégicos
Tereza Campello – Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Thomas Traumann – Comunicação Social
“Tem que ter policiamento nas ruas, mais investigação e emprego”.
A declaração acima não é de nenhuma autoridade pública, qualquer líder oposicionista ou dirigente de alguma Organização Não-Governamental.
É a fala de um tal Léo Boy. Foi preso como um dos responsáveis pelo assalto ao vice-governador eleito Fábio Dantas (PCdoB) e da advogada e futura chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, há poucos dias, em Natal.
A fórmula é conhecida por todos, inclusive pela classe política e a própria marginália, como o próprio bandido aponta com conhecimento de causa.
Na voz de Léo Boy, tudo parece irônico.
Seu “pronunciamento” oficial está hoje nas páginas do Novo Jornal.
O chargista Túlio Ratto enviou pergunta ao editor desta página, por um canal interno do Twitter, indagando:
– O que você espera para 2015?
Minha resposta servirá, ao lado de outras manifestações de gente dos mais diversos segmentos, para edição de uma seção de revista digital editada por ele.
Na resposta, fui eu mesmo, sem rodeios:
– Eu não espero. Farei a parte que me cabe. Programado para vencer (de novo!).
É o que desejo a você também, webleitor.
Feliz Ano Novo!
Saúde e paz.
As cirurgias oncológicas pelo SUS no Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró, vão ser retomadas na próxima segunda-feira (5 de janeiro de 2015). A notícia é dada ao Blog pelo oncologista clínico Thiago Rego.
O convênio assinado pela Prefeitura de Mossoró tem alcance de um raio de 1 milhão de habitantes no diagnóstico precoce do câncer e tratamento (cirurgias oncológicas e quimioterapia).
Os pacientes que aguardam por biópsias, cirurgias e quimioterapia podem procurar o Hospital Wilson Rosado a partir da segunda-feira, 5, reitera o médico.
“Devido ao grande número de pacientes estamos realizando triagem para dar prioridade aos casos mais urgentes”, salienta ele.
A equipe de oncologia do Hospital Wilson Rosado é formada por oito cirurgiões nas especialidades de cirurgia oncológica, cirurgia torácica, urologia e mastologia, dois oncologistas clínicos e 15 anestesistas.
O convênio foi publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) no último dia 17.
A situação da oncologia em Mossoró e região ganhou contornos dramáticos nos últimos meses. Centenas de tratamentos e cirurgias passaram a ter comprometimento por falta de cobertura financeira a esses serviços de alta complexidade e custo considerável.
O anestesiologista Ronaldo Fixina chegou a manifestar denso desabafo recente, tendo o Blog Carlos Santos como uma tribuna, relatando esse drama (veja AQUI).
Em várias postagens ao longo desse período, nossa página deu voz à aflição de milhares de pessoas, ouviu contraditórios e cobrou providências urgentes.
Veja AQUI, por exemplo, a postagem Nota de esclarecimento sobre a Oncologia de Mossoró. E AQUI, Vîtimas de câncer enfrentam “loteria da vida”.
Mas a luta pela vida não para por aqui, com essa notícia sobre o HWR.
Tem mais estresse e dificuldades nesse enredo.
Voltaremos ao tema.
“Nada prejudica mais uma nova verdade do que um velho erro”.
Johann Wolfgang von Goethe
Em entrevista ao Bom Dia RN (1ª Edição) de hoje, da InterTV Cabugi (afiliada da Rede Globo de Televisão no RN), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) empastelou a fala e não respondeu, por exemplo, qual seu maior erro à frente da gestão.
Entrou num oito.
Deu a entender que não errara.
Sobre o futuro político, evitou falar em sucessão municipal mossoroense.
Quer descansar.
Dias e semanas até em sua casa à beira-mar na cidade-praia do Tibau.
Depois, Europa.
Por lá, filha, netos.
Civilização, primeiro mundo. Distância do Rio Grande do Norte.
Quem sabe, um tempo para descobrir finalmente onde teria errado para galgar a maior reprovação administrativa da história política do solo potiguar.
Boa viagem.
Feliz Ano Novo!
Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.
É sombrio o futuro do DEM no Rio Grande do Norte.
Em Mossoró, seu maior reduto durante décadas, também.
A iminente saída da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) da sigla vai ser o tiro de misericórdia do Democratas em solo mossoroense.
Apesar de muito desgastada no estado e até descapitalizada em sua imagem, entre os seus “irmãos mossoroenses”, Rosalba é ainda sua maior expressão.
Até mesmo sua iminente sucessora no DEM-Mossoró, prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM), tem esse comando colocado em xeque.
Está inelegível por oito anos.
Pode até dirigir a sigla, mas de fato; de direito, pouco provável.
Ela é a última referência partidária em Mossoró do senador José Agripino – líder estadual e nacional da sigla.
Apesar disso, em flagrante declínio.
Algo completamente diferente do que emergiu das eleições de 2012, quando pontificava como uma futura liderança popular e populista.
Restou quase nada após cassação, afastamento e nova tentativa frustrada de ser candidata à prefeitura este ano, em pleito suplementar.
Com ela, pro fosso político, também caminha célere o próprio DEM.
Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.
Por Marcos Aurélio de Sá (O Jornal de Hoje)
Será dia 8 de janeiro a posse do novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), José Álvares Vieira, eleito no início de novembro último para substituir o empresário Sílvio Bezerra.
Juntamente com ele também serão empossados para novo mandato de quatro anos os membros da Diretoria Executiva do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e João Hélio Cavalcanti Júnior (diretor Técnico), ambos reeleitos, e José Eduardo Viana (novo diretor de Operações).
A solenidade de posse está marcada para as 10 horas, no auditório principal da sede do órgão, em Natal.
Tudo indica que os desdobramentos da intervenção na Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM) devem criar seriíssimas complicações para figurões da política mossoroense.
O pente-fino que se faz na entidade filantrópica, mantenedora da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR), não remexe apenas situações de dívidas com fornecedores, prestadores de serviços e empregados.
O aprofundamento dos trabalhos pode resultar em várias ações cíveis e criminais.
Milhões, milhões mesmos, precisarão ter explicação e justificativa quanto ao seu destino.
A primeira intervenção aconteceu no início de setembro deste ano.
Volto ao caso.
Aguarde.
Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.
Durante solenidade na manhã desta terça-feira, 30, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) confirmou a abertura da quarta Base Integrada Cidadã (BIC) em Mossoró. O novo equipamento de segurança pública funcionará no bairro Barrocas e será inaugurado no dia 6 de janeiro, como extensão da unidade que está em atividade há mais de um ano no bairro Santo Antônio.
O governador eleito e diplomado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e a nova secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social,Kalina Leite Gonçalves, prestigiarão a inauguração.
O anúncio foi feito durante a confraternização natalina dos policiais atuantes nas BICs, que aconteceu hoje na unidade em funcionamento do bairro Abolição IV.
Homenagem
O prefeito foi um dos homenageados com o Diploma de Mérito Profissional, oferecido pelo comando da Polícia Militar.A comenda foi dada também aos policiais que atuam nesses equipamentos, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade mossoroense.
A homenagem ao prefeito foi feita pelas mãos do tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes Ferreira, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar. Ao receber a comenda, o chefe do executivo municipal agradeceu e garantiu que sua gestão continuará empenhada na segurança das famílias mossoroenses, a fim de diminuir os índices de criminalidade.
Com informações da Prefeitura de Mossoró.
A Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) assinou na tarde desta terça-feira (30), na Governadoria, a concessão e renovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi) para oito empresas.
O evento contou com a participação dos secretários chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, da Infraestrutura, Kátia Pinto, e do diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, e representantes da companhia, além de empresários.
As empresas beneficiadas com o Proadi são a Petrobras Biocombustível, Clasquil, Cal Norte Nordeste, PreMoldes Indústria e Comércio, Sterbom filial, Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, Patrícia Soares, Mossoró Indústria e Comércio de Pré-moldados.
O programa, que na prática concede isenção fiscal às empresas, teve uma renúncia superior a R$ 270 milhões apenas em 2014. Em dezembro, a renúncia chegou a R$ 25.579.218,03.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O projeto denominado de “Câmara Cultural”, encetado na gestão do presidente-tampão da Câmara de Mossoró, Francisco Carlos (PV), consumiu soma considerável em três edições.
Números preliminares apontam que foram investidos cerca de 90 mil reais.
A iniciativa levada a termo com montagem de palco, iluminação, som, contratação de artistas e outros gastos aconteceu em noitadas à Rua Idalino Oliveira, centro, à frente da sede do Legislativo.
Os recursos parece que fazem falta no final do período legislativo, em que a Câmara Municipal não consegue fechar compromissos básicos e anteriormente firmados em orçamento.
Na prática, a Presidência criou uma programação cultural paralela à prefeitura, como se quisesse confrontar ideias e alimentar crise, usando o “chapéu alheio”.
Vem problemão por aí para o futuro presidente, vereador Jório Nogueira (PSD), a partir de 1º de janeiro.
Caberá ao Capitão Lima o comando do 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), com sede em Mossoró.
Ele assumirá em lugar do capitão Maximiliano Fernandes.
Esse espaço estratégico na corporação militar teve decisão há poucos dias.
Lima recebeu comunicado direto do próprio governador Robinson Faria (PSD), em sua estada em Mossoró na procissão de Santa Luzia – dia 13 deste mês.
Confirmadíssimo, disse o governador.
Vivendo situação de inelegibilidade (por oito anos), em decisão que é freada graças a liminares na Justiça, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá muito mais problemas após deixar o Governo.
Alguns de seus auxiliares, pelo menos uns quatro ou cinco, também vão quebrar cabeça com a Justiça durante bons anos.
Aguardem notícias.
Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.
O Ministério Público Estadual, através da Procuradoria-Geral de Justiça, ingressou com Ação Civil Pública de Responsabilização por Ato de Improbidade Administrativa em desfavor da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) e de seus aliados políticos Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), em razão do uso indevido de bens públicos para beneficiar os dois últimos durante a campanha eleitoral à Prefeitura e Vice-Prefeitura de Mossoró no pleito de 2012.
A ação trata, no âmbito cível de responsabilização por atos de improbidade administrativa, dos fatos que ensejaram abuso de poder político na esfera eleitoral, conforme julgamento no bojo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) n.º 314.60.2012.6.20.0033 e do Recurso Eleitoral n.º 547.2012.6.20.0034.
A conduta imputada aos demandados consiste no abuso do poder político levado a efeito pela Governadora Rosalba Ciarlini para beneficiar a campanha eleitoral da candidata Cláudia Regina e de seu vice, Wellington Filho, à Prefeitura de Mossoró em 2012, através do desvio estratégico de maquinário do Estado – que seria destinado à construção da Adutora Santa Cruz do Apodi/Mossoró – para perfuração de poço no Assentamento Terra Nossa, Riacho Grande, Mossoró, bem como da utilização indevida das aeronaves pertencentes ao Estado do Rio Grande do Norte para se fazer presente nos principais atos de campanha na principal cidade do Oeste Potiguar.
Máquina perfuratriz
Constatou-se que a Governadora do Estado ordenou, sem qualquer amparo legal, o desvio e posicionamento de máquina perfuratriz licitada para atender à construção da Adutora Santa Cruz do Apodi/Mossoró para a perfuração, de fato, de poço para o abastecimento do Assentamento Terra Nossa, em Mossoró, visando à captação de votos para os aliados da Governadora, Cláudia Regina e Wellington Filho.
Nas eleições de 2012 em Mossoró, Rosalba Ciarlini agendou, durante o período de 30 de junho a 07 de outubro, 17 visitas oficiais ao município, enquanto que para a totalidade dos outros 166 municípios do Rio Grande do Norte destacou, em igual lapso, apenas 18 viagens.
A presença da Governadora do Estado em Mossoró nem sempre era “legitimada” pelos compromissos oficiais de sua agenda administrativa, a qual, inclusive, era artificiosamente elaborada de acordo com os mais expressivos acontecimentos da campanha eleitoral de Cláudia e Wellington.
Uso de aviões
Além dos 17 deslocamentos oficiais, Rosalba Ciarlini serviu-se das aeronaves pertencentes ao Estado do Rio Grande do Norte para mais outras 26 viagens extraoficiais a Mossoró, sem qualquer programação oficial inerente ao cargo de Chefe do Executivo Estadual, não tendo comparecido para assinar contratos ou entregar obras, mas única e exclusivamente para fazer campanha para Cláudia e Wellington.
Segundo o Ministério Público Estadual, o abuso de poder consistente na destinação de maquinário e de aeronaves do Estado pela Governadora em benefício da campanha eleitoral de Cláudia e Wellington consistiu em uma orquestração de atos que revela desvio de finalidade, ato de patente desonestidade, que ofende princípios da Administração Pública, legalidade, impessoalidade e moralidade, e causam dano ao erário.
A ação foi protocolada no dia 19 de dezembro de 2014 e tramita no Juízo de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal sob o número 0820157-73.2014.8.20.5001.
Este ano de 2014 a Procuradoria-Geral de Justiça propôs à Justiça cinco Ações Civis Públicas de Responsabilização por Atos de Improbidade Administrativa contra a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini.
Veja ação na íntegra AQUI.
Tomou posse, na manhã desta terça-feira (30), o pastor Valdir Trindade (PRB), deputado que assumiu a vaga deixada pelo vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB). A solenidade aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa e foi conduzida pelo presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS).
Também participaram da posse os deputados Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) e Dibson Nasser (PSDB).
O parlamentar empossado participou das eleições de 2010 e ficou na primeira suplência na coligação PRB/PP/PSDC/PHS, com 15.419 votos.
O novo deputado disse que, no período em que ficará no cargo, pretende visitar os demais parlamentares, conversar sobre o trabalho desenvolvido na Casa e disse que vai estar presente na sessão extraordinária que o governador Robinson Faria pretende convocar, em janeiro, conforme anunciado à imprensa.
Pernambuco
“Dentro do que estiver ao meu alcance, quero ajudar o novo governador. Nosso emprenho é em favor do povo do Rio Grande do Norte”, declarou.
O pastor Valdir é natural de Garanhuns, Pernambuco, onde participou da fundação do Partido Republicado Brasileiro (PRB).
O deputado também organizou o partido na Bahia, estado onde morou por quatro anos. Atualmente é presidente do PRB, em Natal e vice-presidente estadual da legenda.
Com informações da AL.