• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 31/07/2016 - 23:40h

Pensando bem…

“A arte de agradar muitas vezes encobre a arte de enganar.”

Textos Judaicos

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 31/07/2016 - 15:41h
Exército

Robinson Faria pede socorro ao Governo Federal

Em endereços pessoais nas redes sociais, como Instagram e Facebook, além de Twitter, o governador Robinson Faria (PSD) adianta que está em contato com o Governo Federal, solicitando apoio na luta contra o crime organizado no RN. Ele pediu cessão de pessoal do Exército para o enfrentamento.

Governador usa redes sociais para cientificar população de providências (Foto: reprodução)

Na mesma postagem, o governador diz que aguarda resposta (veja acima).

Também salientar que “todas as forças de segurança permanecem em total atenção para retomarmos a normalidade”.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/07/2016 - 15:18h
Sucessão natalense

Deputado Kelps e Magnólia serão homologados amanhã

O deputado Kelps Lima e a desportista e especialista em gestão Magnólia Figueiredo serão homologados candidatos a prefeito e a vice de Natal, pelo partido Solidariedade, na próxima segunda-feira (amanhã), 18h30, em Natal.

A convenção municipal será no CEMURE – (Centro Municipal De Referência Em Educação), na avenida Coronel Estevam, 3705, Bairro Nazaré, esquina com a Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado da rodoviária.

O Solidariedade aposta em chapa puro sangue para a disputa municipal natalense.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 31/07/2016 - 15:06h
Sucessão mossoroense 2016

PDT corre contra o tempo para não morrer por inanição

Com 12 pré-candidatos a vereador, o PDT decide até amanhã seu futuro na sucessão municipal.

Conversou de um lado (Tião Couto, do PSDB), conversou com outro (grupo de Rosalba Ciarlini, do PP) e nada.

Costurou um “blocão” ao lado do PMDB, PSB e PTB que logo começou a se esfacelar. Não durou uma semana.

Se demorar, morre por inanição com seus dois vereadores – Tomaz Neto e Genivan Vale.

De amanhã não passa.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/07/2016 - 14:48h
Dificuldade

PMDB não tem garantia sequer de espaço em proporcional

A última tentativa de diálogo do senador Garibaldi Filho (PMDB) para acomodar o seu partido na coligação encabeçada pelo PP da ex-governadora Rosalba Ciarlini, ocorreu pouco além do meio-dia desse sábado (30).

Por telefone, ele conversou com o ex-deputado estadual e líder do ‘rosalbismo’, Carlos Augusto Rosado.

O senador não fez qualquer exigência para ter um vice na chapa a ser encabeçada por Rosalba. Mas esperava agilidade na definição na chapa proporcional, capaz de garantir viabilidade eleitoral dos seus vereadores atuais, Izabel Montenegro e Alex Moacir.

Carlos não deu garantia de que haveria essa celeridade. Transferiu qualquer avanço para o próprio PP, comandado por seu irmão e ex-deputado federal Betinho Rosado.

Até gracejou com Garibaldi: “Eu só tenho o meu voto!”

O PMDB e o PSB da ex-deputada federal Sandra Rosado fazem um esforço hercúleo para ser aceito na chapa majoritária de Rosalba. Sem indício, até aqui, de êxito. Nem do PMDB nem do PSB.

Por Garibaldi, o próprio PMDB local decide que rumo seguir (veja AQUI).

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 31/07/2016 - 14:18h
Mosoró

Garibaldi deixa PMDB à vontade para escolher seu rumo

O senador Garibaldi Filho, um dos dirigentes e mais influentes nomes do PMDB no RN e, no país, ‘jogou a toalha’ em termos de sucessão mossoroense.

Garibaldi: Cansaço (Foto: assessoria)

Deixou seu partido à vontade, na cidade, para tomar o rumo que quiser.

Ele conversou no início da tarde de hoje com a vereadora e ex-presidente local do PMDB, Izabel Montenegro.

Para ela, Garibaldi admitiu o cansaço em tentar negociar, em vão, o lugar de vice para o partido. O PP da pré-candidata a prefeito, ex-governadora Rosalba Ciarlini, esquiva-se e distancia-se de qualquer acerto nesse sentido.

A autonomia está dada.

Chapa à Câmara Municipal

O partido não exige nem espera mais indicar nome à chapa majoritária à Prefeitura, como acalentou e chegou a propagar através de alguns porta-vozes. A prioridade, agora, é a chapa à Câmara Municipal.

– Tem sido humilhante o papel a que o PMDB tem sido submetido nessa relação – admitiu Izabel ao senador.

Segundo a vereadora, da forma como essa relação com o PP vem sendo conduzida, o partido teria que se submeter à aliança de qualquer jeito. “Vamos decidir internamente o que fazer,”, adiantou ao Blog.

O PMDB é presidido em Mossoró pela ex-prefeita Fafá Rosado – que empreende verdadeira cruzada para ser içada à condição de vice de Rosalba.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/07/2016 - 10:55h
Anote

O alvo poderá ser qualquer um de nós

Bandidagem, por enquanto, ataca bens coletivos e estatais (ônibus, sede do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, banco etc).

Depois pode agir no varejo pontual.

Uma autoridade de Governo, um cidadão socialmente representativo, um advogado, um jornalista, um professor…

Veja o que o terrorismo que desvirtua o islamismo passou a fazer.

Anote.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
domingo - 31/07/2016 - 10:47h

O recesso da História

Por François Silvestre

De tudo ou quase tudo já se falou da História. Seu determinismo, sua imutabilidade, sua inexistência, sua característica de ciência cultural, sua morte, seu renascimento.

Prestou-se ela a todos os embates. Às perquirições da filosofia clássica, aos argumentos de deístas e ateus, às indagações culturais e às lutas ideológicas.

Houve até um pensador moderno que decretou “o fim da História”. O que ele quis dizer, pelo menos se supõe, é que ela não se prestava mais à explicação ou justificação de transformações sociais. O que levaria ao fim também das revoluções. Com o fim da História, desconfigura-se toda e qualquer possibilidade revolucionária.

Sem revolução não há ruptura e sem ruptura não haveria História. Boa parte dessa assertiva ampara-se no fracasso quase rotineiro das revoluções sociais e políticas. As revoluções de natureza científica ficam fora dessa limitação, pois sempre tiveram continuidade ou superação.

Nenhuma revolução social ou política teve continuidade nos preceitos originais da sua motivação. Age de início para aniquilar os derrotados e depois se volta autofagicamente contra as próprias crias.

É de bom alvitre estabelecer que não se deva confundir revolução com golpe de estado ou quartelada. Por mais sanguinária que seja nenhuma pantomima dessas pode ser alçada à condição de movimento revolucionário.

Falemos de Revoluções. A Revolução Francesa descambou em Napoleão e pariu uma monarquia pior do que a substituída. A Revolução Russa teve o condão de assassinar a única chance de alternativa ao capitalismo e matar o ideário ideológico que a justificara teoricamente.

A Revolução Chinesa promoveu um genocídio fratricida e desaguou no capitalismo de Estado, com trabalho servil e ditadura de castas.

Bastam esses modelos para configurar o destino das revoluções sociais e políticas. Triste destino. Porém, necessário. Posto que o havido antes precisasse mesmo ser desmontado. Em todos esses exemplos e noutros não referidos.

A Revolução Cubana exauriu-se numa ditadura personalista e empobrecedora do seu povo. Mas não se pode negar que ela destruiu um regime pior do que o seu resultado. Cuba era apenas um balneário da putaria e jogatina americana, sob o comando de um sargento sanguinário.

O Brasil não oferece exemplos porque nunca fez uma revolução. Nunca. Pequenos arremedos e tentativas. Sempre esmagados no nascedouro.

O tempo de hoje acabrunha a História. Em nome de Maomé se faz o terror e em nome de Cristo se edifica a mentira. E o sermão mudou: Mal aventurados os que matam e mentem, pois é deles o reino da terra.

No Teatro Brasil a Esquerda sepulta a esperança e a Direita exuma o desencanto. A História, acabrunhada, pede licença e entra em recesso.

Té mais.

François Silvestre é escritor

* Texto originalmente publicado no Novo Jornal.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/07/2016 - 10:10h
RN

Segurança prende 50 por envolvimento em atos de vandalismo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na noite deste sábado (30), mais seis suspeitos em envolvimento em atos de vandalismo relacionados a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior.

ônibus incendiado ontem em Natal (Foto: redes sociais)

Com essas ações, sobe para 50 o número de suspeitos presos e apreendidos.

A Polícia também apreendeu 30 coqueteis molotovs em uma casa abandona em Natal e três galões de combustíveis com os suspeitos.

Em Parnamirim, durante patrulhamento em uma área conhecida por “beco do engole”, no Bairro de Monte castelo, três pessoas foram presas e identificadas como: João Paulo Tavares Nascimento, 20 anos, Rafael Marcelino de Brito, 22 anos e André de Assis Barroso, 20 anos.

Celulares e mensagens

Com eles, a Polícia apreendeu dois galões contendo nove litros de combustíveis, faca, duas balanças de precisão, um revólver calibre 38 com sete munições, celulares e ainda duas placas de colete balístico, além de entorpecentes.

Ao perceber a presença dos policiais, os três homens tentaram esconder os objetos, mas foram detidos e conduzidos para plantão zona Sul para as autuações. Nos aparelhos celulares apreendidos havia informações sobre atentados a transportes públicos, o que evidência a participação dos infratores nos atos de violência dos últimos dias.

A área onde o trio foi detido já é conhecida pela Polícia por ser um ponto de tráfico de drogas.

Interior

Em Patu, um trio foi preso por policiais militares e civis portando um reservatório de gasolina. Os infratores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas autuações.

Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz e Natal.

Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

Garrafas com combustível e pavio de estopa formam coquetel molotov (Foto: Assecom)

Até o momento 45 ocorrências foram registradas sendo 39 relacionadas a incêndios e tentativas de incêndios, quatro de disparos contra prédios públicos, uma envolvendo explosivos em agência bancária ou proximidades e uma depredação.

Foram confirmadas ações criminosas em dezesseis cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Camara, Jardim de Piranhas e Assú.

Com informações do Governo do RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
domingo - 31/07/2016 - 09:33h

Nas pegadas dos Tapuias Paiacus da Ribeira do Apodi (II)

Por Marcos Pinto

É  vastíssima  a  bibliografia  com  largo  referencial   à  etnia   Tapuia Paiacus  da  antiga  aldeia  jesuíta  do  Lago  Pody.   Há  um  envolvente  enredo  entre  a  saga  dos  primeiros  colonizadores   e  essa  belicosa  indiada..  Compulsando  todas   as  obras  dos  historiadores   que  tratam  das  primitivas  relações  desses  aborígenes   e   a  sua  inter-relação  no  processo  inicial  de  ocupação do  solo  apodiense,  não  há  registro  da  presença  de  sacerdote  acompanhando  a   pioneira  família  família   Nogueira  Ferreira,  comandada  por   Manoel  Nogueira  Ferreira.

Em Janeiro  de  1680  empreendera  fantástica  trajetória,  tendo  como  ponto de  partida    a  cidade  de  Sra. das  Neves, atual  capital  paraibana.  Oficializaram  a  fenomenal  investida  aos  sertões  bravios  do  Apodi  em  19 de  Abril  de  1680, data  do  requerimento   com  pedido  de  concessões  de  Datas  de  sesmarias.

O  célebre  historiador brasileiro  Ernesto  Enes  faz  amiudadas   referências  às  incursões  de   tropas  militares  ao  Lago  Pody (Primeiro  referencial  toponímico)   no séc. XVII, em sua  memorável  obra  intitulada  “As  guerras  nos  Palmares” – Coleção  Brasiliana –  1º  Vol.  -Livro  127.  Em  1689,  de  tanto sofrer  ataques  e   revezes  da  indiada, o  Entradista  Manoel   Nogueira  e  família   bateram  em  retirada,   indo  fixar  moradia  na  região  do Jaguaribe, onde  ficaram  aquartelados  no  Forte   São  Francisco  Xavier, situado  onde hoje  se  encontra  a  cidade  de  Russas.  Segundo nos  relatam documentos  oficiais   citados  pelo  dito  historiador, em  1689  formou-se  uma  tropa  militar  comandada  por  Pedro de  Albuquerque  da  Câmara,  destacando-se  as  presenças  de  Bernardo  Vieira  de Melo, Valentim  tavares Cabral e  Agostinho  césar  de  Andrade.

Tomaram   parte na  marcha  que  se  fez  saindo  do  Olho  D´água , no  Assu, aos  rios  Paneminha (Atual   rio  Umari, que  banha  Upanema)  e  Panema  Grande (Atual rio   Apodi)  até  a  lagoa  Pody.   Nesse  lugar, houve  intenso  entrevero  bélico  que  durou  três dias, no  qual  participaram  os  soldados, tendo a   indiada   debandado  para   o  Ceará.

Participaram  desse  embate  os  bravos  soldados   João  do  Monte (Pág. 409)  e   Luiz  da  silveira  Pimentel (Pág. 269).   Esse  combate  é   mencionado    pelo    grande  historiador   mossoroense  Vingt-Un  Rosado, em  artigo  publicado  no  jornal  “O  Mossoroense”, edição  de  01.12.1946, intitulado  “Gente  do  seculo   XVII  na  Ribeira  de  Mossoró”. Há  um   manancial  de  fatos  históricos   desses  tapuias  paiacus   na  respeitável  obra  “História  da  Companhia  de  Jesus  no  Brasil ” – Tomo   V,  de autoria  do  Padre  jesuíta  Serafim  Leite,  abordando  o  trabalho de  catequese  pioneira  feita  pelos  Padres  jesuítas  Philipe  Bourel  e  João  Guincel.

Na saga dos martírios infligidos pelas doenças que infestavam as primitivas matas do sertão Apodiense, aparece a exponencial figura do sacrossanto padre Jesuíta PHILIPE BOUREL, que, segundo alguns historiadores, teria sucumbido à ação devastadora da febre amarela, naqueles remotos dias grassando pela densa vegetação nativa. Segundo relato histórico existente no volume V da Coleção “HISTÓRIA DA COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL” – Séculos XVII e XVIII, de autoria do Pe. Jesuíta SERAFIM LEITE, o Padre PHILIPE BOUREL faleceu no lugar denominado de “ALDEIA DO LAGO PODY” a 15 de Maio de 1709.

O venerando Padre PHILIPE BOUREL nasceu na cidade denominada “colônia”, na Alemanha, no ano de 1659. Entrou para a Companhia de Jesus, cujos padres e missionários eram conhecidos como jesuítas, no dia 19 de Março de 1676, com a tenra idade de 17 anos. Quando aportou no Brasil, foi trabalhar nas Missões Jesuítas do lugar conhecido como “RODELAS DO SÃO FRANCISCO”.

Seguindo suas memoráveis e cristãs pegadas, encontramo-lo situado no Assú-RN, onde chegou no mês de dezembro de 1699, acompanhado do Padre JOÃO GUINCEL, sendo recebidos de forma hospitaleira e gentil pelo Mestre-de-Campo MANUEL ÁLVARES DE MORAIS NAVARRO, comandante do famigerado “Terço dos Paulistas”, aquartelado na ribeira do Assú. Aportara na imberbe Capitania do Rio Grande já imbuído de catequizar os belicosos índios Tapuias Paiacus, da nação Tarairiú, vilados pelo Ouvidor MARINHO no ano de 1688, em lugar que ficou conhecido como “Córrego da Missão”.

No Arquivo Histórico Ultramarino,em Lisboa (Portugal) existe, meticulosamente guardada na Caixa RN-1, 07/04/1700, uma certidão lavrada pelo próprio padre Philippe Bouerel, na sua Missão do Podi, de cujo documento existe um Microfilme na Divisão de Pesquisa Histórica da Universidade Federal de Pernambuco. A consagrada e celebrada historiadora FÁTIMA MARTINS LOPES transcreveu, na íntegra, dito documento histórico, inserido no livro de sua autoria intitulado “ÍNDIOS, COLONOS E MISSIONÁRIOS NA COLONIZAÇÃO DA CAPITANIA DO RIO GRANDE DO NORTE- pág. 254 – COLEÇÃO MOSSOROENSE – Série C – volume 1379 – Outubro de 2003.

Vejamos: “Certifico eu o Pe. Philipe Bourel, da Companhia de Jesus que vindo eu no mês de dezembro dos anos de 1699 do Assu para a Missão do Podi da nação Payaku pelo grandíssimo risco que havia, por ser necessário passar pela terra dos Maroduzes, por outro nome Jandoims nação fera e bárbara que não somente se tinhão gabado de me ver de matar a mim, mas em efeito depois me acometerão na minha Missão atirando com muitas espingardas, matando e cativando muita gente desta minha Missão. Fui acompanhado pelo Capitão Joseph de Moraes, o qual vindo por cabo da mais tropa não faltou com alguma de sua obrigação provindo os postos, e ordenando sentinelas com muito cuidado; além de que por espaço de mês e meio não havendo nestes desertos nem moradores nem sustento me acudiu com todo o necessário buscando o com grande enfado e trabalho pelos matos; não menos acodindo assim por suas próprias mãos, como por um escravo que vinha a sua conta a levantar logo casa de sobrado para minha morada, e por isto assim lhe passei esta por mim assinada neste Podi nos anos de 1700 aos 7 do mês de Abril.”

Philippe Bourel da Companhia de Jesus Missionário da Igreja de São João Batista na Aldeia do Podi.

Imagine-se a precária e calamitosa situação vivida pelo Padre Philippe Bouerel. A situação de conflito constante entre colonos, indígenas e Missionários jesuítas levou o governo central a expedir o ALVARÁ RÉGIO DE 23 de novembro de 1700, ordenando que cada Missão recebesse uma légua de terra em quadra para o sustento dos índios e Missionários residentes, liberando legalmente o restante da terra para a colonização e obtendo a garantia do suprimento de mão de-obra aos colonos.

Marcos Pinto é escritor e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 30/07/2016 - 23:54h

Pensando bem…

“O óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade.”

Khalil Gibran

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 30/07/2016 - 21:54h
Mossoró

Tião fecha chapa com o amigo e empresário Jorge do Rosário

Aconteceu na tarde deste sábado (30) a convenção do PR/PSL na escola estadual Manoel João, Alto de São Manoel. O evento confirmou a pré-candidatura de Jorge do Rosário (PR) a vice-prefeito de Mossoró na chapa de Tião Couto (PSDB) e também as pré-candidaturas a vereador pelo partido da república (PR) e Partido Social Liberal (PSL).

Tião e Jorge, chapa PSDB-PR (Foto: cedida)

Jorge do Rosário e Tião são os articuladores do denominado “Movimento Mossoró Melhor”, que desaguou na coligação com quatro partidos à sucessão municipal: PSDB, PR, PSL e PRP.

O nome de Jorge chega a surpreender. Apesar da afinação umbilical entre os dois empresários, o grupo procurou viabilizar – sem êxito – um nome de maior densidade eleitoral e que não caracterizasse uma chapa como “dos empresários”.

A opção pela escola Manoel João para a realização do encontro político não foi aleatória. Jorge do Rosário tem uma história junto àquela instituição, foi aluno e sua mãe trabalhou lá como merendeira.

Superação

Em seu discurso Jorge relembrou a infância pobre e as dificuldades que viveu até se transformar em um dos empresários mais importantes da construção civil em Mossoró.

Ele frisou que tem uma história de vida muito parecida com a de Tião, uma história de luta e superação. “Temos a nossa história de superação como garantia de que nosso projeto vai tirar Mossoró dessa situação de caos”, disse.

Jorge do Rosário também criticou os políticos de carreira, disse que eles só pensam em eleição e por isso esquecem das necessidades do povo e da cidade.  “Estamos enfrentando grandes estruturas, pessoas que já tiveram a oportunidade de tirar Mossoró dessa situação e não fizeram, nós somos diferentes, somos novos na política mas temos experiência de gestão, nós sabemos como fazer”, afirmou.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Participaram também da convenção o presidente do diretório municipal do PR, Marcelo Rosado, o presidente do diretório municipal e pré-candidato a vereador pelo PSL, Ivar Schmidt e o pré-candidato a prefeito de Mossoró Tião Couto.

Com informações da Assessoria do PSDB/PR.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet
sábado - 30/07/2016 - 21:02h
RN

Jornal Nacional mostra avanço do crime em ataques no RN

O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão destacou em sua edição de hoje (sábado, 30), a onda de ataques  do crime organizado no Rio Grande do Norte, em represália à decisão do Governo Robinson Faria (PSD), de colocar bloqueadores de sinal de celular nos presídios do estado.

Veja a reportagem em texto abaixo e clicando AQUI a matéria em vídeo:

Dezenas de veículos foram incendiados (Foto: UOL)

Rio Grande do Norte enfrenta uma onda de ataques desde sexta-feira (29) à  tarde. Foram incendiados 29 veículos, a maioria ônibus, e prédios públicos foram atingidos. A polícia diz que é uma represália de bandidos à instalação de bloqueadores de celular em um presídio.

Na porta do posto de saúde, o motorista Paulo Henrique Dantas conta como escapou do ônibus em chamas. “Como eles estavam armados eu fui obrigado a parar. Eles subiram e só pediram pro pessoal descer do carro e já foram pegando a gasolina pra tocar fogo”.

As ações criminosas aconteceram em pelo menos 14 cidades do Rio Grande do Norte. Por causa dos ataques, na sexta-feira (29) à noite só taxis e ônibus escolares circularam como lotações na capital.

Em Jardim de Piranhas, no interior, um morador registrou sete veículos sendo queimados.

Na Grande Natal, os bandidos atiraram contra uma delegacia, um posto policial e contra a sede do Tribunal Regional Eleitoral.

O clima continuou tenso pela manhã. Policiais e bandidos trocaram tiros depois que um ônibus foi apedrejado

Os bombeiros tentavam acabar com mais um incêndio. Desta vez foi num terminal de ônibus. Dois ônibus que fazem transporte coletivo na cidade foram incendiados e um terceiro ônibus de uma banda de música também foi atingido pelos bandidos. As empresas resolveram tirar os ônibus de circulação neste sábado (30) à tarde para evitar novas ocorrências.

“Eu ia dar viagem, chegava aqui e ia recolher quando eu ia sair pra ajeitar as moedas no carro, o motorista disse que o carro estava pegando fogo”, diz o cobrador de ônibus Arnaldo Eduardo Filho.

O governo diz que a ordem para os ataques foi dada de dentro dos presídios. Seriam uma retaliação à instalação de bloqueadores de celular em uma penitenciária.

“A ordem do governador para a equipe de segurança é tocar e ir adiante nesse projeto de desarmar os presídios, desarmar as condições através do telefone celular pra que eles não fiquem de dentro do presídio comandando crime do lado de fora”, afirmou o governador Robinson Faria.

Vinte e oito suspeitos foram presos até o fim da tarde de sábado (30). Com eles, a polícia encontrou armas, munição e combustível.

Veja também reportagem no UOL/SBT clicando AQUI.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia
sábado - 30/07/2016 - 17:12h
Sindicato do Crime

Onze cidades do RN têm registro de ataques a tiros e com fogo

O governador Robinson Faria (PSD) realizou no final da manhã deste sábado (30), uma coletiva de imprensa para falar sobre as ações de segurança que estão sendo realizadas para coibir os atos de vandalismo que começaram ontem no Estado. Ao lado do secretário de segurança pública, Ronaldo Lundgren, o chefe do executivo afirmou que as forças policiais permanecem nas ruas para garantir a tranquilidade da população.

Secretário e Robinson avisaram que não vão aceitar imposição de força (Foto: Ivanízio Ramos)

Ocorreram atos de vandalismo em Macaíba, Natal, Mossoró e outras localidades. Mas nenhum popular se feriu ou morreu. Nas redes sociais, áudios viralizaram, com vozes de comando e ameaças ao vandalismo sendo atribuídas a líderes dessa organização.

Também existem vídeos com ônibus sendo incendiados e presos comemorando os ataques no interior de um presídio. Aos gritos de Aos gritos de “Uh, é a massa”, apenados aparecem pulando. Vibram com o sucesso do enfrentamento, entrecortando a festa com mais provocações e palavrões.

“O governo está decidido a enfrentar qualquer ato violento que acontecer no Estado. Não vamos recuar na instalação dos bloqueadores celulares nos presídios e não há possibilidade de negociação com líderes de movimentos criminosos. Os policiais estão liberados a agir com autonomia e conforme a lei para prender todos os responsáveis por essas ações de vandalismo”, reafirmou Robinson.

Motivação

O governador ainda acrescentou que está informando a situação para o Ministério da Justiça, mas que ainda não será necessário pedir reforço policial. “Nossa equipe está motivada e controlando os atos criminosos”, completou.

De acordo com os dados do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), instalado nesta sexta-feira (29) na Sesed, 25 pessoas foram detidas em flagrante e encaminhadas para as delegacias, portando recipientes de combustíveis, armas e veículos roubados.

Trinta e cinco ocorrências foram registradas pela secretaria, sendo 29 relacionadas a incêndios e tentativas frustradas; quatro de disparos contra prédios públicos ou proximidades; e uma depredação.

Várias cidades

Foram confirmadas ações criminosas em onze cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, Florânia e Jardim de Piranhas.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Lundgren, disse que a Polícia está trabalhando de forma integrada com o setor de inteligência e com a Secretaria de Justiça e Cidadania, visando reprimir novas tentativas de ações criminosas.

Ele também pediu a colaboração da população para denunciar atos suspeitos e não compartilhar informações que ainda não foram confirmadas pelo governo.

“Nosso objetivo é garantir a segurança do cidadão. Os números 190 da Polícia Militar e o 181 estão disponíveis para atender denúncias. É importante que a população confie nas forças policiais e siga com sua rotina diária”, explicou Lundgren.

Mossoró

À noite de ontem, em Mossoró, houve tentativa de incêndio de um ônibus escolar que estava estacionado no Centro Administrativo, no bairro Aeroporto. Também registro de tiros disparados contra uma Unidade de Educação Infantil (UEI) no Santo Antônio.

Já hoje, um ônibus urbano no conjunto Redenção foi abordado por dois bandidos, que ordenaram que todos ocupantes saíssem. Ele atearam fogo no veículo, mas populares e motorista debelaram as chamas.

Natal

Ainda hoje à tarde, após a entrevista do governador e secretário, foram registrados novos casos de ataques a ônibus. Três desses veículos sofreram tentativa de incêndio no terminal de Brasília Teimosa, na Zona Leste de Natal.

Há informação de que também em Santos Reis ocorreu ataque.

Saiba mais AQUI. Áudios de ameaças dos líderes dos ataques e outros marginais.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 30/07/2016 - 10:56h
Mossoró

PCdoB e PT formalizam chapa de Gutemberg e Rayane

PCdoB e PT realizam agora pela manhã na Escola de Artes de Mossoró à Avenida Alberto Maranhão, Bom Jardim, convenção municipal.

A chapa tem Gutemberg Dias (PCdoB) a prefeito.

Gutemberg e sua vice Rayane Andrade posam no início de convenção hoje (Foto: redes sociais)

Rayane Andrade (PT) é o nome a vice.

Os dois partidos já tinham feito alianças em outras eleições municipais, mas é a primeira vez que o PT é cabeça de chapa.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 30/07/2016 - 10:40h
Hoje

Morre em Natal o ex-presidente do TST Francisco Fausto

Notícia triste: Francisco Fausto Paula de Medeiros, 81, areia-branquense que presidiu o Tribunal Superior do Trabalho (TST), morreu agora pela manhã em Natal. Estava internado há alguns dias na Casa de Saúde São Lucas (Tirol). Será sepultado no Morada da Paz, Emaús, Parnamirim. Velório e horário de sepultamento não foram informados ainda.

Fausto nasceu em Areia Branca (Foto: arquivo)

Francisco Fausto Paula de Medeiros nasceu em Areia Branca (RN), no dia 13 de maio de 1935. Graduou­-se como Bacharel na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trabalhou na Administração do município de Natal como Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e, também, da Secretaria de Estado de Finanças.

Em agosto de 1961, foi nomeado para o cargo de Suplente de Juiz do Trabalho da 6ª Região. De 1968 a 1978, atuou como Presidente das Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Natal (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Escada (PE) e Jaboatão (PE).

Em março de 1978, foi nomeado para o cargo de Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, mediante promoção por merecimento.

Mandatos

Em março de 1987, foi eleito Vice­-Presidente do TRT. Dois anos depois, foi nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Sua posse ocorreu em 30 de novembro de 1989. Foi Corregedor­ Geral da Justiça do Trabalho, no período de agosto de 2000 a junho de 2001, e Vice­-Presidente de 2001 a 2002.

Exerceu a Presidência do TST de março a abril de 2002, em mandato complementar, cumulativo com as funções na Vice­-Presidência.

Na sequencia, foi eleito Presidente do TST, para o mandato da 30ª Gestão do Tribunal, período de 2002 a 2004. Aposentou­se no dia 04 de junho de 2004, dois meses após o término de seu mandato como Presidente do TST.

Descanse em paz.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 30/07/2016 - 10:08h
Assu

Convenção define nomes do PR e PMDB a prefeito e vice

Foi bastante concorrida nessa sexta-feira (29), a convenção municipal que fechou chapa com PMDB e PR, à Prefeitura do Assu. Tem coligação numerosa e é principal força oposicionista à campanha deste ano. São 14 partidos ao todo.

Convenção foi bastante movimentada à noite passada em Assu (Foto: cedida)

No evento, foi homologada a coligação que reúne o PMDB, PR, PSDB, PSC, PHS, SD, PTdoB, PP, PDT, PPS, PTB, PRB, DEM e PTN.

O pré-candidato a prefeito é o médico Gustavo Soares (PR) que compõe chapa com a professora Sandra Alves, do PMDB.

O evento foi realizado no ginásio da Escola Caminho do Futuro e contou com a maciça participação de apoiadores da chapa.

No palanque, foi registrada a participação de nomes como do deputado federal Walter Alves (PMDB), deputada federal Zenaide Maia (PR), deputado estadual George Soares (PR), Senador José Agripino (DEM).

Também prestigiaram a convenção o deputado estadual Kelps Lima (SDD); dirigente estadual do PR, João Maia; presidente estadual do PMDB, ex-ministro e ex-deputado federal Henrique Alves, além do presidente estadual do PP, ex-deputado federal Betinho Rosado.

Governismo

No governismo, o pré-candidato a prefeito é Patrício Júnior (PSD). ele  terá como vice o atual presidente da Câmara, vereador Breno Lopes (PSB).

O prefeito Ivan Júnior, atual presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), terá enorme desafio para confrontar sua chapa com os adversários.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 30/07/2016 - 09:38h
É assim!

Do lado da Polícia, do lado do cidadão, do lado do Estado

Que fique claro:

Estou do lado da Polícia Civil, estou do lado da Polícia Militar do RN.

Não quero que fique pior para ficar melhor para alguém.

O Estado moderno foi criado para organizar a vida do homem em sociedade.

Cabe à polícia uma das tarefas mais árduas do Estado, muitas vezes exercida com o sacrifício da própria vida de muitos de seus componentes, anteparos do cidadão comum e autoridades.

Tamo junto‘!!!

Gládio à mão; à luta!!

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • Repet
sábado - 30/07/2016 - 08:24h
Sucessão mossoroense 2016

PTB anuncia apoio à postulação de Rosalba Ciarlini

Lucélio: escolha feita (Foto: cedida)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) irá apoiar a candidatura da pré-candidata a prefeito de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP). A decisão foi tomada após reunião entre representantes do partido, ocorrida no início da noite de ontem (29).

O presidente municipal do PTB, vereador Lucélio Guilherme, disse que a decisão foi tomada após a manifestação de todos os membros do PTB em Mossoró.

Reunião

O partido já havia deixado Lucélio e os outros pré-candidatos à vontade para escolherem o caminho a seguirem.

“Nos reunimos ontem à noite e decidimos que iremos apoiar a pré-candidata Rosalba Ciarlini. Entendemos que ela é a melhor opção para Mossoró, pelo trabalho que realizou quando foi prefeita desta cidade. Todos nós do PTB estamos com Rosalba”, anunciou Lucélio Guilherme.

Lucélio e seu PTB fazem parte da bancada governista na Câmara Municipal de Mossoró, dando suporte ao prefeito e pré-candidato à reeleição Francisco José Júnior (PSD).

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 30/07/2016 - 01:58h

Pensando bem…

“Os lugares de chefia fazem maiores os grandes homens, e mais pequenos os homens pequenos.”

Jean de la Bruyere

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sexta-feira - 29/07/2016 - 19:35h
Obstrução da Justiça

Lula, Delcídio do Amaral e outros cinco viram réus

Do portal G1

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO

Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção que atuava na estatal do petróleo.

É a primeira vez que Lula vira réu na Lava Jato. Por meio de nota, os advogados do ex-presidente da República afirmaram que o petista já esclareceu, em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR), que ele “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.

Ainda de acordo com os defensores de Lula, “a acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade, que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar” (leia ao final desta reportagem a íntegra da nota divulgada pela defesa do ex-presidente).

Saiba mais AQUI.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 29/07/2016 - 19:27h
Ônibus incendiados

Secretário diz que “reação é de quem está se vendo acuado”

Após ocorrências envolvendo transportes coletivos na tarde desta sexta-feira (29) em Natal e Região Metropolitana, em que alguns veículos foram incendiados, os secretários da Segurança do Rio Grande do Norte, Ronaldo Lundgren, e da Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, concederam uma entrevista coletiva na sede da Sesed, localizada no Centro Administrativo, para detalhar as medidas que estão sendo adotadas no combate aos criminosos.

Secretários deram entrevista coletiva hoje e garantiram que Estado está forte (Foto: Assecom)

De acordo com o titular da Secretaria de Segurança, desde o início da tarde, após o primeiro registro de um ônibus incendiado em Macaíba, o efetivo das forças de segurança foi aumentado em pontos estratégicos.

“Ocupamos diversos pontos que foram identificados que poderiam trazer esse tipo de situação para áreas bem povoadas. Aumentamos a presença da tropa e a ostensividade. Ativamos diversas delegacias de polícia e tropas especiais também, inclusive no interior”. Ronaldo Lundgren voltou a defender que a população continue com sua rotina.

“Pedimos que a população mantenha a rotina, mesmo que com algumas precauções. Quem estiver parando suas atividades, retorne, pois não podemos ficar reféns desse tipo de ameaça”.

“Quadrilhas são fracas”

Por fim, o secretário da Segurança reafirmou que o Estado continuará combatendo de forma firme a criminalidade.

“Essa reação (dos criminosos) é uma reação de quem está se vendo acuado, se vendo sob controle. Não há crime organizado, as quadrilhas são fracas, desorganizadas. O Estado é mais forte. Eles podem causar tumulto? Podem sim, mas não podem enfrentar aquilo que o Rio Grande do Norte tem para fazer”.

A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) investiga se os casos ocorridos nesta tarde têm relação com as medidas de segurança adotadas nos presídios do Estado, como a instalação de equipamentos bloqueadores de celular no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).

Vale ressaltar, ainda, que em nenhuma das ocorrências houve feridos. Além disso, algumas pessoas foram detidas para averiguação após serem flagradas com um recipiente de combustível vazio.

Veja AQUI ameaças captadas em redes sociais;

Veja ônibus incendiado em Natal clicando AQUI.

Veja AQUI ônibus incendiado.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.