“Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede.”
Provérbio Chinês
Jornalismo com Opinião
“Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede.”
Provérbio Chinês
Do G1RN
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta sexta-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a Prefeitura de Natal:
Carlos Eduardo (PDT) – 66%
Kelps Lima (SD) – 12%
Fernando Mineiro (PT) – 8%
Márcia Maia (PSDB) – 7%
Robério Paulino (PSOL) – 7%
Freitas Júnior (Rede) – 0%*
Rosália Fernandes (PSTU) – 0%*
* Cada um dos dois indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, “realizada antes do debate, pesquisa indica reeleição de Carlos Eduardo no domingo”.
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Carlos Eduardo (PDT) – 55%
Kelps Lima (SD) – 10%
Fernando Mineiro (PT) – 7%
Márcia Maia (PSDB) – 6%
Robério Paulino (PSOL) – 6%
Freitas Júnior (Rede) – 0%
Rosália Fernandes (PSTU) – 0%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe: 4%
Segundo turno
O Ibope fez quatro simulações de segundo turno. Veja os resultados:
Carlos Eduardo (PDT) – 62%
Kelps Lima (SD) – 17%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 7%
Carlos Eduardo (PDT) – 66%
Márcia Maia (PSDB) – 10%
Brancos e nulos: 18%
Não sabe: 6%
Carlos Eduardo (PDT) – 64%
Fernando Mineiro (PT) – 15%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 7%
Carlos Eduardo (PDT) – 65%
Robério Paulino (PSOL) – 14%
Brancos e nulos: 13%
Não sabe: 7%
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob o número RN-08808/2016.
A “Coligação Unidos Por Uma Mossoró Melhor” suspendeu sua programação no dia de hoje.
A justificativa saiu em forma de Nota de Esclarecimento
A Assessoria do Candidato a Prefeito Tião (PSDB) e do Vice Jorge do Rosário (PR), vem a público esclarecer que em virtude do falecimento de Maria das Graças Bezerra (Gracinha), parente e amiga da família de Jorge do Rosário, a programação de hoje à tarde e à noite na zona urbana, foi suspensa.
Amanhã a programação integral será cumprida, incluindo grande carreata pelos bairros da cidade.
Mossoró 30 de Setembro de 2016.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O Governo do Estado iniciou o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (30) pelos servidores dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios.
Neste sábado (1º) receberão os 24.368 servidores ativos da Educação, já que a pasta também possui verba específica, via Fundeb.
O calendário de pagamento do restante da folha será anunciado na próxima semana.
Com informações da Assecom do Governo do Estado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Boa parte da estratégia das campanhas dos candidatos Rosalba Ciarlini (PP) e Tião Couto (PSDB) às últimas horas, até às eleições, está concentrada na ocupação de espaço no bairro Santo Antônio e cercanias.
Por lá existe uma densa concentração de eleitores, majoritariamente de baixa renda, onde o rosalbismo costuma garantir bom capital de votos.
No dia passado, Rosalba encerrou a série de carreatas/passeatas da campanha nessa área.
Hoje, é Tião e sua trupe que fazem o mesmo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins, emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2.
No caso da recomendação, a preocupação do procurador é que os eleitores não venham a cometer “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo ao locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando nos dois casos a legislação a respeito e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.
Ilícito comum
A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização – proibida no dia da eleição – de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.
Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência, solicitando inclusive a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades, para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.
Confira a íntegra da recomendação e da instrução clicando aqui e aqui
Self-made man é uma expressão de origem norte-americana. Assim são tratados os grandes empreendedores, que conseguem subir na vida pelo próprio esforço, saindo praticamente do nada.
Em suma: é aquela pessoa que “se fez sozinha” sem herdar nada, sem pegar nada pronto ou tomar atalhos com influência de pais ou padrinhos generosos. É o perfil que se encaixa perfeitamente em Tião Couto (PSDB), candidato a prefeito de Mossoró pela primeira, após construir uma carreira de sucesso saindo dos arrabaldes do rio Mossoró, periferia, como filho de uma dona-de-casa e de um agricultor.
Ele chega à reta final de campanha de forma competitiva contra uma candidata de família oligárquica e com longo currículo vitorioso na política, a ex-prefeita (três vezes), ex-senadora (uma vez) e ex-governadora (uma vez) Rosalba Ciarlini (PP). Um feito para quem até pouco mais de 30 anos vivia em atividade braçal.
Chegou a trabalhar em campos de petróleo no Oriente Médio (com temperaturas acima de 50 graus) e se transformou num empresário de sucesso em múltiplos negócios, a partir da indústria do petróleo.
Competitivo
Tião, na “Coligação Unidos Por Uma Mossoró Melhor”, também impressiona em sua imberbe caminhada política, com performance que muita gente via como impossível e até o desdenhava. Tornou-se competitivo e capaz de chegar à Prefeitura, sem o amparo de qualquer grupo tradicional.
Um feito já foi obtido, que é o desenho de uma força política alternativa num momento em que o clã Rosado está extremamente fragilizado e precisa desesperadamente retomar a Prefeitura, seu habitat regular – com escassos intervalos – desde as eleições de 1948.
Com o também empresário Jorge do Rosário (PR), filho de um mestre-de-obras e dona-de-casa, Tião só surpreende a quem não o conhece e não conseguiu fazer leitura antecipada dos acontecimentos e da conjuntura nacional e local. O protagonismo de Rosalba Ciarlini e seu favoritismo não seriam e não são surpresa. Tião, também não.
Sua candidatura nasceu a partir reuniões despretensiosas com o próprio Rosário, ano passado. As conversas sobre a necessidade de se oferecer uma alternativa política e de gestão pública baseada na meritocracia, acabou ganhando força e transformou-se no movimento “Mossoró Melhor”. Daí até a oficialização da chapa foram mais alguns meses.
Em face do desgaste superlativo do prefeito Francisco José Júnior (PSD), que se virou simplesmente “Francisco” na campanha municipal deste ano, era previsível que Tião e Jorge crescessem nesse vácuo, como opção. O que o próprio rosalbismo calculava, era que tudo não passasse de uma “marolinha”. Fazia cálculos de vitória sempre acima de 40 ou 50 mil votos de maioria.
Capilaridade na massa
Nas últimas semanas essas estimativas são refeitas e refeitas para baixo. O vencedor estará longe de impor essa vantagem sobre o adversário.
O prefeito desistiu de sua candidatura no último dia 19 e a oficializou no dia passado, provocando uma debandada de seus candidatos a vereador, militância e partidos, principalmente na direção de Tião e Jorge. Isso contribuiu para dar novo fôlego à chapa, que já vinha em crescimento vertiginoso.
A questão mais crucial da campanha dos dois empresários não é a disputa pelo voto em si, que tem erros crassos como qualquer outra, do ponto de vista do marketing. O pecado não mora ao lado. Ficou para trás, incidindo sobre o próprio período curto de apenas 45 dias de disputa oficial, a chamada pré-campanha.
Tião e Jorge pecaram na pré-campanha por não criarem maior capilaridade na massa, deixando vácuo enorme entre os primeiros passos no final de 2015 e este segundo semestre de 2016. Até formalizarem alianças, definirem chapas proporcional e majoritária, permitiram até que o próprio Francisco se iludisse com a hipótese de ser viável e capaz de vencer Rosalba. Nem uma coisa nem outra.
O tempo recente mostrou isso a Francisco e a poucos dos seus seguidores que se iludiam com tamanho disparate.
“Canteiro da Rosa”
Esse hiato entre o preâmbulo da pré-campanha e a campanha, em si, comprometeu a disseminação do empreendedor principalmente nos rincões. É uma área geopolítica que fica na periferia, com públicos mais pobres, conhecida como o “Canteiro da Rosa”.
Em face dessa falha, Tião é obrigado a ter um crescimento aloprado, correndo contra o tempo – principal aliado de Rosalba. Se a “onda azul” será capaz de encobri-la a tempo, as urnas dirão.
E não adianta se imaginar outro cenário, com o raciocínio de que mais dias lhe dariam vitória certa. O tempo posto é esse. Para vencer ou vencer. É possível, mas não é fácil.
Tião já é vencedor numa prova que não dá medalha de prata ou bronze para quem não vence, mas que certamente o projetará como uma nova liderança que os Rosado sempre temeram: audaz, independente e catalizador de gente. Um self-made man.
Nada será como antes.
* Essa é a última matéria especial sobre os candidatos a prefeito de Mossoró da série que iniciamos há poucos dias. Abaixo, veja as quatro anteriores, traçando perfil de cada postulação na corrida pelo voto:
– Rosalba tem o tempo a seu favor para confirmar favoritismo (AQUI);
– Gutemberg tenta marcar posição num cenário vantajoso (AQUI);
– Francisco e o estigma do político gelatinoso e sem credibilidade (AQUI);
– Nova tentativa a prefeito leva Josué a dificuldades maiores (AQUI).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Os profissionais do Instituto Novo Eleitoral estarão no dia de hoje (30/09), a partir das 20 horas, discutindo ao vivo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido no dia da eleição, utilizando os canais de comunicação da Rede Social Facebook.
Herval Sampaio, Joyce Morais e Márcio Oliveira discutirão os principais temas que interessam ao eleitor em dia de eleição, incluindo o processo de votação, a propaganda que é permitida e que é proibida, a atuação dos auxiliares da Justiça Eleitoral (mesários) e fiscais, a força policial e a lei seca. Também serão debatidos aspectos de conscientização do eleitor e de combate à corrupção.
O evento será transmitido ao vivo pelo perfil pessoal de Herval Sampaio no Facebook, com retransmissão pelo site/portal www.novoeleitoral.com ao vivo. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do Instituto Novo Eleitoral no You Tube.
Tema que serão discutidos:
Propaganda Eleitoral (permitida e vedada)
Lei seca
Atuação dos fiscais partidários
Forças policiais na eleição
Procedimentos de votação
Eleitores com preferência para votar
Voto da pessoa com deficiência
Justificativa eleitoral
Atuação dos mesários
Conscientização do eleitor
Combate à corrupção
Votos brancos e nulos.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
“A língua mata mais que os punhais.”
Cuentos Fragiles, de Manuel Gutierrez Najera
Imaginei que a campanha 2016 em Mossoró pudesse ser menos imbecilizada do que a de 2012. Mas o ser humano é o mesmo.
Vi que alguns radicais da época baixaram o fogo, mas foram substituídos por outros igualmente idiotas.
Talvez aprendam algo no próximo ano, nas primeiras frustrações, para se acalmarem em 2018 ou quem sabe em 2020.
Aí, serão substituídos por outros… igualmente idiotas.
Deus nos proteja deles.
Amém!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) anunciou como vai funcionar o segmento comercial que representa, no Feriado Municipal de 30 de setembro (sexta-feira, 30) e no Estadual do dia 3 de Outubro (segunda-feira, 3).
Segundo o Sindivarejo, no Dia da Libertação dos Escravos de Mossoró e no Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, o comércio de rua estará fechado.
Já os supermercados terão atendimento ao público de 7 às 13h.
Os shoppings serão assim:
– Popular: de 7 às 13 horas.
– Partage: de 14 às 20 horas.
Áreas de alimentação e lazer terão funcionamento normal de 10 às 22 horas.
Com informações do Sindivarejo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A Coligação Liderados Pelo Povo formalizou hoje à tarde a desistência da disputa municipal, dos seus candidatos a prefeito e vice. Tinha sido anunciada no último dia 19 (veja AQUI), mas prometida para ontem. Terminou ocorrendo de forma oficial nesta quinta-feira (29).
“ASSIM SENDO, para que surta os efeitos legais, HOMOLOGO as renúncias dos candidatos a prefeito e vice-prefeito pela Coligação Liderados Pelo Povo. Ato contínuo, considerando não haver mais possibilidade de substituição, cancelo o pedido de registro da Coligação Liderados Pelo Povo, determinando que cópia da presente decisão seja juntada ao processo respectivo. Registre-se. Publique-se. Ciência pessoal ao representante do Ministério Público Eleitoral. Comunique-se ao Juízo responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no município de Mossoró para conhecimento e fins. Com o trânsito em julgado arquivem-se, com baixa respectiva”, sentenciou o juiz da 34ª Zona Eleitoral, Cláudio Mendes Júnior.
Partidos e candidatos
A Liderados Pelo Povo foi formada por 14 partidos, com quatro coligações proporcionais e três partidos com nominatas próprias, totalizando 184 candidatos a vereador.
O prefeito e candidato à reeleição, Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, chegou a provocar enorme constrangimentos a seus candidatos a vereador e outros embaraços à própria campanha, a ponto de decisão judicial ter lhe proibido de participar de debates, entrevistas e ainda ocorrer retirada de programas do guia eleitoral em rádio e televisão (veja AQUI).
Com seu vice, o advogado e evangélico Micael Melo (PTN), a decisão de hoje desfaz oficialmente um projeto político que estava fadado ao insucesso, mas que ele insistiu em levar a termo até perceber que era completamente inviável.
Veja sentença na íntegra AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Após vaquejar o prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, por cerca de uma semana, a Justiça Eleitoral de Mossoró finalmente conseguiu hoje – em momento delicado – notificá-lo sobre decisões do juiz Breno Valério de Medeiros (33ª Zona Eleitoral). Foi num templo religioso.
O registro ocorreu após Missa em Ação de Graças pelo aniversário do prefeito Francisco, no final da manhã, na Capela do Coração de Jesus, centro da cidade. Toda a liturgia religiosa tinha sido concluída e ele se preparava para entrevista à TV Cabo Mossoró (TCM)
O prefeito se recusou a assinar as citações. Mesmo assim, ficou oficialmente cientificado das decisões. O servidor da Justiça Eleitoral deverá relatar que tentou em vão sua assinatura, para que seja anexado à demanda.
São duas liminares que contrariam o interesse dele como gestor e ‘candidato’ à reeleição.
Uma, trata sobre Censo Multifinalitário promovido pela Prefeitura de Mossoró em plena campanha, em contrato superior a R$ 4 milhões. O jogo de gato e rato com o prefeito corria desde a semana passada.
A outra, é referente à suspensão de sua participação em entrevistas e debates, despachada esta semana.
As duas foram protocoladas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em seu desfavor.
Veja o vídeo constante nesta postagem, como de fato transcorreu essa situação, originalmente postado pelo site Mossoró Hoje.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O projeto Vota Mossoró da TCM (TV Cabo Mossoró) abrirá a programação deste domingo, dia 02 de outubro, ao vivo, às 7h30, com a divulgação da pesquisa de intenção de votos para prefeito e vereador, bem como o nível de rejeição da população aos candidatos, encomendada pela TCM ao Instituto Seta.
A consulta foi feita nos dias 28 e 29 de setembro e atinge 600 mossoroenses, em proporcionalidade de cotas de sexo e faixa etária de acordo com estatísticas do TSE.
O Vota Mossoró entra no ar com o resultado da pesquisa pelo TCM 10, aplicativo TCM Play, Portal TCM, transmissão simultânea pela 95 FM, redes sociais e Live no Facebook.
Com informações da TV Cabo Mossoró (TCM).
Nota do Blog Carlos Santos – Quero deixar claro que o texto acima, na íntegra, como está esclarecido, é da própria TCM.
Espero que a “Coligação Força do Povo” não queira me processar por estar “mentindo”.
Mas querendo, pode processar. Estou acostumado e não me intimido com cretinos que pensam ser donos da cidade.
Vez por outra alguns metem os quartos numa giratória do Palácio da Resistência e pensam que são reis.
Mas tudo passa!
Inclusive os reis. Eu também vou passar.
Veja matérias sobre esse assunto AQUI e AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A propósito da postagem sob o título Coligação de Rosalba tenta barrar pesquisa eleitoral (veja AQUI), veiculada hoje por esta página, a Coligação Força do Povo – que arrima a candidatura à Prefeitura de Mossoró da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), envia-nos nota oficial com sua versão dos fatos.
Leia abaixo:
A representação eleitoral apresentada pela Coligação Força do Povo em face da empresa SETA INSTITUTO DE PESQUISA LTDA ME se deu em virtude da apresentação de algumas irregularidades apresentadas no registro da pesquisa (RN-01063/2016).
Dentre os fatos, ocorre que o Art. 33 da Lei n° 9.504/97 traz alguns requisitos obrigatórios para constar no registro, o que não foi respeitado pela empresa, visto que estão ausentes, como por exemplo, plano amostral, sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física, constando os locais onde serão realizadas a pesquisa.
Outro ponto questionado foi a ausência, em algumas perguntas, do nome de Francisco (PSD), oficialmente candidato à época, no rol de opções a ser escolhido pelos entrevistados, tanto no momento do registro da pesquisa quanto no dia da coleta de entrevistas.
A Coligação Força do Povo reforça que foi a maior torcedora para que pesquisas eleitorais fossem divulgadas no decorrer da campanha, desde que dentro dos requisitos da Lei Eleitoral vigente. Ademais, é estranha a informação de que a pesquisa pertencia à TCM, valoroso veículo de comunicação local, tendo em vista que, segundo o registro, o contratante não é este canal de televisão à cabo.
Nota do Blog – Recomendo que os coordenadores da Força do Povo releiam a postagem em epígrafe. Uma leitura menos precipitada ensejaria a dispensa de pelo menos esse trecho da nota que nos foi enviada: “(…) é estranha a informação de que a pesquisa pertencia à TCM”.
Em nenhum linha da matéria nós atestamos isso. Na matéria que trata do registro da pesquisa, com link inserido na postagem que provocou a nota da coligação, também não fazemos referência à TCM como contratante.
“A sua divulgação está acertada com a TV Cabo Mossoró (TCM) para o dia 2 (data das eleições), às 7h30, em sua programação especial denominada de “Vota Mossoró” – afirmou categoricamente o Blog, na postagem “Coligação de Rosalba tenta barrar pesquisa eleitoral”.
Acredito que deva ter sido mesmo equívoco ao insinuar que nós tentamos desvirtuar a verdade. Caberia uma nota de desculpa ao Blog, mas dispensamos. Ficamos satisfeitos em repor a verdade.
Acredito que o webleitor sabe com quem está a verdade. Ah, também queremos pesquisas e limpas. Por isso que não aceitamos nenhuma insinuação ou “cantada”, digamos, para publicação de pesquisa que não confiávamos.
E continuamos estranhando que a demanda da Força do Povo seja “em segredo de Justiça”.
Espero estar sendo claro e não ser mais importunado por cretinice de campanha. Adoro respeitar para ser respeitado. Antes, durante e depois de campanha.
Espero ter sido claro. Se não, vou desenhar, se preciso.
Obrigado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A “Coligação Unidos por Uma Mossoró Melhor”, da chapa Tião Couto (PSDB)-Jorge do Rosário (PR), desce o Alto de São Manoel nesta quinta-feira (29), ás 18h.
A carreata irá percorrer os bairros São Manoel, Ilha de Santa Luzia e Centro. A concentração acontece na avenida Presidente Dutra.
A expectativa dos coordenadores da movimentação é que, assim como em outros momentos, o evento ganhe maiores proporções.
“Quero agradecer a energia recebida de todos durante toda a campanha e convidar para juntos descermos o Alto de São Manoel”, reforçou o candidato.
A “descida do Alto de São Manoel” é mobilização tradicional e simbológica em toda campanha municipal. A Unidos Por Uma Mossoró Melhor já realizou outra no último dia 17, de modo bem expressivo.
“Subida”
O inusitado hoje, é que o candidato a prefeito Josué Moreira (PSDC) da “Coligação Mossoró é do Povo” fará a “Subida do Alto de São Manoel” a partir das 18h”, tendo como ponto de concentração as cercanias da Capela do Perpétuo Socorro, no Centro.
Segundo informação de sua assessoria, será uma caminhada ao lado da vice Karliana Fernandes (PSOL) e dos 27 candidatos a vereador dos partidos que formam essa coalizão.
Com informações da Coligação Unidos Por Uma Mossoró Melhor e Coligação Mossoró é do Povo.
A pesquisa registrada (veja AQUI) pelo Seta Instituto de Pesquisas Ltda, do Natal, nessa última segunda-feira (26), sobre disputa à Prefeitura de Mossoró, está sob questionamento na Justiça Eleitoral.
A Coligação Força do Povo, que abriga a candidatura a prefeito da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), entrou com representação na 34ª Zona Eleitoral, para impedir sua divulgação.
Caberá ao juiz titular da 34ª, Cláudio Mendes Junior, se pronunciar sobre o caso.
O intrigante, é que a matéria corre “em segredo de Justiça”, algo inusitado em campanhas mossoroenses.
A coleta de dados para a pesquisa do Seta ficou definida para ontem (quarta-feira, 28) e hoje (quinta-feira, 29), tendo 600 entrevistados.
O técnico responsável é o estatístico Galttieri Ferreira Tavares.
A sua divulgação está acertada com a TV Cabo Mossoró (TCM) para o dia 2 (data das eleições), às 7h30, em sua programação especial denominada de “Vota Mossoró”.
Pesquisa Ipespe e Jornal de Fato
Noutra frente, o Jornal de Fato anunciou pesquisa para divulgação no próximo dia 1º de outubro, sábado, que é véspera das eleições (veja AQUI).
Mas o trabalho foi registrado duas vezes na Justiça Eleitoral, em face da confusão em torno da desistência da candidatura do prefeito Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”.
As entrevistas foram feitas nos dias 21 e 22, respectivamente quarta e quinta-feira passadas, ouvindo 400 pessoas.
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) fez registro inicial no dia 24 (sábado), sem a inclusão do nome do candidato “desistente” . No dia seguinte (domingo, 25), fez outro com a inclusão do seu nome.
A escassez de pesquisa nesta campanha, é um contraste com o que ocorreu em 2012 em Mossoró, quando houve divulgação de 18 pesquisas (veja AQUI).
Durante toda a campanha houve uma enxurrada de divulgação de números de supostas pesquisas, se utilizando redes sociais como forma de propagação e propaganda.
Também houve caso específico de divulgação de números supostamente inverídicos, sem registro, em linguagem cifrada (dissimulada). Existem dois jornalistas ligados à Força do Povo que foram condenados àmulta no valor de 60.000 UFIRs (R$ 63.846,00), cada um.
A sentença é do juiz Cláudio Mendes Júnior publicada na última segunda-feira (26).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Teremos enormes surpresas na lista de eleitos à Câmara Municipal de Mossoró.
Alguns tidos como campeões de voto não devem vingar.
Gente quase desconhecida e aparentemente sem fôlego, pode surpreender.
A Câmara Municipal pode ser melhorada, sim.
Temos ótimos nomes na atual legislatura que merecem renovação de mandato.
Temos muita gente fora, concorrendo, que pode ter oportunidade.
Faça sua escolha e que Mossoró tenha melhor sorte.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A Coligação Força do Povo, com as candidatas a prefeito e vice Rosalba Ciarlini (PP) e Nayara Gadelha (PP), anuncia para hoje a partir das 16h, evento vital para sua campanha. Ideia é ocupar o mais populoso e carente setor da cidade, o Grande Santo Antônio.
A progressista percorrerá ruas do bairro Santo Antônio a partir das 16h.
A concentração inicia às 16h na Praça Dom Costa, conhecida como Praça do Supletivo, na Rua Ferreira Itajubá. A população pode acompanhar o percurso também a pé.
O percurso da carreata de hoje encerra no cruzamento da Avenida Alberto Maranhão com Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste) com discurso de Rosalba.
Com informações da Coligação Força do Povo.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Do Blog do Tio Colorau
A Portaria-Conjunta PRES/CRE/PRE nº09/2016, proibiu a venda e consumo de bebidas alcoólicas entre às 6h e 18h do dia 02 de outubro. O descumprimento ensejará a prática do crime de desobediência, nos termos do art. 347 do Código Eleitoral, cuja pena é a detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.
Os juízes eleitorais poderão alargar este horário, de acordo com as peculiaridades da cidade em que atuam.
Foi o que aconteceu em Mossoró. A Justiça Eleitoral ampliou o horário, antecipando-o para às 0h de domingo, em portaria-conjunta assinada pelos dois juízes eleitorais, Breno Valério e Cláudio Mendes.
Assim, em Mossoró a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas estão proibidos entre 0h e 18h do dia 02 de outubro.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Os indecisos vão definir a campanha em Mossoró. Indeciso, apareça! A caça ao indeciso foi deflagrada!
Paralelamente, está na pauta uma campanha para estancar a iminente alta abstenção devido ao feriadão do dia 30 de setembro e 3 de outubro.
Voto útil para um dos lados que polariza a disputa também faz parte dessa equação.
Quem não tiver nervos em dia, certamente explodirá antes.
Aguardemos o veredicto das urnas, então!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração, informou que o pagamento dos servidores referente ao mês de setembro será realizado nesta quinta (29) e sexta-feira (30).
A exemplo dos meses anteriores, no primeiro dia – quinta-feira (29) – recebem os aposentados e pensionistas.
Já na sexta-feira (30), receberão os servidores da ativa, tanto da administração direta quanto indireta.
O Governo do Estado da Paraíba tem conseguido pagar servidores dentro do próprio mês, não obstante a crise que assola o país.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado da Paraíba.