“Não basta estar ocupado. A questão é… Com o que estamos ocupados?”
Henry David Thoreau
Jornalismo com Opinião
“Não basta estar ocupado. A questão é… Com o que estamos ocupados?”
Henry David Thoreau
Depois de três meses, o lanterna ABC voltou a se reencontrar com as vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. No duelo pela 30ª rodada, neste sábado (30), o time potiguar superou a Ponte Preta por 2 a 0, no Frasqueirão em Natal, e complicou a vida dos paulistas em relação a tabela.
Ramon e Paulo Sérgio foram os autores do gols da terceira vitória do ABC na competição.
Com o resultado, o ABC segue afundado na última colocação, agora com 19 pontos. Já a Ponte Preta segue em 15º lugar, com 33 pontos e pode ver a distância para a zona de rebaixamento cair de cinco para dois pontos, caso a Chapecoense vença o Vila Nova no domingo.
Com informações do futebol do interior.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Os que têm fé, que puxem por ela.
Os que torcem apenas, o façam também.
Tem oscilado o quadro de saúde de padre Sátiro Cavalcanti Dantas, 93, diretor emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL).
Neste sábado (30), internado no Hospital Wilson Rosado (HWR), há sinais de melhora e boa possibilidade de que mais uma vez supere as dificuldades.
Seguimos orando e torcendo.
Aguardando-o de volta à rotina.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (SINSP/RN) divulga comunicado, reiterando que “desde maio tenta diálogo com o Governo, quando protocolou ofício para discutir pauta como o pagamentodo 13º dos servidores, mas o Estado não respondeu aos pedidos.”
A direção do Sinsp “segue cobrando do Governo do Estado o pagamento da antecipação do 13º salário para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas neste mês de setembro, “mas o governo não fala nada sobre o direito dos servidores.”
Apenas servidores ativos da Educação e de órgãos com arrecadação própria receberam a antecipação do 13º salário em junho.
“Já os demais servidores estão a ver navios. Tristes e preocupados porque o Governo do Estado não diz nada sobre essa antecipação. Não fala sequer quando irá cumprir com sua obrigação”, lembra Janeayre Souto, dirigente do Sinsp/RN.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Prefeitura de Mossoró promoverá neste sábado (30) o tradicional Cortejo da Liberdade, evento que ressalta os momentos marcantes da história do município, como os 140 anos da Abolição dos Escravos, Motim das Mulheres, Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao Bando de Lampião. O desfile cívico, militar, cultural e comemorativo sairá da Praça dos Esportes, na avenida Rio Branco, em direção à Estação das Artes Elizeu Ventania. A programação será iniciada às 18h.
Este ano, o Cortejo contará a história de luta e liberdade do povo mossoroense por meio do tema “As Quatro Estações”, que homenageará também, in memoriam, o ator e bailarino Nylson Torres. Serão 50 alas no total e seis carros alegóricos, com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas.
Desfile
O desfile começará com a participação da Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai, que entoará o Hino Nacional. Na sequência, a Rede Municipal de Ensino ocupará o Corredor Cultural. Logo após, será a vez da Fanfarra Independente de Mossoró.
A programação segue com a presença de alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI); Colégio Cívico Felipe Camarão; Rede Estadual de Ensino; Grupos dos Escoteiros; Associação de Bombeiro Civil, Brigadista e Socorrista de Mossoró e Região; Desbravadores e Aventureiros; Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Lojas Maçônicas.
Iniciando o desfile militar, o Tiro de Guerra 07-010 estará na avenida, assim como ex-atiradores (veteranos do TG); 2º Batalhão de Polícia Militar; 12º Batalhão de Polícia Militar; Pelotão Ambiental da PM: 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (CIPRV); Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito.
Percorrem o Corredor Cultural, de forma motorizada, o 2º e o 12º BPM, 2º CIPRV, Corpo de Bombeiros, Agentes Municipais de Trânsito, Defesa Civil, Polícia Civil, Departamento Penitenciário Estadual, Departamento Penitenciário Federal, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Já o desfile cultural contará com a seguinte programação: carro abre-alas “As Quatro Estações” em homenagem a Nylson Torres; Motim das Mulheres; Mulheres com Panelas; Filhos Recrutados; Soldados Opressores; Abolição dos Escravos; Resistência ao Bando de Lampião; Voto Feminino; Mulheres com Voto; Celina Hoje e Auto da Liberdade 2023, totalizando seis carros alegóricos.
Encerramento
Encerrando o Cortejo da Liberdade, o desfile comemorativo contará com grupos de capoeira e Kung Fu; Federação Norte-riograndense de Bicicross; Escola Oficial do Fortaleza Esporte Clube; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Escola de Música e Artes Daulino Lima, finalizando com os grupos de quadrilhas juninas de Mossoró e grupos carnavalescos de Mossoró.
O Cortejo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Prefeitura de Mossoró recebeu nesta sexta-feira (29) a equipe diretiva da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Em pauta, entre outros pontos, o problema do abastecimento de água no município. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da empresa pública, Roberto Sergio Linhares, além de auxiliares.
Foram recebidos pelo prefeito Allyson Bezerra (UB), vários assessores, bem como o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (SDD).
Ocorrida no Salão dos Grandes do Palácio da Resistência, a reunião ensejou que o prefeito – com o reforço de Lawrence Amorim – resumisse a preocupação quanto aos constantes problemas relacionados ao abastecimento de água no município. Somente nos últimos dias, cerca de 20 bairros ficaram completamente sem água da Caern.
Roberto Sergio Linhares detalhou investimentos que estão sendo feitos em busca de normalizar a operacionalização da Caern na cidade, em especial nas regiões dos Abolições e Santo Antônio, afetadas pela interrupção do funcionamento do Poço 11. De acordo com o diretor, entre 60 e 90 dias (três meses) o abastecimento em Mossoró deverá estar normalizado.
“Em 2021, realizamos uma audiência pública na Câmara Municipal, uma das maiores de sua história, com a participação de diversos setores da sociedade”, lembrou Amorim. O próprio diretor-presidente participou. “A precariedade dos serviços da Caern compromete os serviços públicos, mexe com a rotina da população e afeta também a atividade produtiva privada. Mostramos que todos nós estamos no limite,” comentou Allyson Bezerra.
A diretora-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Mossoró (AGRM), Carolyne Oliveira, o diretor técnico-operacional Cleciano Rebouças e o diretor jurídico Luciano Silva também participaram da reunião, bem como os secretários municipais Thiago Marques (Governo), Rodrigo Lima (Infraestrutura), Miguel Rogério (Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos), o procurador-geral do Município, Raul Santos, e o consultor-geral, Rodrigo Forte, além dos diretores executivos Josenildo Gomes (Infraestrutura), Sariny Nobre (Obras de Prédios Públicos) e Renata Albuquerque (Gestão e Governança Pública).
Leia também: Bateu, levou – Presidente da Caern sai da linha fazendo ameaça.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Veja como está o quadro de forças política na Assembleia Legislativa, com o surgimento do Bloco Independente (veja AQUI), formado por quatro deputados. Agora, oposição tem nove deputados, governismo soma 11 e o Bloco Independente é composto por quatro:
Oposição
Nelter Queiroz (PSDB)
Cristiane Dantas (SDD)
Tomba Farias (PSDB)
Luiz Eduardo (SDD)
Rosano Taveira (União)
Adjuto Dias (MDB)
Coronel Azevedo (PL)
Gustavo Carvalho (PSDB)
José Dias (PSDB)
Governismo
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Bernardo Amorim (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Ubaldo Fernandes (PSDB)
Divaneide Basílio (PT)
Francisco do PT (PT)
Isolda Dantas (PT)
George Soares (PV)
Hermano Morais (PV)
Eudiane Macedo (PV)
Neilton Diógenes (PL)
Independente
Deputado Kerginaldo Jácome (PSDB)
Deputado Ivanilson Oliveira (União)
Deputada Terezinha Maia (PL)
Deputado Galeno Torquato (PSDB)
*Os deputados novatos Neilton Diógenes, Adjuto Dias e Terezinha Maia chegaram a oficializar um bloco ao lado do reeleito Coronel Azevedo (veja AQUI), mesmo que híbrido nas escolhas de lado. Porém, com o nascimento do Bloco Independente, um deles sai (Terezinha Maia).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Na segunda-feira (25), às 10h48, postamos matéria sob o título “Bloco Independente” pode alterar quadro de forças, antecipando a formação de um grupo desgarrado das bancadas governista e oposicionista na Assembleia Legislativa.
Nessa quinta-feira (28), a confirmação de que não mentíamos nem exagerávamos: foi formado um bloco com os deputados estaduais Galeno Torquato (PSDB), Kerginaldo Jácome (PSDB), Ivanilson Oliveira (PL) e Terezinha Maia (PL).
Na mesma postagem assinalamos que essa composição tem tudo para ser o fiel da balança em votações importantes. Inclusive, alguma Comissão Parlamentar de Inquérito (CIP).
Numa matemática simples, a bancada governista é composta por onze parlamentares e, alguns deles, são muito mais da bancada de Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Casa, do que da governadora Fátima Bezerra (PT).
Na oposição existem nove deputados. Se eles tiverem o reforço dos quatro independentes em votações delicadas, a maioria 13 x 11 colocará o governo em xeque.
Treze votos podem quase tudo na AL. Configuram maioria absoluta.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
O mês de outubro, que começa amanhã (domingo, 1º), deverá trazer novidades à Diocese de Mossoró. Há informação nos intramuros do clero local, que aponta à proximidade de anúncio do substituto de Dom Mariano Manzana no episcopado.
Ao completar 75 anos de vida no dia 13 de outubro do ano passado, ele enviou carta de renúncia do seu episcopado ao Papa Francisco, procedimento padrão e obrigatório, conforme o Código Canônico da Igreja Católica.
Cabe ao Papa Francisco a nomeação a partir daí do 7º bispo da Diocese de Mossoró.
Dom Mariano Manzana está há mais de 19 anos como bisco. Sua nomeação aconteceu no dia 15 de junho de 2004.
Leia também: Papa nomeia novo arcebispo de Natal em lugar de Dom Jaime Vieira
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
“O pêndulo da mente se alterna entre perceber e não perceber, e não entre certo e errado.”
Carl Jung
Além da transferência de outorga de administração do Aeroporto Dix-sept Rosado (Mossoró) do Estado para o Governo Federal, oficializado à manhã desta sexta-feira (29), outras boas notícias chegaram com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Filho. Em solenidade no próprio aeroporto, que formalizou a mudança, o ministro, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Rogério Barzellay, acrescentaram mais novidades.
Vamos direto a elas:
1 – A Infraero, que vai administrar o aeroporto, deverá aplicar cerca de R$ 20 milhões nesse equipamento nos próximos anos. De acordo com o plano de investimentos, serão contemplados muro de fechamento para garantir a segurança patrimonial e aeroportuária; iluminação da área externa, requalificação do terminal de passageiros, monitoramento por câmeras, instalação de equipamentos na pista de pouso e decolagem.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, na delegação do ministro, adiantou que em novembro devem ser lançados os processos licitatórios para melhoria do aeroporto.
2 – Barzellay acrescentou que “a pista apesar do comprimento e largura suficientes está homologada para operações específicas. A ideia é que façamos algumas intervenções, deixando-a apta para voos de aviões a jato e voos maiores para mais passageiros. Os destinos vão depender do mercado, que vai definir junto às companhias áreas para onde esses aviões irão voar.”
3 – A governadora Fátima Bezerra anunciou também que ocorrerá a expansão da malha aérea com a inclusão de Mossoró na rota da Latam. Os voos serão operados inicialmente pela Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) de Ribeirão Preto (SP) quatro vezes por semana, a partir de fevereiro de 2024. Atualmente, Mossoró é servida diariamente por voo até Recife-PE pela Azul Linhas Aéreas.
A Voepass também utiliza, como a Azul, a aeronave turboélice ATR-72.
A Infraero substitui a Infraestrutura em Controle do Espaço Aéreo e Aeroportos (INFRACEA), empresa que administrou o terminal de Mossoró de 2018 a 2022. De acordo com a portaria assinada pelo ministro; governadora; presidente da Infraero, Rogério Barzellay, e prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), a transição operacional deverá ocorrer nós próximos 120 dias.
Ainda participaram da solenidade desta sexta-feira, o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales; secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman; deputado federal Fernando Mineiro (PT), deputadas estaduais Isolda Dantas (PT) e Divaneide Basílio (PT); secretária nacional dos Portos e Transportes Aquaviário, Mariana Pescatori; vice-governador Walter Alves (MDB); senadora Zenaide Maia (PSD); deputado estadual Neilton Diógenes (PL); presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (SDD); ex-deputado federal Rafael Motta (PSB); procurador Antenor Roberto; reitora e vice-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), Cicília Maia e Chico Dantas; secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, além de outras autoridades.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) prepara vasta programação para o “Outubro Rosa.” É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
A abertura acontece na quarta-feira (04), às 10h, no Hospital da Liga, na Praça Cônego Estevão Dantas (Praça dos Hospitais), com apresentação musical de Aline Reis e Darlan Dias. Serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas pela instituição.
Já no dia 06, a LMECC promoverá o primeiro mutirão de atendimento com o mastologista dr. Dennys Fowler.
Durante o mês de outubro, a Liga disponibilizará 600 mamografias, 200 delas em parceria com a Américas Amigas.
No dia 29 haverá mais uma edição da corrida “Outubro Rosa/Novembro Azul”.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, participou da Reunião de Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), em Mossoró. No evento realizado no auditório do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), o ministro fez uma pregação em defesa do segmento empresarial, confrontando corrente de pensamento de setores da esquerda, que hostilizam quem produz e emprega no Brasil.
“Nós só vamos ter emprego e renda, se estivermos ao lado daqueles que produzem e que geram emprego no Brasil. Eu não tenho preconceito com quem trabalha, produz, nem com o setor produtivo. Até porque, muitas vezes, quem defende o trabalhador é aquele que produz e que dá a oportunidade para quem mais precisa”, disse.
Ele demonstrou confiança no crescimento econômico do país. “Hoje, o mercado financeiro já precifica um crescimento econômico da ordem de quase 3% ao longo de 2023. Isso quer dizer expansão na indústria de serviço e de transformação. E o Brasil, este ano, vai bater recordes nas exportações”, citou.
Na avaliação do ministro, essa taxa deve ser mantida pelo menos nos próximos três anos.
O ministro também reconheceu que o ‘Porto-Indústria Verde’ no litoral do RN será fundamental para mudar a matriz econômica no Estado. “Ainda em 2023, deverá ser dada a ordem de serviço desse Porto”, informou.
“Hoje em Mossoró, a gente solicitou a outorga do aeroporto e anunciamos 20 milhões de reais para investimento”, comentou Sílvio Costa Filho em seu discurso.
O Aeroporto Dix-sept Rosado, gerido pelo governo estadual, passa ao controle da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).
O ministro é deputado federal licenciado do Republicanos de Pernambuco. Foi vereador do Recife, deputado estadual e secretário do Turismo pernambucano.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), Amaro Sales de Araújo, dirigiu reunião de Diretoria da entidade à tarde desta sexta-feira (29), no auditório do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), em Mossoró. Ao falar para um auditório lotado de lideranças de setores produtivos, autoridades locais, estaduais e federais, além de empresários, ele espalhou otimismo.
Lembrou que o RN registrou a maior taxa de crescimento industrial entre estados pesquisados pelo IBGE em julho, o que sinaliza recuperação econômica em setores como o de petróleo e gás. “Aqueles mais céticos afirmam: ‘Eu não acredito’. Mas acreditem. O Rio Grande do Norte pode chegar à frente. O Estado tem um amplas potencialidades, diversificação na produção e atividades pujantes.”
Diálogo
Fátima Bezerra disse que foram estabelecidas parcerias que tiveram repercussões positivas para a economia norte-rio-grandense e citou o Atlas Eólico Solar e as colaborações por intermédio do MAIS RN como exitosas para o Estado. “O presidente da FIERN reconhece a importância da colaboração e do diálogo”, disse.
O diretor primeiro secretário Heyder Dantas e os diretores José Nobrega e Francisco Vilmar Pereira Segundo também participaram da reunião, além de dirigentes de Sindicatos de setores da indústria e o futuro presidente da Fiern, Roberto Serquiz .
A reunião da diretoria da Fiern dinda contou com uma apresentação de Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético e Projetos Especiais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico sobre o Porto-Indústria Verde do Rio Grande do Norte.
A reunião da diretoria da Fiern teve a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que esteve na cidade para formalizar transferência de gestão do Aeroporto Dix-sept Rosado do Governo do RN para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO); da governadora Fátima Bezerra (PT); do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman; do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay; da secretária nacional dos Portos e Transportes Aquaviário, Mariana Pescatori; do vice-governador Walter Alves (MDB); da senadora Zenaide Maia (PSD); do prefeito Allyson Bezerra (UB), além do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A Redepetro RN está otimista com a instalação do Polo Gás Sal, gasoduto que será construído entre os municípios de Mossoró e Areia Branca para fornecimento de gás natural. Segundo o presidente da entidade, Gutemberg Dias, a obra tem como foco principal beneficiar a indústria salineira da Costa Branca Potiguar.
Para ele, o empreendimento terá impacto direto em negócios de empresas associadas à Redepetro.
Em sua fala, durante o lançamento do projeto na noite desta quinta-feira (28), no auditório do Sebrae Mossoró, Dias lembrou que a ampliação na rede de atendimento através do Polo Gás Sal resultará no aumento da demanda de produção, fato que favorecerá empreendimentos locais do setor de petróleo e gás.
Obras em 2024
A construção do Polo Gás Sal é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia Potiguar de Gás (POTIGÁS). A instalação dos 46 quilômetros que interligarão os municípios de Mossoró e Areia Branca, por meio da rede de gás, terá aporte de R$ 26 milhões. A previsão é de que as obras, divididas em três fases, tenham início em 2024. Além da indústria salineira, a rede atenderá postos de combustíveis, comércios e residências ao longo da BR-110.
Para a governadora Fátima Bezerra (PT), que participou da cerimônia, o investimento fomentará a indústria salineira que precisa do gás em sua produção.
“Através dessa obra, estamos desenvolvendo a cadeia do sal, que é tão importante para o nosso estado porque somos o maior produto do Brasil. E assim, estamos atraindo mais investimentos para gerar emprego e renda para o povo potiguar”, declarou.
“O gasoduto vai potencializar a economia local, no sentido de que outros negócios, além do sal, também serão impulsionados pela rede de gás. Isso também faz uma conexão direta com a produção de petróleo e gás aqui no estado, porque o gás utilizado pela Potigás é extraído dos poços de petróleo da nossa região e isso faz com que aumente a demanda de gás dentro da nossa cadeia produtiva. Com certeza, vai gerar emprego, renda e negócios para as empresas associadas à Redepetro e para a região como um todo”, celebra Gutemberg Dias.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A temporada 2023 do espetáculo “Auto da Liberdade” terá sua última apresentação nesta sexta-feira (29), às 20h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Desde quarta-feira (27), que começou o ciclo de apresentações, revisitando a história e resgatando os quatro atos libertários de Mossoró. É aberto ao público.
Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino permeiam o enredo do “Auto da Liberdade 2023”. Este ano, são mais de 140 pessoas envolvidas na execução do “Auto da Liberdade”, entre atores, figurinistas, aderecistas, cenógrafos, ferreiros, marceneiros, produtores, coreografia, assistência de direção e maquiagem. A direção é de Leonardo Wagner.
Titular da Secretaria Municipal da Cultura, Igor Ferradaes convida a população a prestigiar o espetáculo, preparado com muita dedicação pelos profissionais da equipe.
“Gostaria de convidar quem ainda não assistiu, a vir prestigiar a última apresentação da temporada 2023 do ‘Auto da Liberdade’. Tenho certeza que todos vão se encantar com o belo espetáculo que preparamos, além de ser uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Mossoró”, disse.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 9 meses com rejeição ascendente e um empate técnico entre as taxas de aprovação e desaprovação. Segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é aprovada por 48% dos brasileiros.
Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.
A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo registrou o menor nível desde o início do governo Lula: 3 pontos percentuais. Em janeiro, a distância era de 13 p.p.. Apesar de as taxas de aprovação oscilarem dentro da margem de erro desde a posse, a tendência de alta da desaprovação leva os percentuais a uma convergência.
Análise
Lula venceu a eleição com 50,90% dos votos. Teve uma vantagem de apenas 2.139.645 eleitores sobre Bolsonaro e no pleito mais acirrado desde a redemocratização.
Com 9 meses desde que assumiu, o petista –que subiu a rampa com ajuda de uma frente ampla e prometendo união– não conseguiu expandir seu eleitorado. Ao contrário. Há sinais de alguma avaria no grupo de seus seguidores. Essa tendência já havia sido captada pelo PoderData antes.
Agora, com uma série mais longa de estudos estatísticos, é possível observar com mais clareza o que se passa.
Perfil da pesquisa
A pesquisa PoderData foi realizada de 24 a 26 de setembro de 2023. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 212 municípios nas 27 unidades da Federação.
Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja pesquisa completa AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
A FM Princesa 90.9 de Assu dá mais um salto à frente do seu tempo. Mergulha de vez num universo que amplifica sobremodo a sua audiência.
Segundo adianta o seu diretor, Lucílio Filho, a emissora a partir desta sexta-feira (29) pode ser baixada no Google Play – (veja AQUI) -, serviço de distribuição digital oficial do sistema operacional Android de conteúdos como aplicativos, jogos eletrônicos, filmes, programas de televisão, músicas e livros. Em breve, a FM Princesa também estará no sistema operacional IOS, além do Android.
“Agora você pode nos ouvir ou assistir de qualquer lugar com acesso à internet. Disponibilizamos para você, além do vídeo e áudio, informações de contato e acesso às nossas páginas na internet, videocasts, programação da emissora, notícias e muito mais. Tudo para passarmos mais tempo com você. baixe agora. Tá na Princesa, tá com tudo!,” informa a FM Princesa no Google Play.
Nota do BCS – Mais longe ainda, sucesso ainda maior. Em qualquer parte desse mundão, a gente poderá acessar a Princesa. Parabéns a todos os integrantes dessa querida emissora.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Do Blog Carol Ribeiro
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (ainda SDD), deixa claro que seu projeto é a candidatura à reeleição. Questionado pelo Blog Carol Ribeiro, ele nega – mais uma vez – qualquer possibilidade de romper com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e se tornar candidato a prefeito pela oposição.
“Já tenho deixado isso bem claro dentro do nosso grupo político, já fizemos até reuniões com nossos apoiadores; nosso projeto hoje é a pré-candidatura à reeleição” .
Sobre o seu nome ser lembrado pela oposição, Lawrence agradece “a bondade deles”.
A oposição vem fazendo, nos bastidores, um movimento para atrair Lawrence Amorim a se candidatar pelo grupo. O presidente já tem acertada ida para o PSDB, partido aliado o âmbito estadual e federal ao PT. A situação não deve ser a mesma em Mossoró.
Nota do BCS – Leia a matéria Teatro do absurdo – Oposição, sem nomes, discute enquanto fica à espera de “Godot”, que postamos no último dia 26, às 23h40. Declarações de Lawrence Amorim arrimam o que foi dissecado, quando nossa página mostrou o alheamento oposicionista na sucessão municipal.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Finalzinho da tarde dessa quinta-feira (28), reencontro na Cafeteria e Bistrô Aconchego no Boulevard Central, em Mossoró, o ex-vereador e ex-deputado estadual Manoel Mário de Oliveira, 89. À nossa mesa, ainda, o geólogo Paulo Coelho e o escritor Misherlany Ghouthier.
Recebo em mãos, convite para lançamento do seu livro “Bacharel – Trajetória política de Manoel Mário Oliveira.” Será lançado no próximo dia 6 de outubro na Câmara Municipal de Mossoró, às 16h (veja AQUI).
Homem de memória prodigiosa, Manoel Mário divide o trabalho com o sobrinho Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). Os autores fazem um passeio por décadas pela política mossoroense e potiguar, em que mostram aspectos significativos da trajetória do ex-parlamentar, que cruzam com a vida de personagens e fatos importantes.
O resultado financeiro das vendas da publicação será destinada à Casa de Apoio da Criança com Câncer e ao Abrigo Amantino Câmara.
Estarei lá, meu caro Manoel.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
“O que mais me amedronta na vida não é a doença e nem a morte, é a negligência humana.”
Osvald Doni
Como parte das comemorações dos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora Fátima Bezerra (PT) participou da Assembleia Universitária à tarde desta quinta-feira (28), em Mossoró. A solenidade foi no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e abordou pautas fundamentais para o avanço da Educação na região e estado. além de homenagear os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Toda a cerimônia teve tradução para Libras.
Com o tema “A Universidade também é sua”, a cerimônia teve seu primeiro momento anunciando o recredenciamento institucional da Uern. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades escolhidas pelo Conselho Universitário (CONSUNI) e também a Medalha da Abolição, concedida pela Uern.
Receberam a medalha da Abolição a professora Maria das Neves, reitora na década de 1990; Zilene Marques, diretora da TCM Telecom, pelo reconhecimento no avanço da comunicação; Maria do Socorro de Oliveira, esposa do professor Felipe Caetano Oliveira (in memoriam), que contribuiu para a cena cultural de Mossoró,
Professores homenageados com títulos honoríficos: Sara Couto, recebeu o mérito administrativo; a professora emérita Vera Lopes, docente aposentada, contribuiu para a área da inclusão, a homenageada professora Honoris Causa, referência da cultura mundial, a atriz Tony Silva pela contribuição no Teatro e na cultura do Estado e do País e a doutora Honoris Causa Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.
A Orquestra Filarmônica Pau-ferrense Antônio de Holanda Cavalcanti abriu a cerimônia sob a batuta do maestro Leandro de Oliveira, que atua nos muros da Universidade com a comunidade.
Emoção
A governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Universidade do Estado do RN, ficou emocionada ao lembrar de todos os avanços da instituição. Em 2019, durante a instalação oficial do Governo do Estado em Mossoró, a governadora teve a honra de ser escolhida pela instituição para receber o título de doutora Honoris Causa.
Atualmente, a Uern está assentada em seis campi, nas cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros e contribui de forma significativa para o desenvolvimento do Estado.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia várias autoridades locais e estaduais: Maria do Socorro Batista, secretária do Estado da Educação e professora Emérita da Uern; Lyane Ramalho, secretária de Estado da Saúde Pública (SESAP); Gustavo Coelho (Infraestrutura); Pedro Lopes (SEAD); Allyson Bezerra (UB), prefeito de Mossoró; Francisco Dantas de Medeiros Neto, vice-reitor; Fernando Mineiro (PT), deputado federal; Isolda Dantas (PT), deputada estadual; Aécio Cândido de Souza, ex-reitor; Stephanie Silva, representando a União Geral dos Estudantes; Araújo Neto representando os docentes; Francisco Melo, presidente dos técnicos da Uern; Sirlene Santos, representando o campus de Caicó; chefes de departamento da Uern; Lu Vieira, presidente da União Estadual dos Estudantes; professor doutor Roberto Vieira, vice-reitor da Universidade do Semiárido; Érico Pinheiro, diretor geral da parte técnica da instituição, bem como ex-reitores Walter Fonseca e Genivan Batista.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI