• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 07/01/2024 - 10:32h

8 de janeiro – golpe de estado? Não!

Por Ney Lopes

Atos antidemocráticos ocorreram no último dia 8 em Brasília (Foto:)

Atos antidemocráticos ocorreram no dia 8 de janeiro do ano passado em Brasília (Foto: Arquivo)

O presidente Lula (PT) articula há tempo, pessoalmente, ato público em Brasília para marcar um ano, do que ele denomina “tentativa de golpe contra a democracia”. Será na próxima segunda feira, 8 de janeiro. Está anunciada a presença no “palanque” dos presidentes dos outros poderes.

O governo incentivou mobilizações idênticas nos estados e municípios.

Hermann Göring, o carrasco nazista, ao testemunhar no Tribunal de Nuremberga, disse que “descobrir uma maneira de assustar as pessoas significa fazer com elas o que quiser”. O país está sendo assustado. O que aconteceu no DF no dia 8 de janeiro de 2023? Vândalos destruíram o patrimônio nacional, com brutal revolta, atentando contra mobiliário histórico, obras de arte desguarnecidas e estátuas inofensivas.

Entretanto, não se configurou legalmente golpe de estado.

Não se nega que Bolsonaro queria dar um golpe de estado, mas não conseguiu. Não há conexão entre atos do ex-presidente e as ocorrências em Brasília. Não bastam discursos inflamados e o questionamento do resultado eleitoral. A culpa exige prova irrefutável do executor ou mandante. As Forças Armadas se comportaram com dignidade, de forma democrática e não golpista.

Já no Direito Romano proclamava Ulpiano, que “ninguém pode ser punido exclusivamente pelos seus pensamentos”.

Como mostrado ao vivo nos canais de TV, o movimento não teve comandante, um líder à frente. Foi acéfalo. Os prédios do Congresso, Supremo e palácio do Planalto foram depredados, mas não ocupados. Inexistiram ações concretas de tomada do poder. O Brasil tem exército de 220 mil soldados; a Marinha, 55 mil; a Aeronáutica, 55 mil; policiais militares são 600 mil. O grupo que estava na Esplanada não tinha nenhuma arma.

É possível derrubar um governo eleito pelo povo sem armas? Portanto, não houve golpe, sim vandalismo e crimes correlatos. Claro, que os responsáveis devem ser processados na forma da lei.

No pós 8 de janeiro, o ministro da Defesa, José Múcio, exerceu ações fundamentais e obteve pleno sucesso apaziguando atritos entre o governo e os militares. Como ele disse “a esquerda com horror aos militares, porque achava que eles queriam um golpe, e a direita com mais horror ainda, porque eles não deram o golpe. Eu precisava reconstruir a confiança dos políticos com os militares, e vice-versa, a partir da estaca zero”.

O ministro prestou serviço não apenas ao presidente Lula, mas ao país. Em 2006, em pleno governo Lula, a Câmara dos Deputados foi Invadida e destruída por um grupo de militantes do MLST. Em 2013, o Movimento do Passe Livre invadiu o Congresso Nacional quebrando e destruindo tudo que viam pela frente. Em 2017, os prédios do Ministério da Agricultura e da Fazenda foram invadidos e vandalizados.

Por que nos episódios passados não se falou em golpe de estado? Na verdade, em 8 de janeiro de 2023, grupo foi fazer um protesto político, transformado numa baderna. Tem razão o ministro José Mucio, quando declarou que “foi um movimento de vândalos, financiados por empresários irresponsáveis”.

O presidente cria o factoide do “golpe” para “assustar a população” e promover-se politicamente, infelizmente envolvendo os demais poderes da República. O mais grave é que envolve os demais poderes da República.

Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Comentários

  1. Hermiro filho diz:

    O fundador e presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, afirmou em entrevista concedida nesta sexta-feira (5) ao site 247 que o ex-presidente Jair Bolsonaro é perseguido por ser o único candidato capaz de derrotar Lula.
    Disse que não tem nada de golpe de estado.
    Fonte: blog o Xerife

  2. barbosa Gomes diz:

    Disse tudo!

  3. Marcão (Mossoró) diz:

    Ao ilustre jornalista e ex deputado federal
    :
    A democracia em tempo de cólera coletiva

    Nos faz lembrar que a vida é um ciclo, no tempo……
    Nos faz lavar as feridas na esperança da cura definitiva
    Nos consola ter resistido, vencido a pandemia
    E com ela, os tiranos que dela tornaram-se aliados
    Ao qual fizeram afagos; a ruptura democrática, a opressão, o medo, a tortura, o terror que alicia…
    E num momento sublime, saímos do obscuro, ao juntarmos forças, dobramos o tirano, mas ainda sobrevive o rancor,
    A dor do seu legado inominável em meu parente, crente, de uma inimaginável permissão divinal.
    Onde o torpor, contamina, cega multidões pelo caos que fascina, a conjunção carnal de extermínio ao opositor……
    Se regozijam em dor, dançam em nossas sepulturas, se congraçam nas agruras, se alimentam do medo, sem desmarcar nenhum segredo, a escolher a próxima vítima, batem no peito após o ato covarde de retirar uma vida, o sentimento patriota do dever cumprido.
    Ferido, atordoado, vejo que nada parece fazer sensibilizar os familiares que abraçam as armas e se contradizem na doutrina do perdão, da fraternidade, da caridade, da liberdade por um mundo mais igual, mais justo, num país ainda em tempo de completa alienação política/espiritual.

    Marco Aurélio
    Infelizmente, o ex jornalista Ney Lopes, já que ele perdeu a noção de ser um divulgador de fatos verdadeiros e ao defender tamanha heresia,como esse texto, compartilha e se torna também, um golpista.

  4. Marcão (Mossoró) diz:
  5. José diz:

    Tudo muito lindo, porém a lei eleitoral diz que em caso de uma das partes questionar o resultados, todos os dados eletrônicos devem ser disponibilizados, conforme solicitado pelas Forças Armadas mas ignorado pelo TSE.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O Douto Ney Lopes e seus recorrentes malabarismos retóricos na tentativa de passar pano ao mesmo tempo tentar justificar as barbáries e os atos criminosos do GENOCIDA Mor e seus fanáticos , estúpidos , escrotos, ignorantes e alienados seguidores.

    Ora ora, ATÉ o mundo mineral sabe quaisquer tentativa de atingir as instituições que dão sustentáculo do Estado Democrático de Direito, deveras é considerado legalmente ato terrorista e consequentemente uma tentativa de golpe…!!!

    Portanto, não se faz e se prestar necessário que o dito golpe seja efetivamente implementado para que seus criminosos partícipes sejam devidamente punidos na forma da Lei…!!!

    O mais é jogo de cena e diversionismo retórico de parte daqueles que servem de joelho os interesses do grande capital..

  7. Marcão (Mossoró) diz:
  8. Em nome da lei diz:

    O ex parlamentar prdeu um grande momento de ficar calado. Claro que não houve consumação do golpe! Foi uma tentativa… E dizer que não havia “comando Exercíto o exercício do poder. Aí sim, teriam a condição de afastar o Presidente Lula e se “reinstalarem” no poder…

  9. Anderson diz:

    Não preciso ler para saber que é uma canalhice. Basta ver quem escreveu. Esse senhor deveria fazer um favor ao povo sofrido do RN e se retirar da vida pública, que tal ir dar uns pitacos na cozinha de casa? Parte do atraso do RN é culpa de quem ocupou cargos públicos por anos a fio… E agora vem querer aparecer de palpiteiro. O “artigo” não passa de excremento literário.

  10. Pedro Rodrigues diz:

    Ney Lopes ridiculo como sempre.

  11. Gilliano diz:

    Viva a democracia.

    Pensou diferente é canalha, é incapaz de tecer um comentário, mas o bom da história é que esse pessoal escreve muito bem, vou tentar me atualizar.

    Muito obrigado!

  12. Gilvandro Alves diz:

    Não esqueçam que contra a companheira Dilma, também foi gópi.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.