• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 03/03/2022 - 06:24h
Reflexões

Aforismos ao pé do chope

honestidade e desonestidade, certo e errado, bom e ruim, maniqueísmoPor François Silvestre

Aforismo um: Ninguém é absolutamente honesto, mas há muitos absolutamente desonestos.

Vamos avaliar o que foi dito. Os honestos relativos, do nosso convívio diário, nos quais me incluo, somos os humanos comuns. Desonestidade não é apenas roubar o dinheiro alheio. Não. Há desonestidade intelectual, quando falamos sobre o que não conhecemos.

Há desonestidade moral, quando cobramos dos outros o rigor de comportamento que não temos.

Há desonestidade política, quando apontamos defeitos nos outros e aceitamos os defeitos dos que admiramos. Essa é a desonestidade que não macula o convívio. E dá pra ir tocando a vida.

Os absolutamente desonestos são o mal irreparável. São os que sacrificam os outros sob o convencimento de que os defende. De que os salva. E os massacra. Esses são os absolutamente desonestos.

Aforismo dois: Os gritos de quem discordo ferem meus ouvidos.

E ao ouvi-los contesto, e ao contestar, também grito, achando que meus gritos são suaves. E nem percebo que firo os ouvidos dos outros com meu grito. Aí, ao derramar-me o chope descubro que a verdade de cada um é uma ilusão. Nem adianta discutir, menos ainda gritar.

Quando Cristo respondeu que desse a Cézar o que era de Cézar e a Deus o que era de Deus, convalidou o roubo romano dos tributos cobrados ao povo judeu. E o povo escolheu quem na hora do julgamento do filho da honestidade? Escolheu Barrabás. Que assaltava os comboios romanos, levando o dinheiro roubado do povo.

Jesus era absolutamente honesto. Barrabás era um desonesto relativo. E Roma a desonestidade absoluta.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Honestidade é como gravidez.
    Ou esta grávida ou não está.
    Não engulo esta de desonesto relativo.
    O Brasil inteiro sabe de cor e salteado quem são os corruptos.
    O resto é papo furado.
    Tentativa de tapar o sol com uma peneira.
    /////
    CADÊ O COENTRO?

    • François Silvestre diz:

      É mesmo? E a parição do seu candidato honesto levará nove meses ou será prematura? O último que disse essa besteira foi João Figueiredo, o ditador de arrumação, sobre greve de estudantes, quando seu lacaio no ministério da educação falou que havia apenas uma meia greve. E ele respondeu: “greve é como gravidez”. Tudo bem, você aprendeu dele mais do que sobre Vitor Hugo e Dostoiévski.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Você a cada dia desnuda-se mais.
        Esta tentativa de desqualificar quem lhe faz um contraponto é comum aos leitores de orelhas de livros.
        Cmo arrota sempre que foi preso político, mas nunca diz se foi preso por estar arriscando a vida na luta contra a ditadura, Gabeira arriscou, ou se a prisão se deu por estar pixando um muro, difícil fica saber o quanto você colaborou para o fim da ditadura.
        Sua maneira rancorosa deixa claro o salto alto que calçou. Julga-se um injustiçado por não ser reconhecido como intelectual depois do Potengi ou do Jaguaribe. Lembre-se que culpa nenhuma me cabe você nunca ter sido agraciado com o Nobel de Literatura e sequer lembrado para o Jabuti. Se não pertence, mesmo na condição de correspondente, a uma destas Academias de Letras e Artes de uma corrutela qualquer, não concorri para tamanha injustiça..
        Coloque um mínimo de humildade dentro do coração e busque se posicionar corretamente na escada da vida. Até porque no mundo de hoje não há vagas para auxiliar de Dom Quixote.
        Ser equivocado politicamente e enxergar estrelas onde só lama existe é um direito seu. Só não tente colocar vizeiras em quem não aceita sequer óculos escuros por adorar ver a vida como ela é.
        Prefiro as fotos preto e branco.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Acabo de ouvir na Rádio Difusora de Mossoró propaganda da CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ afirmando que o MMINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE considerou a TRANSPARÊNCIA da CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ um exemplo de qualidade
    O MPRN sabe da compra de COENTRO, PALITO, CEBOLA, ALHO, TOMATE, PIMENTÃO etc com gastos de mais de 143 mil reais?
    A licitação do COENTRO foi realizada no dia 16/12/2020 e até hoje não se consegue saber quem recebeu o COENTRO e no que ele foi usado.
    O MPRN está ciente do uso do nome da instituição na propaganda que a CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ divulga?
    /////
    CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS?

    • A de Andrade diz:

      Você não gosta de corrupto? Sergio Moro vendeu sentenças, vendeu a toga e foi ganhar dólares sem trabalhar. Ladrão que merece sua admiração. Só pode gostar se bandidos. Vai catar coentro

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Conforme se verifica nas palavras do SUPOSTO combatente da corrupção e incorruptível ESCRITOR: IGNACIO AUGUSTO DE LOYOLA BRANDÃO , suas afirmações…Pasmem, têm o condão de verdades ABSOLUTAS!!!

    Melhor traduzindo, mesmo ele não se colocando como prestidigitador, ainda assim, supostamente teria poderes para tal.

    Ao CONTRÁRIO do enunciado das vazias e incautas palavras do Sr. IGNACIO, o princípio da relatividade mostra que nada é ABSOLUTO e que tudo é relativo. Como sabemos, Albert Einstein foi um um dos principais colaboradores desse princípio.

    Isso, claro, não acontece só na órbita da física como Tradicionalmente ocorre acerca da questão da relatividade que se apresenta e se dedica ao estudo de acontecimentos, do tipo: onde acontecem, quando acontecem e qual a distância que os separa no tempo e espaço.

    Nas ciências ditas não exatas, mais ainda se reafirma o princípio do não absoluto e da inferencia e ingerência do princípio da relatividade. Posto que, a natureza do humano que nos comporta, necessariamente nos leva precisar o absoluto AFIRMADO, como o cúmulo da boçalidade e da ignorância!

    Só o.moralismo de GOELA (Lavado e enxaguado nas águas do dogamatismo e fundamentalismo religioso) tão em voga em nossas plagas, pode nos levar ao imprevidente, emocional e distópico do afirmar ABSOLUTO, irmão siamês da pós verdade que atualmente enlameia e cega corações e mentes , inclusive sexagenários!!!

    Um baraço
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN.7318

  4. A de Andrade diz:

    Você não é apenas honesto absoluto. Vc é o emissário retardatário de Cristo. Santo, puro e casto. Vc é um santo que nasceu em Mossoró. Colega de Jararaca. Vai catar coentro.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.