terça-feira - 21/07/2026 - 18:24h
Pesquisa Agora RN/Exatus

Allyson chega a 41,78%; Álvaro soma 26,05% e Cadu 13,74%

Nome petista acaba aparecendo como o mais rejeitado entre os disputantes ao governo estadual
Allyson mantém dianteira, enquanto Álvaro e Cadu situam-se em posições que se repetem, bem atrás do primeiro colocado (Fotomontagem do Agora RN)

Allyson mantém dianteira, enquanto Álvaro e Cadu situam-se em posições que se repetem, bem atrás do primeiro colocado (Fotomontagem do Agora RN)

Do Agora RN

Nova pesquisa do Instituto Exatus, contratada pelo Grupo Agora RN — que edita os jornais Agora RN e O Correio de Hoje —, mostra que o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União) lidera a disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte, apesar do crescimento dos principais adversários: o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) e o ex-secretário da Fazenda Cadu Xavier (PT).

Em termos de Rejeição, Cadu Xavier é o campeão. Veja números abaixo:

Estimulada

No cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, Allyson aparece com 41,78% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Álvaro Dias, com 26,05%. Na terceira posição, aparece Cadu Xavier, que registra 13,74%.

Completam o levantamento os professores Dário Barbosa (PSTU), com 0,49%, e Robério Paulino (Psol), com 0,26%. Outros 8,89% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 8,79% não souberam responder.

Considerando apenas os votos válidos — excluídos brancos, nulos e indecisos —, Allyson alcança 50,8%, percentual suficiente para vencer a eleição no primeiro turno. O resultado, porém, está dentro da margem de erro.

Em relação à pesquisa anterior da Exatus, realizada no fim de maio (RN-01045/2026), os três principais candidatos cresceram. Allyson oscilou dentro da margem de erro, passando de 41,01% para 41,78%, avanço de 0,77 ponto percentual; assim como Cadu Xavier, que passou de 12,61% para 13,74%, alta de 1,13 ponto.

Álvaro Dias foi o único que subiu além da margem de erro, avançando de 22,75% para 26,05%, crescimento de 3,3 pontos.

Veja números da pesquisa atual e evolução dos números (Arte do Agora RN)

Veja números da pesquisa atual e evolução dos números (Arte do Agora RN)

Espontânea

A vantagem de Allyson Bezerra também aparece na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam livremente seus candidatos, sem a apresentação de uma lista. Neste cenário, o ex-prefeito de Mossoró registra 26,34% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Álvaro Dias, com 17,95%. Já Cadu Xavier ocupa a terceira posição, com 8,57%.

Na pesquisa espontânea, também foram citados “candidato de Fátima Bezerra”, com 1,35%; “candidato da prefeita de Pendências”, com 0,14%; e “candidato de Flávio Bolsonaro”, com 0,09%. “Hugo” aparece com 0,06%, enquanto “Paulinho Freire” e “Thabatta Pimenta” registram 0,05% das citações cada.

A pesquisa mostra ainda que, quando não há uma lista de candidatos, 41,22% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar para o Governo do Estado. Outros 4,17% declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato.

Apesar do elevado índice de indecisão, os três primeiros colocados repetem a mesma ordem registrada no cenário estimulado, com Allyson na liderança, Álvaro em segundo e Cadu na terceira posição.

Rejeição

Cadu Xavier possui a maior rejeição entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte. Segundo o levantamento, 24,86% dos entrevistados afirmam que não votariam no ex-secretário estadual da Fazenda de jeito nenhum.

Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL), rejeitado por 20,86% dos eleitores. O ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), que lidera as intenções de voto, tem rejeição de 7,13%.

Na sequência, aparecem Dário Barbosa (PSTU), com 3,28%, e Robério Paulino (Psol), com 3,15%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

A pesquisa mostra ainda que 26,85% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados. Outros 6,90% afirmam que não votariam em nenhum deles, enquanto 6,97% não souberam responder ou não apresentaram opinião.

Gráfico com quadro de Rejeição (Arte do Agora RN)

Gráfico com quadro de Rejeição (Arte do Agora RN)

Dados da pesquisa

A pesquisa Exatus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 7 e 10 de julho de 2026. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números RN-02620/2026 e BR-07763/2026.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.