• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 17/09/2010 - 11:51h

Auto da Liberdade é ressuscitado para poucos em Mossoró

Tem início hoje às 20h no Teatro Municipal Dix-huit Rosado a série de apresentações do espetáculo "Auto da Liberdade."

A encenação retrata quatro momentos da História de Mossoró, como a libertação dos escravos, sob a direção-geral de João Marcelino e direção musical de João Guanais, baseado em cordel do poeta Crispiniano Neto.

Ano passado, a Prefeitura de Mossoró não o promoveu. Alegou falta de recursos, da mesma forma que achatou ou cortou outros investimentos em cultura.

O Auto da Liberdade nasceu ainda no período de gestão da antecessora da atual prefeita Fátima Rosado (DEM), com a hoje senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Era um teatro-ópera ao ar livre, com dimensão grandiloquente e repercussão nacional.

Na era "Fafá" Rosado, o Auto da Liberdade definhou e sumiu da programação cultural do município. Agora é retomado em forma compacta e fechada para pouco mais de 650 pessoas por noite até o dia 29 próximo.

Nota do Blog – O Auto da Liberdade era grandioso, empolgante e catalisador de multidões.

A inciativa de levá-lo ao teatro, em vez de mantê-lo na Estação das Artes, é um arremedo para se encaixar em ano eleitoral. O "circo" que ajuda a ludibriar a massa.

Pena que além dessa mutilação, esse mesmo governo chinfrim não resgate o Museu Municipal, que tem seu acervo se desmanchando há vários anos.

Terra da liberdade? Terra da cultura?

Brincadeira! 

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon

Comentários

  1. MARCOS PINTO - Do IHGRN e do ICOP diz:

    E lembrar,com tristeza, a triste sina do MUSEU HISTÓRICO “LAURO DA ESCÓSSIA”, fechado desde Março de 2000, pela então prefeita Rosalba Rosado, que é candidata do DEM(O) ao governo, e que fez inúmeras e inconsistentes promessas vãs de que iria alavancar a cultura estadual.

  2. Taffic Moura diz:

    Carlos, esse rapaz diz cada uma. parece q ele tem muito raiva da rosalba. vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaza

  3. Fatinha Queiroz diz:

    Esse Auto da liberdade.!Acabou então a fama nacional que o evento tinha de maior espetáculo a céu aberto.Seria cômico se não fosse trágico.

  4. Andrea Sousa diz:

    realmente é lamentavel o abandono a que foi relegado o museu municipal.Tudo isso porque a gestao municipal comete desmandos sob desmandos e a populaçao em geral sequer se revolta.Parece que de fato o pais de mossoro pertence a familia Rosado,que insiste em confundir o publico e o privado.Absurdo.

  5. laudenilson bezerra diz:

    carlos estamos presizando de ROSALBA novamente que essa ai ta ??????????????? eu acho e você ?

  6. jorge mendes diz:

    Talves o q sejah pequeno se mostre grandioso, acredito q deste modo o teatro pode ser mostrado a nivel nacional.

  7. Geraldo Fagundes diz:

    Taffic, isso não é raiva. É desespero mesmo. Todos sabem que Ibere perdeu a eleição porque o povo não quer ele como governador e, “O Novo Messias” não ouviu as orações dele implorando para vir ao Estado para socorrê-lo. A Rosa, sem a luz e a benção do “Enviado de Deus para Salvar o Mundo” vai ser a governadora e esse rapaz vai perder o emprego, digo, o salário. Emprego e trabalho ele não tem porque passa o dia escrevendo frases desconexas em todos os blogs de Mossoró. Parece que ele está se espelhando na Besta Barbuda. Ambos teimam em passar uma imagem de intelectuais mas não conseguem porque todos percebem o tamanho das suas burrice.
    ESSA É A REALIDADE E NENHUMA OUTRA MAIS.

    Já escrevi isso aqui e escreverei muitas outras vezes.

  8. m.lima diz:

    Esse Marcos só escreve besteira, mas não diz porque foi demitido da prefeitura no governo da futura governadora e o que fez em sua passagem como diretor do museu…

  9. FATINHA QUEIROZ diz:

    SE EU FOSSE ESSE MARCOS PINTO PINTAVA A CARA DE VERDE E AMARELO E SAIA DE FININHO. EITA ELE FOI DIRETOR DO MUSEU DA ERA ROSALBA.. HAHAHAHAHAHAHA TODA RAIVA TEM UM ANTÍDOTO.. ELE JA FOI ROSALBISTA HAHAHHAHAHAHAHAHAHAH. ESSA EU NAO ESPERAVA! COMO DIZ PAULO PINTO “TÔ BEJE”

  10. Paulo C. Fonseca diz:

    A oligarquia rosado transformou o público em uma extensão do privado. Os desmandos cometidos, explicam por si só, a falta de compromissos com a cultura. Vejamos o exemplo do Museu, que aos poucos está se deteriorando e o Poder Executivo nada tem feito. Até quando iremos ter que ver tais descasos!!!

  11. MARCOS PINTO - Sócio-Correspondente do "Arquvivo Nacional Torre do Tombo" (Lisboa/Portugal). diz:

    Para os analfabetos políticos: Sabem o por quê da minha demissão do Museu? Já que me instigaram, vamos à resposta:
    em 10 de Fevereiro do ano 2000, deparei-me com vários pedreiros à destruirem o imensurável patrimônio arquitetônico do Museu Histórico “Lauro da Escóssia”, específicamente cavando as grades que guarnecem as antigas celas da vetusta “Cadeia Pública e Paço Municipal,(Fudando em Janeiro de 1880)para substituirem-nas por vidraças. Sem me preocupar com o cargo comissionado de que me achava investido, convoquei a imprensa mossoroense e denunciei tamanho disparate e violento atentado ao patrimônio histórico-arquitetônico do prédio que sedia o Museu. Graças à força da mídia escrita, o atentado foi imediatamente suspenso, e, graças à DEUS fui exonerado de um cargo que me tornava um analfabeto político. Lembro-me que, quando a PMM por sua prefeita Rosalba, adquiriu por compra a então estação ferroviária em 1999(RFFSA),= alertei a então prefeita para a necessidade de ser preservado o vasto acervo da antiga estrada de ferro (Tróileres,telefones,manuscritos,peças de reposição já em desuso etc), cujo material seria de suma importância para preservação da história da ferrovia Mossoró/Souza. Sabem qual foi a resposta que ouví da prefeita Rosalba, que na ocasião lançou um olhar de menosprezo para o acervo? : “VOCÊS QUE GOSTAM DO MÔFO DA HISTÓRIA, QUE PROCUREM PRESERVAR O QUE VCS TEM DE ANTIGUIDADE EM SUAS CASAS”. Mesmo assim, ainda alertei-a para a necessidade de serem utilizados os três tróileres motorizados para efetuarem passeio turístico de Mossoró até a cidade de Gov. Dix-Sept Rosado. Novamente, a prefeita fez ouvidos de mercador. É esse o pensamento da candidata do DEM(O) no que consiste á preservação histórico-cultural de Mossoró e do RN. Graças à DEUS, não sacrifiquei o patrimônio histórico-arquitetônico do belo prédio do Museu, em detrimento de um cargo comissionado. Pelo menos tive a hombridade moral de salvar parte do nosso patrimônio histórico-arquitetônico. Que fique registrado nos anais da história!.

  12. Rafael diz:

    Não vejo problema algum em o espetáculo ser realizado no Teatro Municipal, pois isso só faz com que o mesmo se torne mais técnico e consequentemente mais bonito, e de fato, foi isto que aconteceu, aja vista a beleza do espetáculo nentes moldes.

    O questão é que você, caro blogueiro, criticaria do mesmo jeito se o espetáculo fosse realizado na estação das artes, acredito inclusive que diria que a prefeitura só estaria realizando o espetáculo para fazer jus à política do “pão e do circo”, no intuito da prefeitura angariar votos para Rosalba e Dr. Leonardo.

    Acho que você, meu caro, anda precisando de fazer uma auto-crítica de seus posicionamentos, se é que quer transparecer alguma imparcialidade.

    P.S: Quero deixar claro que não voto em Rosado algum, pois desprezo currais eleitorais, mas os fatos devem ser expostos de forma real, e principalmente quando se almeja ser “jornalista”, presume-se que presará pela imparcialidade.

    Até a próxima!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.