quarta-feira - 06/10/2010 - 09:37h

Betinho ganha novo mandato “no grito”

Aliviado com a vitória ao quinto mandato consecutivo como deputado federal, o professor Betinho Rosado (DEM) tem motivos de sobra para comemorar. Foi um triunfo  dificílimo.

Ele seguiu uma velha receita do tio, o falecido ex-deputado Vingt Rosado, para sobreviver: abriu os braços para não ser engolido.

Como a prioridade do seu grupo era a eleição ao Governo do Estado, da cunhada e senadora Rosalba Ciarlini (DEM), Betinho sobrava. Estava na iminência de não se reeleger.

O antídoto à derrota que se desenhava começou mesmo no grito. Ele avisou para a senadora e seu irmão, Carlos Augusto Rosado (DEM), que não ia aceitar compensações num eventual governo da cunhada. Seu destino seria a aposentadoria.

Emparedou.

O recado foi compreendido. A partir daí, uma espécie de palavra mágica foi sendo repetida. Um "abracadabra" começou a abrir portas a novos colégios eleitorais e apoios providenciais.

Betinho obteve 109.627 votos. O quinto mandato. O terceiro eleito na coligação "Força da União", atrás de Felipe Maia (DEM) e Fábio Faria (PMN).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. eri diz:

    TOFFOLI – GUARDEM ESSE NOME

    Dados
    Nome: José Antonio Dias Toffoli
    Profissão (atual): Ministro do Supremo Tribunal Federal /STF- Suprema Corte.
    Idade: 41 anos
    Um breve histórico, para entender a “coisa”
    *Currículo: “um passado não muito distante”…
    – Formado pela USP
    – Pos Graduação: nunca fez
    – Mestrado: nunca fez
    – Doutorado: também não fez
    – Concursos: 1994 e 1995 foi reprovado em concursos para juiz estadual em São Paulo (é estadual e não Federal; não và se confundir).
    – Depois disso, abriu um escritório e começou a atuar em movimentos populares. Nessa militância, aproximou-se do deputado federal Arlindo Chinaglia e deu o grande salto na carreira ao unir-se ao PT.
    * Em Brasília:
    – Aproximou-se de Lula e José Dirceu, que o escolheram para ser o advogado das campanhas 1998, 2002 e 2006;
    – Com a vitória de Lula foi nomeado Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, então comandada por José Dirceu;
    – Com a queda do chefe, pediu demissão e voltou à banca privada;
    – Longe do governo, trabalhou na campanha para a reeleição de Lula, serviço que lhe rendeu 1 milhão de reais em honorários.
    – No segundo mandato, voltou ao governo como chefe da Advocacia-Geral da União;
    – Toffoli é duas vezes réu. Ele foi condenado pela Justiça em dois processos que correm em primeira instância no estado do Amapá. Em termos solenemente pesados, a sentença mais recente manda Toffoli devolver aos cofres públicos a quantia de 700.000 reais – dinheiro recebido “indevidamente e imoralmente” por contratos “absolutamente ilegais”, celebrados entre seu escritório e o governo do Amapá.
    – Um dos empecilhos mais incontornáveis para ele é sua visceral ligação com o PT, especialmente com o ex-ministro José Dirceu, o chefe da quadrilha do mensalão. De todos os ministros indicados por Lula para o Supremo, Toffoli é o que tem mais proximidade política e ideológica com o presidente e o partido. Sua carreira confunde-se com a trajetória de militante petista – essa simbiose é, ao fundo e ao cabo, a única justificativa para encaminhá-lo ao Supremo.

    POSSE: Cadeira dos sonhos
    No dia 23/10/2009 ocorreu a posse de Dias Toffoli como ministro do STF ( indicado pelo Presidente Lula)

    Algumas atividades como Ministro do STF.
    Ao longo de oito meses no STF ele participou de julgamentos polêmicos e adotou posturas isoladas.
    – Em março, foi o único entre dez ministros que votou favoravelmente ao pedido de habeas corpus para libertar José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal.
    – Em maio, votou pela absolvição do deputado federal Zé Gerardo (PMDB-CE), primeiro parlamentar condenado pelo Supremo desde a Constituição de 1988 (o julgamento acabou em 7 a 3).
    – Duas semanas depois, indeferiu um pedido de liminar em habeas corpus em favor do jornalista Diogo Mainardi, em processo no qual foi condenado por calúnia e difamação. Mainardi é crítico da gestão petista e de Lula.
    Na quarta-feira passada, Toffoli, que também é ministro-substituto do Tribunal Superior – Eleitoral, pediu vista de um dos processos por propaganda eleitoral antecipada contra Lula e a pré-candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff. O julgamento avaliava um recurso contra uma decisão que multou os dois, nos valores de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, e que foi determinada pelo ministro Henrique Neves no dia 21 de maio.

    E tem mais, foi por causa de interpelação dele que o STF não decidiu sobre a Lei da Ficha Limpa, na hora do julgamento de Joaquim Roriz, candidato a governador pelo Distrito Federal, abrindo brecha para todos os fichas-sujas nesta eleição.

    É MOLE OU QUER QUE EMBRULHE?

    E tem mais…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.