A consulta à comunidade acadêmica para escolha dos novos ocupantes da reitoria e vice-reitoria da Universidade do Estado do RN (UERN) acontecerá no dia 14 de abril. Entretanto, o processo eleitoral está em andamento, com chapas já formadas, pré-campanha e muita movimentação de bastidores.
Três composições estão afiando estratégias e ações à conquista da vitória. A chapa com os professores Cicília Maia (reitoria) e Chico Dantas (vice-reitoria) pode levar uma mulher à reitoria, após 21 anos. São nomes situacionistas. O vice, a propósito, escolhido há poucos dias.
Pela oposição, dois professores encabeçam as chapas apresentadas até agora: Adalberto Veronese (reitoria)-Maria José Vidal (vice-reitoria) e o professor Paulinho Silva (reitoria)-Kelânia Freire (vice-reitoria).
História e simbologia
Embora a vice-reitora Fátima Raquel esteja no exercício do cargo desde outubro do ano passado, após licença do reitor Pedro Fernandes, a última mulher eleita para a função foi a professora Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro, que administrou a Uern entre 1993 e 1997.
A presença de mulheres à frente da universidade tem sua simbologia. A apodiense Maria Gomes de Oliveira (falecida em 2 de fevereiro de 2015, aos 85 anos) foi a primeira reitora da Uern, entre 1973 e 1977, e primeira do país. Foi nomeada pelo então prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho.
Pré-candidatos em movimento
Leia também: Disputa à Reitoria da Uern tem nome em evidência;
Leia também: Movimento ‘Muda Uern’ lança nome à Reitoria;
Leia também: Paulinho e Kelânia dizem que “Uma outra Uern é possível”.
Em 52 anos de história, somente nestes dois períodos – (1973-1977) e (1993-1997) – a Uern teve mulheres eleitas para o cargo.
Oficialmente, a campanha começará em março. Os eleitos serão empossados em setembro desse ano, para mandato de quatro anos.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Grato pela reportagem caro amigo Carlão, você me remete ao passado, mais uma vez!! A professora Maria Gomes de Oliveira, foi uma das grandes amizades que tive neste velho torrão mossoroense, conheci está grande mulher, a frente do SESI , funcionava num casarão aonde hoje é o prédio da Receita Federal ali defronte ao casarão que pertence a família do senhor Antônio Néo, vizinha ao prédio da prefeitura. A Reitora Maria Gomes, foi indicada ao cargo pela grande competência que possuía, conseguiu fazer história no mundo educacional do nosso estado. Estas suas matérias inerentes ao nosso passado é de um valor imensurável pra todos nós. Valeu!!!