quinta-feira - 01/07/2021 - 08:58h
Superfaturamento

CGU, PF e MPF apuram compra de respiradores por Prefeitura do Natal

Emmily Virgílio no Twitter fala de operação da CGU, PF e MPF na Prefeitura de Natal - compra de respiradores usados e superfaturados - 01-07-2021Por Emmily Virgílio (Twitter)

Operação da Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF) rolando agora em Natal para apurar a compra de respiradores para o hospital de campanha.

Segundo a CGU, a Prefeitura de Natal comprou os ventiladores pulmonares “usados” por preço superior em mais de 100% ao cobrado pela indústria por equipamentos novos.

Nota do Blog – É a denominada “Operação Rebotalho” que está em andamento, apurando prejuízo aos cofres públicos municipais chega a R$ 1,4 milhão.

Entre os crimes investigados estão dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de respiradores usados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Ainda de acordo com informações repassadas pela Polícia Federal, “os elementos de prova já colhidos indicam que os aparelhos respiradores adquiridos pela SMS Natal/RN são sucateados, chegando a 15 anos de uso, e parte deles possui origem clandestina, haja vista a empresa fabricante ter informado que os números de série não correspondem a equipamentos por ela produzidos”, diz a PF.

  • Com informações adicionais da CGU (veja AQUI).

Operação Rebotalho consiste no cumprimento de 4 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal (RN), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO). A Justiça determinou o bloqueio de bens, direitos ou valores pertencentes aos envolvidos. O trabalho conta com a participação de 4 auditores da CGU e de cerca de 20 policiais federais.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado.

Ano passado já tinham ocorrido denúncias pesadas contra a gestão, na contratação de empresa para atuação no enfrentamento à Covid-19.

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Policiais federais ocuparam Secretaria Municipal de Saúde para busca e apreensão (Foto: PF)

Policiais federais ocuparam Secretaria Municipal de Saúde para busca e apreensão (Foto: PF)

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Meu Deus, onde anda a alma humana que tira proveito da desgraça alheia?

  2. João Claudio diz:

    Da série ‘Eu já vi esse filme’.

    O prefeito e os servidores envolvidos na compra da sucata vão ser obrigados a retirar o dinheiro dos seus bolsos para ressarcir o dinheiro à prefeitura?

    A resposta é NÃO!

    A maracutaia vai causar demissão de servidores?

    A resposra é NÃO!

    O prefeito vai ser cassado?

    A resposta é NÃO!

    – PRÓXIMO ESCULHAMBEICHON, POR FAVOR.

    – ATENÇÃO! Vamos evitar aglomeração no recinto. Temos esculhambeichon em banda de lata, mas vamos respeitar a ordem de chegada dos corruptos. Obrigado pela compreenção

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.