• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 27/12/2020 - 07:50h

Continuemos a sonhar, apesar de 2020!

Por Odemirton Filho

O ano de 2020 entrará para a história. Um ano sofrido. Estamos, sem dúvida, sendo protagonistas de uma página dolorida da humanidade.

A constante higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social parecem ser coisa de filmes de ficção. Um simples aperto de mão e um abraço tornaram-se um risco.

Entretanto, é uma realidade nua e crua. Infelizmente, parte da população comporta-se como se a pandemia tivesse acabado. E não acabou.

Os Centros de Pesquisa mundo afora correm contra o tempo em busca de uma vacina segura e eficaz. Para variar os países ricos saíram à frente. Todos querem a vida de antes, não o chamado “novo normal”.

E mais: o fechamento das atividades não essenciais quase quebrou a economia mundial.

Em países como o nosso as consequências serão maiores. A desigualdade social aumentará. Dizem os economistas que levaremos anos para que haja a recuperação da economia. Ou seja, o que estava ruim, ficou pior.

No Brasil, em particular, tudo igual. Ineficiência dos serviços públicos e escândalos de corrupção aqui e ali. Sem falar nos constantes aumentos de preços.

As eleições foram como sempre. As velhas promessas. O povo nas ruas. A polarização entre a direita e a esquerda. Até a vacina contra a Covid-19 tornou-se uma disputa político-ideológica. Não há um pingo de bom senso.

Sim, estamos terminando o ano aos trancos e barrancos.

Contudo, apesar dos pesares, é preciso agradecer. Estamos vivos e com saúde. O resto a gente corre atrás.

Adeus 2020!

Um feliz ano novo, caro leitor. Continuemos a sonhar com dias melhores em 2021.

“Os sonhos não envelhecem”, como diz uma antiga e bela canção.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Ferreira de Sousa diz:

    Prezado Odemirton Filho,
    Boa tarde.
    Mais uma vez, apesar do travo amargo da pandemia (que continua vivíssima, saibam os incautos e mesmo os irresponsáveis que apregoam o contrário), você nos brinda neste melancólico finzinho de ano com uma crônica reflexiva e muito bem escrita. Sim. Você nos apresenta, ao fim e ao cabo, sempre belas páginas, o que nos faz pensar (alguns pensam) que escreve com a maior facilidade do mundo. Mas sei que não. Escrever não é moleza. Não ao menos para mim. Portanto, parabéns! Que 2021 nos traga dias melhores e possamos continuar apreciando seus textos neste valioso espaço de cultura do Carlos Santos.
    Cordialmente,
    Marcos Ferreira.

    • Odemirton Filho diz:

      Meu amigo, obrigado pelas palavras. Escrever é difícil, muito
      difícil, principalmente, com regularidade.

      Quando tudo isso passar vamos tomar um café.

      Tudo de bom para você e sua família.

      Abraços.

  2. Rocha Neto diz:

    Ótimo artigo, como sempre! Muitos comentam que o retorno da pandemia deve-se ao carnaval fora de época vivido na maioria das cidades do estado, até certo ponto concordo. Mais fico pensando, na Europa, China, Reino Unido e outros mais aonde não houve eleições por quê os índices de contágios estão se registrando? Claro que facilitamos, e o óbvio está nos mostrando os resultados, principalmente nas regiões aonde a presença maciça dos eleitores nas ruas de suas cidades.

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Prof. Odemirton, um grande abraço para o sr. e sua família. Que 2021 seja de saúde e paz.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.