quarta-feira - 29/07/2026 - 09:52h
Preocupação

Custo da construção civil tem indicador em 5ª elevação consecutiva

Cenário que foge ao controle e empenho do setor compromete atividades, diz Azevedo (Foto: Arquivo/Sinduscon-RN)

Cenário que foge ao controle e empenho do setor compromete atividades, diz Azevedo (Foto: Arquivo/Sinduscon-RN)

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN) divulgou o Custo Unitário Básico (CUB/m²) referente ao mês de junho. O indicador do padrão R8-N alcançou R$ 2.134,18 por metro quadrado, registrando alta de 1,35% em relação ao mês anterior e acumulando a quinta elevação consecutiva em 2026.

O resultado confirma que a construção civil continua operando em um ambiente de custos elevados. A combinação entre reajustes de insumos, aumento dos custos de mão de obra, crédito caro e um cenário macroeconômico ainda desafiador mantém pressão sobre toda a cadeia produtiva.

Para o presidente do Sinduscon-RN, Sérgio Azevedo, o aumento sequencial do CUB demonstra que o desafio da construção civil vai muito além da gestão interna das empresas.

“A construção civil vem fazendo sua parte, investindo em produtividade, inovação, industrialização e novas tecnologias para reduzir desperdícios e aumentar a eficiência. Mas existem fatores que fogem ao controle das empresas. O elevado custo do capital, um ambiente econômico ainda instável e processos burocráticos que retardam investimentos acabam pressionando o custo final dos empreendimentos”, enfatiza.

Segundo o Sinduscon-RN, embora o CUB seja uma referência técnica utilizada na elaboração de orçamentos, sua evolução reflete um cenário que afeta diretamente a capacidade de investimento do setor e, consequentemente, a oferta de novos imóveis.

“Tempo também custa dinheiro. Licenciamentos demorados, insegurança jurídica e excesso de burocracia elevam o custo dos empreendimentos tanto quanto muitos insumos. Modernizar processos e aumentar a produtividade é hoje uma das principais formas de reduzir custos e ampliar a competitividade da construção civil”, avalia.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.