• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/08/2008 - 11:45h

Diário de Bordo (Eleições 2008 ) – 13

Mossoró não parou

Nos seus discursos e clichês de campanha nas ruas e no palanque eletrônico, a coligação “Mossoró Pra Você” tem cometido uma falha infantil. Insiste em dizer que “Mossoró parou”. Não cola. Não existem indicadores socioeconômicos apontando esse fenômeno.

A candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) derrapa na verdade e perde oportunidade de levar às cordas a governista Fafá Rosado (DEM).

Do outro lado, a governante e sua campanha vendem uma imagem ufanista de Mossoró. Não faltam brechas que a colocam em xeque, mas a oposição não tem um pingo de competência para fazê-lo. Prefere se alicerçar em picuinhas politiqueiras.

Mossoró não parou nem poderia. Mesmo que desse férias àqueles Rosados preguiçosos e larápios, inimigos do trabalho, afeitos a sinecuras.

Com Fafá, Larissa, Carlos Santos, Paulo Doido ou Heró é impossível frear essa locomotiva. Faz-se um designo quase divino.

O município é privilegiado por consideráveis riquezas naturais, excepcional localização geopolítica e recebe uma lufada da bolha de desenvolvimento mundial que ocorre há anos. Os reflexos chegam ao Brasil e Mossoró é parte disso.

Nós estamos subutilizando tanta sorte.

Entra nessa contabilidade o adicional de estabilidade da moeda, royalties milionários do petróleo, verbas casadas para educação e saúde (imposições para qualquer governante municipal) e escassas intempéries naturais (seca e enchentes).

Inclua a continuidade administrativa como outro componente. São quase 12 anos de um mesmo grupo no poder. Não há instabilidade política.

Não deve ser ignorado ainda o pipocar de programas da União que contribuem para uma clara redução do nível de pobreza e melhoria sanitária (saneamento, por exemplo). É uma força exógena, de fora para dentro, influenciada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) desde o fim da era Collor de Mello, passando por FHC, até chegar ao presidente Lula. É a mesma cartilha.

Mentira

Mossoró não é um país à parte como a mitologia laboratorial nativa quer vender. Também é falso o discurso de que empreendimentos como Atakadão, Mossoró West Shopping etc estão na cidade por articulação da prefeitura. Mentira porca. Pousaram aqui por um princípio do capital: mais dinheiro.

Esse lugar é pólo de uma região de mais de 1 milhão de habitantes. Sua engorda econômica é inexorável. O que nos falta? Espírito público, comando sério, capacidade gerencial e visão de futuro de seus agentes públicos, para transformar essa conjuntura em algo potencialmente maior, socializando a riqueza.

Somos uma cidade próspera, mas de povo pobre. Por quê? Parte da explicação está na política.

Até o final de sua gestão (quatro anos), a prefeita Fafá Rosado terá movimentado com sua caneta mais de R$ 1,2 bilhão. É provável que nem ela se dê conta disso nem saiba a dimensão dessa montanha de dinheiro.

Quase tudo termina em festa na “Estação das Artes” e no exercício patrimonialista de alguns sabidos. Não é por acaso que de um lado põem dedinhos para cima simbolizando vitória e do outro formam um "L", que pode ter duplo sentido.

Portanto, chega de tolice! Mossoró não parou, mesmo com tanta gente parva e de má-fé tocando seu destino. Apesar do esforço para que ela descarrile, ainda não conseguiram.

Precisamos ampliar nosso capital intelectual, investir no conhecimento, depurar a atividade pública e resgatar valores em desuso como moral, solidariedade, espírito coletivo e o civismo. Do contrário, continuaremos sendo uma pobre cidade rica.

Não é por acaso que muitos “adoram” Mossoró, outros têm certeza que é “da gente”, sem falar numa récua desejosa do seu sangue.

Compartilhe:
Categoria(s): "Diário de Bordo" (Eleições 2008)

Comentários

  1. Luciara Andrade diz:

    Excelente! Vc não poderia ser sido mais gategórico. Parabéns! Mossoró esta crescendo independente da falta de ética de alguns. Mossoró cresceu mais nestes 12 anos do que a própria capital do estado, que inclusive reconhece esse crescimento. Infelizmente, somos uma cidade rica com uma população que beira a miséria (alimentar, intelectual, cultural e espiritual).

  2. Gladstone Praxedes diz:

    Parabéns Jornalista, o texto acima é primoroso.

  3. klebio diz:

    O que falta a nossa cidade é um planejamento estratégico de desenvolvimento, que leve em conta os aspectos técnicos e legais.

    Transporte -Sistema Viário;
    Ordenamento Urbano- Zoneamento;
    Meio Ambiente;
    Saúde -Educação, ( lêia-se Plano Diretor)

    coisas que a prefeitura, se fosse mais profissional, levaria a sério.
    Preferem o amadorismo, ou mesmo o ” semi- amadorismo”, de seus engenheiros-secretários etc.

  4. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Carlos Santos, uma administração municipal não interfere com a economia do seu povo. O bom momento que Mossoró atravessa, o mundo todo está sentindo, puxado pela “locomotiva” China. Antes, Fernando Henrique Cardoso promoveu a estabilidade da moeda e o Presidente Lula continuou com essa política econômica. Com uma inflação baixa, os salários dos mais pobres tende a se valorizar. O resto é conversa prá boi dormir.

  5. Ana Esthela de Azevedo diz:

    Caro Carlos, há muita verdade no que o sr. escreveu,mas há um pequeno deslize cometido, talvez porque o sr. não tenha ouvido com atenção o discurso da prefeita Fafá, quando fala dos empreendimentosmque “desembarcaram” em nossa cidade. A prefeita argumenta que tais empreendimentos chegam em Mossoró em atraídos pelo seu desenvolvimento e progresso (e parte disso não é “culpa” dos sucessivos governos municipais satisfatórios??), mas ela (a prefeita Fafá) não diz que a prefeitura ARTICULA essas vindas. O sr. está deixando que seu ódio pela candidata Fafá e seus aliados de certa forma, o “ceguem” também. Obrigada.

  6. PAULO VICTOR diz:

    Nossa, PARABENS! Também reconheço que Mossoró cresce por méritos próprios, do que pelas pessoas que a administram. Concordo que, se até eu fosse o prefeito, Mossoró seria o que é hoje. Parabéns Mossoró. Temos que dar um “FIM” a esses Rosados. CHEGA!

  7. Suelida Freire diz:

    Carlos Santos, nunca foram tao sabias as suas palavras!
    E Viva Mossoro e o povo q nela batalha e sobrevive apesar de todos os pesares!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.