• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 04/03/2022 - 18:02h
Fim de greve

Estado e professores chegam a acordo sobre pagamento de piso

Em nova rodada de negociação com os trabalhadores da educação, nessa sexta-feira (4), o Governo do RN apresentou proposta para pagamento do reajuste do piso do magistério, de 33,24%. A reunião na Governadoria, dessa feita contou com a presença da governadora Fatima Bezerra (PT).

Assembleia geral resolveu encerrar greve que começou mês passado (Foto: Reprodução)

Assembleia geral resolveu encerrar greve que começou mês passado (Foto: Reprodução)

Foi assegurado o pagamento deste percentual até o mês de dezembro próximo. O reajuste será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas.

Em assembleia geral, o professorado acatou a oferta do governo estadual. A categoria estava em greve desde o dia 14 passado.

O impacto financeiro no orçamento geral do Estado (OGE) em 2022 será de aproximadamente R$ 460 milhões.

Abaixo do piso

A nova proposta contempla o reajuste dos salários dos professores e especialistas em educação que estão abaixo do novo piso já neste mês de março, com efeito retroativo a janeiro, em até 33,24%.

Aos demais professores e especialistas, o reajuste se dará em três parcelas, da seguinte forma: 15,03% em março; 6% em novembro e 9,28% em dezembro.

Os estudos feitos pela área econômica do Governo chegaram à viabilidade de pagar o valor retroativo a janeiro também de forma escalonada – o retroativo da parcela de 15,03%, implantada em março, será pago a partir de abril em 09 (nove) parcelas.

O retroativo restante será pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2023. Esse parcelamento fica condicionado a ser menor que 2,5% da receita corrente líquida do Estado (gatilho). Caso seja maior, o Núcleo de Ações Coletivas será acionado para rediscutir a forma do parcelamento.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação / Gerais

Comentários

  1. Marcos diz:

    Se a lei está dizendo que os professores já recebem acima do piso ,o que é verdade não há o que se cumpri em relação a isso. O prefeito Alison ,quem tem errado muito por sinal,nisso está claro e correto,aliás professor recebem muito e em dia não vejo pq tanta reclamação. Na saude por exemplo tem categoria sequer tem piso e rebem até mesmo menos de um salário,os “herois da saúdem” já não existem mais né? . A educação de Mossoró é ótima ,já a saúde é péssima.

  2. M.D.R. diz:

    Tudo não passou de encenação PETISTA, já era esperado pelo SINDICATO manobrando pelo PT. Gente ! O GOVERNO DO PT, usou o cartão de crédito para dividir em 15 parcelas o PISO e foi único ESTADO DO BRASIL que usou desse expediente. Veja com as outras classes totalmente diferente, efetuou os reajustes de uma só vez como: CONSELHEIROS DO TRIBUNAL DE CONTAS, JUÍZES, PROMOTORES, PROCURADORES, AUDITORES FISCAIS E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. Mas, isto pode ser corrigido através das URNAS para demiti-lá sumariamente.

  3. M.D.R. diz:

    Veja PROFESSORES, este acordo estava previsto nos bastidores com os PROFESSORES PETISTA. Olhe estamos adiante das ELEIÇÕES este ano, o GOVERNO DO PT, a preocupação é fazer C A I X A para campanha própria da GOVERNADORA DO PT e consequentemente do PILANTRA DO L U L A , brasileiros e brasileiras vamos está atento para evitar mais corrupções no BRASIL.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.