• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 07/06/2023 - 15:46h
Primeiro turno

Lei de Diretrizes Orçamentárias é aprovada com abstenção oposicionista

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou nesta quarta-feira (7), em primeiro turno, com 14 votos favoráveis e 6 abstenções, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024.

Plenário aprova LDO em meio à costumeira discordâncias (Foto: Edilberto Barros)

Plenário aprova LDO em meio à costumeira discordâncias (Foto: Edilberto Barros)

Prevista no Projeto do Executivo 52/2023, a LDO lança bases para o orçamento da Prefeitura para o próximo ano, a ser votado na Câmara em dezembro (Lei Orçamentária Anual).

Antes da votação, o plenário leu o parecer ao projeto da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), que rejeitou 36 emendas e aprovou outras quatro. Essa decisão prevaleceu na aprovação na LDO.

As emendas aprovadas inserem na Lei a oferta de cursinho público de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 50% de aplicação em ações e serviços públicos de saúde; implantação e funcionamento do Conselho de Políticas Públicas para Mulher e correção de formalidades textuais.

Discordâncias

O plenário aprovou a LDO, sob protestos de vereadores da oposição. Líder da bancada, o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) anunciou discordância com pontos do projeto.

Entre eles, segundo o parlamentar, a impossibilidade de pedido de vista de emendas na Comissão de Orçamento; percentual destinado a emendas impositivas menor do que o nacional e alto limite de remanejamento no orçamento sem a necessidade de autorização da Câmara.

Oposição

Esse desacordo provocou abstenções, posição adotada maciçamente pela oposição. O vereador Ozaniel Mesquita (União), por sua vez, justificou a abstenção, porque, tendo assumido o mandato semana passada, não participou da discussão da LDO.

Além dele e de Tony Fernandes, abstiveram-se Marleide Cunha (PT), Carmem Júlia (MDB), Omar Nogueira (Patriota) e Paulo Igo (Solidariedade)

Por outro lado, o vereador Lucas das Malhas, relator do projeto na COFC, assegurou que a análise da LDO “se ateve a critérios técnicos, sob orientação de servidores efetivos da Câmara, e que o relatório foi aprovado na comissão de forma legal e legítima, pela maioria dos membros do colegiado”.

Com a aprovação em primeiro turno, a LDO ainda precisará ser votada em segundo turno e em redação final, ainda sem data definida.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Pinto diz:

    Este diapasão de inexplicável abstenção configura omissão cúmplice. Provoca ânsias de vômito. Arre lá!.

  2. Marcos Pinto diz:

    Essa é de lascar taboca de beira-estrada.

  3. Marcos Pinto diz:

    Abstenção que me leva a curtir a seguinte frase de famosa música : …”Laranja madura da beira da estrada tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé.”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.