• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 28/08/2015 - 08:46h
Operação Lava Jato

Lobista poderá entregar cúpula do PMDB

Da Folha de São Paulo

Apontado com operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, indicou para integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre a suposta participação de três figuras de peso do partido nos desvios de recursos da estatal.

Folha apurou que ele citou os nomes do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).

Fernando Baiano foi preso na Operação Lava Jato e pode abrir o "bocão" (Foto: Folha)

O lobista também adiantou que tem como fornecer mais elementos sobre o papel de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, no esquema.

Embora não tenha detalhado a atuação de trio peemedebista ou de Cerveró, Baiano adiantou que pode contribuir com informações novas. Essa é a condição imposta pelos investigadores para fechar o acordo, que garantiria ao lobista penas atenuadas pelos crimes que cometeu.

As conversas com Baiano começaram há cerca de um mês, em Curitiba, onde o lobista está preso numa cela da Superintendência da Polícia Federal desde novembro de 2014. Só na última semana, ele teve dois encontros com os procuradores.

Apesar de não ter assinado os termos da delação, o que deve ser feito na próxima semana, o acordo está praticamente fechado, segundo fontes ligadas à Policia Federal e à defesa do lobista.

Os maiores entraves aconteceram devido ao tempo de prisão. A defesa queria que, com a colaboração, Baiano saísse imediatamente da cadeia, mas a Procuradoria não cedeu. O mais provável é que ele saia apenas em novembro.

Baiano também tentou a negociar morar fora do Brasil, já que sua mulher tem cidadania americana. O argumento do operador era que gostaria de reconstruir a vida no exterior com a família. Novamente o Ministério Público vetou o pedido.

Procurados

Cunha, Renan e Cerveró já são alvo da Lava Jato. Cunha foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada por corrupção e lavagem de dinheiro. Cerveró já foi condenado, também por corrupção e lavagem de dinheiro. Renan é alvo de inquérito em curso no STF.

Procurados, Renan e Henrique Alves informaram que não iriam se pronunciar. O advogado de Eduardo Cunha não retornou os contatos feitos pela reportagem. A assessoria do PMBD afirmou que jamais autorizou quem quer que seja a se apresentar como operador da legenda.

Já Edson Ribeiro, advogado de Nestor Cerveró, disse que informações colhidas em delações premiadas de suspeitos presos em Curitiba não têm qualquer credibilidade. De acordo com ele, esses personagens sofrem terror psicológico e só aceitam falar para se verem livres da carceragem da PF.

Questionado sobre a possibilidade de o ex-diretor da Petrobras se tornar delator, Ribeiro disse que “não haverá delação premiada.

Segundo a Folha apurou, no entanto, a defesa de Cerveró preparou um material volumoso, com 25 anexos, e até o filho do ex-diretor vem acompanhando as reuniões com a Procuradoria. Mesmo assim, as conversas não evoluem, já que os procuradores consideram insuficiente o que ele vem relatando.

O executivo comoveu os companheiros da carceragem por passar a madrugada de quinta ( 27) chorando ao receber a notícia de que sua negociação não estava indo bem. Cerveró recebe todas as semanas a assistência de um psiquiatra.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    AGOSTO AINDA NÃO TERMINOU!
    Agosto termina segunda-feira. E segunda-feira acontecerá mais um depoimento do Zé Dirceu, também conhecido nas rodas da malandragem como Zé da Rifa.
    Este ladrão Zé Dirceu poderá na segunda-feira, 31 de AGOSTO, bater com a língua nos dentes.
    De corrupto espere tudo.
    Todos parecem esaquecidos do caso Celso Daniel. Parecem, porque na realidade ninguém esqueceu.
    SETEMBRO VEM COM GOSTO DE GÁS PARA CORRUPTO.
    /////
    ACREDITO QUE EM SETEMBRO OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    NÃO É POSSÍVEL QUE DEIXEM SAL GROSSO PRESCREVER.
    É PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES DE MOSSORÓ.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O executivo comoveu os companheiros da carceragem por passar a madrugada de quinta ( 27) chorando ao receber a notícia de que sua negociação não estava indo bem. Cerveró recebe todas as semanas a assistência de um psiquiatra.”
    FURTA, ZOMBA DE TUDO E DE TODOS E DEPOIS FICA CHORANDO?
    Eu quero é que se lasque do primeiro ao quinto.
    Lamentar eu lamento a perda do emprego por MILHARES de funcionários da Petrobras, centenas deles aqui de Mossoró. O choro destes trabalhadores e de suas famílias ferem meu coração.
    CHORO DE CORRUPTO ME DEIXA ALEGRE!
    Os corruptos que aguardam julgamento de recursos, que parem de AFRONTAR os membros do Ministério Público e deixem de zombar dos contribuintes.
    Não é possível que após este exemplo tenha ainda em Mossoró alguém com coragem de continuar fazendo licitação de compra de FILÉ DE TILÁPIA para a MERENDA ESCOLAR e permita a venda de blusas que arremedam o FARDAMENTO ESCOLAR dentro das escolas. FARDAMENTO ESCOLAR que em Mossoró não foi distribuído. Como distribuído também não foi o MATERIAL ESCOLAR.
    SAL GROSSO deverá ter os recursos julgados ainda em SETEMBRO. A sociedade exige isto. Chega de sofrer deboche de corrupto já condenado em primeira instância. Não é TOLERÁVEL ver SAL GROSSO prescrever. O povo exige o julgamento dos recursos SAL GROSSO.
    Os alunos das escolas municipais continuam aguardando a entrega do UNIFORME e do MATERIAL ESCOLAR. E todos estes alunos estão doidinhos para saber o gosto FILÉ DE TILÁPIA.
    Hoje chora o corrupto Cerveró. Amanhã outros estarão chorando na cadeia. AGOSTO ainda não terminou e SETEMBRO chega com gosto de gás para corrupto. Gás que não serve para ser usado em lamparina.
    LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA.
    ///////
    EM SETEMBRO OS RECURSOS SAL GROSSO DEVERÃO SER JULGADOS. A SOCIEDADE EXIGE ISTO.
    É PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Ze Buchudinho me lembra que sempre às sextas eu cosimo colocar a MÚSICA DO DOMINGO. E me pede o espaço para colocar uma paródia que fez. Como dizer não ao Zé Buchudinho?
      O LAMENTO DOS CONTIBUINTES
      Meu Deus, meu Deus
      Junho passou
      Julho e Agosto
      Já estamos em Setembro
      Meu Deus, que é de nós,
      Meu Deus, Meu Deus
      Assim fala o pobre do Rio Grande sem Sorte
      Com medo da corrupção que furta os impostos
      Ai, ai, ai

      Na fogueira de São João ele fez experiência
      Perdeu sua crença na moeda queimada
      Meu Deus, meu Deus
      Mas noutra esperança ele se agarra
      Pensando no Natal a justiça chegar.

      Passou o Natal e prisão de corrupto não aconteceu
      Ladrões alegres continuaram a zombar de tudo e de todos
      Meu Deus, Meu Deus
      Nas notícias ninguém vê a justiça sendo feita
      Pois justiça não é feita.

      Ai, ai, ai
      Sem justiça na terra sem sorte
      Descamba Outubro
      Depois Novembro e Dezembro
      E a mesma risadagem dos corruptos ouvindo
      Então o contribuinte
      Pensando consigo
      Diz isto é demais
      Justiça não chega não.
      ////
      A paródia feita pelo Zé Buchudinho da música Triste Partida, do eterno Patativa do Assaré segue. Cada dia mais me surpreende este Zé. Na paródia ele retrata toda sua indignação com a morosidade da na nossa justiça.
      Até quando, pergunto eu, teremos que conviver com corrupto ocupando cargos eletivo, afrontando o Ministério Público quando diz publicamente que falta coragem aos membros deste poder para enfrentar um prefeito de cidade do interior?
      Até quando teremos que assistir a corruptos exibirem sinais exteriores de riqueza tão exagerados que agridem a sensibilidade até do mais desligado pagador de impostos?
      Até quando teremos que ver os primeiros lugares nas igrejas sendo ocupados por estes tipos merecedores de todo o nosso desprezo?
      Até quando, meu Deus?
      //////
      BREVE, MUITO BREVE, RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS

  3. João Claudio diz:

    EU SABIA! EU SABIA! EU SABIA! Há um ano eu já sabia o que iria acontecer na economia brasileira, e quem não sabia, foi porque não se interessou em juntar e analisar as noticias, e as atitudes do governo PTralha nos últimos 18 meses. Escrevi muito a frase ”VAI PIORAR, É APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO”. E aconteceu o que eu previ.

    O país entrou em recessão e o governo PTralha que até poucos dias tinha dúvidas se estava em uma sinuca de bico, no mato sem cachorro ou mais perdido que cego em briga de foice no escuro, descobriu agora (EU JÁ SABIA) que é tudo isso junto e misturado.

    O ministrinho da saúde bateu o martelo (para impressionar a população, claro): ou a CIS (KKK) é aprovada, ou a saúde (também) vai pro brejo. Não sabe ele que o povo sabe que a saúde já está no brejo há bastante tempo. Apenas os políticos desconhecem o fato, porque, ao sentirem uma dor na unha, correm para o Sírio Libanês em São Paulo. O Mentiroso, que chegou a bodejar em um microfone dizendo que a saúde do Brasil está a beira da perfeição, é cliente assíduo do Sírio. Alguém sabe por quê? KKKKKK

    O governo PTralha perdeu o rumo. O Levy ainda não disse pra que veio. Se o ato de governar é aumentar impostos, qualquer pé de chinelo é capaz de governar.

    Enfim, o país está quebrado há mais de um ano. Os PTralhas mentiram e continuam mentindo para toda a população. 6% (o percentual caiu de 7 para 6) da população ainda acredita na Mentirosa. Milhões de outros tem duvidas, e uma minoria sabe perfeitamente que o governo PTralha tem sido um grande engodo há mais de um ano.

    Sobre os discursos na ultima campanha, tudo que a Mentirosa atribuiu de negativo a Aécio Neves, (seu principal adversário) está sendo praticado agora, por ELA. E o povão que votou nela, ó, estão de boca aberta e se sentindo lesados por ter optado pela opção mais cara. Axepôco KKK

    Concluindo, os Estados Unidos quase quebraram em 2008. Lembram? E todos sabem que, se os Estados Unidos quebrar, o planeta Terra quebra. Até porque, é o Tio Sam quem dita TODAS AS REGRAS para o resto do mundo. Se o TIo Sam peida, os outros países peidam junto. Os EUA, quer os PTralhas queiram ou não, são os cérebros do mundo (Ptralha odeia os EUA, chegaram a gritar FORA BUSCH kkk). Pois bem, os EUA quase falidos em 2008 e quase levando a bagaceira junto, deram a volta por cima e hoje o seu crescimento beira os 4%. É mole??????? A grande diferença entre os EUA e o Brasil, é o povo. O de lá é serio, educado, civilizado e hiper inteligente. O de cá KKKKKK misericórdia KKKK

    PS- O bonecão inflável de Lula presidiário (12 metros de altura) exposto em Brasilia na ultima manifestação, vai percorrer as principais cidades do Brasil. Hoje, está em São Paulo.

    Se vier a Mossoró, sugiro que seja colocado no leito do Rio Mossoró, entre as as pontes Castelo Branco e Jeronimo Rosado. Fica mais vistoso, né não?

    “Arrocha” PTralhas. Se melhorar estraga.

    Alô Dilmanta. Taca impostos nos trouxas. Eles merecem.

    Quanto a Cerveró, eu só tenho uma coisa a dizer: todo castigo para ladrão safado, é pouco. Oxalá essa praga apodreça na cadeia, assim como os demais integrantes da quadrilha.

    Quanto ao Ciganinho, hummmmmmm, onde ha fumaça ha fogo. Tenho dito isso desde quando o acusaram pela primeira vez.

    • ROBERTÃO diz:

      Fernando Baiano não é o operador do PT é do PMDB de Henrique e Garibalde,ser seletivo quando se fala de corrupção não é muito sensato,é ser além de estúpido fascista,o PMDB de Henrique e o PP de Betinho Rosado são os partidos mais envolvidos na Lava Jato.É só!

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Documentos secretos mostram como Lula intermediou negócios da Odebrecht em Cuba
    A reportagem obteve arquivos sigilosos em que burocratas descrevem as condições camaradas dos empréstimos do BNDES à empreiteira
    THIAGO BRONZATTO
    28/08/2015 – 23h14 – Atualizado 28/08/2015 23h48.
    Matéria completa deste escândalo na Revista Época.
    ////////////
    SÓ ESTA MARACUTAIA GIRA EM TORNO DE 1 BILHÃO DE DÓLARES. ESCÂNDALOS DO BNDES VÃO TRANSFORMAR A ROUBALHEIRA DA PETROBRAS EM COISA DE SAL GROSSO PÉ DE DE CHINELO.
    AGOSTO AINDA NÃO TERMINOU.
    SETEMBRO VEM COM GOSTO DE GÁS PARA CORRUPTO.
    RECURSOS SAL GROSSO ESTÃO PARA SER JULGADOS.
    OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO, AGUARDANDO JULGAMENTO.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    29/08/2015 11h46 – Atualizado em 29/08/2015 13h03
    Lula defende retorno da CPMF e diz que tributo não deveria ter sido extinto
    Ex-presidente sugeriu que o governo peça apoio a governadores e prefeitos.
    Petista participou de seminário ao lado de Pepe Mujica em São Bernardo (SP).
    Glauco Araújo e Lucas Salomão Do G1, em São Paulo e em Brasília.
    /////
    Será que nunca se sentem saciados? Sempre estão querendo mais, mais, mais. Não é possível que nunca tenham ouvido CÁLICE.
    DE MUITO GORDA A PORCA JÁ NÃO ANDA.
    DE MUITO USADA A FACA JÁ NÃO CORTA.
    Duvido muito que o povo brasileiro não se manifeste nas ruas se MAIS este imposto for aprovado.
    Às vezes penso que o Lula está fazendo papel de 5ª coluna em relação à Dilma. Outra explicação não encontro para tantos “conselhos”… Em Mossoró teremos um aumento brutal no IPTU e no RN no IPVA.
    Como aceitamos tudo caladinhos não me arrisco a dizer que sairemos às ruas para algum protesto.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SETEMBRO? QUANDO SAL GROSSO PRESCREVE?
    REVOGAÇÃO IMEDIATA DA LEI DA MORDOMIA. ZONA AZUL, PRESENTE DE NATAL DO SILVEIRA JUNIOR AOS MOSSOROENSES COM FLANELINHAS PERMANECENDO NAS RUAS.

  6. fernando diz:

    È de muita importância fazer uma investigação nas atuações dos dois PIXULECO importados de Minas e da Paraíba que militam na politica o RN.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.