Do Poder 360
Levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta 6ª feira (9.fev.2024) mostra que, se a eleição presidencial de 2º turno fosse hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estariam empatados tecnicamente. O petista teria 43,9% dos votos contra 41,9% do ex-presidente. Outros 10,5% dizem preferir votar em branco ou anular seu voto. Já 3,8% não souberam responder.
A pesquisa indica que o país persiste na lógica de polarização entre os mesmos candidatos que disputaram a eleição de 2022. Bolsonaro, porém, foi declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e não poderia disputar o pleito de 2026.
Ao todo, a pesquisa ouviu 2.026 eleitores dos 26 Estados e Distrito Federal, de 164 municípios, de 24 a 28 de janeiro deste ano. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Eis a íntegra (PDF – 664 kB).
A pesquisa também mostra qual seria o resultado da eleição se o atual presidente da República disputasse com a ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ambos avançariam para uma disputa direta contra Lula em cenários de 1º turno testados pela pesquisa.
Eis os resultados:
LULA X MICHELLE
Lula (PT) – 45,4%;
Michelle Bolsonaro (PL) – 38,7%;
Nenhum/branco/nulo – 11,5%;
Não sabe/não opinou – 4,3%.
LULA X TARCÍSIO
Lula (PT) – 45,8%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 34,6%;
Nenhum/branco/nulo – 15,2%;
Não sabe/não opinou – 4,4%.
APROVAÇÃO DE GOVERNO
O levantamento também indica uma diferença mínima entre os eleitores que aprovam e desaprovam a administração do petista:
Aprovam – 48%;
Desaprovam – 47,8%;
Não sabe/não opinou – 4,1%.
CERTEZA DE VOTO E REJEIÇÃO
O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre suas certezas de voto para a Presidência. Eis o resultados:
Com certeza votaria para presidente:
Lula – 26,6%;
Bolsonaro – 26,4%;
Tarcísio de Freitas – 3,5%;
Michele Bolsonaro – 2,7%.
Poderia votar para presidente:
Lula – 46,9%;
Bolsonaro – 47,8%;
Tarcísio de Freitas – 36,6%;
Michele Bolsonaro – 47,6%.
Não votaria de jeito nenhum para presidente:
Lula – 46,9%; Bolsonaro – 47,8%;
Michele Bolsonaro – 47,6%;
Tarcísio de Freitas – 36,6%.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
E tão fazendo pesquisa com o inelegível pra quê?
NUMA ELEIÇÃO SUPOSTAMENTE DEMOCRÁTICA (2018) QUE OCORREU PARA MAQUIAR O PROCESSO GOLPISTA INICIADO AINDA EM 2913, SOB O MANJADO BATIDO , CÍNICO, MENTIROSO E REITERADO DISCURSO ANTICORRUPÇÃO UDENISTA , SEMPRE RENOVADO QUANDO A VELHA, IGNORANTE E CRUEL DIREITONA TUPINIQUIM NAO ESTÁ NO PODER INSTITUCIONAL..
C omo não poderia deixar de ser em sua avassaladora hegemonia , inclusive no âmbito da imprensa, esta, claro, já inicia o processo de tentativa de ressuscitar suposto mito as véspera da sua prisão.
Ora ora o maior marginal da política brasileira, eleito com apoio massivo do judiciário, da mídia e até da CIA , claro, tendo frente os interesses do grande Capital, como sabemos esteve no poder, usou e abusou CRIMINOSAMENTE do mesmo em todos os sentidos e, ainda assim , perdeu a reeleição disputada…?!?
Então por que agora, continuaria ( MESMO INELEGÍVEL ), apto a disputa eleitoral majoritária, com grandes chances de vir a ser eleito…?!?
Todavia meus Caros ,.o que esperar de uma imprensa e de Institutos de Pesquisas que durante décadas seguidas , criminalizou LULA E O PT, bem como foi capaz , não só de dar prêmios a um certo suposto juiz na verdade Agente da Cia, assim como transforma- lo em suposto herói nacional…?!?
* 2013
Bolsonaro está inelegível, para sorte do país.
Essa é a famosa pesquisa: ME ENAGA QUE EU GOSTO.
Bolsonaro 2026. Vitória no primeiro turno!