• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 11/01/2024 - 10:22h
Saúde municipal

Médicos cobram pagamento de salário em atraso

Imagem ilustrativa

Empresa tem cerca de 250 médicos atuando para município (Foto ilustrativa)

Médicos ligados à empresa Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA), com atuação em unidades sanitárias da Prefeitura Municipal de Mossoró, cobram pagamento salários em atraso. Atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (Pam do Bom Jardim).

Segundo o médico que procurou o Blog Carlos Santos (BCS) para relatar a situação – nome preservado -, “estamos esperando o pagamento do salário de outubro que foi prometido ser pago em dezembro, mas até hoje nada.” Apesar da irritação e cobrança, não é cogitada suspensão de trabalho.

Abordamos a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mossoró sobre o assunto. A resposta é de que aguarda-se a abertura do Orçamento 2024 para atendimento a todos os “restos a pagar de 2023.”

Esta página também ouviu a direção da Sama. Em manifestação oficial, ela endossa a versão da municipalidade, mas descarta qualquer possibilidade de paralisação de serviços. Reforça que tem “mantido diálogo permanente com o município, no sentido de operacionalizar a cobertura do débito.”

Rotina

Acrescenta, também, que o processo burocrático segue rotina de apresentação de dados do serviço realizado, depois do período trabalhado, para que pagamento seja efetuado até o fim do mês seguinte. Ocorre em relação a todos os contratantes, tanto em entes municipais como estadual e de outra esfera.

A empresa tem cerca de 250 médicos trabalhando para a Prefeitura Municipal de Mossoró.

Em dezembro último, o Sindicato dos Médicos do RN (SINMED/RN) anunciou greve de médicos da mesma empresa, com trabalho no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), por atraso de quatro meses na remuneração dos profissionais. Mas, em momento algum houve paralisação – como o BCS mostrou em primeira mão (veja AQUI). A gestão estadual negociou redução do débito.

Nessa unidade hospitalar gerida pelo Governo do RN, a Sama tem quase 100 médicos em atividade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Roncalli guimaraes diz:

    Pior gestão de saúde da história . Até o janeiro branco passou em branco quanto mais salário de empresa. Cirurgias paralisadas, rx quebrado, tomógrafo encaixotado, filas de espera gigantescas para atendimento especializado, reforma do Pam que nunca acaba , oftalmologia um caos,até comida nos caps foi necessário publicizar para que abastecesse . Tá pior que Francisco José Júnior , mas a secretaria se mantém firme e forte . há algo estranho nisso tudo , não é só incompetência .

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.