• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 12/09/2023 - 13:22h
Apamim/HMAC

Médicos pediatras cobram pagamento de vários meses em atraso

HMAC é onde a Neo Clínica SS atua com pediatras (Foto: divulgação)

HMAC é onde a Neo Clínica SS atua com pediatras (Foto: divulgação)

Os médicos da Neo Clínica SS lançaram nota pública, devido ao atraso de pagamentos de plantões e de visitas médicas realizados desde maio de 2023 em Mossoró. Eles dão ultimato de 48 horas para solução do problema, ou vão interromper os serviços, em caso de permanência do descumprimento contratual.

A Associação de Assistência e Proteção a Infância de Mossoró (APAMIM), administradora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), onde a Neo Clínica SS atua, é a responsável por realizar os pagamentos para os médicos pediatras – informam. A APAMIM foi nomeada judicialmente para receber verbas do SUS de origem da União, do Estado e do Município e realizar os pagamentos dos médicos, mas os profissionais convivem com constantes atrasos – acrescentam.

Atualmente, a Neo Clínica SS ealiza serviços em Mossoró nos setores de UTI Neonatal, salas de parto e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Veja Nota Pública abaixo:

Nota Pública

A NEO CLÍNICA SS, sociedade de Pediatras que presta serviços na Maternidade Almeida Castro, vem a público manifestar sua indignação com os constantes atrasos nos pagamentos realizados pela junta de intervenção judicial que administra a APAMIM.

Hoje, os profissionais que atuam nas áreas de UTI Neonatal, Salas de parto, UCINCo e visitas médicas estão há 70 dias sem receber por plantões e visitas médicas executados de forma ininterruptas, referentes ao período de 01/05/2023 a 31/07/2023. Essa situação é inaceitável e caracteriza descumprimento contratual, ocasião em que os Pediatras se programam para suspender as atividades em até 48 horas.

O descumprimento contratual por parte da APAMIM e a falta de sensibilidade dos entes públicos responsáveis pelo custeio do serviço essencial de saúde prejudicará a qualidade do atendimento aos recém-nascidos de Mossoró e região. A NEO CLÍNICA SS exige o cumprimento do contrato firmado e o respeito aos direitos dos médicos que dedicam suas vidas à saúde materno-infantil.

O outro lado

A Prefeitura Municipal de Mossoró manifesta-se sobre a Nota Pública da Neo Clínica SS, apontando seu papel e compromissos nessa relação com a Apamim/HMAC, não apenas quanto aos autores da nota, como no tocante a outras empresas/cooperativas médicas:

Nota

A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não procede que o Município tem pendências com as cooperativas de médicos que atuam na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).

Importante destacar ainda que, de acordo com a decisão judicial da intervenção federal, a Prefeitura de Mossoró não é responsável pelos repasses para pagamento das cooperativas de médicos que atuam na Apamim. Essa responsabilidade é atribuída ao Governo do Estado.

Segue trecho da sentença:

“d) HOMOLOGAR o Convênio de nº 01/2019 (id. 7984116) para todos os fins, inclusive o de desonerar o Município de Mossoró em relação aos profissionais médicos (ginecologistas, anestesistas e pediatras – em salas de parto e UTI-Neo);

g) DETERMINAR que o custeio das cooperativas NEOCLÍNICA, CAM, SAMA E NGO e COOPERFISIO, bem como o fornecimento de oxigênio, continue sendo realizado pelo Estado do Rio Grande do Norte, enquanto perdurar a exclusividade da APAMIM na região para a prestação dos serviços de assistência materno-infantil, ou até que o Estado do RN e a APAMIM celebrem Convênio acerca deste objeto;”

Mossoró-RN, 12 de setembro de 2023
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Dona Fátima pegue o primeiro ” vento forte ” e se mande para bem longe do Rn, tá na hora de colocar o menino de Garibaldi, a Sra não sabe governar, tchau.
    ALÔ DEPUTADOS IMPEDIMENTO E CARTÃO VERMELHO JÁ.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.