O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18).
A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial.
"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet.
O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote desde 1993 com sua esposa, a jornalista Pilar del Río.
Nos últimos anos foi hospitalizado em várias oportunidades, principalmente devido a problemas respiratórios.
Saiba mais AQUI.
Nota do Blog – Li recentemente "Caim" e "O caderno", deste autor.
Uma perda para a literatura mundial.
Realmente um grande prejuizo para o mundo da cultura! Uma cabeça pensante a menos no mundo… Li dele “Ensaio sobre a cegueira” e o “Evangelho segundo Jesus Cristo”.
Aqui em Lisboa a comoção pela morte de Saramago é total. Os jornais, as revistas e televisões comentam sobre a obra e a vida do grande escritor. Que Deus o tenha em sua morada.